|
Dissertações |
|
1
|
-
DANÚBIA CHARLENE DA SILVA PONTES RIBEIRO
-
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise da aprendizagem a partir de diferentes formas de multiplicar
-
Orientador : ERNESTO ARCENIO VALDES RODRIGUEZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ERNESTO ARCENIO VALDES RODRIGUEZ
-
MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA
-
JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRAO SANTOS
-
Data: 15/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O estudo aborda o ensino de matemática nos anos iniciais, visando formar alunos críticos e superar abordagens tradicionais, destacando a interdisciplinaridade ao integrar a Matemática com outras disciplinas e promover uma compreensão holística. A pesquisa ressalta a importância da História da Matemática - HM para contextualizar conceitos matemáticos historicamente, aproximando os estudantes da origem e evolução dessa ciência. Propõe o uso de mídias digitais, como recurso educacional para enriquecer aulas e tornar a aprendizagem mais envolvente. O problema de pesquisa questiona como a HM, como metodologia de ensino, promove uma aprendizagem com significado nos anos iniciais. Considerações éticas garantem a confidencialidade dos participantes, sendo a pesquisa realizada em uma escola pública no município de Paudalho - PE, com uma turma do quinto ano. A dissertação é estruturada em capítulos teóricos, abordando História da Matemática, métodos multiplicativos das civilizações antigas, vídeos como recurso educacional e uma revisão da literatura em língua portuguesa. A metodologia destaca objetivos gerais e específicos, além de considerações éticas. Os resultados são apresentados em oficinas interdisciplinares, analisando a efetividade da metodologia aplicada. As considerações finais destacam a importância da incorporação da HM como metodologia nos Anos Iniciais, com resultados que revelam aumento do interesse dos alunos, melhoria na compreensão dos métodos multiplicativos e desenvolvimento de habilidades em grupo e argumentação. A pesquisa sugere que a abordagem integrada à HM, aliada ao uso de mídias digitais, contribui positivamente para o desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes, tornando o ensino de Matemática mais envolvente e relevante.
-
Mostrar Abstract
-
O presente estudo objetiva analisar o desenvolvimento dos alunos do 5° ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Matemática através de uma experiência interdisciplinar envolvendo a História da Matemática e o Instagram. Compreendendo que o aprendizado é cumulativo e as experiências atuais são influenciadas por experiências passadas, este processo pode criar um novo modelo de conhecimento para a resolução de problemas dos alunos. Fazendo conexões entre diferentes campos do conhecimento, como a História, a Matemática e o dia a dia dos estudantes, fazendo com que esses enxerguem o objeto matemático de forma diferente e serem capazes de perceber suas várias representações, assim, expandindo seu conhecimento sobre a origem dos conceitos matemáticos e como podem utilizar os mesmos na resolução de seus problemas diários. Trazendo a Rede Social, Instagram, como ambiente de socialização, comunicação e interação entre estudantes e professores; criando a partir dessa interação possibilidades onde os estudantes decidam não só quando e como aprender, mas também tornando-se responsável pela construção e compartilhamento do conhecimento. Desta forma, apresentamos uma pesquisa qualitativa, pois será levado em consideração o desenvolvimento dos alunos, ressaltando os aspectos históricos, sociais e culturais, tornando-os mais atuantes na construção do seu conhecimento. Considerando os objetivos da pesquisa se torna exploratória, pois busca analisar elementos dentro dos campos da História da Matemática, Interdisciplinaridade e uso de redes sociais como cenário socializador da aprendizagem, unindo tais conceitos na busca de possibilidades que levem ao aprendizado.
|
|
2
|
-
WEVERTON SOUZA DE OLIVEIRA
-
A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA NA PERSPECTIVA DO CICLO DE EXPERIÊNCIA KELLYANA
-
Orientador : ERNESTO ARCENIO VALDES RODRIGUEZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ERNESTO ARCENIO VALDES RODRIGUEZ
-
ROBERTO ARAUJO SA
-
RICARDO FERREIRA DAS NEVES
-
Data: 15/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A complexidade de muitos conteúdos de ciências no ensino fundamental influencia no processo de aprendizagem e construção de conceitos por parte dos estudantes. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivo contribuir na construção do conceito de Sustentabilidade a partir de uma sequência didática desenvolvida na perspectiva do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK). A pesquisa configura-se como de abordagem qualitativa com delineamento descritivo. Acreditando que os educandos possuem a capacidade de refletir e dialogar sobre suas concepções e saberes, realizamos algumas intervenções com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola da Rede Municipal de Chã de Alegria – PE. Usamos etapas do CEK com o intuito primeiramente de identificar concepções prévias e em seguida contribuir na construção do conceito de sustentabilidade. No trabalho, usamos o Modelo de Reconstrução Educacional (MRE) para analisar livros didáticos de ciências, e compreender como esse recurso contribui para o ensino aprendizagem do conceito de Sustentabilidade. Os resultados indicam que inicialmente os estudantes apresentaram dificuldade com o conceito de sustentabilidade, porém eles já possuíam saberes prévios sobre a temática. Observamos que, mesmo entendendo a importância do debate da educação ambiental e da sustentabilidade para as suas comunidades, eles não sabiam conceituar de forma clara e objetiva. Finalmente, observou-se que a partir das intervenções didáticas pedagógicas, eles conseguiram fortalecer os saberes e mudaram significativamente seus conceitos, se aproximando das definições formais aceitas pela comunidade científica nesta área do conhecimento.
-
Mostrar Abstract
-
O ensino de ciências possui uma grande quantidade de conteúdos e conceitos que são considerados complexos e isso de forma significativa acaba atrapalhando o processo de aprendizagem dos estudantes e formando conceitos equivocados. Com isso, a presente pesquisa tem a intenção de responder as seguintes inquietações: Quais as concepções dos estudantes da educação básica sobre o conceito de sustentabilidade? E como os livros de ciências, um recurso didático bastante utilizado pelos educadores, vem contribuindo para a construção desse conceito?”. Com o objetivo de alcançar essa resposta, buscamos nesta pesquisa desenvolver uma sequência didática sobre sustentabilidade a partir do Ciclo de experiência de Kelly (CEK) com os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental anos finais associada a análise do conteúdo de sustentabilidade nos livros didáticos de ciências através do Modelo de reconstrução Educacional (MRE).
|
|
3
|
-
ISMILLANNI DIAS DE OLIVEIRA
-
PROBLEMAS CORDIAIS – ENTRELAÇANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO DE QUÍMICA
-
Orientador : JOSE EUZEBIO SIMOES NETO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA CAROLINA AMARAL DE PONTES
-
JOSE EUZEBIO SIMOES NETO
-
MARIA EDUARDA DE BRITO CRUZ
-
TANIA MARIA GORETTI DONATO BAZANTE
-
Data: 20/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação está centrada na retomada das ações de proposição, no aprofundamento e na estruturação da ideia de Problemas Cordiais, um modelo para abordagem de conceitos científicos por meio da resolução de problemas no ensino de Química, considerando a Educação em Direitos Humanos, a partir dos Conteúdos Cordiais. A partir da consideração das diversas visões sobre resolução de problemas no ensino de Ciências e a relação entre razão e emoção, central na ética da razão cordial, o alicerce da ideia de Conteúdos Cordiais, buscamos propor um modelo de estratégia didática, a partir de reflexões que culminam em um mecanismo, de base teórica e metodológica, para a proposição de problemas que possuam como características essenciais os princípios da razão cordial, a relação humana – para além da científica – do indivíduo com o problema e o estabelecimento de uma atitude diferenciada, que chamamos de “enfrentar para além de solucionar”. Assim, estabelecemos como objetivo avaliar o potencial do modelo Problemas Cordiais para a construção de um Ensino de Química mais humanizado, considerando a relação entre o Ensino de Ciências e a Educação em Direitos Humanos. Para isso, tomando por base o modelo de Problemas Cordiais, buscamos compreender a proposição de problemas cordiais, tanto adaptados a partir de questões do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) quanto a partir de problemas por nós elaborados, centrados nos princípios da razão cordial, nas ideias centrais que estruturam o modelo, a saber: Resolução de Problemas no Ensino de Ciências (Química), Educação em Direitos Humanos e Conteúdos Cordiais. Após a elaboração das propostas de Problemas Cordiais, realizamos um processo de validação a partir dos pares, com critérios específicos, buscando avaliar o potencial do modelo em tela para a promoção de um Ensino de Química que considere estudantes como pessoas ativas no processo e que valorizem a formação em direitos humanos, em uma pedagogia de humanização dos conteúdos abordados. Nossos resultados apontam para a validação dos problemas elaborados e, na visão das professoras e professores participantes da pesquisa, possuem potencial, como um modelo de pensar estratégias didáticas, tanto para o ensino de Ciências, em particular a Química, quando para a formação cidadã, a partir da reflexões advindas da Educação em Direitos Humanos.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation is centered on resuming propositional actions, deepening and structuring the idea of Cordial Problems, a model for approaching scientific concepts through problem solving in the teaching of Chemistry, considering Education in Human Rights, based on of Cordial Contents. From the consideration of the different views on problem solving in Science teaching and the relationship between reason and emotion, central to the ethics of cordial reason, the foundation of the idea of Cordial Contents, we seek to propose a model of teaching strategy, based on reflections which culminate in a mechanism, with a theoretical and methodological basis, for proposing problems that have as essential characteristics the principles of cordial reason, the human relationship – in addition to the scientific – of the individual with the problem and the establishment of a differentiated attitude, which we call “coping beyond solving”. Thus, we set the objective of evaluating the potential of the Cordials Problems model for building a more humanized Chemistry Teaching, considering the relationship between Science Teaching and Human Rights Education. To this end, based on the Cordial Problems model, we seek to understand the proposition of cordial problems, both adapted from ENEM (National High School Examination) questions and from problems created by us, centered on the principles of cordial reason. , in the central ideas that structure the model, namely: Problem Solving in Science Teaching (Chemistry), Human Rights Education and Friendly Contents. After preparing the Cordial Problems proposals, we carried out a peer validation process, with specific criteria, seeking to evaluate the potential of the model in question for promoting Chemistry Teaching that considers students as active people in the process and who value training in human rights, in a pedagogy of humanization of the content covered. Our results point to the validation of the problems elaborated and, in the view of the teachers participating in the research, they have potential, as a model for thinking about teaching strategies, both for the teaching of Sciences, in particular Chemistry, and for citizenship training, based on reflections arising from Human Rights Education.
|
|
4
|
-
FERNANDA ALVES NUNES
-
EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM: uma análise da Aprendizagem Baseada em Projetos na Educação de Jovens e Adultos
-
Orientador : MARCOS ALEXANDRE DE MELO BARROS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCOS ALEXANDRE DE MELO BARROS
-
MARIA DALVANEIDE DE OLIVEIRA ARAUJO
-
SUZANE BEZERRA DE FRANCA
-
THIAGO ARAÚJO DA SILVEIRA
-
Data: 23/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação explora a implementação e percepções da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), visando compreender como os educadores percebem e aplicam esta metodologia em suas práticas pedagógicas. Diante dos desafios inerentes à EJA, o estudo se propõe a investigar as concepções dos professores sobre a relevância e a aplicabilidade da ABP, bem como identificar as principais barreiras para sua efetiva implementação. Para alcançar tais objetivos, adotou-se uma abordagem metodológica mista, iniciando com a aplicação de um questionário online para delinear o perfil dos docentes participantes e suas concepções preliminares sobre a metodologia ABP. Posteriormente, foi organizada uma roda de conversa, proporcionando um espaço de diálogo e troca de experiências sobre a utilização de projetos em sala de aula e o entendimento dos professores acerca da ABP. Os resultados indicaram que, embora a maioria dos professores tenha alguma familiaridade com a ideia de projetos, há uma lacuna significativa entre o conhecimento teórico sobre a ABP e sua aplicação prática, revelando que muitas vezes os projetos são confundidos com atividades pontuais, sem a integração de elementos essenciais que caracterizam a ABP como uma metodologia de ensino-aprendizagem holística e dinâmica. Essa discrepância sugere uma compreensão superficial da ABP por parte dos educadores, evidenciando a necessidade de formação continuada e um processo de mudança tanto por parte dos docentes quanto dos discentes para uma implementação efetiva da ABP na EJA. O estudo conclui que há um reconhecimento da importância da ABP como ferramenta pedagógica capaz de enriquecer a experiência educacional de jovens e adultos. No entanto, ressalta-se a urgência de investimentos em capacitação profissional e desenvolvimento de estratégias pedagógicas que facilitem a adoção dessa metodologia de forma mais consistente e eficaz. Assim, propõe-se uma reflexão sobre os paradigmas educacionais vigentes e a necessidade de um compromisso institucional para promover ambientes de aprendizagem inovadores e inclusivos na EJA, que estimulem a participação ativa dos alunos e a construção colaborativa do conhecimento.
-
Mostrar Abstract
-
A presente pesquisa tem o objetivo de investigar as concepções, os usos e as estratégias sobre a utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos entre professores de ciências da Educação de Jovens e Adultos, em processo formativo, indicando um modelo de construção de estratégias educacionais que estimulem o letramento científico. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória. O município escolhido como campo será Paudalho localizado na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Dentre esses profissionais serão selecionados os professores de ciências que atendem ao público da EJA. Cerca de 10 profissionais irão participar durante o período de pesquisa. Será proposto um curso para apresentar a metodologia aos professores, em seguida será realizado o acompanhamento para entender como esse professor está aplicando o método e por fim será realizada uma análise tanto da perspectiva do professor, pós curso, quanto do aluno, pós metodologia.
|
|
5
|
-
CAMILA GOIS SILVA DE LIMA VIEIRA
-
O(a) docente em Ciências e Matemática em tempos de Crise: Mobilização da Resiliência no período transpandêmico COVID - 19, e a interferência na retomada dos projetos de vida.
-
Orientador : ANA LUCIA GALVAO LEAL CHAVES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA LUCIA GALVAO LEAL CHAVES
-
TANIA MARIA GORETTI DONATO BAZANTE
-
TATIANA LIMA BRASIL
-
Data: 23/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo objetivou compreender como a Resiliência dos(as) professores(as) de Ciências e Matemática, do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio, foi mobilizada no período transpandêmico da COVID-19, interferindo na retomada dos projetos de vida. Os nossos objetivos específicos foram: 1) Analisar o grau de Resiliência apresentado pelos(as) professores(as) nos anos de 2020 e 2021, e; 2) Identificar os possíveis aspectos utilizados pelos(as) participantes que auxiliaram na superação de traumas ocasionados, e/ou potencializados, pela crise vivenciada na transpandemia. A pesquisa se deu a partir da aplicação do Questionário da Resiliência adaptado de Chaves (2010), contando com a presença de 26 participantes. Posteriormente, realizamos uma Entrevista Semiestruturada com quatro professores(as), os dois mais fortemente resilientes e os dois mais fracamente, à época da pesquisa. Os dados coletados foram analisados através da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), que possibilitou a organização dos achados em categorias temáticas formadas por Padrões de Resiliência e pelos aspectos usados na mobilização da mesma. Ao término da pesquisa chegamos às seguintes conclusões: Apesar das adversidades, os(as) professores se mantiveram nas faixas de Resiliência Alta e Média-alta. Eles(as) usaram o amor, a boa vontade, a busca pela saúde emocional, e a capacidade de ressignificar situações. Também consideraram essencial contribuir positivamente na transformação da vida dos alunos através da dedicação, empatia, formação continuada, paciência e Resiliência. Esses aspectos foram úteis à superação dos traumas, possibilitando-nos a compreensão de que os(as) professores(as) mais altruístas conseguiram dar prosseguimento e/ou retomar seus projetos de vida mais rapidamente, bem como entender que a Resiliência é um fator fundamental à reorganização ou continuidade dos projetos de vida.
