PPGE PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM ECONOMIA - CAA CAMPUS DO AGRESTE - CA Telefone/Ramal: 99296-1738
Dissertações/Teses

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2022
Dissertações
1
  • ÁLVARO ROBÉRIO DE SOUZA SÁ
  • FUNDO SOCIAL E MORTALIDADE INFANTIL: EVIDÊNCIAS DE UMA POLÍTICA DE COMBATE À POBREZA NO NORDESTE DO BRASIL

  • Orientador : DANYELLE KARINE SANTOS BRANCO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • BLADIMIR CARRILLO BERMUDEZ
  • DANYELLA JULIANA MARTINS DE BRITO
  • DANYELLE KARINE SANTOS BRANCO
  • Data: 07/02/2022

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  • O objetivo desta dissertação é estudar os efeitos da constituição de Fundos Estaduais de Combate e Erradicação da Pobreza (FECEP) no Nordeste do Brasil, portanto, a redução dos níveis de pobreza sobre a mortalidade infantil. Para avaliar os efeitos da política sancionada pelo governo federal em 2000 sobre a saúde infantil, foram examinados os impactos da criação dos fundos sociais nas taxas de mortalidade infantil, neonatal, pós-neonatal e evitável nos estados do Nordeste. Além disso, foram verificados os efeitos da intervenção nas condições de saúde ao nascer e nos canais de geração de pobreza associados à mortalidade infantil. Utilizando uma estratégia empírica de diferenças em diferenças para o período de 1996 a 2015, robusta para vários períodos e tratamento heterogêneo, esta pesquisa mostra que os estados do Nordeste que implementaram fundos sociais para combater a miséria experimentaram uma redução significativa, tanto nos níveis de pobreza quanto nas taxas de mortalidade infantil. O conjunto de resultados fornece evidências sugestivas de que a criação de mecanismos de financiamento social, irrigados financeiramente pela arrecadação de impostos sobre o consumo de luxo, como o FECEP, pode ajudar seriamente a reduzir a miséria e, com isso, as taxas de mortalidade infantil, traduzindo-se em importante instrumento de transformação econômica e social para regiões subdesenvolvidas.


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  • The objective of this dissertation is to study the effects of the constitution of State Funds for Combating and Eradicating Poverty (FECEP) in the Northeast of Brazil, therefore, the reduction of poverty levels on infant mortality. To assess the effects of the policy sanctioned by the federal government in 2000 on child health, the impacts of the creation of social funds on infant, neonatal, post-neonatal and avoidable mortality rates in the Northeastern states were examined. In addition, the effects of the intervention on health conditions at birth and channels of poverty generation associated with infant mortality were verified.Using an empirical differences-in-differences strategy for the period 1996- 2015, robust for various periods and heterogeneous treatment, this research shows that the northeastern states that implemented social funds to combat misery experienced a significant reduction in both poverty levels and in the rates of infant mortality.The set of results provides suggestive evidence that the creation of social financing mechanisms, irrigated financially by the collection of taxes on luxury consumption, such as FECEP, can seriously help to reduce misery and, thereby, the infant mortality rates, thus translating into an important instrument of economic and social transformation for underdeveloped regions.

2
  • KELLY ALICE BARBOSA MACÊDO
  • Ensaios sobre os efeitos da distribuição desigual do trabalho entre as famílias no Brasil

  • Orientador : DANYELLA JULIANA MARTINS DE BRITO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DANYELLA JULIANA MARTINS DE BRITO
  • ROBERTA DE MORAES ROCHA
  • STÉLIO LOMBARDI FILHO
  • Data: 28/02/2022

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  • Esta dissertação é composta de dois artigos. No primeiro artigo verifica-se como as famílias sem trabalho explicam a composição da taxa de pobreza, no período de 2012 a 2019. Para tal, usando os dados da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (PNAD) Contínua, calcula-se o índice de polarização, a taxa de pobreza das famílias e, por fim, sua decomposição. Os achados indicam que parte do aumento da polarização tem por consequência o aumento da taxa real de não trabalho familiar, ao passo que a variação da taxa de pobreza provém, principalmente, de variações no percentual de famílias pobres sem trabalho. No segundo artigo, investiga-se o efeito de agregados familiares sem trabalho sobre os resultados dos jovens, em termos de trabalho e escolaridade, no período de 2012 a 2019, utilizando os dados da PNAD Contínua. Os resultados apontam a presença dos efeitos de estar em famílias sem trabalho sobre os rendimentos dos jovens, para homens, sobre sua probabilidade de trabalhar e sobre estar em situação de defasagem idade-série, para mulheres e homens.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation is composed of two articles. In the first article, it is verified how families without work explain the composition of the poverty rate, in the period from 2012 to 2019. To this end, using data from the Continuous National Household Sample Survey (PNAD), the polarization index was calculated , the poverty rate of families and, finally, their decomposition. The findings indicate that part of the increase in polarization results in an increase in the real rate of family non-work, while the variation in the poverty rate comes mainly from variations in the percentage of poor families without work. In the second article, we investigate the effect of jobless households on the results for young people in the labor market, from 2012 to 2019, using data from the PNAD Contínua. The results point to the presence of an effect of families without work on the income of young people, for men, on their probability of working and presenting an age-grade gap, for women and men.

3
  • THAMYRES FIRMINO GOMES DA SILVA
  • Impacto da Concentração de Mercado nos Salários: Evidências para a Indústria da Transformação (2002-2017)

  • Orientador : ROBERTA DE MORAES ROCHA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DIANA LÚCIA GONZAGA DA SILVA
  • EDILBERTO TIAGO DE ALMEIDA
  • ROBERTA DE MORAES ROCHA
  • WELLINGTON RIBEIRO JUSTO
  • Data: 04/03/2022

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  • As teorias existentes sobre o mercado de trabalho argumentam que a baixa capacidade de negociação dos trabalhadores provocada pela baixa qualificação e pouca mobilidade espacial pode aumentar o poder de mercado das empresas que utilizam esse fator para reduzir os salários. As evidências empíricas da associação entre a concentração de mercado são focados em países desenvolvidos, ficando limitada a análise para países de industrialização recente. Dessa forma, o presente trabalho estima o impacto da concentração do mercado de trabalho, medida através do índice de Herfindahl-Hirschman (IHH), sobre os salários médios dos trabalhadores da Indústria da Transformação, para o período de 2002-2017, utilizando os microdados da RAIS/ME. Cerca de 78,49% dos estabelecimentos altamente concentrados representam 87,83% do emprego nacional.  Os resultados mostraram que um aumento de 1% na concentração do mercado de trabalho está associado a uma redução de 0,089% dos salários médios reais, não havendo diferenciais salariais significativos entre os municípios com absoluto poder de monopsônio e aqueles com grau de concentração menor que um.


