Banca de DEFESA: JESANA GERMANO DA SILVA

DATA : 21/03/2023
LOCAL: CCSA

A Renovação do Serviço Social em Pernambuco

Renovação do Serviço Social no Nordeste; Ideologia do desenvolvimento; Desenvolvimento de comunidade; desenvolvimentismo; Crise nacional-regional

Esta dissertação trata da renovação profissional do Serviço Social em Pernambuco a partir de uma investigação sobre suas principais características e tendências na antiga Escola de Serviço Social em Pernambuco (ESSPE). Trata-se de um trabalho vinculado ao Projeto Memória e História do Serviço Social em Pernambuco (MEHSSPE) que dispõe de umquadro amplo de investigaçõessobre a profissão, que identificou a incorporação da ideologia do desenvolvimento de comunidade como um vetor da renovação profissional no início da década de 1960. Trata-se dum período globalprofundamente marcado pela “guerra fria”, onde o Brasil vivenciou uma crise política de hegemonia nacional-regional, que apresentava seus primeiros sinais de existência já na década de 1950. Desse contexto emerge uma luta de classes rural/urbana e uma “batalha das ideias” sobre o tipo de padrão de desenvolvimento que o país deveria tomar para superar o seu subdesenvolvimento.Seguindo a trilha dessas investigações, nosso objetivo geral foi identificar o que determinou a incorporação do Desenvolvimento de Comunidade na ESSPE, e suas conexões com o desenvolvimentismo –especificamente no início da década de 1960.A pesquisa identificou que no período ocorreu o enraizamento da ideologia do desenvolvimento e do desenvolvimento de comunidade no país, apresentado como um “horizonte utópico”, que influenciou a forma e o conteúdo do aparelho estatal brasileiro. O caldo cultural desse contexto formou a hipótese central desta pesquisa: os processos de reprodução da força de trabalho e de reprodução do controle e da ideologia dominante vigentes no contexto de crise nacional-regional do início da década de 1960 pressupõe a renovação do Serviço Social. Isto permitiu que a profissão fosse inserida na “batalha das ideias” sobre a ideologia do desenvolvimento por meio de sua inclusão nos programas de desenvolvimento de comunidade. Dispondo de uma autonomia relativa, a profissão começou a apresentar posições políticas sobre qual o padrão de desenvolvimento o país-região deveria tomar. Constatamos que o desenvolvimento de comunidade foi introduzido na Escola a partir de projetos voltados para a área rural do Nordeste; eque o Movimento de Cultura Popular (MPC),capitaneado por Paulo Freire, apresenta uma concepção de desenvolvimento que supõe a participação popular numa perspectiva de transformação da realidade, onde o Serviço social não seria apenas um agente do desenvolvimento, mas um agente no processo de humanização da sociedade brasileira e de sua transformação. Tal percepção destoava da perspectiva funcionalista que predominava na Escola: um funcionalismo relativo à ideologia desenvolvimentista, onde o Serviço Social buscava no ajustamento dos indivíduos as possibilidades de adequá-lo à modernização, prepará-lo para receber, quais sejam, o progresso, o avanço, o desenvolvimento regional-nacional.

Externo ao Programa - 1278578 - ADILSON AQUINO SILVEIRA JUNIOR - nullPresidente - 1130603 - ANA ELIZABETE FIUZA SIMOES DA MOTA
Externa ao Programa - 1942314 - SANDRA MARIA BATISTA SILVEIRA - null
Notícia cadastrada em: 20/03/2023 08:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06