Banca de DEFESA: VINICIUS PAULINO LOPES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VINICIUS PAULINO LOPES DA SILVA
DATA : 30/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: CCSA
TÍTULO:

“Parece que a qualquer hora a gente está disponível”: a intensificação do trabalho home office docente no ensino superior público mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no contexto da COVID-19.


PALAVRAS-CHAVES:

 Intensificação. Home office. Trabalho docente no ensino superior público. Covid- 19. 

 

PÁGINAS: 150
RESUMO:

A dissertação em tela pousa no debate mais amplo e internacional sobre as transformações contemporâneas no mundo do trabalho mediado pelas tecnologias digitais. O objetivo geral consistiu em analisar sob quais condições (objetivas e subjetivas) o capital apropriou- se das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) no espaço doméstico para intensificar o trabalho home office de docentes no ensino superior público no contexto da Covid- 19. Os objetivos específicos foram: 1) Apreender o conceito de intensificação do trabalho (mais trabalho) à luz da teoria social crítica, destacando o trabalho home office docente no ensino superior público na conjuntura pandêmica; 2) Evidenciar as estratégias e disputas político- ideológicas da burguesia no contexto do regime de acumulação flexível para conformar um “novo” tipo de trabalhador a ser explorado pelo capital em tempos de isolamento social; 3) Identificar às mudanças que foram estimuladas pelas TIC’s e materializadas no cotidiano social dos (as) trabalhadores (as) em estudo, para refletir sobre as condições laborais e suas particularidades na pandemia. As categorias teórico- analíticas que sustentaram à pesquisa se articulam entre intensidade do trabalho (mais- trabalho), jornada de trabalho e tempo de trabalho enquanto mediação indivorciável à valorização do capital. O ponto central dessa pesquisa qualitativa foi contribuir no debate crítico sobre o home office de docentes universitários no ensino público que estavam realizando as suas atividades presencialmente e no contexto de crise sanitária, passaram a reorganizar os seus processos de trabalho no espaço do lar. Na esteira desse processo, a problemática de pesquisa foi: “Sob quais condições (objetivas e subjetivas) o capital apropriou-se das TIC’s no espaço doméstico para intensificar o trabalho home office de docentes no ensino superior público no contexto da COVID- 19?”. Os instrumentos metodológicos valem- se de pesquisa bibliográfica e documental presente em: Marx (1983; 2004; 2008; 2014), Dal Rosso (2006; 2008; 2011; 2015), Santos Netto (2013), Antunes (2009), Tonelo (2019; 2020), Christensen (2013), Morozov (2018), Harvey (2017), Banco Mundial (2003), Baruch (2001), Prat (1984), Mendonça (2010), Jaakson e Kallaste (2010), Ward e Shabba (2011), a lei 12.551 de 12 de dezembro de 2011, Lei n. 13.467 de julho de 2017, as Portarias n. 343 e n. 345 de 17 e 19 de março de 2020 publicadas pelo Ministério da Educação (MEC), que autorizou a realização do Ensino Remoto Emergencial (ERE), as pesquisas de Brind, Bohler e Zanoni (2020), Emiliano (2022) Unduraga, Simburgürger e Mora (2021) e Bortolan at.al (2021) filtradas no Google Acadêmico e Scielo, além do auxílio do aplicativo wordclouds (nuvem de palavras). A sintonia entre o materialismo histórico e dialético com as pesquisas coletadas e sistematizadas revelam, que, tendencialmente, o capital no contexto de crise pandêmica, forjou uma velha/ nova cultura da apropriação do espaço privado e da vida social de docentes no ensino superior público. Na esteira desse processo, ampliou- se a jornada de trabalho (profissional e doméstica), o tempo de trabalho frente e fora das telas com os estudos e preparação de aulas (e- mail, WhatsApp, Google Classroom), o descanso converteu- se em tempo de trabalho assalariado improdutivo, responsabilização e controle de docentes pela compra e manuseio dos equipamentos tecnológicos. Portanto, esse cotidiano refletiu em adoecimentos, tais como: exaustão da visão, audição, desgaste físico, intelectual e emocional (depressão e a síndrome de Burnout).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1193588 - ANGELA SANTANA DO AMARAL
Externo à Instituição - IURI TONELO - UFPE
Interna - 1654266 - JULIANE FEIX PERUZZO
Externa à Instituição - TAISE CRISTINA GOMES CLEMENTINO DE NEGREIROS - UnB
Notícia cadastrada em: 26/10/2023 09:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09