AVALIÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS CURSISTAS SOBRE A FORMAÇÃO
“ENFRENTAMENTO E CUIDADO DA OBESIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA EM PERNAMBUCO” E
SEUS ELEMENTOS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Obesidade; Educação em Saúde; Atenção Básica.
A Atenção Básica (AB) é um campo privilegiado para a ampliação da resolutividade dos casos de
obesidade e suas comorbidades. Esse trabalho trata-se de uma pesquisa multimétodo de produção
tecnológica, na qual um curso em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) foi considerado uma
ferramenta intervencional. Esse trabalho objetivou avaliar a satisfação dos cursistas em relação à
estratégia, ferramentas e a interface de aprendizagem, assim como ao conteúdo do curso "Enfrentamento
e Cuidado da Obesidade na Atenção Básica em Pernambuco" e suas possibilidades de interações. Esse
estudo beneficiou diferentes categorias profissionais da capital ao interior do estado de Pernambuco, tendo
como destaque nutricionistas, profissionais de educação física e enfermeiros. Observou-se nuances de
invisibilidade da problemática da obesidade nos processos de trabalho da AB e pouca familiaridade com
temas relacionados a esse contexto. A proposta de design instrucional do curso alcançou resultados
satisfatórios ao atingir o Ranking Médio Questionário (RMQ) igual a 4,73 e apresentar concordância
elevada em todas as dimensões (estratégia de aprendizagem, conteúdo trabalhado, ferramentas de
aprendizagem e interface de aprendizagem). Foi demonstrado que o uso de fóruns, imagens, vídeos e
outras ferramentas criativas, foram essenciais para a qualidade da formação. Espera-se que a intervenção
proposta possa gerar mudanças positivas para o enfrentamento e cuidado da obesidade na vida dos
profissionais da saúde de Pernambuco, impactando nos processos de trabalho e cuidado ampliado com o
paciente obeso.