Banca de DEFESA: ANDRESSA PEREIRA DA SILVA

DISCENTE: ANDRESSA PEREIRA DA SILVA
DATA : 29/05/2023
LOCAL: https://meet.google.com/gjv-wtuy-xhx

ESTIMATIVA DO POTENCIAL DE AQUECIMENTO GLOBAL DE ALTERNATIVAS DE DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS DA UFPE ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA

resíduos sólidos orgânicos; avaliação do ciclo de vida; compostagem; digestão anaeróbia; aquecimento global

Quantificar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de tecnologias de destinação e aproveitamento de resíduos sólidos orgânicos contribui para subsidiar a escolha de qual empregar em determinado município, empreendimento ou outro local de alta produção de resíduos orgânicos. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) por exemplo, assim como vários municípios brasileiros, até 2019 gerava em média 7t de resíduo de alimento e 70t de resíduos de podas, jardinagem e varrição por semana e os enviava para aterros sanitários. Partindo desta realidade, neste trabalho foi realizado a aplicação da Análise de Ciclo de Vida (ACV), para quantificar as emissões atmosféricas e ter o potencial de aquecimento global de três alternativas de gestão dos resíduos orgânicos da UFPE. Os cenários que representam estas alternativas incluíram aterro, compostagem e compostagem mais a digestão anaeróbia operando integradas. Os resultados indicaram que a compostagem da mistura dos resíduos de alimentos com os resíduos de podas gerou menos emissões de e apesar da digestão anaeróbia ser um processo de baixas emissões em virtude também do ônus oriundo da energia elétrica gerada, ficou em segundo lugar por processar uma fração menor do total de resíduos gerados e o aterro sanitário despontou em primeiro como contribuinte para o aquecimento global.

Externa à Instituição - KARINA GUEDES CUBAS DO AMARAL
Interno - 2314377 - EMMANUEL DAMILANO DUTRA
Externa à Instituição - LEIDJANE MARIA MACIEL DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 18/05/2023 22:15