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  • Existing theories about the labor market argue that the low bargaining capacity of workers caused by low qualifications and little spatial mobility can increase the market power of companies that use this factor to reduce wages. Empirical evidence of the association between market concentration is focused on developed countries, leaving the analysis limited to countries with recent industrialization. In this way, the present work estimates the impact of labor market concentration, measured through the Herfindahl-Hirschman index (IHH), on the average wages of workers in the Manufacturing Industry, for the period 2002-2017, using microdata from RAIS/ME. About 78.49% of highly concentrated establishments represent 87.83% of national employment. The results showed that a 1% increase in labor market concentration is associated with a 0.089% reduction in average real wages, with no significant wage differentials between municipalities with absolute monopsony power and those with a degree of concentration lower than one.

4
  • ROMARIO FERREIRA DA SILVA
  • AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO PRODEPE NO EMPREGO DA INDÚSTRIA PERNAMBUCANA

  • Orientador : KLEBSON HUMBERTO DE LUCENA MOURA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • KLEBSON HUMBERTO DE LUCENA MOURA
  • LEANDRO WILLER PEREIRA COIMBRA
  • MARCIO MICELI MACIEL DE SOUSA
  • Data: 10/03/2022

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  • A pesquisa teve como objetivo investigar a relação do crescimento do emprego com variáveis relativas ao incentivo fiscal do PRODEPE (Programa de Desenvolvimento do estado de Pernambuco) e com o repasse do ICMS aos municípios de Pernambuco, além de averiguar a existência de causalidade entre as variáveis. Para atingir tal objetivo foram utilizados dados de diversas fontes, como da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Ad Diper), da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz PE) e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Os dados foram trabalhados por meio de uma estratégia empírica de Dados em Painel, juntamente do conceito da causalidade de Granger para relacionar o investimento previsto, emprego previsto e a previsão de criação de firmas, todas relacionadas a empresas beneficiadas pelo PRODEPE, com o emprego da indústria Pernambucana. Além disso, essa mesma relação foi trabalhada para o repasse de ICMS aos municípios de Pernambuco com o emprego da indústria. Os resultados apontaram para relação positiva da previsão de investimentos por parte de empresas beneficiadas pelo PRODEPE e pelo repasse de ICMS aos municípios para com o emprego da indústria de Pernambuco. Também foi encontrada causalidade em Granger para o repasse de ICMS com o emprego, porém, esse efeito só foi encontrado quando consideradas as regiões mais próximas da Região Metropolitana do Recife.


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  • The research aimed to investigate the relationship between employment growth and variables related to the PRODEPE (Pernambuco State Development Program) tax incentive and the ICMS transfer to the municipalities of Pernambuco, in addition to verifying the existence of causality between the variables . To achieve this objective, data from different sources were used, such as the Pernambuco Economic Development Agency (Ad Diper), the Pernambuco Finance Department (Sefaz PE) and the Annual Social Information Report (RAIS). The data were worked through an empirical Panel Data strategy, together with the Granger causality concept to relate the expected investment, expected employment and the forecast of creation of firms, all related to companies benefited by PRODEPE, with the employment of the Pernambuco industry. In addition, this same relationship was worked on for the transfer of ICMS to the municipalities of Pernambuco with the employment of the industry. The results pointed to a positive relationship between the forecast of investments by companies benefiting from PRODEPE and the transfer of ICMS to the municipalities for the employment of the industry in Pernambuco. Causality was also found in Granger for the transfer of ICMS with employment, however, this effect was only found when considering the regions closest to the Metropolitan Region of Recife.

5
  • LUIZA LUANA DE BARROS
  • EXPORTAÇÕES AGRÍCOLAS, ACUMULAÇÃO DE CAPITAL HUMANO E MERCADO DE TRABALHO: Evidências Empíricas para o Brasil entre 2002 e 2015

  • Orientador : MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DANYELLE KARINE SANTOS BRANCO
  • JOAO RICARDO FERREIRA DE LIMA
  • MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
  • Data: 27/04/2022

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  • O objetivo geral do trabalho consiste em avaliar as relações empíricas de causalidade entre as exportações agrícolas, a acumulação de capital humano e o mercado de trabalho a partir de dados estaduais anuais referentes ao período de 2002 a 2015. Para tal, foram realizados dois ensaios para: (i) examinar os efeitos das exportações de bens primários na acumulação de capital humano e (ii) investigar o efeito das exportações agrícolas no mercado de trabalho agrícola e não agrícola, ambos utilizando o Método de Variáveis Instrumentais. Os principais dados utilizados foram coletados a partir da Secretaria de Exportação do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Nacional de Meteorologia por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (INMET) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como resultado, a partir do primeiro ensaio foi possível observar que as exportações de bens primários afetaram negativamente a educação brasileira, pois a cada 1% de aumento na participação das exportações primárias, há um declínio de aproximadamente 0,04% na média de anos de escolaridade, além de ser um fator significante para o aumento do abandono nos ensinos médio e superior. Além disso, levantou-se a possibilidade de a política de investimento educacional não estar sendo eficaz, como também, de atuar negativamente para a continuidade do estudante no ensino após a educação básica. Quanto ao segundo ensaio, os principais resultados revelaram que a exposição à exportação agrícola expandiu o emprego agrícola de forma significativa, demonstrando ser um forte fator para impulsionar a renda rural. Todavia, houve um efeito negativo dessa exposição sobre o nível de empregos não agrícolas. Logo, o crescimento das exportações agrícolas alimenta o próprio setor, sem gerar uma difusão positiva e significativa para os demais, provocando um estímulo a não industrialização. Dessa forma, as exportações primárias se comportaram como um fator de retrocesso ao desenvolvimento brasileiro.


