TEMPO EXCESSIVO DE TELA E A INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOBRE AS ATITUDES EM RELAÇÃO À APARÊNCIA: UM ESTUDO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
imagem corporal, meios de comunicação, tempo de tela, estudantes.
Na atualidade, o excesso de informações veiculadas nos meios de comunicação digitais
tem preocupado a comunidade científica acerca da sua possível influência na relação
que os jovens desenvolvem com sua aparência. Desse modo, o objetivo desse estudo é
analisar a associação entre o tempo excessivo de tela e a influência que a mídia exerce
nas atitudes referentes à aparência em um grupo de universitários de uma instituição de
ensino superior pública do estado de Pernambuco. Trata-se de um estudo transversal,
com alunos regularmente matriculados nos cursos do Centro de Ciências da Saúde e
Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal de Pernambuco. A coleta dos
dados foi realizada através de um questionário online, contendo, entre outros
questionamentos, o Questionário de Atitudes Socioculturais em Relação à Aparência-3
(SATAQ-3) adaptado. Foi evidenciado que o tempo excessivo de tela é um fator que
favorece uma maior influência da mídia em questões relativas à aparência. Também que
a relação entre a autopercepção de peso e o IMC (ou seja, entre o percebido e o real) foi
discrepante e sofreu influência da mídia nesses estudantes. Além disso, as mulheres
sofriam com uma maior pressão dessa influência da midiática para atingir padrões de
beleza que seus pares do sexo oposto. E também que a autopercepção de peso
(sobretudo entre aqueles que se percebiam acima do peso) proporcionou uma maior
pressão para atingir os padrões de beleza.