-
Mostrar Abstract
-
O presente estudo objetiva compreender como o potencial resiliente dos professores e professoras de Matemática, na Educação Básica, foi mobilizado durante a transpandemia da COVID-19, a partir da multidimensionalidade humana de Röhr (2013), entrelaçada aos fatores de risco e de proteção que possivelmente interferiram na retomada dos projetos de vida. Assim, intencionamos ainda verificar o grau de resiliência apresentado pelos professores e professoras de Matemática que atuaram em turmas regulares da Educação Básica, nos anos de 2020 e 2021, identificando quais foram as estratégias que auxiliaram os participantes na superação de possíveis traumas ocasionados e/ou potencializados pela crise vivenciada na transpandemia. Desta forma, apresentamos uma pesquisa qualitativa, com o intuito de alcançarmos nossos objetivos de forma explicativa e que se dará no primeiro momento a partir da aplicação do Questionário da Resiliência adaptado a partir de diferentes modelos (POLK, 1997, JOB, 2003; BARBOSA, 2006; ASSIS; PESCE; AVANCI, 2006); do diário de campo de forma contínua, seguindo-se então da entrevista semiestruturada, considerando os quatro professores e professoras selecionados a partir dos graus da resiliência, nos assentando então, na Análise de Conteúdo de Bardin (2016).
|
|
6
|
-
NATALIA DA SILVA MONTEIRO
-
Sweet Tooth e as Fake News da COVID-19: Contribuições da Teoria Crítica da Mídia para a Enculturação Científica e o Ensino de Química
-
Orientador : JOSE EUZEBIO SIMOES NETO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FRANCISCO DE ASSIS NASCIMENTO JÚNIOR
-
JOAO EDUARDO FERNANDES RAMOS
-
JOSE EUZEBIO SIMOES NETO
-
PALOMA NASCIMENTO DOS SANTOS
-
Data: 26/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa teve como intuito, a partir da utilização de Histórias em Quadrinhos como recurso didático, o ensino e aprendizagem de conceitos da Química, considerando os preceitos da Teoria da Aprendizagem de Lev Vigotski e a construção do pensamento crítico, a partir da identificação, discussão e elucidação de Fake News divulgadas no período pandêmico da COVID-19, no viés da Teoria Crítica da Mídia, proposta por Douglas Kellner. Desse modo, como objetivo geral a proposta é analisar a aprendizagem de conceitos científicos e o desenvolvimento de uma visão crítica da mídia, a partir de uma estratégia didática com base no uso de Histórias em Quadrinhos para o combate a Fake News sobre a COVID-19. Nesse sentido, desenvolvemos uma sequência didática dividida em 5 etapas, que ocorreram em oito aulas de 50 minutos cada. Os dados obtidos foram analisados a partir de duas categorias construídas por nós, relacionadas aos referenciais teóricos que fundamentaram nosso estudo. Com base na análise dos dados, observamos que os objetivos traçados foram atingidos, a partir das duas categorias que construímos e concluímos que a abordagem com Histórias em Quadrinhos, além de tornar a abordagem em sala de aula mais dinâmica, facilita a contextualização do mundo material com o conceitual.
-
Mostrar Abstract
-
The present research aimed, from the use of Comics as a didactic resource, the teaching and learning of Chemistry concepts, considering the precepts of Lev Vygotsky's Learning Theory and the construction of critical thinking, from the identification, discussion and elucidation of Fake News disseminated in the COVID-19 pandemic period, in the bias of Critical Media Theory, proposed by Douglas Kellner. Thus, as a general objective, the proposal is to analyze the learning of scientific concepts and the development of a critical view of the media, based on a didactic strategy based on the use of Comics to combat Fake News about COVID-19. In this sense, we developed a didactic sequence divided into 5 stages, which took place in eight classes of 50 minutes each. The data obtained were analyzed based on two categories constructed by us, related to the theoretical frameworks that supported our study. Based on the data analysis, we observed that the objectives were achieved, based on the two categories that we built, and we concluded that the approach with Comics, in addition to making the approach in the classroom more dynamic, facilitates the contextualization of the material world with the conceptual.
|
|
7
|
-
MAYRA DE SANTANA MENDES
-
CURADORIA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: um estudo com professores de ciências
-
Orientador : TASSIANA FERNANDA GENZINI DE CARVALHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
TASSIANA FERNANDA GENZINI DE CARVALHO
-
JOSE EUZEBIO SIMOES NETO
-
DIANA PATRICIA GOMES DE ALMEIDA
-
Data: 27/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Conforme Bhaskar (2020), hoje, cada pessoa pessoa viva tem 320 vezes mais informação à sua disposição do que em toda a biblioteca de Alexandria, e a fim de sistematizar essas inúmeras informações que chegam aos montes, emerge a ideia de curadoria, que tem como proposta prática a seleção, o arranjo, além do refinamento, redução, exposição, simplificação, apresentação e explicação das informações, para agregar valor ao objeto de atuação da curadoria. No caso deste trabalho, a curadoria educacional é apresentada como proposta para a formação continuada de professores de ciências. A presente dissertação é resultado de uma pesquisa que tem como questão identificar como a curadoria educacional pode contribuir para desenvolver a autonomia dos professores de ciências atendidos pelo Programa de Residência Docente (ReDEC)? O objetivo é analisar a influência da curadoria educacional no desenvolvimento da autonomia dos docentes atendidos pelo Programa de Residência Docente, em Glória do Goitá-PE. Trata-se de uma investigação qualitativa, que se utilizou de questionários e entrevistas para o processo de obtenção dos dados. Os participantes foram professores de ciências atendidos pelo Programa entre os anos de 2019 a 2022. Para a análise dos dados, foi empregada a técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (2016). A investigação permitiu observar que as principais categorias relacionadas à curadoria que contribuem para a promoção da autonomia docente são elas: contato frequente, troca de experiências, contexto, algo novo, ferramentas, recursos e segurança. Além de identificar como os professores que vivenciaram a curadoria há quase cinco anos estão atualmente em relação aos conteúdos aprendidos neste formato de formação.Com isso, foi possível perceber que a curadoria educacional pode ser uma estratégia para formações continuadas promissora, principalmente no “mundo dos excessos” (BHASKAR, 2020) em que vivemos.
-
Mostrar Abstract
-
According to Bhaskar (2020), nowadays, every person alive has 320 times more information available than in the entire Great Library of Alexandria, and to systematize all the countless information which come in large number, emerge the ideia of a curation, which has the practical proposal of a selection, an arrangement, in addition to a refinement, reduction, exposition, simplification, presentation and explanation of the information, to aggregate value to the object of curatorial activity. Here, the educational curation is presented as a proposal to the continuous science teacher training. The present master thesis is a result of a research made to identify how a educational curation may contribute to develope the autonomy on the science teachers attended by "Programa de Residência Docente" (ReDEC). The main goal is to analise the influence of the educational curation on developing the autonomy on the science teachers attended by "Programa de Residência Docente", in the city of "Glória do Goitá", on the state of Pernambuco. It's a qualitative research, which used quizzes and interviews to obtain the data. The participants were science teachers attended by the program between 2019 and 2022. To analise the data, it was used the tecnique of content analysis, proposed by Bardin (2016). The investigation has permitted to observ that the main categories related to the curation which contribute promoting teacher's autonomy are: frequent contact, exchange of experiences, context, new things, tools, resources and security. Besides, it was possible to identify how are now the teachers who experienced the curation almost 5 years ago, regarding the content learned in this training format. With this, it was possible to realize that educational curation can be a promising strategy for continued training, especially in the “world of excess” (BHASKAR, 2020) in which we live.
|
|
8
|
-
APARECIDO ANTÔNIO MAGALHÃES DE SOUSA
-
ARTICULAÇÃO ENTRE SABERES POPULARES, CIENTÍFICOS E ESCOLARES NA ELABORAÇÃO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS A PARTIR DO CONTEXTO DA PRODUÇÃO ARTESANAL DA RAPADURA SERTANEJA
-
Orientador : FLÁVIA CRISTIANE VIEIRA DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BRUNA HERCULANO DA SILVA BEZERRA
-
FLÁVIA CRISTIANE VIEIRA DA SILVA
-
TASSIANA FERNANDA GENZINI DE CARVALHO
-
Data: 27/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação busca analisar os diferentes sentidos e significados que podem ser mobilizados por licenciandos em Química, participantes do programa Residência Pedagógica, a partir da elaboração de Questões Sociocientíficas (QSC) sobre a produção artesanal da rapadura. Nesses moldes, procuramos responder ao seguinte questionamento: "Como ocorre a articulação entre os saberes populares e os saberes formais a partir do contexto da produção artesanal da rapadura sertaneja, em meio à elaboração de Questões Sociocientíficas?". O nosso objetivo foi analisar a articulação entre saberes populares e os saberes formais no processo de elaboração de questões sociocientíficas a partir do contexto da produção artesanal da rapadura sertaneja. Buscamos primeiramente fazer algumas considerações acerca dos principais aspectos teóricos que permeiam a nossa pesquisa: os saberes populares, as QSC e a produção da rapadura. A metodologia que adotamos para a coleta de dados incluiu uma formação com os licenciandos, para uma posterior análise dos sentidos e significados mobilizados pelos licenciandos em meio às discussões apresentadas ao longo do processo formativo. Para a coleta de dados, gravamos os debates em todas as fases da formação; os alunos também transcreveram suas considerações em um diário de bordo realizado em todas as fases da formação. Para a análise das QSC elaboradas, utilizamos como aporte de análise sobre os domínios de contexto e os aspectos sociais da QSC. Quanto aos resultados, percebemos que, dentre a cultura da produção de rapadura, existem uma gama de conceitos repassados de geração em geração, que representam diferentes modos de pensar e falar acerca de determinados contextos em ciência e química. Quanto às QSC, percebemos, de modo geral, que os licenciandos se apegaram às orientações para a elaboração, buscaram trazer como foco temáticas que remetessem à utilização e à preservação de saberes populares, bem como observamos em seu enredo a menção diferentes contextos de domínio os aspectos sociais. Concluímos que nossos objetivos de pesquisa foram todos contemplados, tendo em vista que os dados apresentados conseguiram responder nossa questão norteadora, de modo que podemos analisar os saberes químicos e escolares presentes em nossos dados, assim como os sentidos e significados mobilizados ao longo do processo formativo. Quanto à análise das QSC, observamos o contexto de domínio pessoal, social, ambiental, tecnológico e científico, bem como a preocupação em trazer temáticas para discutir a produção artesanal da rapadura, de modo a apresentar questionamentos pertinentes tanto para o contexto dos saberes populares quanto para temas necessários e pertinentes ao currículo escolar.
-
Mostrar Abstract
-
O presente projeto de pesquisa busca analisar a articulação entre os saberes populares, científicos e escolares, que são mobilizados a partir do processo de elaboração de questões sociocientíficas (QSCs) por Pibidianos de um curso de Licenciatura em Química, no contexto da produção artesanal da rapadura sertaneja. Com base em referenciais teóricos que tratam sobre saberes populares acerca do processo de produção da rapadura e das questões sociocientíficas, elaboramos a questão de pesquisa: Como ocorre a articulação entre Saberes Populares, Científicos e Escolares a partir do contexto da produção artesanal da rapadura sertaneja, na elaboração de questões sociocientíficas? A partir desta questão, traçamos como objetivo geral analisar a articulação entre saberes científicos e escolares no processo de elaboração de questões sociocientíficas a partir do contexto da produção artesanal da rapadura sertaneja. Nosso caminho metodológico consiste, primeiramente, na realização de uma entrevista narrativa, na qual se pretende observar quais as concepções dos Pibidianos sobre os saberes populares e sobre os conhecimentos difundidos e ensinados em meio ao processo de produção artesanal da rapadura sertaneja. Em seguida, segundo momento da pesquisa, realizaremos um processo formativo para os Pibidianos, no qual iremos discutir sobre os saberes populares e as questões sociocientíficas, com culminância na proposição de uma questão sociocientífica e apresentação de uma estratégia de aplicação em sala de aula. O terceiro momento da pesquisa é a análise dos dados, na qual nos basearemos nas ideias de Lemke, para elaborar, com base as falas e nas produções textuais dos participantes, diagramas de padrão temático, para a analisar sentidos e significados. Ainda, analisaremos as questões sociocientíficas com base nas categorias propostas para a pesquisa, a saber: aspectos epistemológicos das questões sociocientíficas, aspectos contextuais das questões sociocientíficas, contexto e domínio pessoal, contexto de domínio social e da sociedade, contexto de domínio da prática profissional, contexto de domínio científico e tecnológico, aspectos sociais das questões sociocientíficas, aspectos pedagógicos das questões sociocientíficas, elementos de designer, elementos do designer recomendados e complexidade das questões sociocientíficas.
|
|
9
|
-
MARÍLIA DOS SANTOS MARINHO
-
RELAÇÕES ENTRE A IMAGINAÇÃO E A ICONICIDADE TEXTUAL NA OBRA ISAAC NO MUNDO DAS PARTÍCULAS: uma análise na construção de
significados sobre o conceito de átomo
-
Orientador : JOAO ROBERTO RATIS TENORIO DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOAO ROBERTO RATIS TENORIO DA SILVA
-
JOAO EDUARDO FERNANDES RAMOS
-
LUCA TATEO
-
Data: 27/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O uso de narrativas ficcionais na Educação Científica possibilita situações didáticas através de relações entre elementos narrativos e a aprendizagem de conceitos abstratos. Todavia, não se tem investigado o papel desses elementos na aprendizagem, em termos de como eles se associam aos processos cognitivos dos estudantes. Nesta pesquisa, realizamos uma intervenção em uma turma de História da Química de um curso de licenciatura em Química, para investigar o papel da narrativa de Isaac no Mundo das Partículas ao se associar a níveis de iconicidade e à imaginação na aprendizagem do conceito de átomo. Para isso, consideramos a aprendizagem como uma construção de significados, a partir da Psicologia Cultural Semiótica. Tratando-se de uma pesquisa descritiva que se aproxima de uma explicativa, realizada por meio de um estudo de caso e uma pesquisa participante, realizamos uma intervenção com a turma inteira, mas nossos dados foram construídos pela análise qualitativa dos discursos escrito e falado de três estudantes (E1, E2 e E3). Ao analisar os dados de discussões e questionários, através da Teoria da Iconicidade Verbal, observamos que os estudantes realizam transformações diagramáticas e imagéticas do conteúdo da obra para construir significados sobre o átomo. Isso aconteceu através de relações de semelhança entre signos que remetem a outros signos icônicos (imagens mentais) e elementos fantásticos na história. Essas relações alimentaram movimentos imaginativos na aprendizagem, os quais se associaram a caminhos subjetivos traçados pelos estudantes. Para investigar como esses caminhos foram construídos, realizamos uma entrevista semiestruturada com cada participante. Através do modelo do Gegenstand, percebemos que a leitura possibilitou a emergência de vetores de significação, novos significados prospectados, a partir de processos criados pela interação estudante-livro. A presença de marcadores nos discursos dos participantes demonstrou que tais processos contribuíram para os vetores de ampliação, à medida que os aspectos da narrativa foram selecionados pelos estudantes e intensificados ao serem associados ao cotidiano; adaptação, quando os estudantes incorporaram falas dos personagens literários para significar o átomo na realidade; e afetividade, observado no discurso de E2, quando a estudante associou elementos fantásticos da narrativa às suas memórias afetivas para significar o átomo. Nessa perspectiva, nossos achados apontam que a relação Ciência-Literatura em sala de
aula não só alimenta conexões entre fantasia e mundo real, mas, ao gerar movimentos imaginativos na aprendizagem, possibilita trocas e ações no mundo concreto para a construção de significados de conceitos abstratos.
-
Mostrar Abstract
-
A aprendizagem de conceitos científicos perpassa por diversas relações que o indivíduo estabelece com ele mesmo e com o meio. Abstrações presentes na relação entre uma linguagem científica e a realidade podem se tornar obstáculos no processo de aprendizagem desses conceitos. Nosso objetivo é analisar a relação entre a configuração semiótica de um texto do gênero fantástico e a imaginação como possibilidade para a aprendizagem do conceito de átomo. Como metodologia, buscamos realizar uma intervenção com estudantes de um curso de Licenciatura em Química, de uma turma de História da Química. Faremos uso de um debate sobre o átomo, um momento de leitura de trechos de uma obra de literatura fantástica e a realização de uma entrevista, usando como instrumentos questionários com perguntas abertas, videogravação e roteiro semiestruturado para a entrevista. Analisaremos os dados a partir de critérios envolvendo o signo icônico e níveis de iconicidade, bem como categorias de análise a posteriori, construídas através da Análise de Conteúdo de Bardin. Dessa maneira, consideramos a aprendizagem como um processo de construção de significados, tomando base na Psicologia Cultural Semiótica, a partir da manipulação de signos e do papel da cultura como parte do meio e das funções psicológicas humanas. Damos um destaque para os signos icônicos e o papel destes nos processos de semiose textual, segundo a Teoria da Iconicidade Verbal. Nesse campo, olhamos para o papel da imaginação como uma função mental superior e a partir do modelo do Gegenstand. Na sala de aula de Química/Ciências, entendemos os conceitos científicos como parte do mundo 3 de Popper e da construção de generalizações, segundo as ideias de Vygotsky. Assim, assimilamos o nosso interesse pelo conceito de átomo e questões epistemológicas do conhecimento científico. A partir de discussões destas questões na educação científica, apresentamos como a interface ciência-arte se constitui potencial para situações educativas, dando um destaque para a relação entre ciência e textos do gênero fantástico ficcional. Acreditamos que a aprendizagem pode se dar através da manipulação de imagens mentais icônicas por meio do desenvolvimento da imaginação, considerando as relações que o texto de fantasia pode estabelecer com a construção de significados sobre o conceito de átomo.
|
|
10
|
-
REGIVAN DE LIMA NOGUEIRA
-
AS DECISÕES DIDÁTICAS DO PROFESSOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
-
Orientador : MARCUS BESSA DE MENEZES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE DILSON BESERRA CAVALCANTI
-
JOSÉ LUIZ CAVALCANTE
-
MARCUS BESSA DE MENEZES
-
Data: 28/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A atividade dos professores vai além da sala de aula, as decisões didáticas tomadas por eles têm um papel crucial no processo de ensino, inclusive por serem importantes autores no processo de inclusão escolar. Nesse sentido, o presente estudo objetivou-se a identificar os fatores que influenciam nas decisões didáticas dos professores de matemática e as consequências dessas decisões na inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE). Para isso, propôs-se a realização de uma dissertação no formato multipaper para maior divulgação dos resultados de pesquisa junto a múltiplos sujeitos. Assim, elaboraram-se três artigos. No artigo I, foi feito um estudo de natureza bibliográfica, tendo como metodologia o mapeamento horizontal e vertical, em que foram mapeadas pesquisas (artigo, teses e dissertações) relacionadas às decisões didáticas, assim, foi possível perceber que cada vezes mais, pesquisadores ligados à didática da matemática têm se debruçado sobre a atividade do professor. No artigo II, foi realizado o mapeamento horizontal, onde se mapiou as pesquisas (teses e dissertações) na área de educação matemática ligadas ao processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual. Nesse estudo, constatou-se que a região sul é hegemônica na produção de teses e dissertações, com base nos critérios que foram utilizados, além disso, constatou-se que mais da metade dos estudos foram feitos em programas de pós-graduação ligados ao ensino/educação matemática. Isso pode revelar certo interesse dos programas ligados a essa área sobre o tema em questão. Por fim, no artigo III, teve por objetivo investigar a atividade docente, identificando as decisões didáticas do professor de matemática e os fatores que as influenciam e suas consequências no processo de inclusão escolar, dessa forma, foram utilizados como instrumentos de coletas de produção de dados, entrevista e diário de bordo. A partir deste estudo, foi possível identificar as decisões didáticas do professor de matemática, os fatores que as influenciaram e suas implicações para o processo de inclusão de alunos com NEE, mas especificamente, com deficiência intelectual. Nesse sentido, percebeu-se que muitas dessas decisões didáticas, caminhavam para o processo de integração, já que o estudante com DI não era submetido ao mesmo conteúdo dos demais. Ainda, verificamos a predominância dos fatores do tipo epistêmico nos diferentes níveis da atividade do professor considerado neste estudo, ou seja, nível +3, +2, +1 e 0.