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  • The general objective of the work is to evaluate the empirical relationships of causality between agricultural exports, the accumulation of human capital and the labor market based on annual state data for the period from 2002 to 2015. To this end, two tests were carried out to : (i) to examine the effects of primary goods exports on human capital accumulation and (ii) to investigate the effect of agricultural exports on the agricultural and non-agricultural labor market, both using the Instrumental Variables Method. The main data used were collected from the Export Secretariat of the Ministry of Industry, Foreign Trade and Services (MDIC), from the National Household Sample Survey (PNAD), from the National Institute of Meteorology through the Ministry of Agriculture, Livestock and Supply (INMET) and the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). As a result, from the first essay, it was possible to observe that exports of primary goods negatively affected Brazilian education, since for every 1% increase in the share of primary exports, there is a decline of approximately 0,04% in the average of years of education. schooling, in addition to being a significant factor for the increase in dropout in secondary and higher education. In addition, the possibility was raised that the educational investment policy was not being effective, as well as acting negatively on the continuity of the student in education after basic education. As for the second trial, the main results revealed that agricultural export exposure significantly expanded agricultural employment, proving to be a strong factor in boosting rural income. However, there was a negative effect of this exposure on the level of non-farm employment. Therefore, the growth of agricultural exports feeds the sector itself, without generating a positive and significant diffusion for the others, provoking a stimulus to non-industrialization. In this way, primary exports behaved as a setback factor for Brazilian development.

6
  • ANA CAROLINA DA SILVA
  • O IMPACTO DAS TRANSFERÊNCIAS DO FUNDEB NOS GASTOS COM EDUCAÇÃO NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS

  • Orientador : WELLINGTON RIBEIRO JUSTO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LAERCIO DAMIANE CERQUEIRA DA SILVA
  • ROBERTA DE MORAES ROCHA
  • WELLINGTON RIBEIRO JUSTO
  • Data: 23/05/2022

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  • A teoria do federalismo fiscal indica que a despesa em uma área específica pode aumentar menos do que as transferências feitas para aquela área, sendo o restante dos repasses gasto no financiamento de outros bens e serviços, ou para reduzir a arrecadação de impostos. Esta questão é conhecida como efeito fungibilidade das transferências. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é estimar, a partir de regressões quantílicas com efeitos fixos para dados em painel, entre o período de 2013 e 2018, a resposta das despesas municipais em educação às transferências condicionais do Funded, procurando verificar se os recursos estão, de fato, sendo direcionados a serviços de educação. Além disso, foram estimados outros modelos para dar robustez aos resultados. Os resultados do modelo de regressão quantílica com efeitos fixos indicam que para cada aumento de R$ 1 nas transferências do Fundeb, R$ 0,38/capita é alocado em outros gastos, se analisado o quantil de maiores gastos com educação. Portanto, com base nos resultados encontrados, conclui-se que há evidências de fungibilidade nas transferências do Fundeb, com isso, reduzindo a qualidade da educação e, no longo prazo, prejudicando o desenvolvimento econômico.


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  • The theory of fiscal federalism indicates that spending in a specific area can increase less than the transfers made to that area, with the rest of the transfers spent to finance other goods and services, or to reduce tax collection.
    This issue is known as the fungibility effect of transfers. In that sense, the The objective of this work is to estimate, from quantile regressions with fixed effects for panel data, between the period 2013 and 2018, the response of municipal expenditures in education to Funded conditional transfers, seeking to verify that the resources are, in fact, being directed towards education services. Furthermore, it was estimated other models to give robustness to the results. The results of the regression model quantile with fixed effects indicate that for every R$1 increase in transfers Fundeb, R$ 0.38/capita is allocated to other expenses, considering the highest quantile education spending. Therefore, based on the results found, it is concluded that there is evidence of fungibility in Fundeb transfers, thereby reducing the quality of education and, in the long run, harming economic development.

7
  • RAFAELA CAMILA DA SILVA FERREIRA
  • AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS DE PRÊMIO POR PRODUTIVIDADE NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO

  • Orientador : WELLINGTON RIBEIRO JUSTO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GUERINO EDÉCIO DA SILVA FILHO
  • MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
  • WELLINGTON RIBEIRO JUSTO
  • Data: 30/05/2022

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  • O objetivo desta dissertação é avaliar a política de prêmios por produtividade no desempenho dos professores e servidores nas escolas estaduais do Governo de Pernambuco durante o período de 2013 a 2019, utilizando o modelo estatístico de diferenças em diferenças (DD). Para estimação do modelo, foram utilizados dados dos censos escolares do INEP (Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos), coletados nas provas do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) para as escolas públicas do ensino básico e médio do estado de Pernambuco. Para seleção das escolas tratadas no modelo, utilizou-se as informações da Secretaria de Educação do estado de Pernambuco sobre a concessão do bônus escolar nos anos de 2013, 2015, 2017 e 2019. A estimação do modelo DD, para avaliação do bônus no período, foi feita com base nas contribuições recentes de aperfeiçoamento do modelo, conforme mostrado na literatura internacional e nacional revisada. Tomou-se a base teórica desses trabalhos para orientar a metodologia empírica seguida no estudo. Foram analisados os efeitos da política de premiação sobre o desempenho dos alunos nas provas de matemática e português no quinto e nono anos do ensino fundamental e terceiro ano do ensino médio e evolução na nota do IDEB. Os testes de robustez aplicados na análise mostraram que a política de premiação com bônus financeiro adotada pelo Governo de Pernambuco, a partir de 2008, foi eficaz para aumentar as notas dos alunos nas disciplinas de português e matemática em 8,47 e 8,42 pontos, respectivamente, nas escolas estaduais que foram beneficiadas com o bônus salarial. Houve também um aumento da nota do IDEB de 1,71 pontos nos anos finais e 1,49 nos anos iniciais do ensino fundamental e de 0,17 pontos no ensino médio.


