Banca de DEFESA: ADRIELLY ARAÚJO DE OLIVEIRA

DISCENTE : ADRIELLY ARAÚJO DE OLIVEIRA
DATA : 25/08/2021
LOCAL: VIDEOCONFERENCIA

Ambiente alimentar das escolas públicas e privadas do Recife-PE: uma análise ecológica.

Ambiente Construído, Criança, Escolas, Estabelecimentos de Alimentos.

O presente trabalho tem objetivo de caracterizar o ambiente alimentar (AL) das escolas da cidade do Recife-PE. Foram utilizados dados de 1022 escolas, cujo setor censitário de cada escola foi avaliado quanto aos tipos de estabelecimentos de alimentos (EA) e grau de processamento dos alimentos (GPA) comercializados, pelo perfil de renda do respectivo setor censitário (SC) e categoria administrativa escolar (CAE), para análise foram utilizados testes t-student e ANOVA com procedimentos de bootstrapping e criação de intervalos de confiança. O método qui-quadrado foi utilizado para análises de classificação dos AL quanto aos pântanos alimentares. Os resultados demonstram que não há diferença significativa do GPA dos estabelecimentos em função das CAE. Quanto às associações entre renda e GPA, a média de estabelecimentos aumenta conforme cresce o estrato de renda (p<0,001 ou p=0,001), com exceção dos estabelecimentos in natura. Já os tipos de EA como lanchonetes (<0,001), restaurantes (<0,001), em média, crescem em relação aos níveis de renda, inversamente aos hortifruti. Os pântanos alimentares estão mais presentes no 2º estrato de renda (p=0,021). Estes achados revelam a necessidade de se discutir e elaborar normas que regulam a comercialização de alimentos próximos às escolas a fim de promover um ambiente alimentar saudável para crianças e adolescentes.

Presidente - 3134502 - POLIANA COELHO CABRAL
Externa à Instituição - RISIA CRISTINA EGITO DE MENEZES - UFAL
Externa ao Programa - 2199714 - SILVANA MAGALHAES SALGADO
Notícia cadastrada em: 10/08/2021 14:40