Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CECILIA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA CECILIA DA SILVA
DATA : 04/04/2024
LOCAL: Remota

UM EXERCÍCIO DE MALABARISMO: a permanência da população negradiscente na Universidade Federal de Pernambuco

Política Nacional de Assistência Estudantil; Permanência Estudantil; Questão Racial; Ensino Superior; Políticas Afirmativas.

Este projeto de tese apresenta como foco analisar a permanência da população discente negra bolsista da assistência estudantil na UFPE. Partimos do pressuposto que o mito da democracia racial, bastante propagado no Brasil, invisibiliza o racismo que predomina na nossa sociedade. Constatamos que há um problema na questão da permanência e conclusão da pessoa negra no ensino superior. Existem diversos impedimentos para a permanência de uma pessoa negra na universidade. O presente estudo busca discutir as dificuldades da população discente negra da UFPE. Dessa forma, definimos como objetivo geral: Analisar a permanência da população discente negra bolsista da assistência estudantil na UFPE. Os objetivos específicos do trabalho foram estruturados da seguinte forma: 1. Identificar os principais obstáculos para a permanência de estudantes negros (as) bolsistas da assistência estudantil na UFPE; 2. Identificar políticas voltadas para a promoção da permanência de discentes negros (as) na UFPE; 3. Identificar como se dão as relações raciais na UFPE a partir dos discursos de estudantes negros (as) bolsistas da assistência estudantil na UFPE; 4. Apontar as estratégias de enfretamento utilizadas por estudantes negros (as) bolsistas da assistência estudantil na UFPE frente ao preconceito e à discriminação racial. A metodologia escolhida para aproximação dessas questões foi o uso em conjunto de entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. Dessa maneira, buscamos identificar como se dão as relações raciais na UFPE, a partir do discurso dos (as) estudantes entrevistados (as) sobre os principais obstáculos para a permanência de estudantes negros (as) bolsistas da assistência estudantil na UFPE, sobre as políticas voltadas para a promoção da permanência de discentes negros (as) na UFPE e a partir do apontamento de estratégias de enfrentamento utilizadas por estudantes negros (as) bolsistas da assistência estudantil na UFPE frente ao preconceito e à discriminação racial.

Externa à Instituição - ANA PAULA PROCÓPIO DA SILVA - UFRJ
Externo à Instituição - ARISTEU PORTELA JUNIOR - UFRPE
Presidente - ***.979.984-** - DIOGO VALENÇA DE AZEVEDO COSTA - UFPE
Interna - 2072484 - FLAVIA DA SILVA CLEMENTE