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  • The aim of this dissertation is to evaluate the policy for wage premium on productivity on performance of professors and staff in the public schools of the state of Pernambuco during the period 2013-2019. For the evaluation of the policy, it was estimated a model of difference-indifferences (DiD) on the grades of the subjects of portuguese and mathematics. For the estimation of the model, data from the System SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), administered by INEP (Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos) were used for the public schools of the state of Pernambuco. For the selection of schools treated in the model, data from the Secretaria de Educação de Pernambuco were used for the years 2013, 2015, 2017 and 2019.This evaluation will be made through a model of difference in differences (DiD), which will be runned in its most modern version developed by the updated papers quoted in the references of this dissertation. The estimation of the DiD model for evaluating the wage premium was made following recent theoretical contributions for its improvment published in the international and national literatures. The theoretical basis of this literature was taken as framework for the empirical methodology followed in the study. The effect of the premium policy on the performance of students in the grades of math and portuguese in the basic and high school networks and in the IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) grades were analysed. Robust texts conducted showed that the wage premium policy of the state Government of Pernambuco, which started in 2008, was effective in increasing the grades of students in the subjects of portuguese and mathematics in 8.47 and 8.42, respectively, in the state schools which were chosen to receive the wage premium of the policy. For the IDEB, the increase was 1.71 points in the final grades and 1.49 in state high schools benefitted.

8
  • FERNANDA SOUZA PEREIRA
  • ENSAIOS SOBRE AS ESTRUTURAS DE CONSUMO E DE RENDIMENTO DO SETOR DE BENS E SERVIÇOS CULTURAIS NO BRASIL

  • Orientador : DANYELLA JULIANA MARTINS DE BRITO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DANYELLA JULIANA MARTINS DE BRITO
  • MARCUS VINICIUS AMARAL E SILVA
  • MARIA FERNANDA FREIRE GATTO PADILHA
  • MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
  • Data: 17/06/2022

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  • Essa dissertação é formada por dois artigos que buscam investigar o setor cultural brasileiro. O primeiro artigo visa avaliar os fatores que estão associados ao consumo de bens e serviços culturais diretos fora do domicílio, considerando tal consumo como interligado ao consumo de outros bens e serviços culturais, por meio de uma análise probit bivariada. Para tanto, são utilizados os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2017-2018. No geral os resultados obtidos para o modelo indicam que o consumo de bens e serviços culturais diretos fora do domicílio e o consumo de outros bens e serviços culturais são positivamente correlacionados, destacando a questão da desigualdade no consumo cultural devido a certas barreiras sociais (educação, renda, acesso a crédito, entre outros). Também é desenvolvido um indicador de amenidades culturais, com enfoque nas diferenças na oferta de equipamentos culturais nas regiões metropolitanas brasileiras. Para tanto, utiliza-se os dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) 2018. Os resultados do indicador confirmam a presença de desigualdades regionais no acesso aos equipamentos culturais examinados. O segundo artigo tem como objetivo avaliar o impacto intersetorial das atividades artísticas e culturais nos demais setores da economia brasileira. Primeiro, tal análise é conduzida ponderando os efeitos da Covid-19, o que permite identificar como o setor foi afetado, em termos de produto, emprego e renda. Na sequência, é avaliada a relevância do setor cultural considerando os diferentes grupos de renda familiar. Para tanto, é utilizado a abordagem de insumo-produto, com a matriz de dados brasileiros mais recente de 2015 e informações da POF. Os principais resultados apontam que uma crise, como a da Covid-19, considerando apenas o efeito no setor cultural, tem um impacto de reduzir em 31,8% o produto das atividades culturais, o equivalente a uma perda de 237.701 postos de trabalho. Este resultado sinaliza a relevância do setor para a economia brasileira. Ademais, as famílias de menor renda, grupo representativo de mais de 70% dos domicílios, são responsáveis por apenas 28% de toda demanda das famílias brasileira pelo setor cultural; enquanto as famílias nos estratos de renda mais elevados, que representam menos de 3% dos domicílios, consomem 22% do setor. Tal resultado sinaliza para a importância de que políticas públicas sejam desenvolvidas a fim de estimular o consumo entre os grupos de menor renda, uma vez que, além dos benefícios econômicos mostrados nessa pesquisa, existem benefícios intangíveis da atividade cultural para uma sociedade.


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  • This dissertation consists of two articles that seek to investigate the Brazilian cultural sector. The first article aims to evaluate the factors that are associated with the consumption of direct cultural goods and services outside the home, considering such consumption as interconnected with the consumption of other cultural goods and services, through a bivariate probit analysis. For this, data from the Household Budget Survey (POF) from 2017-2018 are used. Overall, the results obtained for the model indicate that the consumption of direct cultural goods and services outside the home and the consumption of other cultural goods and services are positively correlated, highlighting the issue of inequality in cultural consumption due to certain social barriers (education, income, access to credit, among others). An indicator of cultural amenities is also developed, focusing on differences in the supply of cultural facilities in Brazilian metropolitan regions. For this purpose, data from the 2018 Municipal Basic Information Survey (MUNIC) are used. The results of the indicator confirm the presence of regional inequalities in access to the cultural facilities examined. The second article aims to assess the intersectoral impact of artistic and cultural activities on other sectors of the Brazilian economy. First, such an analysis is conducted by weighing the effects of Covid-19, which allows identifying how the sector was affected, in terms of product, employment and income. Next, the relevance of the cultural sector is evaluated considering the different family income groups. For this, the input-output approach is used, with the most recent Brazilian data matrix from 2015 and information from the POF. The main results point out that a crisis, such as that of Covid-19, considering only the effect on the cultural sector, has an impact of reducing the product of cultural activities by 31.8%, equivalent to a loss of 237,701 jobs. This result signals the relevance of the sector to the Brazilian economy. Furthermore, lower-income families, a group representing more than 70% of households, are responsible for only 28% of all Brazilian families' demand for the cultural sector; while families in the highest income strata, which represent less than 3% of households, consume 22% of the sector. This result points to the importance of public policies being developed in order to stimulate consumption among lower-income groups, since, in addition to the economic benefits shown in this research, there are intangible benefits of cultural activity for a society.

