Múltiplas deficiências de micronutrientes e desfechos perinatais em gestantes atendidas em uma maternidade de referência do nordeste do brasil: um estudo observacional de coorte
Micronutrientes, Gravidez, Deficiências Nutricionais, Recém-Nascido de Baixo Peso, Recém-Nascido Prematuro, Recém-Nascido Pequeno para a Idade Gestacional.
A deficiência de micronutrientes na gestação é problema de saúde pública e persistem lacunas sobre o impacto da ocorrência simultânea de carências. Esta tese avaliou prevalência, fatores associados e efeitos perinatais de múltiplas deficiências em gestantes do Nordeste brasileiro, com dados secundários do inquérito de coorte “Nutrição e Infecção: o problema revisitado em função do surto de microcefalia” (IMIP, Recife-PE, 2017–2019; apoio CNPq, CAPES e FACEPE). No Eixo 1, estudo transversal (n=867) estimou a prevalência de múltiplas deficiências (hemoglobina, ácido fólico, vitaminas A e D, selênio e zinco) e fatores associados por regressão de Poisson robusta. A prevalência foi 52,8%, com maior frequência de hipovitaminose D (62,2%), deficiência de zinco (44,4%) e selênio (27,9%); idade <20 anos associou-se à exposição (Razão de Prevalência=1,25; IC95%: 1,05–1,47). No Eixo 2, coorte avaliou a relação entre múltiplas deficiências (≥2) e prematuridade, pequeno para idade gestacional (PIG) e baixo peso ao nascer (BPN), usando qui-quadrado, tendência de Cochran-Armitage e Poisson robusta para estimar risco relativo (IC95%). As incidências de prematuridade, PIG e BPN foram, respectivamente, 13,0%, 10,0% e 8,7%; houve maior frequência de PIG e BPN entre expostas, com associação limítrofe após ajuste, e ausência de associação com prematuridade. Obesidade mostrou efeito protetor para PIG e primiparidade maior risco de BPN. Os achados sustentam estratégias de saúde pública para rastreamento e prevenção integrada de múltiplas deficiências no pré-natal, visando reduzir desfechos adversos materno-infantis.