-
Mostrar Abstract
-
O presente estudo tem por objetivo identificar os fatores que influenciam nas decisões didáticas tomadas pelos professores de Matemática e quais as consequências dessas decisões na inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Específicas. Com isso, a dissertação será estruturada no formato multipaper (coletânea de artigos) que será composta por três artigos. Além disso, utilizaremos diversas metodologias para alcançar os objetivos pretendidos. A princípio, realizaremos um estudo bibliográfico a partir do mapeamento horizontal e vertical e na sequência a um estudo exploratório que ocorrerá em uma escola pública municipal de Caruaru-PE no Ensino Fundamental Anos Finais (EF). Nesse sentido, iremos utilizar alguns instrumentos para coleta e produções de dados, a saber: entrevistas, uso do diário de bordo e análise de livro didático. No mais, para esta pesquisa teremos como aporte teórico dois trabalhos, A Teoria das Situações Didáticas (TSD), mais especificamente a estruturação do meio proposto por Margolinas (2002) e o Modelo de Fatores Decisionais proposto por Bonnat et al. (2020) ancorada na TSD e na Teoria Antropológica do Didático (TAD).
|
|
11
|
-
WILLIANE MARIA DA CONCEICAO SILVA
-
PROCESSOS IMAGINATIVOS NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS DO CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO
-
Orientador : JOAO ROBERTO RATIS TENORIO DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOAO ROBERTO RATIS TENORIO DA SILVA
-
SYLVIA REGINA DE CHIARO RIBEIRO RODRIGUES
-
MAYARA SOARES DE MELO
-
Data: 28/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O conteúdo de ligações químicas é de fundamental importância para a compreensão dos fenômenos da natureza sobre a perspectiva da ciência, no entanto, devido a sua grande complexibilidade, há frequentes dificuldades de compreensão do mesmo, ocasionando em muitos erros conceituais. Diante disso, acreditamos ser relevante investigar como os significados relativos ao conteúdo de ligações químicas podem ser internalizados e externalizados, em uma situação de aprendizagem, a partir do papel da imaginação diante da natureza abstrata deste conceito e a necessidade da mobilização de recursos linguísticos e simbólicos quando da sua externalização. Assim, temos como objetivo geral analisar como estudantes constroem significados a respeito do conteúdo de ligações químicas, fundamentado na relação entre aprendizagem e imaginação na mediação de uma atividade experimental. Metodologicamente esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso abordado de forma qualitativa, explicativa e descritiva. Participaram da pesquisa alunos do 1o ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de Pernambuco, no entanto a construção dos dados se deu com um pequeno grupo de 5 alunos. Para a construção dos dados, estruturamos uma intervenção que teve a duração de oito aulas, totalizando quatro encontros. Durante o momento de internalização, foram ofertados materiais semióticos com o intuito de facilitar a construção de significados sobre os conceitos trabalhados. Como momento de externalização solicitamos uma apresentação de seminários, para que os alunos articulassem o que foi visto durante os momentos de internalização da intervenção. De resultados identificamos os conhecimentos prévios que as participantes carregavam com si sobre a temática, visualizando a reformulação deles, também distinguimos os movimentos imaginativos que surgiram durante a atividade experimental, que seguiram os eixos da generalização e da implausibilidade. Por fim, identificamos possíveis prospecções de novos significados que foram elaborados no horizonte de aprendizagem dos estudantes, classificando-os quanto a sua veracidade científica.
-
Mostrar Abstract
-
O conteúdo de ligações químicas é de fundamental importância para a compreensão dos fenômenos da natureza sobre a perspectiva da ciência, no entanto, devido a sua grande complexibilidade, há frequentes dificuldades de compreensão do mesmo, ocasionando em muitos erros conceituais. Diante disso, acreditamos ser relevante investigar como os significados relativos ao conteúdo de ligações químicas podem ser internalizados e externalizados, em uma situação de aprendizagem, a partir do papel da imaginação diante da natureza abstrata deste conceito e a necessidade da mobilização de recursos linguísticos e simbólicos quando da sua externalização. Assim, temos como objetivo geral analisar como estudantes constroem significados a respeito do conteúdo de ligações químicas, fundamentado na relação entre aprendizagem e imaginação na mediação de uma atividade experimental. Metodologicamente este projeto se caracteriza como um estudo de caso abordado de forma qualitativa, explicativa e descritiva. Participarão da pesquisa alunos do 1o ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de Pernambuco, no entanto a construção dos dados se dará com um pequeno grupo de 5 alunos. Para a construção dos dados, estruturaremos uma intervenção que terá a duração de oito aulas, totalizando quatro encontros. Durante o momento de internalização, serão ofertados materiais semióticos com o intuito de facilitar a construção de significados sobre os conceitos trabalhados. Como momento de externalização solicitaremos uma apresentação de seminários, para que os alunos articulem o que foi visto durante os momentos de internalização da intervenção.
|
|
12
|
-
JOÃO PAZ LIMA JUNIOR
-
“CONTRIBUIÇÕES DE UMA UEPS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONCEITO DE OXIDAÇÃO DA FUNÇÃO ÁLCOOL – UM ESTUDO DE CASO”,
-
Orientador : ANA PAULA FREITAS DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA PAULA FREITAS DA SILVA
-
KATIA CALLIGARIS RODRIGUES
-
CRISTIANO DE ALMEIDA CARDOSO MARCELINO JÚNIOR
-
Data: 28/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
São inúmeros os relatos de alunos que apresentam dificuldades em aprender os conceitos químicos durante o ensino médio. Da mesma forma, os professores por muitas vezes não conseguem encontrar uma metodologia que contribua para amenização deste problema. Com isso, a presente pesquisa propõe compreender os processos cognitivos desencadeados por uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) pautada na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e ambientada em uma experimentação problematizadora, voltada ao ensino do conteúdo de funções oxigenadas em turmas do 3° ano do ensino médio, em uma escola pública pertencente ao programa de educação integral da rede estadual de Pernambuco. As funções orgânicas oxigenadas englobam um grupo de substâncias que são essenciais ao cotidiano das pessoas, sendo substâncias que apresentam uma vasta aplicabilidade que vai do etanol, como combustível até flavorizantes, essenciais para a indústria alimentícia. Essa aplicabilidade favorece a construção de contextos para os problemas, aproximando a mobilização dos conteúdos escolares em situações cotidianas dos estudantes. Para tanto, serão coletados dados no decorrer da elaboração coletiva de mapas conceituais, construídos mediante as discussões pertinentes à prática experimental proposta, considerando-se como instrumentos tanto os mapas conceituais produzidos quanto as gravações em vídeo do processo. Tais dados serão submetidos à uma análise qualitativa, cujo os parâmetros serão fundamentados em Lemos e Moreira (2011). Sendo assim almeja-se que, uma vez entendendo-se os processos mentais possibilitados por ações dessa natureza, seja possível orientar ações didáticas que contribuam para que o ensino de química seja mais dinâmico, em sala de aula, favorecendo uma aprendizagem baseada em significados, que dialogue com fenômenos químicos presentes em seu cotidiano.
-
Mostrar Abstract
-
São inúmeros os relatos de alunos que apresentam dificuldades em aprender os conceitos químicos durante o ensino médio. Da mesma forma, os professores por muitas vezes não conseguem encontrar uma metodologia que contribua para amenização deste problema. Com isso, a presente pesquisa propõe compreender os processos cognitivos desencadeados por uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) pautada na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e ambientada em uma experimentação problematizadora, voltada ao ensino do conteúdo de funções oxigenadas em turmas do 3° ano do ensino médio, em uma escola pública pertencente ao programa de educação integral da rede estadual de Pernambuco. As funções orgânicas oxigenadas englobam um grupo de substâncias que são essenciais ao cotidiano das pessoas, sendo substâncias que apresentam uma vasta aplicabilidade que vai do etanol, como combustível até flavorizantes, essenciais para a indústria alimentícia. Essa aplicabilidade favorece a construção de contextos para os problemas, aproximando a mobilização dos conteúdos escolares em situações cotidianas dos estudantes. Para tanto, serão coletados dados no decorrer da elaboração coletiva de mapas conceituais, construídos mediante as discussões pertinentes à prática experimental proposta, considerando-se como instrumentos tanto os mapas conceituais produzidos quanto as gravações em vídeo do processo. Tais dados serão submetidos à uma análise qualitativa, cujo os parâmetros serão fundamentados em Lemos e Moreira (2011). Sendo assim almeja-se que, uma vez entendendo-se os processos mentais possibilitados por ações dessa natureza, seja possível orientar ações didáticas que contribuam para que o ensino de química seja mais dinâmico, em sala de aula, favorecendo uma aprendizagem baseada em significados, que dialogue com fenômenos químicos presentes em seu cotidiano.
|
|
13
|
-
DÉBORA DA SILVA MATOS
-
GEOGEBRA E LETRAMENTO MATEMÁTICO: RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS A LUZ DA BNCC E TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
-
Orientador : EDELWEIS JOSE TAVARES BARBOSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EDELWEIS JOSE TAVARES BARBOSA
-
FERNANDO EMILIO LEITE DE ALMEIDA
-
SADDO AG ALMOULOUD
-
Data: 29/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação de abordagem qualitativa, com metodologia definida como Pesquisa-Ação, tem como objetivo geral: analisar, sob a perspectiva da Teoria das Situações Didáticas, como a integração da escrita e do GeoGebra, contribui para o aprimoramento do letramento matemático. Para alcançá-lo, tem-se como objetivos específicos a) Propor ambiente pautado na Teoria das situações Didática para o desenvolvimento do letramento matemático; b) Analisar se o uso da Escrita e do GeoGebra auxiliam o letramento matemático; e c) Compor estratégias para a prática docente integrando recursos para o desenvolvimento do letramento matemático. Com o intuito de atingir o que foi proposto, foi realizada uma busca no catálogo de Teses e Dissertações da CAPES a partir da pesquisa de palavras-chave, para compreender como o desenvolvimento do letramento matemático tem sido estudado. 19 dissertações que eram pertinentes ao tema foram encontradas, e uma das consequências da análise desses trabalhos foi a atenção dada ao letramento matemático para os anos iniciais do ensino fundamental, sem o uso de tecnologias digitais de ensino e aprendizagem. O que nos direciona a pensar em como pode ocorrer essa ação no ensino médio, deste modo, a pergunta desta pesquisa pode ser definida em “Como desenvolver o letramento matemático mediado por uma sequência didática, vinculando-a à escrita e ao GeoGebra de acordo com a BNCC?”. Para respondê-la, foi produzida uma sequência didática a partir da teoria das situações didáticas, de Guy Brosseau, com etapas de ação, formulação, validação e institucionalização, com o emprego da escrita de passos e o software matemático GeoGebra. Ela foi aplicada em uma turma do primeiro ano do ensino médio, pertencente a uma escola estadual localizada no município de Caruaru em Pernambuco, e seu interesse foi avaliar o desenvolvimento do letramento matemático apresentado pela BNCC através da escrita dos alunos durante as atividades.
-
Mostrar Abstract
-
Esta dissertação de abordagem qualitativa, com metodologia definida como Pesquisa-Ação, tem como objetivo geral avaliar como a escrita e o GeoGebra, mediados pelo professor, influenciam no aprimoramento do letramento matemático. Para alcançá-lo, tem-se como objetivos específicos a) Propor ambientes de aprendizagem que auxiliem no desenvolvimento do letramento matemático; b) Analisar o uso da escrita e do GeoGebra em ambientes de aprendizagem; e c) Compor a prática docente com recursos para o desenvolvimento do letramento matemático. Com o intuito de atingir o que foi proposto, foi realizada uma busca no catálogo de Teses e Dissertações da CAPES a partir da pesquisa de palavras-chave, para compreender como o desenvolvimento do letramento matemático tem sido estudado. 19 dissertações que eram pertinentes ao tema foram encontradas, e uma das consequências da análise desses trabalhos foi a atenção dada ao letramento matemático para os anos iniciais do ensino fundamental, sem o uso de tecnologias digitais de ensino e aprendizagem. O que nos direciona a pensar em como pode ocorrer essa ação no ensino médio, deste modo, a pergunta desta pesquisa pode ser definida em “Como desenvolver o letramento matemático mediado por uma sequência didática, vinculando-a à escrita e ao GeoGebra de acordo com a BNCC?”. Para respondê-la, será produzida uma sequência didática a partir da teoria das situações didáticas, de Guy Brosseau, com etapas de ação, formulação, validação e institucionalização, com o emprego da escrita de passos e o software matemático GeoGebra. Ela será aplicada em uma turma do primeiro ano do ensino médio, pertencente a uma escola estadual localizada no município de Caruaru em Pernambuco, e seu interesse será avaliar o desenvolvimento do letramento matemático apresentado pela BNCC através da escrita dos alunos durante as atividades
|
|
14
|
-
JOÂO JÚNIOR JOAQUIM DA SILVA
-
ROLE PLAYING GAME NO ENSINO DE BIOQUÍMICA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO PAPEL DA MEMÓRIA NA APRENDIZAGEM
-
Orientador : JOAO ROBERTO RATIS TENORIO DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOAO ROBERTO RATIS TENORIO DA SILVA
-
JOSE AYRON LIRA DOS ANJOS
-
MÔNICA LOPES FOLENA ARAÚJO
-
Data: 29/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Na atualidade se configura como um desafio para os docentes da educação básica, superar os moldes do ensino tradicional e aperfeiçoar os métodos de ensino de ciências visando torná-los atrativos e dinâmicos. Neste trabalho apresentamos o Role Playing Game (RPG) como uma proposta para o ensino de bioquímica nos anos finais do Ensino Fundamental, pois acreditamos que este pode ser um importante recurso para favorecer a interação e a criatividade entre os estudantes, dinamizando o processo de ensino de um conteúdo marcado pela memorização. Por se consolidar como artefato cultural, o jogo está presente em diversas etapas da vida dos indivíduos e quase sempre está marcado pela interação social. O RPG pode ser considerado como um jogo social uma vez que exige do jogador dialogar e conduzir uma narrativa de forma colaborativa, neste sentido propomos um jogo de RPG com finalidade didática, portanto evocamos ao entendimento da experiência promovida a teoria Histórico-Cultural de Vygotsky (1988) que pressupõe a natureza social da aprendizagem e que pode ser um norte para o pensamento lúdico no ambiente escolar. Esta pesquisa também se fundamenta na interpretação de diversos autores da educação em ciências sobre a teoria da rememoração de Bartlett (1995), a qual pressupõe que o indivíduo ao se deparar com a aprendizagem de conceitos científicos, ressignifica seus conhecimentos prévios. Para além disso, o autor estabelece o conceito de esquemas para analisar o papel da memória na rememoração de conceitos científicos. Tendo como base esses pressupostos, este estudo tem como objetivo compreender a relação entre aprendizagem e memória na consolidação dos conceitos bioquímicos de macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas) e micronutrientes (Sais minerais e vitaminas) mediado por um Role Playing Game (RPG). No que se refere ao percurso metodológico, propõe-se uma abordagem qualitativa de natureza básica e quanto aos objetivos se qualifica como pesquisa explicativa. Quanto aos participantes, a pesquisa foi realizada com um grupo de 4 alunos matriculados no 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Pernambuco. Para coleta de dados os estudantes responderam a um questionário individual para analisar seus conhecimentos prévios, posteriormente os estudantes participaram de aulas expositivas dialogadas sobre bioquímica, e na sequência foi aplicado o RPG proposto. A partida foi gravada em áudio e vídeo para posterior análise. Após uma semana da aplicação do jogo, os participantes se apresentaram para uma entrevista coletiva semiestruturada. A análise de dados envolveu o confronto dos conceitos apresentados previamente no questionário inicial com aqueles apresentados na entrevista coletiva semiestruturada após o jogo. As trocas discursivas durante o jogo foram analisadas com base em momentos em que os conceitos de bioquímica pareceram relevantes na discussão. No que tange os resultados da pesquisa, foram identificadas diversas alterações mnemônicas que apontam para um processo de construção de significados e aprendizagem. Por fim o principal achado deste trabalho foi revelar a possibilidade de acesso à construção de significados novos, mediante análise da relação entre memória e aprendizagem refletida nas alterações mnemônicas encontradas, que foram fomentadas pela aplicação do jogo de RPG. Palavras chave: Jogos, RPG, Bioquímica, Aprendizagem, Rememoração.
