Banca de QUALIFICAÇÃO: NATALIA MORAIS DE ARAUJO BIBIANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATALIA MORAIS DE ARAUJO BIBIANO
DATA : 22/10/2025
LOCAL: Remota
TÍTULO:

ENTRE PROMESSAS E GARANTIAS: PROTEÇÃO SOCIAL À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA DE RECIFE/PE DURANTE PRIMEIRA GESTÃO JOÃO CAMPOS (2020-24)

 


PALAVRAS-CHAVES:

Em desenvolvimento.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A presença de pessoas em situação de rua nas cidades brasileiras é um fenômeno que se intensificou nas últimas décadas e, particularmente, se agravou nos anos recentes, como expressão visível da desigualdade social, do desemprego estrutural, da precarização das relações de trabalho e da ausência de políticas públicas eficazes e articuladas. Recife, capital do estado de Pernambuco, não foge a essa realidade: a população em situação de rua tem crescido de forma significativa, tensionando a atuação do poder público e revelando limites concretos na efetivação da proteção social. A gestão municipal de João Campos (2020–2024), eleita sob a promessa de inovação e compromisso social, torna-se objeto de análise crítica diante do aumento do contingente de pessoas em situação de rua e das limitações observadas no campo da assistência social, a partir da prática profissional dentro da política. A partir do exposto, esta dissertação tem como objetivo analisar a atuação da política de assistência social do município de Recife na proteção social da população em situação de rua, durante a primeira gestão de João Campos (2020–2024), buscando compreender em que medida as ações implementadas se aproximam ou se distanciam do que preconizam os marcos normativos do SUAS e da Política Nacional para a População em Situação de Rua (Decreto nº 7.053/2009). Para isso, a pesquisa será guiada pelo método histórico-dialético, a fim de compreender a realidade social como totalidade concreta, contraditória e em constante transformação. O método se justifica pela necessidade de uma análise que vá além da descrição imediata das ações governamentais, buscando revelar os condicionantes estruturais que moldam tais ações.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1130647 - ANA CRISTINA DE SOUZA VIEIRA
Externa à Instituição - PATRICIA MARILIA FELIX DA SILVA - UFMT
Interna - 1976193 - VALERIA NEPOMUCENO TELES DE MENDONCA
Notícia cadastrada em: 21/10/2025 10:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09