2021
Dissertações
1
  • THIAGO ALVES PEREIRA
  • IMPACTO DO PROGRAMA ALUNO CONECTADO NO DESEMPENHO DAS ESCOLAS NO ENEM

  • Orientador : KLEBSON HUMBERTO DE LUCENA MOURA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • KLEBSON HUMBERTO DE LUCENA MOURA
  • LEANDRO WILLER PEREIRA COIMBRA
  • ANDERSON MOREIRA ARISTIDES DOS SANTOS
  • Data: 22/03/2021

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  • O presente trabalho visa analisar o Programa Aluno Conectado do governo de Pernambuco. Essa política vigou de 2012 a 2014, com objetivo de inclusão digital por meio de distribuição de tablets entre os alunos do ensino médio das escolas estaduais. Pelo fato de a política precisar repor equipamentos para novos alunos a cada ano, assim ela tem novos elementos que iniciaram o tratamento em períodos distintos, com isso a estratégia de análise adaptou uma metodologia observando o tratamento por etapas, para não haver viés no estudo. Utilizando micro dados do ENEM, do período de 2009 a 2016, como forma de mensurar a eficácia do programa com melhorias no desempenho no exame, por meio da média das notas objetivas dos alunos dessas instituições de ensino. Para grupo de controle buscou-se as escolas estuais dos outros estados do Nordeste, pois há maior similaridade cultural, geográfica, infraestrutura e de recursos financeiros. A análise econométrica encontrou impacto positivo do Programa Aluno Conectado na nota objetiva do ENEM de 1.79 pontos, em relação a outras escolas do Nordeste não tiveram política similar. Houve avanço, especificamente, na competência de Redação com nota média de 12.05 pontos. O resultado foi significativo, porém a escala de pontuação vai até 1000 para qualquer competência. A pesquisa observou benefício de aprendizado, em relação ao ENEM, podendo o programa trazer outras melhorias não consideradas.


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  • O presente trabalho visa analisar o Programa Aluno Conectado do governo de Pernambuco. Essa política vigou de 2012 a 2014, com objetivo de inclusão digital por meio de distribuição de tablets entre os alunos do ensino médio das escolas estaduais. Pelo fato de a política precisar repor equipamentos para novos alunos a cada ano, assim ela tem novos elementos que iniciaram o tratamento em períodos distintos, com isso a estratégia de análise adaptou uma metodologia observando o tratamento por etapas, para não haver viés no estudo. Utilizando micro dados do ENEM, do período de 2009 a 2016, como forma de mensurar a eficácia do programa com melhorias no desempenho no exame, por meio da média das notas objetivas dos alunos dessas instituições de ensino. Para grupo de controle buscou-se as escolas estuais dos outros estados do Nordeste, pois há maior similaridade cultural, geográfica, infraestrutura e de recursos financeiros. A análise econométrica encontrou impacto positivo do Programa Aluno Conectado na nota objetiva do ENEM de 1.79 pontos, em relação a outras escolas do Nordeste não tiveram política similar. Houve avanço, especificamente, na competência de Redação com nota média de 12.05 pontos. O resultado foi significativo, porém a escala de pontuação vai até 1000 para qualquer competência. A pesquisa observou benefício de aprendizado, em relação ao ENEM, podendo o programa trazer outras melhorias não consideradas.

2
  • RAFAELA MARIA ARCANJO
  • ESTUDO DA ESTRUTURA HIERÁRQUICA DE CONTRATOS DOS PEQUENOS PRODUTORES DE MANGA DO VALE DO SÃO FRANCISCO

  • Orientador : EMANOEL DE SOUZA BARROS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EMANOEL DE SOUZA BARROS
  • ROBERTA DE MORAES ROCHA
  • MARCIO MICELI MACIEL DE SOUSA
  • Data: 30/06/2021

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  • Esse estudo tem como objetivo elaborar um índice de complexidade contratual (com base em dados primários), com o intuito de identificar os determinantes das estruturas hierárquicas de contrato, bem como construir cenários probabilísticos capazes de estabelecer os principais desafios e perspectivas para alcance estruturas contratuais mais complexas. Para tal, são utilizados como base os pressupostos e parâmetros básicos da teoria da Economia dos Custos de Transação (ECT). Assim, a dissertação foi dividida em duas partes. Na primeira, procurou-se construir uma base teórica sólida sobre a Economia dos Custos de Transação e os principais fatores causadores do aumento dos custos de transação. Na segunda, lança mão de um modelo de regressão probit ordinal onde se pretende analisar os principais fatores de gestão e ambiente institucionais, determinantes dos arranjos contratuais vigentes entre os pequenos produtores do polo e seus elos de comercialização. Utilizando-se de dados de pesquisa de campo realizada por Penha (2016) no ano agricola de 2014 dos projetos Nilo Coelho e Maria Tereza do polo Petrolina-Juazeiro. Os resultados do modelo mostram que variáveis de gestão (IDADE, TAMPROP) apresentam impactos positivos e pequenos sobre o ICC, sendo os níveis de complexidade contratual mais elevados quando se tem mecanismo de justiça que funcione. Vale salientar que a partir da análise descritiva dos dados, foi possível identificar uma concentração de produtores no nível 1 do ICC indicando que a manga apresenta uma estrutura de governança que não é capaz de chegar ao nível máximo de estrutura de governança, ou seja, obter contratos formais.


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  • Esse estudo tem como objetivo elaborar um índice de complexidade contratual (com base em dados primários), com o intuito de identificar os determinantes das estruturas hierárquicas de contrato, bem como construir cenários probabilísticos capazes de estabelecer os principais desafios e perspectivas para alcance estruturas contratuais mais complexas. Para tal, são utilizados como base os pressupostos e parâmetros básicos da teoria da Economia dos Custos de Transação (ECT). Assim, a dissertação foi dividida em duas partes. Na primeira, procurou-se construir uma base teórica sólida sobre a Economia dos Custos de Transação e os principais fatores causadores do aumento dos custos de transação. Na segunda, lança mão de um modelo de regressão probit ordinal onde se pretende analisar os principais fatores de gestão e ambiente institucionais, determinantes dos arranjos contratuais vigentes entre os pequenos produtores do polo e seus elos de comercialização. Utilizando-se de dados de pesquisa de campo realizada por Penha (2016) no ano agricola de 2014 dos projetos Nilo Coelho e Maria Tereza do polo Petrolina-Juazeiro. Os resultados do modelo mostram que variáveis de gestão (IDADE, TAMPROP) apresentam impactos positivos e pequenos sobre o ICC, sendo os níveis de complexidade contratual mais elevados quando se tem mecanismo de justiça que funcione. Vale salientar que a partir da análise descritiva dos dados, foi possível identificar uma concentração de produtores no nível 1 do ICC indicando que a manga apresenta uma estrutura de governança que não é capaz de chegar ao nível máximo de estrutura de governança, ou seja, obter contratos formais.