-
Mostrar Abstract
-
Na atualidade se configura como um desafio para os docentes da educação básica, superar os moldes do ensino tradicional e aperfeiçoar os métodos de ensino de ciências visando torná-los atrativos e dinâmicos. Neste trabalho apresentamos o Role Playing Game (RPG) como uma proposta para o ensino de bioquímica nos anos finais do Ensino Fundamental, pois acreditamos que este pode ser um importante instrumento para favorecer a interação e a criatividade entre os estudantes, dinamizando o processo de ensino de um conteúdo marcado pela memorização. Por se consolidar como artefato cultural, o jogo está presente em diversas etapas da vida dos indivíduos e quase sempre está marcado pela interação social. O RPG pode ser considerado como um jogo social uma vez que exige do jogador dialogar e conduzir uma narrativa de forma colaborativa, neste sentido evocamos a teoria Histórico-Cultural que pressupõe a natureza social da aprendizagem e que pode ser um norte para o pensamento lúdico no ambiente escolar. Esta pesquisa também se fundamenta na interpretação de diversos autores da educação em ciências sobre a teoria da rememoração de Bartlett, a qual pressupõe que o indivíduo ao se deparar com a aprendizagem de conceitos científicos, ressignifica seus conhecimentos prévios. Para além disso, o autor estabelece o conceito de esquemas para analisar o papel da memória na rememoração de conceitos científicos. Tendo como base esses pressupostos, este estudo tem como objetivo compreender a relação entre aprendizagem e memória na consolidação dos conceitos bioquímicos de macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas) e micronutrientes (Sais minerais e vitaminas) mediado por um Role Playing Game (RPG). No que se refere ao percurso metodológico, propõe-se uma abordagem qualitativa de natureza básica e quanto aos objetivos se qualifica como pesquisa explicativa, portanto os procedimentos se voltam para o método de estudo de caso. Quanto aos participantes, a pesquisa será realizada com um grupo de 5 alunos matriculados no 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Pernambuco. Para coleta de dados os estudantes responderão a um questionário para analisar seus conhecimentos prévios, posteriormente os estudantes participarão de aulas expositivas dialogadas sobre bioquímica, na sequência será aplicado a proposta de RPG. A partida será gravada em áudio e vídeo para posterior análise. Após uma semana da aplicação, os participantes irão se apresentar para uma entrevista coletiva semi-estruturada. A análise de dados vai envolver a categorização dos conhecimentos prévios, o confrontamento das falas durante o jogo com as respostas do questionário de sondagem para identificar as mudanças ocasionadas pela memória previstas na teoria da rememoração e por fim a análise da entrevista semi-estruturada para identificar os novos conhecimentos sobre bioquímica a partir de modificações mnemônicas fomentadas pela mediação do jogo.
|
|
15
|
-
MARCOS ANTONIO COELHO JUNIOR
-
A UTILIZAÇÃO DO PERFIL CONCEITUAL DE ÁTOMO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
-
Orientador : JOSE EUZEBIO SIMOES NETO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOAO EDUARDO FERNANDES RAMOS
-
JOSE EUZEBIO SIMOES NETO
-
RICARDO LIMA GUIMARAES
-
Data: 29/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Entendemos a importância que o estudo sobre átomos, modelos atômicos e conteúdos afins apresentam não só para a Química, mas também para a Ciência. Ao mesmo tempo, verificamos que o estudante que chega ao Ensino Médio, em sua maioria não apresenta as competências e as habilidades que, em teoria, deveriam ter sido consolidadas na etapa anterior de ensino. Na EJA, a realidade não é diferente, se não pior, devido a todos os implicações que envolvem a maioria dos estudantes desta modalidade de ensino, como a vulnerabilidade social, a responsabilidade financeira e familiar, além da desigualdade racial, econômica e de gênero, fatores estes que quando somados ao sentimento de culpa que muitos carregam por não ter concluído os estudos na época oportuna, acabam, muitas vezes, levando a evasão escolar. Tendo essas problemáticas em vista, não é difícil perceber a extrema necessidade da inserção de metodologias diferenciadas, que contribuam com um ensino de Ciências e que envolva o estudante como protagonista do seu próprio conhecimento e agente ativo do processo, possibilitando a aprendizagem contínua dos conceitos científicos numa perspectiva de uma formação crítica cidadã. É neste contexto de busca de estratégias didáticas a fim de contribuir para a melhoria nos processos de ensino e de aprendizagem em sala de aula, que este trabalho elaborou, analisou e validou uma sequência didática baseada na teoria dos perfis conceituais, proposta por Mortimer, para trabalhar o conceito de átomo em estudantes da Educação de Jovens e Adultos. A proposta de elaboração da SD foi baseada nos princípios de Zabala e Méheut, e sua estruturação bebeu da fonte dos 3 Momentos Pedagógicos estabelecidos por Delizoicov e Angotti, Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento, respectivamente, os quais serviram como guia para a organização lógica no desenvolvimento das atividades. Na SD priorizamos atividades com debates, aulas expositivas dialogadas, apresentação de vídeos e resolução de Situações-problema, utilização de um simulador virtual e dinâmicas, na perspectiva de desenvolver a aprendizagem mediante as dimensões pedagógica e epistemológica do modelo de Méheut. A análise das atividades desenvolvidas na SD foi embasada nos próprios referenciais teóricos assim como em outros autores que ajudaram a fortalecer os argumentos. A validação, a priori, foi realizada seguindo os critérios estabelecidos por Guimarães e Giordan e modificado por Freitas que consta de categorias de análise visando definição do resultado a partir de critérios, sendo eles mais que suficiente, suficiente e insuficiente, válidas para cada categoria e, também, para uma classificação final. Por fim, acreditamos no potencial pedagógico que Teoria dos Perfis Conceituais oferece como ferramenta de construção de significados para os conceitos científicos e engajamento dos estudantes através de atividades bem planejadas, estruturação, análise do conhecimento científico e aprendizagem dos conceitos químicos em sala de aula.
-
Mostrar Abstract
-
We understand the importance that the study of atoms, atomic models and related content presents not only for Chemistry, but also for Science. At the same time, we found that the majority of students who reach high school do not have the skills and abilities that, in theory, should have been consolidated in the previous stage of education. At EJA, the reality is no different, if not worse, due to all the implications that involve the majority of students in this type of education, such as social vulnerability, financial and family responsibility, in addition to racial, economic and gender inequality, These factors, when added to the feeling of guilt that many carry for not having completed their studies at the appropriate time, often end up leading to school dropout. With these problems in mind, it is not difficult to see the extreme need for the insertion of different methodologies, which contribute to Science teaching and which involve the student as the protagonist of their own knowledge and an active agent in the process, enabling continuous learning of scientific concepts. from the perspective of critical citizen training. It is in this context of searching for didactic strategies in order to contribute to the improvement of teaching and learning processes in the classroom, that this work developed, analyzed and validated a didactic sequence based on the theory of conceptual profiles, proposed by Mortimer, to work on the concept of atom in Youth and Adult Education students. The proposal for developing the TLS was based on the principles of Zabala and Méheut , and its structuring drew on the 3 Pedagogical Moments established by Delizoicov and Angotti, Initial Problematization, Organization of Knowledge and Application of Knowledge , respectively, which served as a guide for the logical organization in the development of activities. At SD we prioritize activities with debates, dialogued expository classes, presentation of videos and resolution of problem situations, use of a virtual simulator and dynamics, with the perspective of developing learning through the pedagogical and epistemological dimensions of Méheut's model. The analysis of the activities developed in SD was based on the theoretical references themselves as well as other authors who helped to strengthen the arguments. Validation, a priori, was carried out following the criteria established by Guimarães and Giordan and modified by Freitas which consists of analysis categories aiming to define the result based on criteria, which are more than sufficient, sufficient and insufficient , valid for each category and also for a final classification. Finally, we believe in the pedagogical potential that Conceptual Profile Theory offers as a tool for constructing meanings for scientific concepts and engaging students through well-planned activities, structuring, analysis of scientific knowledge and learning chemical concepts in the classroom.
|
|
16
|
-
CASSIANA MARIA DOS SANTOS GONÇALVES
-
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
-
Orientador : ANA PAULA FREITAS DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA PAULA FREITAS DA SILVA
-
JOSE AYRON LIRA DOS ANJOS
-
MARIA ANGELICA DA SILVA
-
Data: 07/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
No cenário da educação a modalidades de ensino para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) se apresenta como um oportunidade de formação educacional para indivíduos que, por algum motivo, não conseguiram ter acesso ao ensino fundamental e médio no período regular, dito isso, existe uma necessidade de adequar o processo de ensino utilizando de diferentes estratégias para uma melhor compreensão por parte desses alunos, sendo uma dessas metodologias resolução de problemas, usada no ensino da disciplina de matemática. A elaboração deste trabalho tem como objetivo geral avaliar as contribuições da Aprendizagem Baseada em Problemas para o processo de aprendizagem das operações básicas de matemática, na Educação de Jovens e Adultos. Os objetivos específicos focam em identificar as principais dificuldades dos alunos da EJA nas operações básicas de matemática e como estas impactam no processo de aprendizagem; verificar como a ABP contribui para o processo de aprendizagem das operações básicas da matemática de alunos da EJA, através do uso de problemas relacionados ao cotidiano destes. Os aspectos metodológicos atendem a pesquisa básica, exploratória e descritiva, com análise qualitativa. Espera-se com esse estudo trazer uma reflexão sobre a importância da aplicação de estratégias didáticas para o ensino da matemática na educação de jovens e adultos utilizando de aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).
-
Mostrar Abstract
-
No cenário da educação a modalidades de ensino para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) se apresenta como um oportunidade de formação educacional para indivíduos que, por algum motivo, não conseguiram ter acesso ao ensino fundamental e médio no período regular, dito isso, existe uma necessidade de adequar o processo de ensino utilizando de diferentes estratégias para uma melhor compreensão por parte desses alunos, sendo uma dessas metodologias resolução de problemas, usada no ensino da disciplina de matemática. A elaboração deste trabalho tem como objetivo geral avaliar as contribuições da Aprendizagem Baseada em Problemas para o processo de aprendizagem das operações básicas de matemática, na Educação de Jovens e Adultos. Os objetivos específicos focam em identificar as principais dificuldades dos alunos da EJA nas operações básicas de matemática e como estas impactam no processo de aprendizagem; verificar como a ABP contribui para o processo de aprendizagem das operações básicas da matemática de alunos da EJA, através do uso de problemas relacionados ao cotidiano destes. Os aspectos metodológicos atendem a pesquisa básica, exploratória e descritiva, com análise qualitativa. Espera-se com esse estudo trazer uma reflexão sobre a importância da aplicação de estratégias didáticas para o ensino da matemática na educação de jovens e adultos utilizando de aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).
|
|
17
|
-
LUCÍLIO HALTER SOBRAL MENDES
-
O DEVIR DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA EM ESCOLAS MULTISSERIADAS DO CAMPO DE BUÍQUE-PE: AFETOS E SUBJETIVIDADES EM JOGO
-
Orientador : SIMONE MOURA QUEIROZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
SIMONE MOURA QUEIROZ
-
IRANETE MARIA DA SILVA LIMA
-
AUDRIA ALESSANDRA BOVO
-
Data: 11/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa tem na Filosofia da Diferença seu plano de imanência para estudar o devir de alguns professores de matemática que atuam na Educação do Campo, pois, ela permite transitar por discussões que envolvem a subjetividade dos sujeitos em seu devir docente. A trajetória percorrida no bojo da Educação do Campo não é recente, trata-se também de uma consciência na luta por políticas públicas que garantam aos trabalhadores do campo alguns direitos, entre outros, o direito à educação, e à uma escola viva onde os saberes camponeses – sejam respeitados e valorizados. O objetivo central desse estudo é compreender como se constitui o devir de um grupo de professor que ensina matemática em escolas multisseriadas do campo em Buíque – PE. Trata-se de uma pesquisa que converge para os estudos de Deleuze e Guattari, os quais apontam a Filosofia da Diferença com discussões envolvendo multiplicidade, singularidade, devir, alteridade e subjetividade, logo consideramos estes aspectos ao estudar os sujeitos de nossa pesquisa. É uma pesquisa que possui uma abordagem qualitativa, com ponto de partida nos significados das experiências humanas. Os procedimentos seguirão em primeiro momento visita aos estabelecimentos escolhidos com apresentação da proposta e estudo na pesquisa pelo pesquisador e convite para participação na mesma aos professores. Posteriormente realizou-se entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionário e a construção de mapas narrativos. Os principais teóricos que são base desse estudo são: Deleuze (1997), Guattari (2014), Gallo (2007), Bovo (2011), Queiroz (2015), Rolnik (2010). Utilizamos os conceitos devir, rizoma, subjetivação, dispositivo, fora, corpo vibrátil, cartografia, linhas de forças, e territórios por serem compatíveis com a expressão das emoções a partir de vibrações corpóreas: Ao investigar o universo dos professores e seu devir a partir da filosofia da diferença, buscamos compreender a constituição de si e de suas subjetividades acerca do sujeito docente que adentra o território da educação do campo.
-
Mostrar Abstract
-
A presente pesquisa encontra na Filosofia da Diferença um plano de imanência fecundo para transitar e ser o foco de discussão para dá espaço as emoções e a linguagem dos corpos. A nossa pesquisa tem início em leituras preliminares e em ambientes acadêmicos para que termos noções e clareza do que poderíamos estudar dentro da teoria Filosofia da Diferença e do campo de estudo Educação do Campo. O projeto tem sua relevância por ser um estudo que traz em seu bojo um olhar entre convergente a teoria e o campo de estudo proposto. A dado momento de estudos e leituras, construímos uma profundidade nas leituras e nos autores como, Gallo, Bovo, Queiroz, Rolnik e outros. Então, deparamos com diversos conceitos construídos a partir da filosofia deleuziana. Escolhendo pensar tais questões na perspectiva da filosofia da diferença, tomando como base o pensamento de Gilles Deleuze (1997) sobre subjetividade e devir, investigando o universo dos professores. Trilhando esses caminhos a serem percorridos nos permite compreender a constituição de si e das subjetividades acerca do sujeito docente que adentra o território da educação do campo. A trajetória percorrida no bojo da Educação do campo não é nova e nem recente, mas inaugura um novo paradigma de consciência na luta por políticas públicas que garantam aos trabalhadores do campo direitos entre outros. Direitos a educação, e a uma escola viva que sejam respeitados os saberes campesinos e valorizados. Então, essa educação deve ser pautada “no” e “do” campo. Segundo SOUZA (2019), o conceito de filosofia da diferença, apresentada por Deleuze e Guattari é que, seria uma filosofia da multiplicidade, da singularidade, do devir, da alteridade, do subjetivo. A pesquisa da cartografia da subjetividade trata-se de uma abordagem qualitativa, pois tem um ponto de partida os significados de relações humanas onde se dão nos encontros entre pares para, a partir desses surgirem outros tantos. Os procedimentos seguirão em primeiro momento visita aos estabelecimentos escolhidos com apresentação da carta proposta de estudo e convite aos professores para participar da pesquisa. Posteriormente realizar-se-á entrevista semiestruturada e a construção de mapas narrativos pelos entrevistados.
|
|
18
|
-
CÁSSIO JOSÉ BARBOSA DE SOUZA
-
ALICE ATRAVÉS DO ESPELHO: REFLEXOS DA DUPLA JORNADA DE TRABALHONAQUALIDADEDEVIDADEPROFESSORASDOENSINOBÁSICO
-
Orientador : SIMONE MOURA QUEIROZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
SIMONE MOURA QUEIROZ
-
CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
-
MARCELO HENRIQUE GONCALVES DE MIRANDA
-
Data: 26/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Sabe-se que profissionais que passam muito tempo trabalhando são mais suscetíveis a fatores estressantes. Nesse sentido, a docência tem sido caracterizada como uma profissão altamente desgastante, interferindo diretamente na qualidade de vida do indivíduo. Esse trabalho objetivou descrever os impactos das jornadas múltiplas do exercício docente sob as perspectivas e vivências de quatro professoras do ensino básico. A proposta metodológica da pesquisa foi baseada nos pressupostos teóricos deleuzo-guattarianos da cartografia que teve como sujeito da pesquisa quatro professoras do ensino básico. Os resultados foram alcançados através de uma entrevista onde foram utilizados como instrumentos metodológicos o mapa narrativo, complementado com a biografia narrativa. Através das informações obtidas, foi possível compreender o quanto a rotina e a sobrecarga laboral têm interferido na qualidade de vida das entrevistadas. Bem como, quais sentimentos, desejos e anseios permeiam sua vida no atual momento em que ela se encontra. Podendo dessa forma, compreender a nível individual a cerne da questão que aflige muitos educadores.
