Banca de QUALIFICAÇÃO: GYSLANEA DAYANNE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GYSLANEA DAYANNE DA SILVA
DATA : 11/12/2023
LOCAL: Presencial - CCSA
TÍTULO:

AS INCIDÊNCIAS NEOCONSERVADORAS NA ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO (IFPE). 


PALAVRAS-CHAVES:

Assistência Estudantil; Serviço Social; Neoconservadorismo. 


PÁGINAS: 78
RESUMO:

A atual conjuntura brasileira, vem sendo marcada pela agudização da crise do capital e suas ofensivas no campo da reprodução social para a maximização dos lucros na esfera produtiva, em detrimento das condições de vida da classe trabalhadora. Este cenário tem repercussões diretas e indiretas nas condições de trabalho e na oferta dos serviços prestados através das políticas públicas, cada dia mais orientadas por uma base neoliberal e neoconservadora.  Dessa forma, faz-se necessário entendermos o impacto dos projetos societários ao projeto hegemônico do Serviço Social para percebermos as multifaces do conservadorismo que incidem nesta profissão inscrita na divisão sócio técnica do trabalho. Logo, com base em leituras que se fundamentam na teoria crítica de análise da realidade, e da pesquisa de campo com as assistentes que atuam na política de assistência estudantil do Instituto Federal de Pernambuco, buscaremos responder ao seguinte questionamento: Como se dão as incidências neoconservadoras na atuação do Serviço Social na Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Pernambuco? A pesquisa tem como propósito trazer ao debate crítico aspectos da realidade que revelam a incidência dessa nova face do conservadorismo tanto na educação (com destaque para a assistência estudantil dentro da referida política), quanto no fazer profissional do assistente social, não apenas no seu eixo técnico-operativo, mas também teórico-metodológico e ético-político. Espera-se que através deste estudo, possamos contribuir, sobretudo, com os profissionais dos lócus de pesquisa ora delimitado, tanto no arcabouço teórico que fundamenta a prática, quanto no aperfeiçoamento de respostas às requisições impostas ao Serviço Social que alcançarão os usuários e terão reflexos na instituição. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARCELO GALLO
Externa à Instituição - SIMONE ELIZA DO CARMO LESSA - UFRJ
Interna - 2130637 - ANA CRISTINA BRITO ARCOVERDE
Presidente - 6275672 - HELENA LUCIA AUGUSTO CHAVES
Notícia cadastrada em: 07/12/2023 16:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03