Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA ALVES RIBEIRO PAZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA ALVES RIBEIRO PAZ
DATA : 10/10/2023
LOCAL: CCSA

Contrarreforma do Estado, Digitalização do Trabalho e os Impactos Para os/as Assistentes Sociais que atuam nas Instituições Federais de Ensino

Contrarreforma do Estado; digitalização do trabalho; trabalho do/a assistente social.

A digitalização do trabalho está cada vez mais presente da administração pública, enquanto parte da contrarreforma do Estado em curso, afetando a dinâmica administrativa das instituições, com incidências particulares em cada uma das equipes profissionais, dentre elas, as que atuam na execução das ações da política de assistência estudantil das Instituições Federais de Ensino, como os/as Assistentes Sociais, que tem seu trabalho impactando pelas inovações tecnológicas, bem como por maior seletividade em decorrência do aumento dos estudantes com perfil para o programa e recursos insuficientes. Assim, este projeto de tese tem por objetivo analisar as particularidades e tendências da digitalização do trabalho na execução da política de assistência estudantil das IFES e suas inflexões no trabalho das/os assistentes sociais inseridos nestes serviços. Partimos do pressuposto que esse processo de inovação tecnológica tem significativas implicações para o exercício profissional dos/as Assistentes Sociais que atuam na assistência estudantil das IFES, promovendo uma verdadeira alienação do conteúdo do trabalho profissional, através da tecnificação, rotinização, simplicação e intensificação do trabalho, criando obstáculos para a identificação de necessidades dos estudantes e formulações de propostas de trabalho e outras ações que possam viabilizar direitos dos estudantes usuários. O estudo tem abordagem quanti-qualitativa, sendo estruturado em pesquisa bibliográfica, documental e de campo, através de questionário eletrônico, direcionada as/aos profissionais de Serviço Social vinculados/as à execução da política de assistência estudantil das IFES.

Presidente - 1130603 - ANA ELIZABETE FIUZA SIMOES DA MOTA
Interna - 1654266 - JULIANE FEIX PERUZZO
Externo à Instituição - RENATO DOS SANTOS VELOSO - UERJ
Externa à Instituição - YOLANDA APARECIDA DEMETRIO GUERRA - UFRJ