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  • JONATAS SOUSA VIEIRA
  • Avaliação da efetividade do LIRAa como instrumento de monitoração da dengue

  • Orientador : ROBERTA DE MORAES ROCHA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ROBERTA DE MORAES ROCHA
  • WELLINGTON RIBEIRO JUSTO
  • PAULO HENRIQUE PEREIRA DE MENESES VAZ
  • Data: 26/08/2021

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  • O Aedes aegypti é o vetor responsável pela dengue, doença que tem se tornado uma epidemia no Brasil, sendo conhecida pelo seu potencial de disseminação e contaminação. Uma forma direta de controlar esta doença é através do combate ao vetor transmissor, o qual é realizado pela implementação de políticas públicas. O presente artigo pretende investigar se a aplicação da ferramenta de monitoração LIRAa (Levantamento de Infestação Rápido de Aedes aegypti apresentou impacto na redução da taxa de incidência da dengue nos municípios do país. O Sistema de Informação de Notificação e Agravos Nacional (SINAN), Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constituíram as principais fontes de dados. Dois métodos foram utilizados. O primeiro foi diferenças em diferenças e o segundo foi o Event Study, ambos estimados por meio de dados em painel balanceado. O estudo foi realizado considerando o período de 2001-2016.  Através do método diferença em diferenças, os municípios que contabilizaram o LIRAa apresentaram uma redução na taxa da incidência da dengue de aproximadamente 144 casos em um universo de 100 mil habitantes no período estudado. Para o Event Study, os resultados se comportaram de forma similar, com uma redução de 206 casos em média. Portanto, os municípios que contabilizaram o LIRAa apresentaram uma redução na taxa da incidência da dengue, quando comparado com os municípios que não implementaram o programa. Esses resultados permaneceram válidos mesmo após a incorporação de controles fixos e variantes no tempo, sugerindo que a política promoveu uma redução na taxa de incidência da dengue. Dessa forma, o LIRAa se constitui como importante ferramenta para monitoração da dengue, uma vez que fornece dados capazes de promover o direcionamento de políticas públicas, contribuindo, portanto, para o combate do Aedes aegypti.


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  • O Aedes aegypti é o vetor responsável pela dengue, doença que tem se tornado uma epidemia no Brasil, sendo conhecida pelo seu potencial de disseminação e contaminação. Uma forma direta de controlar esta doença é através do combate ao vetor transmissor, o qual é realizado pela implementação de políticas públicas. O presente artigo pretende investigar se a aplicação da ferramenta de monitoração LIRAa (Levantamento de Infestação Rápido de Aedes aegypti apresentou impacto na redução da taxa de incidência da dengue nos municípios do país. O Sistema de Informação de Notificação e Agravos Nacional (SINAN), Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constituíram as principais fontes de dados. Dois métodos foram utilizados. O primeiro foi diferenças em diferenças e o segundo foi o Event Study, ambos estimados por meio de dados em painel balanceado. O estudo foi realizado considerando o período de 2001-2016.  Através do método diferença em diferenças, os municípios que contabilizaram o LIRAa apresentaram uma redução na taxa da incidência da dengue de aproximadamente 144 casos em um universo de 100 mil habitantes no período estudado. Para o Event Study, os resultados se comportaram de forma similar, com uma redução de 206 casos em média. Portanto, os municípios que contabilizaram o LIRAa apresentaram uma redução na taxa da incidência da dengue, quando comparado com os municípios que não implementaram o programa. Esses resultados permaneceram válidos mesmo após a incorporação de controles fixos e variantes no tempo, sugerindo que a política promoveu uma redução na taxa de incidência da dengue. Dessa forma, o LIRAa se constitui como importante ferramenta para monitoração da dengue, uma vez que fornece dados capazes de promover o direcionamento de políticas públicas, contribuindo, portanto, para o combate do Aedes aegypti.

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  • GABRIELA CARINE BRITO COSTA
  • DOIS ENSAIOS SOBRE O COMÉRCIO EXTERNO NO SETOR TÊXTIL E DE CONFECÇÕES BRASILEIRO NO CONTEXTO REGIONAL

  • Orientador : MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JANAÍNA DA SILVA ALVES
  • LEANDRO WILLER PEREIRA COIMBRA
  • MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
  • Data: 26/08/2021

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  • Para atender ao objetivo da dissertação, o primeiro ensaio analisou os determinantes das
    exportações brasileiras do setor têxtil para a China, a fim de verificar os fatores mais
    relevantes para o setor exportador, além de verificar o impacto da oferta e demanda
    deste setor. As principais variáveis consideradas foram renda externa, PIB estadual e
    taxa de câmbio real, todas ponderadas pelo peso do comércio bilateral de têxteis de cada
    estado brasileiro com a China. A abordagem se deu utilizando um painel dinâmico,
    considerando 23 unidades federativas (22 estados e o distrito federal), para os anos de
    2002 a 2017. Estimou-se a regressão através do Método dos Momentos Generalizados
    (GMM). Todas as variáveis foram estatisticamente significantes pelo método GMM e
    apresentaram sinal esperado, de acordo com a teoria. No segundo ensaio, utilizou-se o
    modelo gravitacional para demonstrar os efeitos de vários determinantes do comércio
    internacional. Sabe-se, porém, que a utilização da distância entre os países,
    isoladamente, e sua extensão territorial como variáveis explicativas nesse tipo de estudo
    vem sendo questionada nos modelos de economia internacional e, portanto, foram
    ponderadas por outras variáveis. Nesse contexto, o estudo analisou os determinantes das
    exportações nordestinas de têxteis no comércio bilateral com a China, no período de
    1998 a 2018, utilizando o estimador não-linear de Pseudo-Máxima Verossimilhança de
    Poisson (PPML). Novamente, a teoria foi comprovada empiricamente. A China segue
    como grande parceiro comercial do Brasil no setor, ao mesmo tempo em que traz os
    maiores desafios para o comércio brasileiro de têxteis e confecções. Fortalecer a
    produção e competitividade da indústria doméstica, neste caso pulverizada e pouco
    concorrencial, é o desafio que está posto.


