Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCO ANTONIO TURIAH MACHADO DA GAMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCO ANTONIO TURIAH MACHADO DA GAMA
DATA : 09/08/2024
LOCAL: Remota - Google Meet
TÍTULO:

Desenvolvimento de vacina profilática para o vírus Zika utilizando a levedura Pichia pastoris como carreadora de vacinas de DNA.


PALAVRAS-CHAVES:

Vacina DNA; ZIKV; Prevenção; Leveduras.


PÁGINAS: 55
RESUMO:
O Zika vírus (ZIKV) é uma das arboviroses que mais causam impacto na saúde pública e provocou epidemias em diversas regiões no mundo. No Brasil, apareceu de forma inesperada entre 2014 - 2015, onde provocou surtos de microcefalia. A infecção pelo vírus pode ser assintomática, sintomática e ainda está associada à duas síndromes graves, a congênita e a de Guillain-Barré, estando a primeira associada a microcefalia, encefalite, desproporção craniofacial, paralisia cerebral, entre outros. O controle do mosquito vetor e o desenvolvimento de drogas antivirais e vacinas profiláticas seguem sendo os principais métodos de controle da infecção. O presente trabalho visa a produção de uma vacina profilática para o ZIKV utilizando a levedura Pichia pastoris como carreadora de vacinas de DNA, como parte do desenvolvimento de abordagens vacinais para controle da infecção pelo ZIKV. A plataforma utilizada para o carreamento possui vantagens como fácil manipulação genética, status GRAS (Geralmente Reconhecido Como Seguro) e propriedades adjuvantes intrínsecas. Foi desenvolvido um vetor de expressão para células de mamíferos (pLT-CMV(ARS)) utilizando o cassete de expressão do vetor comercial pVAX1 (Invitrogen), uma região do vetor pPICZαA contendo um marcador de seleção e uma sequência de replicação autônoma para leveduras (ARS). Nesse vetor, será inserido um antígeno sintético contendo epítopos das proteínas Envelope e NS1. O vetor recombinante será utilizado para inserção em P. pastoris e as análises para confirmação da transformação serão feitas por PCR. Em seguida, será feita a avaliação da expressão e imunogenicidade com leveduras transformantes e controles para posterior análise de atividade celular e caracterização de marcadores e citocinas. O produto final será de fundamental importância para validação in vivo da vacina obtida, frente ao seu potencial imunogênico e indução de proteção à infecção.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRE LUIZ SANTOS DE JESUS - IFMT
Presidente - 1453736 - ANTONIO CARLOS DE FREITAS
Interno - 1203424 - MARCOS ANTONIO DE MORAIS JUNIOR
Notícia cadastrada em: 05/08/2024 18:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06