-
Mostrar Abstract
-
A docência se configura como uma esfera profissional de estreita relação com a inclusão da mulher no mercado de trabalho. A possibilidade de conciliar a atuação docente com as atividades domésticas e de garantir mão de obra para a educação primária, assegurou a oportunidade da mulher exercer uma profissão que não interferiria no papel de esposa e mãe. Sabe-se que pouco ênfase tem sido dado à questão da dupla jornada laboral feminina e profissionais que passam muito tempo trabalhando acabam sendo mais suscetíveis a fatores estressantes. Através dos pressupostos teóricos da Cartografia, essa pesquisa objetiva compreender como o estresse ocupacional, ocasionado pelas múltiplas jornadas de trabalho, tem impactado no exercício docente e na qualidade de vida feminina, através das perspectivas e vivências de professoras do ensino básico.
|
|
19
|
-
ANTHONNY EWERTON MARINHO DE VASCONCELOS
-
UM LABORATÓRIO NA PALMA DAS MÃOS: o aplicativo Suíte GeoGebra como instrumento de aprendizagem do significado frequentista da probabilidade
-
Orientador : JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO
-
VERONICA GITIRANA GOMES FERREIRA
-
ROBSON DA SILVA EUGÊNIO
-
Data: 27/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo aborda o significado frequentista da probabilidade e emerge da inquietação quanto ao ensino e aprendizagem deste tópico na Educação Básica. Dado o caráter altamente experimental da probabilidade frequentista, indagamos sobre quais as possibilidades do aplicativo Suíte GeoGebra para dispositivos móveis como instrumento de aprendizagem do significado frequentista da probabilidade. Nesta direção, este estudo tem como objetivo identificar as contribuições e as limitações do aplicativo Suíte GeoGebra para dispositivos móveis, inserido numa composição de orquestrações instrumentais, como instrumento para a aprendizagem do significado frequentista da probabilidade. Nessa conjuntura, o estudo se ampara nos pressupostos do marco teórico sobre a epistemologia do conceito de probabilidade e seus diferentes significados a partir da literatura atual. A constituição dos dados se deu por meio da execução de uma composição de orquestrações instrumentais com quatro estudantes do Ensino Médio, elaborada para uma progressiva construção do significado frequentista da probabilidade, à medida em que se mobilizam, também, os seus demais significados. Para tanto, o desenho metodológico contou com três etapas. Na primeira etapa, utilizou-se uma variação do jogo corrida de cavalos com dois dados como ponto de partida para estudar o experimento aleatório de lançar dois dados tetraédricos e calcular a soma dos resultados. Na segunda etapa, utilizando o aplicativo Suíte GeoGebra, realizaram-se simulações computacionais para reproduzir o lançamento dos dados e calcular as frequências relativas de cada resultado, assim como a construção de tabelas e gráficos dinâmicos. Na terceira etapa, conclui-se sobre a convergência das frequências relativas para as probabilidades teóricas. A análise dos dados se deu por meio de uma microanálise interpretativa, fundamentada na análise microgenética. Por meio da análise dos dados, revelou-se que o aplicativo Suíte GeoGebra se tornou um efetivo instrumento para a aprendizagem da probabilidade frequentista, inserido em uma composição de orquestrações instrumentais elaborada para este fim, dispondo de elementos que facilitaram esta aprendizagem, embora dispusesse de outros elementos que a limitaram.
-
Mostrar Abstract
-
This study addresses the frequentist meaning of probability and emerges from concerns regarding the teaching and learning of this topic in Basic Education. Given the highly experimental nature of frequentist probability, we asked about the possibilities of the GeoGebra Suite application for mobile devices as an instrument for learning the frequentist meaning of probability. In this sense, this study aims to identify the contributions and limitations of the GeoGebra Suite application for mobile devices, inserted in a composition of instrumental orchestrations, as an instrument for learning the frequentist meaning of probability. At this juncture, the study is based on the assumptions of the theoretical framework on the epistemology of the concept of probability and its different meanings based on current literature. The data was created through the execution of a composition of instrumental orchestrations with four high school students, designed for a progressive construction of the frequentist meaning of probability, as its other meanings are also mobilized. To this end, the methodological design consisted of three stages. In the first stage, a variation of the horse racing game with two dice was used as a starting point to study the random experiment of rolling two tetrahedral dice and calculating the sum of the results. In the second stage, using the GeoGebra Suite application, computer simulations were carried out to reproduce the data entry and calculate the relative frequencies of each result, as well as the construction of dynamic tables and graphs. In the third stage, the conclusion is drawn about the convergence of relative frequencies to theoretical probabilities. Data analysis was carried out through an interpretative microanalysis, based on microgenetic analysis. Through data analysis, it was revealed that the GeoGebra Suite application became an effective instrument for learning frequentist probability, inserted in a composition of instrumental orchestrations designed for this purpose, featuring elements that facilitated this learning, although it had other elements that limited it.
|
|
20
|
-
EDJANE DE OLIVEIRA SILVA NASCIMENTO
-
Sequências Didáticas à luz da Teoria das Situações Didáticas: o caso de estudantes com TEA
-
Orientador : MARCUS BESSA DE MENEZES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSÉ LUIZ CAVALCANTE
-
MARCUS BESSA DE MENEZES
-
TANIA MARIA GORETTI DONATO BAZANTE
-
Data: 17/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A inclusão de pessoas com deficiência nas escolas recebeu, nos últimos anos, um suporte legal muito favorável garantindo não só acesso como também, a permanência no ambiente escolar. No entanto, fica o questionamento se a aprendizagem como o desenvolvimento das potencialidades desses alunos também está sendo garantida. Nosso objetivo com o presente trabalho é investigar se uma sequência didática matemática pode contribuir na aprendizagem de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para elaboração da sequência didática utilizaremos as fases de: ação, formulação, validação e institucionalização encontradas na Teoria das Situações Didáticas de Brosseau (2008) como aporte teórico. Diante disso surgiu a seguinte questão de pesquisa: Quais as contribuições das sequências didáticas de matemática elaboradas à luz da teoria das situações didáticas podem oferecer no processo de ensino aprendizagem de estudantes com TEA? Para isso, a pesquisa cunho qualitativo utilizará o formato multipaper como caminho metodológico. O formato Multipaper consiste na elaboração de três artigos diferentes e independentes mas que se complementam. O primeiro artigo faremos um mapeamento das pesquisas cujo objeto de estudo foram as sequências didáticas matemática realizando um recorte para as que tratam sobre inclusão. O segundo artigo será realizada as observações em sala de aula subsidiando a construção da sequência didática. Por fim, o terceiro será realizada a aplicação das sequência com os alunos com TEA e a análise dos resultados.
-
Mostrar Abstract
-
A inclusão de pessoas com deficiência nas escolas recebeu, nos últimos anos, um suporte legal muito favorável garantindo não só acesso como também, a permanência no ambiente escolar. No entanto, fica o questionamento se a aprendizagem como o desenvolvimento das potencialidades desses alunos também está sendo garantida. Nosso objetivo com o presente trabalho é investigar se uma sequência didática matemática pode contribuir na aprendizagem de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para elaboração da sequência didática utilizaremos as fases de: ação, formulação, validação e institucionalização encontradas na Teoria das Situações Didáticas de Brosseau (2008) como aporte teórico. Diante disso surgiu a seguinte questão de pesquisa: Quais as contribuições das sequências didáticas de matemática elaboradas à luz da teoria das situações didáticas podem oferecer no processo de ensino aprendizagem de estudantes com TEA? Para isso, a pesquisa cunho qualitativo utilizará o formato multipaper como caminho metodológico. O formato Multipaper consiste na elaboração de três artigos diferentes e independentes mas que se complementam. O primeiro artigo faremos um mapeamento das pesquisas cujo objeto de estudo foram as sequências didáticas matemática realizando um recorte para as que tratam sobre inclusão. O segundo artigo será realizada as observações em sala de aula subsidiando a construção da sequência didática. Por fim, o terceiro será realizada a aplicação das sequência com os alunos com TEA e a análise dos resultados.
|
|
21
|
-
PAULO SERGIO BARBOSA
-
INVESTIGANDO OS EFEITOS DO CONTRATO DIDÁTICO EM UMA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: O caso do sistema de equações polinomiais do 1º grau em uma turma do 8º ano
-
Orientador : EDELWEIS JOSE TAVARES BARBOSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EDELWEIS JOSE TAVARES BARBOSA
-
MARCUS BESSA DE MENEZES
-
MARIANA MORAN BARROSO
-
Data: 22/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo geral deste trabalho é analisar situações didáticas, resolução e elaboração de problemas em sistema de equações polinomiais do 1º grau, sob a ótica dos elementos e efeitos do Contrato Didático. Para tanto, optou-se pelo referencial teórico da Didática da Matemática de origem francesa: a noção de Contrato Didático. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com uma professora e seus estudantes de uma turma do 8º ano “A” do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal no município de Surubim, estado de Pernambuco. Para atender aos objetivos deste estudo, fez-se necessário a realização de entrevistas com a professora e a observação das aulas referentes ao conteúdo resolução e elaboração de problemas envolvendo sistema de equações do 1º grau. A partir dos dados obtidos, compreendeu-se melhor como se dá o Contrato Didático neste contexto, observando os elementos e efeitos que surgem na relação didática, e como estes se comportam na relação entre professor e estudante e, consequentemente, no processo de ruptura do contrato já estabelecido, possibilitando mudanças no pensar e no comportamento dos colaborados da pesquisa.
-
Mostrar Abstract
-
O presente estudo tem por objetivo geral, investigar os efeitos do contrato didático e sua ruptura que poderá acontecer em uma classe do 8º ano, envolvendo professor(a) e seus estudantes frente ao saber matemático: sistemas lineares de equações do primeiro grau. Para tal contamos com a colaboração de um educador(a) e seus respectivos educando(as) de uma escola pública do município de Surubim - Pernambuco. O nosso estudo é de natureza qualitativa e está dividido em três etapas: onde a primeira dela é encontro com o professor(a), afim de tomar ciências do cronograma curricular seguido pelo(a) profissional; em um segundo momento observação da turma, que será usado meios de tecnologia (câmara e gravador) para devidamente registrar por meio de áudio e vídeo e assim buscar elementos do Contrato Didático e identificar sua rupturas; a ultima fase constitui análise dos fenômenos didáticos define a dinâmica da relação didática e estabelece as regras do jogo e terá como base as interações discutidas em sala, segundo os estudos de Guy Brousseau. A proposta é observar o uso da álgebra em sistemas lineares, envolvendo as equações do primeiro grau na sala de aula e identificar as rupturas que poderão acontecer nesse processo. Os resultados produzidos podem fornecer caminhos sobre rompimento do contrato didático estabelecido na sala de aula, com isso, podem abrir um nova possibilidade, passando por mudanças de estratégias para melhor desenvolver o ensino de matemática dentro desse campo algébrico.
|
|
22
|
-
LENILTON ALVES DE QUEIROZ
-
A astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise da temática “Movimentos da Terra” nos livros didáticos do PNLD 2019
-
Orientador : TASSIANA FERNANDA GENZINI DE CARVALHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
TASSIANA FERNANDA GENZINI DE CARVALHO
-
JOAO EDUARDO FERNANDES RAMOS
-
FLÁVIA POLATI FERREIRA
-
Data: 29/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A astronomia, assim como outra ciência, despertou, e ainda desperta, nas grandes civilizações o interesse, a curiosidade e a necessidade em entender fenômenos que estão presentes na nossa vida. Esse interesse contribuiu para facilitar a vida do homem no plantio, na sua localização, na pesca e em várias outras atividades a partir do estudo sobre os movimentos da Terra, que permitiu a compreensão de fenômenos como dias e noites, estações do ano, etc. Com isso, os livros didáticos assumem um papel importante em levar para o aluno essas informações acerca do que acontece no cotidiano, relacionados a esses fenômenos celestes. Nesse sentido, analisamos 9 das 14 coleções aprovadas no PNLD 2019 de Ciências da Natureza, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste trabalho é analisar o conteúdo de “Movimentos da Terra” em coleções de livros didáticos de Ciências da Natureza dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada é a partir da análise documental usando as coleções, observando as atividades e as imagens que acompanham o conteúdo. Os resultados produzidos aqui sinalizam para uma abordagem de conteúdo insuficiente, os livros analisados têm em comum a forma de abordagem do conteúdo que é a mesma, sendo texto e em seguida algum exercício para retomar o que foi estudado. As explicações dos movimentos são basicamente as mesmas em todas as coleções. A linguagem utilizada nos livros é fácil, acessível e de boa interpretação. Existem imagens que são boas de entender, enquanto existem outras que podem confundir o aluno no entendimento, como na forma da Terra, nas representações da própria Terra e do Sol sem as proporções de tamanho e distância, podendo gerar equívocos; e os exercícios e atividades propostas são insuficientes em todas as coleções, pois são perguntas simples, semelhantes, e que muitas vezes não fazem o aluno pensar sobre o tema. Assim, dada a importância do livro didático na prática dos professores, é importante que este tenha domínio do tema para encontrar outras ferramentas que possam enriquecer a explicação deste e de outros conteúdos em suas aulas.
-
Mostrar Abstract
-
Após a publicação da BNCC dos anos iniciais do Ensino Fundamental, conteúdos de astronomia passaram a aparecer em todos os anos, no eixo "Terra e Universo". A partir dessa demanda, livros didáticos foram produzidos e distribuídos às escolas a partir do PNLD de 2019. O objetivo desta pesquisa é analisar os conteúdos e as atividades de astronomia em coleções de livros didáticos de Ciências da Natureza dos anos iniciais do Ensino Fundamental, aprovados no PNLD 2019. Para isso foi feito uma revisão da literatura que pretende explorar a formação docente e o ensino de astronomia para os anos iniciais, e uma análise prévia dos conteúdos já foi iniciada. A pesquisa é de natureza qualitativa, tendo caráter descritivo e pretende usar a análise de conteúdo para a produção dos dados.
|
|
23
|
-
RAQUEL GOMES DE BRITO
-
Sequência Didática para Promoção da Alfabetização Científica por meio de Estratégias Lúdicas e Argumentativas.
-
Orientador : SYLVIA REGINA DE CHIARO RIBEIRO RODRIGUES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
SYLVIA REGINA DE CHIARO RIBEIRO RODRIGUES
-
KATIA CALLIGARIS RODRIGUES
-
JOSÉ ANTÔNIO BEZERRA DE OLIVEIRA
-
Data: 29/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A alfabetização científica além do letramento, deve preparar o aluno para compreender, interpretar o mundo e transformá-lo, sendo necessário assegurar o acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos. O uso de práticas lúdicas no ensino tornando-o prazeroso e ao propiciar interação e exteriorização de opiniões, e com isso formulação de hipóteses de forma natural, favorece aos envolvidos a oportunidade de reflexão, questionamento e negociação de significados, facilitando o envolvimento ativo do aluno na construção do próprio saber. Diante disso, o objetivo deste estudo consiste em avaliar a potencialidade para o exercício de uma alfabetização científica de uma sequência didática elaborada previamente, analisando o impacto da associação intencional de uma abordagem lúdica ao discurso argumentativo para o ensino crítico reflexivo de ciências para alunos do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que possui como objeto de pesquisa uma Sequência Didática elaborada para uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental de 09 anos. Para verificar a ocorrência de um discurso argumentativo diante o conteúdo mobilizado, esta pesquisa utilizará como ferramenta norteadora para análise a tríade argumentativa de Leitão (2011): argumento, contra-argumento e resposta. Para análise da sequência elaborada são considerados a presença de indicadores que apontam para o potencial lúdico e argumentativo da sequência. Assim, a partir da análise das atividades propostas na sequência didática montada, observa-se que os indicadores referentes a potencialidade lúdica e argumentativa se mostram presentes evidenciando um papel significante que corrobora com a alfabetização científica dos alunos. O uso da ludicidade é uma estratégia válida com intuito de promover argumentação por favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico na capacidade de análise e síntese, formando indivíduos capazes de atuar na sociedade de forma persuasiva a partir do saber científico adquirido.
