Banca de DEFESA: GABRIELLY SOUZA DE FRANCA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELLY SOUZA DE FRANCA
DATA : 27/03/2025
HORA: 14:30
LOCAL: CCSA
TÍTULO:

BOLSONARISMO E NEOFASCISMO: uma análise sobre as determinações sócio-históricas do reacionarismo no Brasil contemporâneo.


PALAVRAS-CHAVES:

Neofascismo; Formação Social do Brasil; Bolsonarismo; Reacionarismo burguês.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A dissertação tem como objetivo apreender as principais características do bolsonarismo enquanto variante do neofascismo no Brasil, destacando sua relação com as tendências do capitalismo em crise, as determinações sócio históricas do fascismo histórico e o reacionarismo burguês na realidade brasileira. Parte-se do pressuposto de que, nos últimos anos, o neofascismo tem se consolidado como doutrina ideológica e estratégia política das classes dominantes, revelando uma das faces mais brutais do capitalismo. Para compreender esse fenômeno, entendemos como necessário abordá-lo em perspectiva histórica, de modo a observar a particularidade brasileira e suas principais determinações sócio-históricas, bem como os aspectos que o configuram como expressão do tempo presente e da crise capitalista atual. Desse modo, foram analisadas as relações históricas e sociais que configuraram a formação social do Brasil, utilizando referenciais críticos do pensamento social brasileiro. Além de caracterizar a conjuntura do país de forma crítica e dialética, a pesquisa examina as contribuições de autores contemporâneos - especialmente aqueles que ancoram suas análises na concepção sobre o neofascismo no Brasil - na produção de conhecimento crítico sobre o reacionarismo burguês, destacando suas manifestações atuais. De natureza teórica e exploratória, a metodologia incluiu uma revisão bibliográfica sobre fascismo histórico, neofascismo e formação social brasileira. Dentre os resultados, destaca-se o desenvolvimento de um estudo mais aprofundado sobre o reacionarismo burguês e sua relação com o fascismo histórico, bem como de sua particularidade no Brasil e expressões contemporâneas. A pesquisa buscou sistematizar parte do estado da arte acerca desse debate, contribuindo com as reflexões sobre os desafios postos às classes trabalhadoras no Brasil para enfrentar o cenário regressivo em curso. Por fim, espera-se, a partir do Serviço Social, ampliar tal discussão, incentivamos tanto a produção de conhecimento crítico sobre esse fenômeno contemporâneo quanto a participação ativa na construção de alternativas amparadas na direção social crítica da profissão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1851970 - EVELYNE MEDEIROS PEREIRA
Interna - 2364983 - MARIA DAS GRACAS E SILVA
Externa à Instituição - MAVI PACHECO RODRIGUES - UFRJ
Notícia cadastrada em: 26/03/2025 09:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04