Estado Nutricional e Composição Corporal de Pacientes Hospitalizados: Predição de Desfechos Clínicos e Elaboração de Equações para estimativa de massa muscular
Avaliação Nutricional; Desnutrição; Músculo Esquelético; Obesidade Abdominal; Tomografia Computadorizada; Hospitalização.
O objetivo deste trabalho foi definir o estado nutricional e a composição corporal (CC) de pacientes hospitalizados, avaliar a relação entre as variáveis nutricionais e desfechos clínicos, e estabelecer equações preditivas para estimativa de massa muscular esquelética (MME) avaliada por tomografia computadorizada (TC). Trata-se de um estudo de caráter observacional do tipo longitudinal realizado com pacientes adultos e idosos internados no Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra. A coleta de dados ocorreu entre 2021-2022, e, incluiu dados sociodemográficas, clínicos, bioquímicos e nutricionais. A determinação da CC foi realizada pela análise de imagens de TC. Para análise estatística, foi empregado o pacote SPSS e utilizado o nível de significância de 5%. Foram incluídos 564 pacientes, a mortalidade foi encontrada em 10,7% e os preditores independentes de mortalidade foram a desnutrição avaliada pela Avaliação Subjetiva Global e a presença de obesidade visceral miopênica. O tempo de internação prolongado foi encontrado em 45,2% e os preditores de internação longa foram a miosteatose e baixos níveis de albumina. Foram criados dois modelos de predição de MME, um para adultos (SMM=66,28+(-36,20*sexo)+(3,04*CC)+(0,19*peso)) e outro para idosos (SMM=-56,34+(-26,70*sexo)+(1,71*CC)+(0,97*altura)). A capacidade preditiva dessas equações foi de 74,1% para adultos e 67,7% para idosos em comparação com a MME determinada pela TC (p<0,001). Os achados do presente estudo evidenciam que o perfil de CC está associado ao desfecho em pacientes hospitalizados. As equações desenvolvidas neste estudo devem ser testadas em pesquisas futuras.