-
Mostrar Abstract
-
Scientific literacy, in addition to literacy, must prepare the student to understand, interpret the world and transform it, and it is necessary to ensure access to the diversity of scientific knowledge produced. The use of playful practices in teaching, making it enjoyable and by providing interaction and expression of opinions, and thus formulating hypotheses in a natural way, provides those involved with the opportunity for reflection, questioning and negotiation of meanings, facilitating the active involvement of the student in the construction of one’s own knowledge. Therefore, the objective of this study is to evaluate the potential for exercising scientific literacy in a previously prepared didactic sequence, analyzing the impact of the intentional association of a playful approach with argumentative discourse for critical reflective science teaching for teaching students. Fundamental. This is a qualitative research that has as its research object a Didactic Sequence prepared for a 9-year-old first-year elementary school class. To verify the occurrence of an argumentative discourse in the face of the mobilized content, this research will use Leitão's (2011) argumentative triad as a guiding tool for analysis: argument, counter-argument and response. To analyze the elaborated sequence, the presence of indicators that point to the playful and argumentative potential of the sequence are considered. Thus, from the analysis of the activities proposed in the didactic sequence set up, it is observed that the indicators referring to playful and argumentative potential are present, evidencing a significant role that corroborates the students' scientific literacy. The use of playfulness is a valid strategy with the aim of promoting argumentation by favoring the development of critical thinking in the capacity for analysis and synthesis, forming individuals capable of acting in society in a persuasive way based on acquired scientific knowledge.
|
|
24
|
-
THAYNARA CRISTINE DE MOURA MELO LIMA
-
Os impactos do Programa de Residência Pedagógica em Argumentação na Formação de Professores para o Ensino de Argumentação Científica na Educação Básica
-
Orientador : SYLVIA REGINA DE CHIARO RIBEIRO RODRIGUES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
SYLVIA REGINA DE CHIARO RIBEIRO RODRIGUES
-
KATIA CALLIGARIS RODRIGUES
-
MÁRCIA GORETTE LIMA DA SILVA
-
Data: 29/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Ser professor é estar em constante formação. É buscar diariamente pelo conhecimento e compreender que não existe um sujeito pronto e acabado. Nesta busca incessante pelo conhecimento surgiu o interesse investigativo deste trabalho, que iniciou através de uma experiência no grupo de Residência Pedagógica (RP) do núcleo “A Argumentação na Educação” (RPA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Dessa forma, investigamos se o programa de RPA teve impacto na capacitação de educadores. Isso foi realizado por meio da análise de planejamentos e observações das práticas docentes dos residentes que participaram do programa, atualmente desempenhando funções como professores no ensino básico. Nosso objetivo era investigar se o programa de RPA contribuiu na formação de educadores, aptos a trabalhar com argumentação como estratégia didática para o exercício da Argumentação Científica na educação básica. Para tanto, avaliamos a Capacidade de Desenho Pedagógico Argumentativo (PDCA) dos professores egressos da RPA, analisando sua prática da Argumentação Científica (AC) em suas regências na educação básica e examinamos como aplicaram o PDCA em sua prática docente, investigando a possível relação dessas abordagens com o favorecimento da AC. Os dados da pesquisa deste trabalho partiram da análise do planejamento e prática docente de três professores recém formados no curso de Pedagogia e egressos do Programa de Residência Pedagógica em Argumentação na Educação. Como se referem a professores polivalentes, não nos detivemos à observação exclusivamente na disciplina de Ciências da Natureza, pois levamos em consideração que o trabalho do professor poderia acontecer de maneira interdisciplinar. Desta forma, o estudo discute quais as implicações da RPA na construção de um ambiente favorável ao exercício da AC nos primeiros anos de escolaridade, dos residentes egressos, participantes do grupo no período de 2018 a 2020. As professoras egressas do programa demonstraram diferentes níveis de dificuldade ao planejar com potencial argumentativo, revelando variações no detalhamento de seus planos. Enquanto uma delas, apesar de mostrar interesse em despertar o diálogo em sala de aula, não conseguiu estimular as controvérsias e debates esperados, limitando assim a ocorrência da AC, outras duas professoras utilizaram estratégias discursivas para promover um ambiente argumentativo. Quanto à aplicação dos planos durante as mediações, observamos que essas mesmas professoras conseguiram implementá-los de forma mais satisfatória, realizando ajustes e adaptações necessárias para promover a AC. Sendo assim, o estudo sugere que o RPA pode ter contribuído no desempenho do PDCA de duas professoras egressas do programa, participantes da pesquisa, e ressalta ainda a importância da formação contínua de professores para o desenvolvimento de habilidades argumentativas que os auxiliem no incentivo da AC. Além disso, os resultados podem ser utilizados para aprimorar a formação de professores na RPA e em outros programas de formação continuada.
-
Mostrar Abstract
-
Being a teacher means being in constant training. It is a daily search for knowledge and understand that there is no ready-made subject. In this incessant search for knowledge arose the investigative interest of this work, which began through a experience in the Pedagogical Residency (RP) group of the “Argumentation in Education” (RPA), from the Federal University of Pernambuco (UFPE). That way, we investigated whether the RPA program had an impact on the training of educators. That was carried out through the analysis of planning and observations of teaching practices in residents who participated in the program, currently performing functions as teachers in basic education. Our objective was to investigate whether the RPA program contributed to the training of educators, capable of working with argumentation as didactic strategy for exercising Scientific Argumentation in basic education. For Therefore, we evaluated the Pedagogical Argumentative Design Capacity (PDCA) of the professors from RPA, analyzing their practice of Scientific Argumentation (CA) in their regencies in basic education and we examine how they applied PDCA in their practice teacher, investigating the possible relationship of these approaches with favoring CA. The research data for this work came from the analysis of teaching planning and practice of three teachers recently graduated from the Pedagogy course and graduates of the Pedagogical Residency in Argumentation in Education. How they refer to teachers multipurpose, we did not stop at the observation exclusively in the discipline of Science of Nature, as we take into account that the teacher's work could happen in interdisciplinary way. In this way, the study discusses the implications of RPA in construction of a favorable environment for the exercise of CA in the first years of education level, of former residents, participants of the group from 2018 to 2020. The teachers who graduated from the program demonstrated different levels of difficulty when plan with argumentative potential, revealing variations in the details of your plans. While one of them, despite showing interest in sparking dialogue in the classroom, class, failed to stimulate the expected controversies and debates, thus limiting the occurrence of CA, two other teachers used discursive strategies to promote an argumentative environment. Regarding the application of plans during mediations, we observed that these same teachers were able to implement them in a more satisfactory, making necessary adjustments and adaptations to promote CA. Being Thus, the study suggests that RPA may have contributed to PDCA performance in two ways. teachers who graduated from the program and participated in the research, and also highlights the importance of continuous teacher training for skills development arguments that help them encourage CA. Furthermore, the results can be used to improve teacher training in RPA and other teaching programs continued training.
|
|
25
|
-
JOSE ELSON CLEMENTE DA SILVA
-
ANÁLISE PRAXEOLÓGICA MATEMÁTICA DA DEFINIÇÃO FORMAL DE LIMITE CONVERGENTE QUANDO X TENDE A UM PONTO P NA FORMAÇÃO INICIAL DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
-
Orientador : FERNANDO EMILIO LEITE DE ALMEIDA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FERNANDO EMILIO LEITE DE ALMEIDA
-
MARCUS BESSA DE MENEZES
-
ROCHELANDE FELIPE RODRIGUES
-
Data: 28/05/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Essa pesquisa tem como objetivo analisar os livros didáticos, que fazem parte da ementa do curso Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Caruaru, sobre o ponto de vista das praxeologias matemáticas na definição formal de limite convergentes quando x tende a um ponto p. Para isso iremos nos apoiar nos estudos sobre as praxeologias da Teoria Antropológica do Didático (TAD). A TAD proposta por Yves Chevallard(1999) e colaboradores situa a atividade matemática no conjunto de atividades humanas e das instituições sociais. Para atingir o nosso objetivo, iremos modelar/analisar as praxeologias matemáticas, contidas nos livros didáticos (Guidorizzi, 2011; Leithold, 1994 e Stewart, 2016), e dessa forma apreender as escolhas dos autores, no que se refere a construção conceitual, da definição formal de limite. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, que busca investigar as praxeologias matemáticas presentes nos livros didáticos, apoiada no modelo de análise de livros didáticos desenvolvido por Marilena Bittar (2017). Os resultados evidenciaram que as praxeologias matemáticas, presentes nos livros didáticos contribuem para a construção conceitual, na definição formal de limite, desde que desenvolvidas de forma conjunta, pelas três obras.
-
Mostrar Abstract
-
Essa pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre o PPC da Universidade Federal de Pernambuco, livros técnicos adotados e a concepção de professores de matemática sobre o conceito formal de limite, a partir da praxeologias da Teoria Antropológica do Didático (TAD), na perspectiva de compreender as implicações dessas relações na formação inicial do licenciando em matemática da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. A TAD proposta por Yves Chevallard(1999) situa a atividade matemática no conjunto de atividades humanas e das instituições sociais. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, que busca investigar as relações praxeológicas matemáticas presentes nos livros técnicos, no PCC do curso de Licenciatura de Matemática da UFPE, e na compreensão de professores de matemática. Trata-se de uma pesquisa explicativa uma vez que procura, a partir da análise do objeto, explicar as possíveis causas que contribuem ou implicam para o fenômeno estudado.
|
|
26
|
-
JAINE MACEDO FERREIRA
-
A EFETIVAÇÃO DA LEI nº 10.639/03: na visão do(a) professor(a) de ensino médio e em sua presença nos livros didáticos do PNLD 2021
-
Orientador : JOAO EDUARDO FERNANDES RAMOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOAO EDUARDO FERNANDES RAMOS
-
JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO
-
PALOMA NASCIMENTO DOS SANTOS
-
Data: 28/05/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A educação matemática atrelada as relações étnico-raciais, é uma temática importante para pensar a sala de aula como um lugar de rompimento, de conhecimentos outros, para pensar como a matemática pode ser usada enquanto instrumento que deixe de fortalecer estereótipos para pessoas de diferentes etnias, e para que deixe de silenciar conhecimentos de pessoas negras. Para isso, a lei nº 10.639/03 vem indicar a obrigatoriedade do estudo da história e cultura africana e afro-brasileira, em todo o currículo escolar, incluindo a Matemática. Sendo assim, essa pesquisa teve o objetivo de investigar os elementos que tem demonstrado o caminho de efetivação, pensando no cumprimento da lei nº 10.639/03, encontrados nas coleções do PNLD 2021 e nos discursos de professores(as) de Matemática no ensino médio. Tratando-se de um estudo de abordagem qualitativa, o qual foi desenvolvido com a participação de professores(as) de Matemática do ensino médio do Estado de Pernambuco, e com duas coleções de livros didáticos da referida disciplina, do PNLD 2021. Para produção dos dados, utilizamos dois procedimentos metodológicos: a análise dessas duas coleções, que foram as coleções enviadas para as escolas, e entrevista com professores(as) de três escolas estaduais de ensino médio. Inicialmente as coleções foram analisadas, e a partir dessa análise a entrevista foi estruturada, essas entrevistas foram realizadas nas próprias escolas, divididas em três momentos, e foram feitas gravações de áudios desses momentos. A análise dos livros didáticos, das coleções Quadrante e Matemática Interligada, demonstram que há um silenciamento de conhecimentos de pessoas negras, uma supervalorização de matemáticos brancos, europeus, e diversas vezes há equívocos no crédito de conhecimentos, como teoremas que tem origem africana, mas são destinados a matemáticos brancos, europeus. Além de ser possível perceber que a maioria das imagens de pessoas negras são em situações cotidianas, ou situações de vulnerabilidade, dando a entender que essas pessoas não tem contribuição alguma para áreas da sociedade, para a Matemática. No que diz respeito as entrevistas, fica evidenciada que ne formação inicial e continuada, a maioria dos(as) professores(as) não tiveram contato algum com a lei nº 10.639/03 ou com a discussão da educação das relações étnico-raciais, tanto que apenas um desses(as) professores(as) demonstra já ter tido contato com a lei, outro professor afirma ter conhecimento dela no processo de estudo para concursos, para ao aprofundar a conversa proposta pela entrevista, fica evidente que não há conhecimento sobre a lei. Além disso, foi possível perceber uma imagem estereotipada de África, como um lugar de fome, de pobreza, deixando em segundo plano as contribuições africanas para a Matemática. A pesquisa criou evidências acerca da necessidade da oferta de formação para os(as) professores(as), para que tenham contato com a temática e possam a levar para suas aulas, formações que unam a educação matemática às relações étnico-raciais, para que a partir daí a matemática seja usada com um instrumento de enfrentamento ao racismo. Ficou evidente ainda, a necessidade urgente de rever os materiais didáticos enviados para as escolas, especificamente os livros didáticos, é preciso elaborar materiais que enfraqueçam o racismo, a estereotipagem e que fortaleçam a luta por uma educação antirracista.
-
Mostrar Abstract
-
Este projeto de pesquisa busca investigar o modo que a lei nº 10.639/03 tem se efetivada em sala de aula na visão do(a) professor(a) de matemática e nas novas coleções do PNLD. Para isso pretendemos desenvolver nosso percurso metodológico em três momentos, onde iremos analisar seis coleções de Matemática do PNLD 2021, realizar entrevista com professores(as) que lecionem em escolas de referência em ensino médio e por fim, analisar os dados produzidos. Pretendemos perceber o que é possível observar nessas coleções acerca da referida lei e de sua efetivação no que diz respeito a abordagem das contribuições dos povos africanos e afro-brasileiros para a Matemática, e junto a esta análise, entender como se deu a escolha dessas coleções pelos(as) professores(as), o que conhecem das contribuições desses povos e da lei nº 10.639/03.
|
|
27
|
-
HELENA SOARES DE ALMEIDA GOMES
-
A LICENCIATURA É O LUGAR ONDE A GENTE SE ENCONTRA COMO MULHER: os discursos sobre as diferenças de gênero entre mulheres licenciandas em matemática numa instituição de ensino superior do Sertão Pernambucano
-
Orientador : DANIELLA RODRIGUES DE FARIAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DANIELLA RODRIGUES DE FARIAS
-
TANIA MARIA GORETTI DONATO BAZANTE
-
MARIA TERESA LOPES
-
Data: 16/07/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Nesta pesquisa, partiu-se da ideia de que os conceitos de gênero direcionam os olhares sobre as relações e perspectivas em torno do ensino e da aprendizagem em um curso de licenciatura em matemática. Frente a esse entendimento e às contribuições trazidas pela epistemologia feminista e pósestruturalismo, propôs-se uma leitura sobre os conceitos e/ou sentidos de gênero presentes nos discursos de discentes de licenciatura em matemática. Como objetivo geral pretendeu-se analisar os conceitos de gênero presentes nas falas de mulheres licenciandas em matemática entre o 6° e o 8° período numa faculdade privada do Sertão do estado de Pernambuco. A investigação teve caráter qualitativo apoiado no referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso proposta por Michel Pêcheux e ocorreu através da observação direta e entrevistas semi-estruturadas realizadas com dez mulheres discentes. Por intermédio desse percurso metodológico buscou-se acessar o entendimento sobre a forma como as assimetrias de gênero interferem nas singularidades e perspectivas individuais das licenciandas, assim como, em seus trajetos profissionais. Como principais resultados, percebeu-se que, naquele contexto, a matemática era vista como um campo de saber-poderdesejo naturalmente masculino. Essa compreensão expressa o modo como os saberes-poderes-desejos, próprios ao falologocentrismo, atravessam os sentidos de gênero que constituem a materialidade do poder e a própria afetividade que mobiliza, perpassa e molda as narrativas e as vidas das licenciandas. Os argumentos usados pelas licenciandas têm caráter ideológico e reproduzem a ideia de uma natural capacidade masculina aos saberespoderes da matemática em discursos que se apoiam em “razões” inscritas no bios(somatocentricidade) e/ou na ideia de natureza.Nesta perspectiva, a menor presença de mulheres no curso de matemática seria a comprovação de uma dificuldade natural à disciplina e ao próprio curso.Os dados coletados por intermédio de entrevistas realizadas em profundidade nos mostram práticas e discursos que promovem o eclipsamento e as subalternizações dos saberespoderes-desejos das mulheres licenciandas em matemática na instituição privada de ensino superior do sertão pernambucano. São dispositivos de silenciamento que se imprimem no ambiente acadêmico e revelam o quanto as mulheres ainda são afetadas por linhas de força que atravessam seus corpos, afetividades e emoções em experiências de preconceito, violência e invisibilização dentro e fora da universidade. Por outro lado, pode-se perceber que a presença dessas mulheres na licenciatura em matemática, sendo este um espaço de saberes-poderes-desejos hegemonicamente masculinos, é um gesto de subversão, de luta e de resistência aos agenciamentos ideológicos. Por tudo isso, destaca-se a importância de políticas de gênero que incidam a favor da desconstrução dos interdiscursos falologocêntrico e somatocêntrico, revelando as razões sociais, políticas e históricas dessa maquinaria de dispositivos que visam destituir os saberes-poderes-desejos de jovens mulheres discentes
-
Mostrar Abstract
-
In this research, we started from the idea that gender concepts direct views on the relationships and perspectives surrounding teaching and learning in a mathematics degree course. In view of this understanding and the contributions brought by feminist epistemology and post-structuralism, a reading of the concepts and/or meanings of gender present in the speeches of undergraduate mathematics students was proposed. As a general objective, we intended to analyze the concepts of gender present in the speeches of women graduating in mathematics between the 6th and 8th period at a private college in the Sertão of the state of Pernambuco. The investigation had a qualitative character supported by the theoretical-methodological framework of Discourse Analysis proposed by Michel Pêcheux and occurred through direct observation and semi-structured interviews carried out with ten female students. Through this methodological path, we sought to access understanding of the way in which gender asymmetries interfere with the singularities and individual perspectives of graduate students, as well as their professional paths. As main results, it was noticed that, in that context, mathematics was seen as a naturally masculine field of knowledge-power-desire. This understanding expresses the way in which knowledge-powers-desires, typical of phallologocentrism, cross the meanings of gender that constitute the materiality of power and the very affectivity that mobilizes, permeates and shapes the narratives and lives of undergraduate students. The arguments used by the graduate students have an ideological character and reproduce the idea of a natural male capacity for the knowledge-powers of mathematics in discourses that are based on “reasons” inscribed in the bios (somatocentricity) and/or the idea of nature. The smaller presence of women in the mathematics course would be proof of a natural difficulty in the discipline and in the course itself. The data collected through indepth interviews show us practices and discourses that promote the eclipse and subordination of knowledge-powers-desires of women graduating in mathematics at a private higher education institution in the backlands of Pernambuco. These are silencing devices that are imprinted on the academic environment and reveal how much women are still affected by lines of force that cross their bodies, affections and emotions in experiences of prejudice, violence and invisibility inside and outside the university. On the other hand, it can be seen that the presence of these women in mathematics degrees, this being a space of hegemonically masculine knowledge-powers-desires, is a gesture of subversion, struggle and resistance to ideological agencies. For all this, the importance of gender policies that focus on the deconstruction of phallologocentric and somatocentric interdiscourses stands out, revealing the social, political and historical reasons for this machinery of devices that aim to deprive the knowledge-powers-desires of young female students .
