Problematizações acerca da construção do debate racial e de gênero na produção de materiais realizados pelo Sistema Único de Assistência Social
Política de Assistência Social; SUAS; Questão racial e de gênero
Uma vez que a dinâmica sócio-racial e de gênero brasileira se expressa na Política de Assistência Social, evidenciando que 75% das usuárias do Sistema Único de Assistência Social são mulheres negras, o presente projeto de dissertação busca analisar como os materiais de educação permanente produzidos pelo SUAS debatem a questão racial e de gênero como fatores que corroboram para o processo de vulnerabilidade social em que estão inseridas as usuárias negras desses serviços. Portanto, ele tem como objetivo geral “Problematizar a construção do debate racial e de gênero na Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social”, bem como, tendo como objetivos específicos para viabilizar a pesquisa, “Identificar como a proposta de educação permanente aborda a questão racial e de gênero no SUAS”; “Levantar as documentações sobre raça e gênero produzidas pela Política de Assistência Social”; e “Verificar a existência de práticas pedagógicas que reflitam sobre a relação entre as dimensões raciais e de gênero e a vulnerabilidade social das mulheres negras usuárias dos serviços do SUAS”.