Banca de DEFESA: MARIA JOSÉ DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSÉ DA SILVA
DATA : 28/02/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Remota
TÍTULO:

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO DEBATE E DAS CONCEPÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE


PALAVRAS-CHAVES:

Educação em Saúde. Covid-19. Ministério da Saúde. Brasil.


PÁGINAS: 200
RESUMO:

O presente estudo aborda a educação em saúde na pandemia de covid-19 no Brasil. A problematização do objeto permitiu constatar a invisibilização da Atenção Primária à Saúde no enfrentamento à pandemia, bem como a hegemonia da concepção da educação sanitária, especialmente, por meio das prescrições de normas e comportamentos à população. Cumpre-se destacar que ao discutir educação em saúde, parte-se do pressuposto que ela possui distintas concepções que se associam com diferentes visões de mundo, sociedade e saúde que, consequentemente, estão em disputa. O objetivo foi analisar as concepções de educação em saúde presentes no enfrentamento à pandemia de covid-19 no Brasil. Para atingir tal objetivo, problematizou-se a estratégia de enfrentamento à covid-19 no âmbito do Sistema Único de Saúde, buscou-se compreender como ocorreu o debate sobre a educação em saúde na pandemia e como a educação em saúde está presente em publicações produzidas pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento à pandemia. A perspectiva de apreensão e análise foi o materialismo histórico e dialético. Os procedimentos metodológicos utilizados para a coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica em artigos publicados entre os anos de 2020 e 2022 nas bases do ScientificElectronic Library Online e da Biblioteca Virtual de Saúde, e foi realizada pesquisa documental em publicações produzidas pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento à pandemia e publicados no website do órgão entre os anos de 2020 e 2022. As análises das fontes bibliográficas constataram que foram construídas discussões e experiências de enfrentamento à pandemia em que a concepção hegemônica foi a da educação popular em saúde e de processos educativos embasados na educação libertadora de Paulo Freire. Em relação às publicações do Ministério da Saúde, a educação sanitária foi hegemônica. Além disso, houve a propagação de um processo de educação em saúde negacionista, que ocorreu por meio da difusão de orientações que não estavam embasadas cientificamente, expressando, assim, que a educação em saúde está relacionada com a difusão de ideologias que representam visões de mundo, que podem transgredir ou reiterar as ideias e os interesses dominantes em determinado tempo histórico. Palavras-chave: Educação em Saúde. Covid-19. Ministério da Saúde. Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1130647 - ANA CRISTINA DE SOUZA VIEIRA
Externa ao Programa - 3781301 - DELAINE CAVALCANTI SANTANA DE MELO - nullExterna ao Programa - 1227260 - LIVIA MILENA BARBOSA DE DEUS E MELLO - nullExterna ao Programa - 1193014 - MARIA ILK NUNES DE ALBUQUERQUE - null
Notícia cadastrada em: 15/02/2023 11:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11