Banca de DEFESA: ALESSANDRA SILVA ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALESSANDRA SILVA ARAUJO
DATA : 11/02/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

Cobertura comestível bioativa e ecossustentável de nanocompósitos de cloridrato de quitosana-óleo de semente de maracujá na conservação pós-colheita de  morango.


PALAVRAS-CHAVES:

Nanotecnologia, A. niger. C. Siamenses, Quitosana hidrossolúvelóleo vegetal.


PÁGINAS: 115
RESUMO:

morango é um pseudofruto que possui um alto grau de perecibilidade. A aplicação de agrotóxicos é a principal estratégia utilizada no controle  microbiano pós-colheita, porémpodem causar danos ao fruto e ao meio ambiente. Diante disso, a indústria alimentícia tem buscado desenvolver tecnologias alternativas como o emprego de coberturas comestíveis à base de  quitosana que é um polímero natural com propriedades potencializadas quando está sob a forma de sais  e nanopartículas, podendo carrear óleos vegetais encapsulados como o óleo da semente do maracujá(OSM). A presente proposta desenvolveu e avaliou a ação antimicrobiana e conservadora de cobertura comestível de nanopartículas de cloridrato de quitosana com o OSM encapsulado na conservação pós-colheita de morangos. As nanopartículas de cloridrato de quitosana carregadas com o OSMforam preparadas pela técnica de coacervaçãocomplexa e a caracterização apresentou partículas de pequena dimensão, baixo potencial zeta, índice de polidispersão e mantiveram-se estáveis por  90 dias.  Apresentaram atividade antifúngica contra os  fungos avaliados e a cobertura elaborada foi capaz de conservar as características físico-químicas de morangos e também apresentou ação efetiva na redução da incidência de contaminação pelo Aspergillus niger.  Portantomostra-se uma opção ao uso de fungicidas sintéticos, além de ser uma alternativa para o reaproveitamento das sementes de maracujá , gerando benefícios ambientais e agregando valor a cadeia produtiva desse fruto.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - EMMANUELLA VILA NOVA DA SILVA
Presidente - 802.032.564-68 - MARCOS ANTONIO BARBOSA DE LIMA - UFPE
Externa à Instituição - NATALIA FERRAO CASTELO BRANCO MELO
Notícia cadastrada em: 19/01/2022 18:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02