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  • Para atender ao objetivo da dissertação, o primeiro ensaio analisou os determinantes das
    exportações brasileiras do setor têxtil para a China, a fim de verificar os fatores mais
    relevantes para o setor exportador, além de verificar o impacto da oferta e demanda
    deste setor. As principais variáveis consideradas foram renda externa, PIB estadual e
    taxa de câmbio real, todas ponderadas pelo peso do comércio bilateral de têxteis de cada
    estado brasileiro com a China. A abordagem se deu utilizando um painel dinâmico,
    considerando 23 unidades federativas (22 estados e o distrito federal), para os anos de
    2002 a 2017. Estimou-se a regressão através do Método dos Momentos Generalizados
    (GMM). Todas as variáveis foram estatisticamente significantes pelo método GMM e
    apresentaram sinal esperado, de acordo com a teoria. No segundo ensaio, utilizou-se o
    modelo gravitacional para demonstrar os efeitos de vários determinantes do comércio
    internacional. Sabe-se, porém, que a utilização da distância entre os países,
    isoladamente, e sua extensão territorial como variáveis explicativas nesse tipo de estudo
    vem sendo questionada nos modelos de economia internacional e, portanto, foram
    ponderadas por outras variáveis. Nesse contexto, o estudo analisou os determinantes das
    exportações nordestinas de têxteis no comércio bilateral com a China, no período de
    1998 a 2018, utilizando o estimador não-linear de Pseudo-Máxima Verossimilhança de
    Poisson (PPML). Novamente, a teoria foi comprovada empiricamente. A China segue
    como grande parceiro comercial do Brasil no setor, ao mesmo tempo em que traz os
    maiores desafios para o comércio brasileiro de têxteis e confecções. Fortalecer a
    produção e competitividade da indústria doméstica, neste caso pulverizada e pouco
    concorrencial, é o desafio que está posto.

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  • PEDRO HENRIQUE DA COSTA SILVA
  • RELAÇÃO ENTRE COPA DO MUNDO FIFA E CORRUPÇÃO: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO MÉTODO DE CONTROLE SINTÉTICO PARA OS PAÍSES-SEDE DOS JOGOS NO PERÍODO DE 2006 A 2014

  • Orientador : LEANDRO WILLER PEREIRA COIMBRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LEANDRO WILLER PEREIRA COIMBRA
  • MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
  • JORGE HENRIQUE NOROES VIANA
  • Data: 30/08/2021

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  • A Copa do Mundo instiga vários países a concorrerem para sediar a realização do Mundial. Esse evento demanda investimentos vultosos de capital financeiro que são direcionados à melhoria na infraestrutura e dos serviços públicos. O objetivo do estudo consiste em analisar a corrupção surgidas com a realização da Copa do Mundo de Futebol nos países-sede dos jogos, frente ao impacto exógeno nos gastos públicos. A metodologia adotada é o controle sintético de Abadie, Diamond e Hainmueller (2010). A aplicação do modelo de controle sintético é realizada no contexto dos países-sede da Copa do Mundo nos anos 2006, 2010 e 2014, sendo a Alemanha, África do Sul e Brasil, respectivamente. A principal variável de interesse é o Índice de Percepção de Corrupção da Transparência Internacional. Os efeitos de realização da Copa do Mundo fizeram aumentar a percepção de corrupção na Alemanha, África do Sul e Brasil. No entanto, todos os países apresentaram melhoras significantes que destoam dos seus controles no período pré-realização do megaevento esportivo. Para o Brasil, investigou-se, ainda, se entre o período de anúncio e de realização da Copa houve impactos sobre a quantidade de processos julgados irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU) nas cidades-sede do evento. Dessa forma, buscou-se contrapor o impacto do evento não somente sobre a percepção da corrupção, mas sobre uma medida mais objetiva.


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  • A Copa do Mundo instiga vários países a concorrerem para sediar a realização do Mundial. Esse evento demanda investimentos vultosos de capital financeiro que são direcionados à melhoria na infraestrutura e dos serviços públicos. O objetivo do estudo consiste em analisar a corrupção surgidas com a realização da Copa do Mundo de Futebol nos países-sede dos jogos, frente ao impacto exógeno nos gastos públicos. A metodologia adotada é o controle sintético de Abadie, Diamond e Hainmueller (2010). A aplicação do modelo de controle sintético é realizada no contexto dos países-sede da Copa do Mundo nos anos 2006, 2010 e 2014, sendo a Alemanha, África do Sul e Brasil, respectivamente. A principal variável de interesse é o Índice de Percepção de Corrupção da Transparência Internacional. Os efeitos de realização da Copa do Mundo fizeram aumentar a percepção de corrupção na Alemanha, África do Sul e Brasil. No entanto, todos os países apresentaram melhoras significantes que destoam dos seus controles no período pré-realização do megaevento esportivo. Para o Brasil, investigou-se, ainda, se entre o período de anúncio e de realização da Copa houve impactos sobre a quantidade de processos julgados irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU) nas cidades-sede do evento. Dessa forma, buscou-se contrapor o impacto do evento não somente sobre a percepção da corrupção, mas sobre uma medida mais objetiva.

