Banca de DEFESA: LUIZ CARLOS PIRES DE SOUZA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ CARLOS PIRES DE SOUZA JUNIOR
DATA : 24/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/rbq-hcrb-ffa
TÍTULO:

METODOLOGIA PARA INSPEÇÃO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS ATRAVÉS DA TERMOGRAFIA


PALAVRAS-CHAVES:

geração distribuída; usina solar; manutenção; termografia; drone


PÁGINAS: 148
RESUMO:

Toda energia gerada durante o ciclo de vida de uma usina solar dependerá da forma em que ocorre a manutenção e operação, da disponibilidade da irradiação solar e da degradação do módulo fotovoltaico (FV). Então, para otimizar o desempenho de uma usina FV é necessário assegurar que os componentes desta funcionem de forma eficiente durante todas as fases de operação. A manutenção preventiva em conjunto com o monitoramento contínuo vai maximizar a disponibilidade e confiabilidade da produção da usina. Essas utilizam dezenas, centenas ou milhares de módulos e tipicamente um hectare de área instalado. Os métodos convencionais de diagnóstico de falhas por meio de medidas elétricas é um método bem estabelecido, porém, em sistemas relativamente grandes sua resolução de diagnóstico é no máximo em nível de strings. Nesse contexto é conveniente e necessário uma revisão dos procedimentos clássicos e a incorporação de métodos mais avançados que permitam realizar as tarefas de inspeção e diagnóstico de forma automatizada e com redução de custos.
Pelo que antecede, este trabalho descreve o desenvolvimento em detalhes dos procedimentos experimentais e análises das termografias de dois sistemas FV com 10 a 15 anos de instalação na área de testes do Grupo FAE. Todos os procedimentos termográficos e elétricos foram feitos e calibrados com aquisição terrestre dos termogramas visando a calibração para um posterior embarque do experimento em um drone.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSÉ BIONE DE MELO FILHO
Externo à Instituição - LEONARDO FAUSTINO LACERDA DE SOUZA
Externo ao Programa - 1171041 - RONALDO RIBEIRO BARBOSA DE AQUINO - null
Notícia cadastrada em: 16/02/2023 11:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08