PPGC-CCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA - CCM CENTRO DE CIENCIAS MEDICAS - CCM Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: THAIS RAMOS DA COSTA

DISCENTE: THAIS RAMOS DA COSTA
DATA : 27/02/2024
LOCAL: VIDEO CONFERENCIA

Análise Radiômica de imagens ultrassonográficas de carótidas em pacientes com COVID-19 Grave

Ultrassom, radiômica, COVID-19.

Introdução: O endotélio desempenha um papel crucial na homeostase e sua disfunção está associada à falência microvascular. Na COVID-19 grave, o endotélio participa ativamente da resposta imune, interagindo com o sistema de coagulação e elevando o risco de eventos tromboembólicos. Alguns estudos apontam, que alterações vasculares e perivasculares na ultrassonografia (US) de carótidas podem estar relacionadas a mau prognóstico. Este estudo propõe o uso da ultrassonografia (US) de carótidas, associada à radiômica e inteligência artificial (IA), para avaliar alterações vasculares em pacientes com COVID-19 grave e sepse não-viral.

Objetivos:  Analisar a US de carótidas de pacientes com COVID-19 grave e sepse não-viral através da radiômica, utilizando métodos de aprendizado de máquina, e correlacionar esses dados com desfechos clínicos.

Metodologia: Foram incluídos 27 pacientes com COVID-19 grave e 10 com sepse não-viral, submetidos à US de carótidas. A radiômica foi aplicada usando o PyCaret 3.0, com extração de 92 recursos. O Naive Bayes foi escolhido como algoritmo de aprendizado de máquina. Avaliou-se a importância das características usando Permutation Importance e SHAP Values. O estudo teve aprovação ética e consentimento informado.

Resultados: Dos 37 pacientes incluídos, 16 evoluíram para óbito. O algoritmo Naive Bayes demonstrou 88% de acurácia e 85% de AUC na predição de desfechos. A radiômica identificou características significativas, destacando característica de primeira ordem (percentil 10, 90 e média) e de segunda ordem ( matriz de coocorrência de nível de cinza (GLCM – Clustershadee) e matriz de Diferença de Tons de Cinza do Entorno (NGTDM- Strenght), através da análise do espessamento e irregularidade do complexo médiointimal (CMI), este foi o melhor subconjunto  como indicadores de mortalidade.

Conclusão: Este é um estudo piloto que destaca a utilidade da radiômica na avaliação da US de carótidas em pacientes graves. Embora promissor, é necessário validar os resultados em estudos mais amplos. A radiômica pode ser uma ferramenta valiosa para estratificação de pacientes e predição de desfechos em condições infecciosas, como COVID-19 grave e sepse não-viral.

Palavras-chave do Resumo (3 palavras): Ultrassom, radiômica, COVID-19.

Presidente - 3328566 - EMMANUELLE TENORIO ALBUQUERQUE GODOI B DE BARROS E SILVA
Externa ao Programa - 1855548 - PAULA REJANE BESERRA DINIZ - nullInterna - 5315871 - SIMONE CRISTINA SOARES BRANDAO
Notícia cadastrada em: 29/01/2024 08:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11