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  • THIAGO FELLIPE LIMA SILVA PEREIRA
  • IMPACTO DA PENETRAÇÃO DAS IMPORTAÇÕES NA DESIGUALDADE DE RENDA REGIONAL: EVIDÊNCIAS DE UM MODELO CGE MULTIRREGIONAL PARA O BRASIL

  • Orientador : MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CASSIO DA NOBREGA BESARRIA
  • LEANDRO WILLER PEREIRA COIMBRA
  • MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
  • Data: 31/08/2021

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  • A maioria dos estudos sobre economia do comércio e desenvolvimento, concentrou-se mais nos efeitos do padrão do comércio internacional para o crescimento econômico e nas diferenças de renda entre países, deixando de lado os efeitos no comércio internacional sobre as diferenças de renda dentro dos países. E essas diferenças de rendimentos dentro dos países, justificam os padrões de desigualdades regionais. A alteração do padrão do comércio tem sido um dos principais fatores que contribuem para agravar as disparidades regionais. Além disso, a mudança da composição e abertura do comércio pode ser vista como fatores importantes na escalada das disparidades e desigualdades regionais.  Os modelos CGE possuem uma série de vantagens para avaliar os impactos distributivos da liberalização do comércio, lidando com os efeitos das reformas comerciais em toda a economia, particularmente sobre salários e emprego, que determinam o impacto geral da liberalização. Este estudo pretende contribuir com as pesquisas relativas à discussão sobre liberalização do comércio e disparidades regionais no contexto da economia brasileira. Neste sentido, o objetivo geral do trabalho consiste em identificar e quantificar o impacto regional da liberalização do comércio dentro de uma estrutura de equilíbrio geral. Especificamente, foram realizadas simulações para analisar o impacto regional e em toda a economia brasileira de reduções tarifárias gerais, bem como reduções tarifárias diferenciais em alguns setores, com o auxílio de um modelo multirregional de equilíbrio geral computacional (CGE) de um único país para a economia brasileira. Neste trabalho, foi desenvolvido um modelo CGE multirregional estático comparativo para o Brasil em um modo “top-down”. O banco de dados consiste no Sistema de Matrizes de Insumo-Produto para o Brasil 2017[1]- 27 setores e 33 produtos, que foi usado como suporte principal do CGE, permitindo a análise de políticas públicas e macroeconômicas e dos efeitos de acordos comerciais internacionais sobre as economias regionais. Neste trabalho, foi realizado um conjunto de experimentos de simulação para entender o impacto de curto prazo da liberalização do comércio no crescimento regional do Brasil. Os resultados da simulação indicam que a liberalização do comércio é um bom prenúncio para a economia nacional, em que o PIB real aumenta 2,12% e o emprego agregado aumenta 3,98%. Assim, no caso de uma redução nas tarifas, as indústrias de exportação que se beneficiariam com a redução dos custos dos insumos importados aumentarão suas margens de lucro. Esse novo cenário sugere um aumento de competitividade, dado um crescimento superior da variação percentual das exportações quando comparado com as importações. Os resultados de valor agregado do emprego e nível de atividade no nível da indústria sugerem que todas indústrias foram afetadas positivamente no curto prazo, com exceção das fabricantes de fumo e as de serviços ligadas as atividades imobiliárias. Nesta simulação as indústrias extrativas, de fabricação de madeira, papel e impressão, refino de petróleo e de metais cresceram significativamente. É evidente que as indústrias de exportação que enfrentam demanda elástica são os principais vencedores desse choque de política e as indústrias de substituição de importações tendem a sofrer com importações mais baratas. À guisa de conclusão, os resultados da redução das tarifas de importação existentes para todas as mercadorias negociáveis no cenário considerado, implicam que, no curto prazo, a liberalização do comércio terá um impacto positivo na economia nacional.



     


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  • A maioria dos estudos sobre economia do comércio e desenvolvimento, concentrou-se mais nos efeitos do padrão do comércio internacional para o crescimento econômico e nas diferenças de renda entre países, deixando de lado os efeitos no comércio internacional sobre as diferenças de renda dentro dos países. E essas diferenças de rendimentos dentro dos países, justificam os padrões de desigualdades regionais. A alteração do padrão do comércio tem sido um dos principais fatores que contribuem para agravar as disparidades regionais. Além disso, a mudança da composição e abertura do comércio pode ser vista como fatores importantes na escalada das disparidades e desigualdades regionais.  Os modelos CGE possuem uma série de vantagens para avaliar os impactos distributivos da liberalização do comércio, lidando com os efeitos das reformas comerciais em toda a economia, particularmente sobre salários e emprego, que determinam o impacto geral da liberalização. Este estudo pretende contribuir com as pesquisas relativas à discussão sobre liberalização do comércio e disparidades regionais no contexto da economia brasileira. Neste sentido, o objetivo geral do trabalho consiste em identificar e quantificar o impacto regional da liberalização do comércio dentro de uma estrutura de equilíbrio geral. Especificamente, foram realizadas simulações para analisar o impacto regional e em toda a economia brasileira de reduções tarifárias gerais, bem como reduções tarifárias diferenciais em alguns setores, com o auxílio de um modelo multirregional de equilíbrio geral computacional (CGE) de um único país para a economia brasileira. Neste trabalho, foi desenvolvido um modelo CGE multirregional estático comparativo para o Brasil em um modo “top-down”. O banco de dados consiste no Sistema de Matrizes de Insumo-Produto para o Brasil 2017[1]- 27 setores e 33 produtos, que foi usado como suporte principal do CGE, permitindo a análise de políticas públicas e macroeconômicas e dos efeitos de acordos comerciais internacionais sobre as economias regionais. Neste trabalho, foi realizado um conjunto de experimentos de simulação para entender o impacto de curto prazo da liberalização do comércio no crescimento regional do Brasil. Os resultados da simulação indicam que a liberalização do comércio é um bom prenúncio para a economia nacional, em que o PIB real aumenta 2,12% e o emprego agregado aumenta 3,98%. Assim, no caso de uma redução nas tarifas, as indústrias de exportação que se beneficiariam com a redução dos custos dos insumos importados aumentarão suas margens de lucro. Esse novo cenário sugere um aumento de competitividade, dado um crescimento superior da variação percentual das exportações quando comparado com as importações. Os resultados de valor agregado do emprego e nível de atividade no nível da indústria sugerem que todas indústrias foram afetadas positivamente no curto prazo, com exceção das fabricantes de fumo e as de serviços ligadas as atividades imobiliárias. Nesta simulação as indústrias extrativas, de fabricação de madeira, papel e impressão, refino de petróleo e de metais cresceram significativamente. É evidente que as indústrias de exportação que enfrentam demanda elástica são os principais vencedores desse choque de política e as indústrias de substituição de importações tendem a sofrer com importações mais baratas. À guisa de conclusão, os resultados da redução das tarifas de importação existentes para todas as mercadorias negociáveis no cenário considerado, implicam que, no curto prazo, a liberalização do comércio terá um impacto positivo na economia nacional.



     

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