Banca de DEFESA: GUSTAVO FERNANDES DE NEGREIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUSTAVO FERNANDES DE NEGREIROS
DATA : 06/09/2023
LOCAL: https://meet.google.com/wid-awko-eie

IMPACTO NA REGULAÇÃO DE TENSÃO EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE MÉDIA TENSÃO DECORRENTES DA INSERÇÃO DE GERADORES FOTOVOLTAICOS

Rede de distribuição de BT e MT, alta penetração de sistemas FV, Impacto na regulação de tensão, transformadores de distribuição

O objetivo deste artigo foi analisar os impactos causados na operação de reguladores de tensão em redes elétricas de distribuição e evidenciar o quantitativo de operações diante da variação de tensão de curta duração, provocada pela alta intermitência dos geradores FV conectados. Foi utilizado um alimentador de BT e MT real, modelado no software OpenDSS, a partir dos padrões normativos, ajustes e manobras técnicas utilizadas estrategicamente pela concessionária local. As analises consideraram as variações temporais para os geradores fotovoltaicos e diferentes perfis de demanda de carga conectadas ao alimentador. O feeder foi submetido as curvas de demanda variando percentualmente o carregamento, enquadrando-o em carregamento alto e convencional (nominal) de acordo com o perfil dos consumidores e prosumidores conectados. As simulações possibilitaram observar a elevação exacerbada no quantitativo de manobras realizadas pelos reguladores de tensão da rede. Os reguladores de tensão monofásicos, se destacaram pela elevação de operações de controle, provocando o desgaste pré-maturo dos equipamentos de geração FV conectados a fase mais carregada. Observou-se, discrepâncias no fluxo de potência nas linhas e nos níveis de tensões nos barramentos. Sendo possível criar estratégias e decisões para correção destes impactos provocados aos equipamentos transformadores e reguladores.

Externo à Instituição - ALCIDES CODECEIRA NETO
Interno - 1130735 - CHIGUERU TIBA
Externo à Instituição - IGOR CAVALCANTE TORRES
Externo à Instituição - JOSÉ BIONE DE MELO FILHO