|
|
28
|
-
ANNA CAROLLINY DA SILVA
-
TUTORIA DE RESILIÊNCIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Um olhar através da perspectiva do(a) professor(a) de Ciências e Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental
-
Orientador : ANA LUCIA GALVAO LEAL CHAVES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA LUCIA GALVAO LEAL CHAVES
-
KALLINE FLÁVIA SILVA DE LIRA
-
TATIANA LIMA BRASIL
-
Data: 23/07/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A temática da Resiliência e Educação Inclusiva oferece uma rica e necessária discussão no que tange à defesa ao acesso à Educação de qualidade para todos(as), independente da condição física, econômica, social e/ou cultural. A Tutoria de Resiliência representa um apoio afetivo oferecido por alguém a uma outra pessoa que vivencia momentos difíceis em sua vida, sendo ela um importante diferencial para o desenvolvimento deste. Ao relacionarmos o estudo da Tutoria de Resiliência Docente às discussões voltadas à Educação Inclusiva, estamos certos de que é possível compreender a relevância desse processo e os debates frente aos desafios que os(as) alunos(as) com deficiência enfrentam na luta diária pelo direito a uma Educação de qualidade. Diante disso, nossa pesquisa propôs uma investigação cujo objetivo geral foi: Analisar, através da perspectiva dos(as) professores(as), a importância da Tutoria de Resiliência em relação à Inclusão do(a) aluno(a), com deficiência. Teve como objetivos específicos: Verificar, a partir dos relatos dos(as) professores(as), a existência de uma postura de Tutoria de Resiliência em relação à Inclusão de alunos(as) com deficiência e Identificar aspectos de Tutoria de Resiliência do(a) professor(a) na vivência da sala de aula, a partir da relação entre ele(a) e o(a) aluno(a) com deficiência. Inicialmente, contamos com a participação de dez professores(as) de Ciências e Matemática que possuíam em suas turmas alunos(as) com deficiência, reduzindo esse quantitativo para apenas quatro, no intuito de aprofundamento e verticalização dos achados. Como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário fechado, uma Entrevista Semiestruturada e, por fim, a Observação Não Participante, tendo como suporte o Diário de Campo. Para análise dos dados, utilizamos a Análise do Conteúdo de Bardin (1977). Nossos achados constataram que o afeto, o diálogo e a confiança são características cruciais nos processos de Tutoria de Resiliência, fazendo toda a diferença na formação dos(as) alunos(as) com deficiência, por meio da relação professor (a) e aluno (a) com deficiência. Com relação ao nosso primeiro objetivo específico, verificamos a partir dos relatos dos participantes a existência da Tutoria de Resiliência. Também identificamos na prática de todos o estabelecimento da mesma na relação professor (a) e aluno (a) com deficiência, alcançando assim nosso segundo objetivo específico. Entretanto, ao observarmos a prática de nossos participantes, infelizmente não visualizamos de fato o processo Inclusivo, mas sim, Integrativo. De acordo com nossas observações, podemos assegurar que devido a uma falha do Sistema Educacional, a integração ocupa um maior espaço nos ambientes educativos, tornando-se esse um grande desafio da nossa Educação atualmente.
-
Mostrar Abstract
-
Ao longo dos anos tem aumentado o interesse de pesquisadores e pesquisadoras que pretendem compreender o fenômeno da Resiliência e sua aplicabilidade na Educação, seja voltado à perspectiva dos professores e professoras, dos alunos e alunas, ou direcionado à relação entre os pares. Junto à temática da Resiliência, a Educação Inclusiva oferece uma rica e necessária discussão no que tange à defesa ao acesso a Educação de qualidade para todos e todas, independente da condição física, econômica, social e/ou cultural. A Tutoria de Resiliência representa um apoio afetivo oferecido por alguém a uma outra pessoa que vivencia momentos difíceis em sua vida, sendo ela um importante diferencial para o desenvolvimento destes. Ao relacionarmos o estudo da Tutoria de Resiliência Docente às discussões voltadas à Educação Inclusiva, estamos certos de que é possível compreender os seus benefícios frente aos desafios que os alunos e alunas com deficiência enfrentam na luta diária pelo direito a uma Educação de qualidade. Diante disto, propomos uma investigação cujo objetivo geral é: Analisar, através da perspectiva dos docentes, a importância da Tutoria de Resiliência em relação à inclusão do aluno ou aluna com deficiência, sendo os nossos objetivos específicos: Verificar, a partir dos relatos docentes, a existência de uma postura de Tutoria de Resiliência em relação à inclusão de alunos ou alunas com deficiência e Identificar aspectos de Tutoria de Resiliência na vivência da sala de aula, a partir da relação professor/professora e aluno/aluna com deficiência. A nossa pesquisa se caracteriza como básica, exploratória, qualitativa e de Estudo de Caso. Buscaremos contar, inicialmente, com a participação de dez professores ou professoras de Ciências e Matemática, que possuam em suas turmas alunos ou alunas com deficiência, reduzindo esse quantitativo para apenas quatro, no intuito de aprofundar e verticalizar os achados. Como instrumento de coleta de dados utilizaremos um questionário misto, uma entrevista semiestruturada e, por fim, a Observação Não Participante, tendo como suporte o Diário de Campo. Para análise dos dados, utilizaremos a Análise do Conteúdo de Bardin (1977).
|
|
29
|
-
TARCIS TELES XAVIER DA SILVA
-
GAMIFICAÇÂO E ORQUESTRAÇÃO INSTRUMENTAL ON-LINE: tecnologias digitais como artefatos de transformação da aprendizagem de curvas cônicas na formação de professores de matemática
-
Orientador : VERONICA GITIRANA GOMES FERREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
VERONICA GITIRANA GOMES FERREIRA
-
MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA
-
ROSILANGELA MARIA DE LUCENA SCANONI COUTO
-
Data: 30/07/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
As tecnologias digitais abrem novas possibilidades no ensino e aprendizagem da matemática. Elas estão moldando cenários educacionais onde os artefatos digitais desempenham um papel crucial na interação entre os indivíduos, nas situações matemáticas e principalmente nos processos de transformações dos aprendentes para as aprendizagens. No entanto, muitos ainda têm receio ou desconhecimento sobre como utilizar essas tecnologias de forma eficaz e adequada, e isso vem sendo construído desde a formação inicial e continuada desses professores. Além disso, urgem-se modelos educacionais centrados no aluno, na motivação e no convite à aprendizagem. Nosso quadro teórico é composto pela adaptação da Teoria da Orquestração Instrumental para ambientes On-line, que se preocupa no planejamento e execução de arranjos didáticos ricos em tecnologias; e, por uma releitura da gamificação nas literaturas existentes, que enquanto metodologia de ensino, surge como uma ferramenta que amplia a aprendizagem formal nos vários ambientes que compõem a sala de aula. Essa pesquisa, portanto, objetiva investigar o desenvolvimento da gênese instrumental de professores de matemática em formação na aprendizagem de curvas cônicas em uma composição de três Orquestrações Instrumentais On-line Gamificadas. Foi realizado para tal, uma oficina de extensão para um grupo de licenciandos em matemática. Como resultado, as atividades elaboradas contribuíram significativamente para a compreensão dos conceitos e a instrumentalização dos participantes. A análise revelou diferenças entre os participantes na utilização dos componentes dos esquemas de uso. A instrumentalização foi evidenciada, com os participantes utilizando os artefatos disponíveis para explorar e resolver as situações, desenvolvendo novos esquemas e criando novos instrumentos. A colaboração facilitou o desenvolvimento dos esquemas de uso e de ação instrumentada, destacando a importância da interação e orientação na competência instrumental com artefatos digitais na educação matemática. Observou-se que a interação permitiu que aqueles com dificuldades algébricas ou pouca experiência com o GeoGebra pudessem compreender seus erros e explorar as funcionalidades dos artefatos, aprimorando seus sistemas de instrumentos.
-
Mostrar Abstract
-
Digital technologies are opening new possibilities in the teaching and learning of mathematics. They are shaping educational scenarios where digital artifacts play a crucial role in the interaction among individuals, in mathematical situations, and primarily in the processes of learners' transformations towards learning. However, many still harbor apprehension or lack knowledge about how to effectively and appropriately utilize these technologies, a concern that has been persistently ingrained since the initial and ongoing training of these educators. Additionally, there is an urgent need for student-centered educational models, focusing on motivation and fostering a culture of learning.Our theoretical framework is composed of the adaptation of the Theory of Instrumental Orchestration for online environments, which is concerned with the planning and execution of didactic arrangements rich in technologies; and a reinterpretation of gamification in existing literature, which, as a teaching methodology, emerges as a tool that enhances formal learning across various classroom environments. This research thus aims to investigate the development of the instrumental genesis of pre-service mathematics teachers in the learning of conic curves through a composition of Online Gamified Instrumental Orchestrations. To this end, an extension workshop will be conducted for a group of preservice mathematics teachers. As a result, the designed activities significantly contributed to the participants' conceptual understanding and instrumentalization. The analysis revealed differences among participants in the utilization of the components of usage schemes. Instrumentalization was evidenced by participants employing the available tools to explore and resolve the situations, developing new schemes, and creating new instruments. Collaboration facilitated the development of usage schemes and instrumented action, highlighting the importance of interaction and guidance in achieving instrumental competence with digital tools in mathematics education. It was observed that interaction enabled those with algebraic difficulties or limited experience with GeoGebra to understand their errors and explore the functionalities of the tools, thereby enhancing their instrument systems.
|
|
30
|
-
MARIA LUCIANA DE MELO SILVA COSTA
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM CONTEXTO SOCIAL: uma análise da aprendizagem baseada em contexto entre educandos da educação de jovens e adultos nas vivências sobre meio ambiente
-
Orientador : MARCOS ALEXANDRE DE MELO BARROS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCOS ALEXANDRE DE MELO BARROS
-
ANA PAULA FREITAS DA SILVA
-
MARIA DALVANEIDE DE OLIVEIRA ARAUJO
-
Data: 21/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente resumo nasceu da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Centro Acadêmico do Agreste. O objetivo geral foi compreender como a Aprendizagem baseada em contexto poderia interferir nas vivências sobre os conteúdos do meio ambiente entre educandos da Educação de Jovens e Adultos. Trouxemos como base a teorização de Jean Lave e Etienne Wenger (2013) sobre “aprendizagem situada”. O estudo fez uma conexão entre o contexto e a aprendizagem de ciências, tendo como público alvo os educandos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos da EREM Gonçalo Antunes Bezerra, localizada no município de Alagoinha-PE. Utilizamos uma abordagem qualitativa e os instrumentos de coleta de dados foram: formulário de investigação inicial, atividade de intervenção que teve como estratégia didática as cinco etapas da aprendizagem contextualizada – REACT (Davtyan, 2014) e entrevista semiestruturada. Nossa pesquisa trouxe como foco a aprendizagem e o contexto, dialogando com os autores Freire (2002), Dewey (1959), Sasseron (2015), Sharple (2015), Illeris (2013), dentre outros que nos instigaram a refletir sobre os desafios da aprendizagem de ciências para EJA. Os resultados indicaram que a aprendizagem baseada em contexto promoveu um maior interesse dos participantes da pesquisa pelos temas ambientais, possibilitando uma compreensão mais profunda e significativa dos conteúdos abordados. A análise da entrevista semiestruturada revelou que os educandos perceberam uma maior relevância e aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos, relatando mudanças positivas em suas atitudes e comportamentos relacionados ao meio ambiente contribuindo para o desenvolvimento sustentável da comunidade.
-
Mostrar Abstract
-
This text was born from master's research developed in the Postgraduate Program in Science and Mathematics Education (PPGECM) at the Federal University of Pernambuco-UFPE, Academic Center of Agreste. The general objective was to understand how Context-Based Learning could interfere with experiences about environmental content among Youth and Adult Education students. We used as a basis the theorization of Jean Lave and Etienne Wenger (2013) on “situated learning”. The study made a connection between the context and science learning, targeting high school students in Youth and Adult Education at EREM Gonçalo Antunes Bezerra, located in the municipality of Alagoinha-PE. We used a qualitative approach and the data collection instruments were: initial investigation form, intervention activity that had as a didactic strategy the five stages of contextualized learning – REACT (Davtyan, 2014) and semi-structured interview. Our research focused on learning and context, dialoguing with the authors Freire (2002); Dewey (1959); Sasseron (2015); Sharple (2015); Illeris (2013), among others who encouraged us to reflect on the challenges of learning science for EJA. The results indicated that context-based learning promoted greater interest among research participants in environmental topics, enabling a deeper and more meaningful understanding of the content covered. The analysis of the semi-structured interview revealed that the students perceived a greater relevance and applicability of the knowledge acquired, reporting positive changes in their attitudes and behaviors related to the environment, contributing to the sustainable development of the community.
|
|
31
|
-
ANDRÉ FELIPE GOMES DO NASCIMENTO
-
ANÁLISE DO DESIGN THINKING PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES CRIATIVAS E INOVADORAS NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
-
Orientador : MARCOS ALEXANDRE DE MELO BARROS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCOS ALEXANDRE DE MELO BARROS
-
ADRIANA ALVES ALEIXO
-
THIAGO ARAÚJO DA SILVEIRA
-
Data: 21/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A formação continuada de professores é um tema cada vez mais relevante na atualidade, especialmente quando se trata do trabalho para o desenvolvimento de habilidades criativas e inovadoras. Para isso, os processos de ideação em design se propõem a direcionar etapas de concepção, criação e produção de soluções efetivas e eficazes de forma a envolver a coletividade no trabalho em equipe para a superação de desafios comuns. A presente pesquisa teve por objetivo investigar o Design Thinking (DT), a partir de um contexto de formação continuada com professores de Ciências da Natureza, no impacto para o desenvolvimento de habilidades criativas e inovadoras. Nesse caminho, foi necessário analisar as concepções de criatividade e inovação implementadas nos designs de ensino de Ciências da Natureza entre os professores da rede municipal; propor um encontro de formação continuada em Design para professores de Ciências da Natureza, com ênfase no design thinking; e Desenhar um framework a partir das concepções docentes para o trabalho pedagógico de projetos com princípios de design. Para estabelecer e alcançar tais objetivos, esta pesquisa contou com uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), baseada no modelo de Okoli (2015), buscando contribuições da área do Design na área da educação. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de campo na rede pública do município de Paudalho-PE, onde ocorreu o processo de investigação de natureza qualitativa, a partir de um questionário aplicado por meio impresso, a realização de uma formação continuada sobre design e posterior análise dos artefatos criados pelos professores. Pudemos perceber que houve um padrão na definição de criatividade dos docentes, quando a direcionam como um elemento de ressignificação que influencia diretamente o clima escolar. Já a inovação esteve atrelada ao discurso do trabalho docente, para mudança de postura e busca de práticas diferenciadas, com objetivos tangíveis e alcançáveis e sem deixar de lado o apoio das tecnologias digitais. Os desafios docentes em relação à criatividade e à inovação se apresentaram de forma multifacetada, abrangendo elementos como recursos, tempo, motivação, formação adequada e apoio institucional, e por vezes, acabam levando o docente a adotar uma postura tradicionalista. Apesar dos desafios, em todas as amostras verificou-se que esses professores se autoavaliaram como agentes da criatividade e inovação, refletindo um perfil ativo e disposto às tendências atuais e assumindo um compromisso com sua profissionalidade. Entendemos que uma cultura de inovação educacional deve ser concebida numa perspectiva colaborativa, onde o esforço pela busca de soluções comuns, criativas e significativas para enfrentamento de desafios deva ser processualmente encorajado entre professores, alunos, pais e toda a comunidade escolar. Por fim, pontuamos que este trabalho não esgota, por si só, as discussões sobre o ensino criativo e inovador, bem como a formação de professores e o design/educação. No entanto, ele se apresenta como um importante ponto de partida para refletirmos sobre a prática docente relacionada a esses três temas atuais.
