ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL E TREINAMENTO FÍSICO PLIOMÉTRICO: avaliação de parâmetros antropométricos, pressão arterial e consumo de alimentos ultraprocessados em crianças dos 7 aos 10 anos de idade
Educação Alimentar; Educação Nutricional; Treinamento Físico; Alimento processado; Fatores de Risco Cardiometabólicos, Obesidade; Criança.
O excesso de peso infantil é uma epidemia mundial que está associada ao aparecimento precoce de fatores de risco cardiovasculares. O objetivo do presente estudo foi investigar o efeito de uma intervenção envolvendo treinamento pliométrico (TP) e/ou educação alimentar e nutricional (EAN) sobre parâmetros antropométricos, pressão arterial (PA) e consumo de alimentos ultraprocessados em escolares vitorienses. Trata-se de estudo de intervenção classificado como quase-experimental, realizado com 122 crianças de 7 a 10 anos de idade de ambos os sexos. As crianças foram divididas em três grupos experimentais, sendo eles grupo controle, grupo EAN e TP+EAN. Os resultados mostraram diminuição da PA sistólica no grupo TP+EAN e redução da circunferência da cintura nos grupos EAN e TP+EAN em contraste com aumento da CC no grupo controle. Também houve aumento da massa livre de gordura no grupo TP+EAN em comparação com o controle. Com relação as análises de consumo alimentar, observou-se diminuição da contribuição calórica dos AUPs e aumento no consumo calórico e no percentual de contribuição calórica de alimentos in natura e minimamente processados no grupo TP+EAN pós-intervenção. Além disso, no grupo EAN observou-se diminuição no consumo calórico e no percentual de contribuição calórica de alimentos processados e ingredientes culinários. Conclui-se, que a EAN sozinha foi capaz de reduzir a CC e impactar na diminuição do como de alimentos processados, enquanto que o TP+EAN melhorou parâmetros de composição corporal, pressão arterial.