-
Mostrar Abstract
-
Continuing education for teachers is an increasingly relevant topic today, especially when it comes to developing creative and innovative skills. To this end, design ideation processes aim to guide the stages of conception, creation, and production of effective and efficient solutions in order to involve the collective in teamwork to overcome common challenges. This research aimed to investigate Design Thinking (DT), based on a context of continuing education for Natural Sciences teachers, in its impact on the development of creative and innovative skills. In this way, it was necessary to analyze the concepts of creativity and innovation implemented in Natural Sciences teaching designs among teachers in the municipal network; propose a continuing education meeting in Design for Natural Sciences teachers, with an emphasis on design thinking; and design a framework based on teachers' concepts for pedagogical work on projects with design principles. To establish and achieve these objectives, this research included a Systematic Literature Review (SLR), based on the Okoli model (2015), seeking contributions from the area of Design in the area of education. Subsequently, a field study was carried out in the public school system of the municipality of Paudalho-PE, where the qualitative investigation process took place, based on a questionnaire applied in printed form, the implementation of ongoing training on design and subsequent analysis of the artifacts created by the teachers. We were able to perceive that there was a pattern in the definition of creativity by the teachers, when they direct it as an element of resignification that directly influences the school climate. Innovation, on the other hand, was linked to the discourse of teaching work, to change attitudes and search for differentiated practices, with tangible and achievable objectives and without neglecting the support of digital technologies. The teaching challenges in relation to creativity and innovation were presented in a multifaceted way, covering elements such as resources, time, motivation, adequate training and institutional support, and sometimes, they end up leading the teacher to adopt a traditionalist stance. Despite the challenges, in all samples it was found that these teachers assessed themselves as agents of creativity and innovation, reflecting an active profile and openness to current trends and assuming a commitment to their professionalism. We understand that a culture of educational innovation must be conceived from a collaborative perspective, where the effort to find common, creative and meaningful solutions to face challenges must be encouraged by teachers, students, parents and the entire school community. Finally, we point out that this work does not, by itself, exhaust the discussions on creative and innovative teaching, as well as teacher training and design/education. However, it presents itself as an important starting point for reflecting on teaching practice related to these three current themes.
|
|
32
|
-
MARIA GERLAINE DE MELO BARROS
-
TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO: um estudo de caso na Comunidade Quilombola Novo Horizonte, Alagoinha-PE
-
Orientador : MARCOS ALEXANDRE DE MELO BARROS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCOS ALEXANDRE DE MELO BARROS
-
MARIA DALVANEIDE DE OLIVEIRA ARAUJO
-
SUZANE BEZERRA DE FRANCA
-
Data: 24/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa qualitativa, configurada como um estudo de caso (Amado, 2017), investiga os impactos do uso de dispositivos digitais móveis na prática docente de ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em comunidades quilombolas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, com resultados analisados conforme o referencial teórico de Morais (2019). A entrevistada, uma professora de ciências atuante na EJA quilombola, forneceu percepções importantes para a análise da questão problema: quais são os impactos do uso de dispositivos digitais móveis na prática docente de Ciências na EJA em comunidades quilombolas? O objetivo geral do trabalho é analisar as possibilidades e desafios da aprendizagem mediada por tecnologia digital móvel (Mobile Learning) nas aulas de ciências, dentro do contexto sociocultural dos estudantes jovens e adultos remanescentes de quilombos. Este estudo articula o Mobile Learning com a Educação Escolar Quilombola, focando especificamente no público da EJA e considerando os aspectos da escola investigada na Comunidade Quilombola Novo Horizonte, no Povoado do Campo do Magé, em Alagoinha-PE. A pesquisa se fundamenta nas contribuições teóricas de autores como Traxler (2005, 2019, 2020); Sharples, Taylor e Vavoula (2022); Souza (2006); Nóvoa (1992, 2021, 2022); Mignolo (2017); Molina (2021); e Sasseron (2022), que permitem refletir e questionar o papel histórico e social atribuído aos povos negros, incluindo os quilombolas. Os relatos da docente participante revelam que a prática docente na EJA quilombola ainda carece de integração com tecnologias digitais, estando distante da almejada decolonialidade digital.
-
Mostrar Abstract
-
This qualitative research, configured as a case study (Amado, 2017), investigates the impacts of the use of mobile digital devices on science teaching practices in Youth and Adult Education (EJA) in quilombola communities. Data collection was carried out through semi-structured interviews, with results analyzed according to the theoretical framework of Morais (2019). The interviewee, a science teacher working in quilombola EJA, provided important insights for the analysis of the problem question: what are the impacts of the use of mobile digital devices on science teaching practices in EJA in quilombola communities? The general objective of the work is to analyze the possibilities and challenges of learning mediated by mobile digital technology (Mobile Learning) in science classes, within the sociocultural context of young and adult students remaining from quilombos. This study articulates Mobile Learning with Quilombola School Education, focusing specifically on the EJA audience and considering the aspects of the school investigated in the Novo Horizonte Quilombola Community, in the Campo do Magé Village, in Alagoinha-PE. The research is based on the theoretical contributions of authors such as Traxler (2005, 2019, 2020); Sharples, Taylor and Vavoula (2022); Souza (2006); Nóvoa (1992, 2021, 2022); Mignolo (2017); Molina (2021); and Sasseron (2022), which allow us to reflect and question the historical and social role attributed to black people, including quilombolas. The reports of the participating teacher reveal that the teaching practice in quilombola EJA still lacks integration with digital technologies, being far from the desired digital decoloniality.
|
|
33
|
-
ANA KAROLINE DE BARROS TORQUATO
-
A Capacidade de Desenho Pedagógico em Argumentação para um Ensino Reflexivo
-
Orientador : SYLVIA REGINA DE CHIARO RIBEIRO RODRIGUES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
SYLVIA REGINA DE CHIARO RIBEIRO RODRIGUES
-
KATIA CALLIGARIS RODRIGUES
-
GABRIEL FORTES CAVALCANTI DE MACEDO
-
Data: 26/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Com a finalidade de corroborar com as reflexões acerca da formação docente, realizamos a presente pesquisa que possui como objetivo geral analisar o potencial para ensino da argumentação e desenvolvimento da capacidade de desenho pedagógico argumentativo de um curso elaborado para formação de professores. E como objetivos específicos, elaborar um curso de argumentação voltado para o desenvolvimento de habilidades argumentativas e capacidade de design pedagógico argumentativo; e descrever e analisar o processo de elaboração do curso, identificando os objetivos de cada parte do curso na construção de um caminho para a formação de professores aptos a trabalharem com argumentação na educação. Para tanto foi necessário que aprofundássemos nossos conhecimentos acerca da Argumentação como possibilidade de estratégia pedagógica, assimcomo dos conceitos de Capacidade de Desenho Pedagógico (PDC) e Capacidade de Desenho Pedagógico em Argumentação (PDCA), haja vista que nos propomos a pensar um curso que contemplasse a compreensão de tais conceitos e o desenvolvimento destas habilidades. Nosso percurso metodológico se deu principalmente pela busca de pesquisas que nos fornecessem embasamento teórico para compreendermos melhor as possibilidades de desenho que o nosso curso poderia vir a tomar, porém, acreditamos que estas serviram muito mais para nos apoiar em sua estrutura teórica do que em relação ao formato do curso propriamente dito. Isso porque praticamente não foram encontrados trabalhos com a proposta por nós formulada. Para o progresso e concretização do nosso percurso nos foi demandado um processo reflexivo e criativo, no qual tivemos que pensar em cada módulo e etapa a serem trabalhados no curso, e a razão de ser de cada um deles. Quer dizer, ao desenvolvermos um curso cujo objetivo é de colaborar na fomentação da capacidade de desenho pedagógico argumentativo de professores, se fez imprescindível que colocássemos em desenvolvimento as nossas próprias habilidades de desenhar uma estratégia pedagógica.
-
Mostrar Abstract
-
In order to corroborate the reflections on teacher training, we carried out this research whose general objective is to analyze the potential for teaching argumentation and developing the capacity for argumentative pedagogical design of a course designed for teacher training. And as specific objectives, develop an argumentation course aimed at developing argumentative skills and argumentative pedagogical design capabilities; and describe and analyze the process of preparing the course, identifying the objectives of each part of the course in building a path for training teachers capable of working with argumentation in education. To this end, it was necessary for us to deepen our knowledge about Argumentation as a possibility of a pedagogical strategy, as well as the concepts of Pedagogical Design Capacity (PDC) and Pedagogical Design Capacity in Argumentation (PDCA), given that we propose to think about a course that included the understanding of such concepts and the development of these skills. Our methodological path was mainly based on the search for research that would provide us with a theoretical basis to better understand the design possibilities that our course could take, however, we believe that these served much more to support us in its theoretical structure than in relation to to the format of the course itself. This is because practically no works were found with the proposal we formulated. To progress and achieve our journey, we were required to undertake a reflective and creative process, in which we had to think about each module and stage to be worked on in the course, and the reason for each one of them. In other words, when developing a course whose objective is to collaborate in fostering the argumentative pedagogical design capacity of teachers, it was essential that we develop our own skills in designing a pedagogical strategy.
|
|
34
|
-
FRANCYSCLEYDE BEZERRA SILVA
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS QUE LECIONAM MATEMÁTICA PARA SURDOS/AS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: desafios da prática docente no ensino regular
-
Orientador : TANIA MARIA GORETTI DONATO BAZANTE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
TANIA MARIA GORETTI DONATO BAZANTE
-
MARCUS BESSA DE MENEZES
-
KALLINE FLÁVIA SILVA DE LIRA
-
Data: 30/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A formação continuada de professores/as que lecionam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental é uma temática que traz grandes discussões e retrata o status quo do compromisso dos/as inúmeros/as agentes da educação. Este debate se torna modesto quando se refere ao ensino da matemática a surdos/as, trazendo à tona inquietudes e desafios à prática docente. No município de Pesqueira, agreste pernambucano, o encaminhamento equivocado ou absentismo de formações direcionadas a esses/as profissionais podem acarretar provocações ou prejuízos diversos. Assim, objetivamos analisar se a formação continuada interfere na prática docente de professores/as de matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que atuam com alunos/as surdo/as. Para tanto, buscamos: identificar os princípios fundamentais acerca da matemática para Surdos/as na formação continuada; refletir como a Secretaria Municipal de Educação de Pesqueira-PE vivencia os conhecimentos pertinentes à formação continuada dos/as docentes que lecionam matemática a pessoas surdas dos anos iniciais; identificar se os elementos da formação continuada encontrados nos documentos oficiais interferem ou não numa prática docente inclusiva direcionada a surdos/as. Diante o teor deste trabalho, seu percurso metodológico se estruturou a partir de uma abordagem qualitativa que tange à uma pesquisa básica com objetivos descritivos por meio da análise dos documentos oficiais que são base para as formações continuadas dos/as lecionadores pertencentes ao quadro da rede da Secretaria Municipal de Educação de Pesqueira-PE, que ministram aulas de matemática a pessoas surdas. A Análise do Conteúdo de Bardin (1977) foi utilizada para melhor compreensão dos fenômenos envolvidos. Constatamos que a prática docente dos/as professores/as regentes de matemática de salas regulares com surdos/as inclusos/as ainda está pautada em uma perspectiva generalista com princípios findados na filosofia oralista, o que não oportuniza igualdade no acesso ao conhecimento matemático por parte dos/as estudantes com surdez, afetando seu desenvolvimento pedagógico. Dialogando com os dados do cenário da pesquisa, percebemos que a formação continuada corrobora uma prática docente para um ensino de matemática excludente e classificatório, revelando um desacerto no norte das formações daqueles/as que estão diretamente ligados/as ao ensinar matemática à estudantes com identidade e característica surda na etapa crucial da educação básica, os anos iniciais do Ensino Fundamental. Com essas provocações, temos a estímulo de caminhar sob novos olhares e perspectivas no campo teórico e prático com pensando debruçado em conformidade com viés elencado em uma educação inclusiva na responsabilidade de fazer com que a matemática possa ser acessível a todos/as respeitando os distintos direitos de aprendizagem a partir da diversidade.
-
Mostrar Abstract
-
O presente Projeto de Pesquisa apresenta uma investigação acerca da formação continuada de professores/as que lecionam matemática a surdos/as dos anos iniciais do ensino fundamental e trata dos desafios da prática docente no ensino regular a ser desenvolvida no município de Pesqueira – agreste pernambucano. Este estudo objetiva compreender se a formação continuada de professores/as que lecionam matemática para alunos/as Surdos/as dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental interfere na sua prática docente. Temos assim, como objeto de estudo, a formação continuada dos professores/as. Diante do objeto da investigação, definimos que os tipos da nossa pesquisa serão: enquanto abordagem: qualitativa; enquanto natureza: básica; em relação aos objetivos: explicativa. Com isso, faremos um enquadramento a partir de princípios teóricos socioantropológicos da educação de surdos/as a partir de Skliar e outros de pensamento coetâneo/contemporâneo. Levando em consideração que detectamos 22 trabalhos que aludem à formação docente e educação matemática para surdos, e apenas quatro que se reportam à formação continuada de professores e a matemática para surdos dos anos iniciais, etapa crucial do desenvolvimento da criança, sendo apenas um de relevância à pesquisa, número ainda ínfimo para uma abordagem tão valorosa, ansiamos por inspirar reflexões e discussões acerca da formação continuada daqueles que lecionam matemática a surdos/as e de como esta pode ser um dos caminhos para impulsionar a educação de surdos/as como sujeitos capazes de interagir com o conhecimento.
|
|
35
|
-
GEÓGINA MARIA DA SILVA
-
GAMIFICAÇÃO E GRANDEZAS PROPORCIONAIS: UM OLHAR SOBRE O ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
-
Orientador : VERONICA GITIRANA GOMES FERREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
VERONICA GITIRANA GOMES FERREIRA
-
JOSE DILSON BESERRA CAVALCANTI
-
CIBELLE DE FÁTIMA CASTRO DE ASSIS
-
Data: 16/09/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Nosso cotidiano está passando por grandes transformações tecnológicas resultantes da globalização, onde cada vez mais, os jogos digitais estão fazendo parte da vida de todos, principalmente das crianças e dos adolescentes. O grande desafio educacional é adequar-se a essa nova fase, adotando metodologias significativas que venham de encontro com as necessidades do público-alvo e o conteúdo escolar. É nesse contexto que a presente pesquisa buscou construir e analisar uma orquestração instrumental gamificada para os estudantes do terceiro ano do ensino médio sobre grandezas proporcionais. Para tanto, tivemos como referencial teórico a gamificação e a orquestração instrumental: a gamificação definida como uma metodologia que pode ser utilizada na educação, baseada no uso de práticas envolventes dinamizadas por elementos de jogos, seguindo estratégias e com regras bem definidas; e a orquestração instrumental (OI) com planejamentos e execução de arranjos didáticos ricos em tecnologia. Para a construção da OI gamificada, utilizamos o Dashboard app, um aplicativo gamificado que reúne todas as ferramentas necessárias para monitorar o processo de aprendizagem dos estudantes. A metodologia adotada na pesquisa foi a pesquisa-ação, que nas três fases desta metodologia de pesquisa trouxe uma composição de orquestrações instrumentais gamificada formada por três Orquestrações Instrumentais compondo um processo de gamificação do ensino, descrevendo, inicialmente a estruturação delas e suas características, seguindo pelo intuito de cada uma das situações a enfrentar, as configurações didáticas, a partir daí a análise a priori para chegarmos aos modos de execução e resultados. Desse modo, pode-se inferir que essa composição é um produto educacional viável e executável para as aulas de matemática no 3º ano do ensino médio, por criar atividades que esclareçam conceitos complexos de maneira mais visual e interativa, ajudando os alunos a entenderem melhor os princípios subjacentes, e por fornecer um feedback imediato e relevante à medida que eles progridem nas atividades relacionadas às grandezas proporcionais.
-
Mostrar Abstract
-
Our daily life is undergoing major technological transformations resulting from globalization, where more and more digital games are becoming part of everyone's lives, especially children and adolescents. In this sense, the great educational challenge is to adapt to this new phase, adopting significant methodologies that meet the needs of the target audience and the school content. In this context, the present research sought to construct and analyze a gamified instrumental orchestration for students of the third grade of high school on proportional quantities. To this end, we will have as a theoretical reference the gamification and instrumental orchestration: gamification defined as a methodology that can be used in education, based on the use of engaging practices dynamized by game elements, following strategies and with well defined rules; and instrumental orchestration (OI) with planning and execution of technology-rich educational arrangements. For the construction of the gamified OI, we use the Dashboard app, a gamified application that brings together all the tools needed to monitor the student learning process. The methodology adopted in the research is the action research, which in the three phases of this research methodology brought a composition of gamified instrumental orchestrations formed by three instrumental orchestrations composing a process of gamification of the teaching, describing, initially, their structure and characteristics, following for the purpose of each of the situations to be faced, the didactic settings, hence the a priori analysis to arrive at the modes of execution and results. Thus, it can be inferred that this composition is a viable and executable educational product for math classes in the 3rd grade of high school.
|
|