PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA - CAA CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA Telefone/Ramal: Não informado
Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPE

2024
Dissertações
1
  • SIRIA MONIQUE ALVES DE MOURA
  • EDUCAÇÃO MATERNA E SAÚDE INFANTIL EM UMA PERSPECTIVA REGIONAL: uma análise com Propensity Score Matching

  • Orientador : MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALANE ALVES SILVA
  • MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
  • POEMA ISIS ANDRADE DE SOUZA
  • Data: 19/04/2024

  • Mostrar Resumo
  • A DESIGUALDADE REGIONAL É UMA QUESTÃO PREMENTE NA SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA, COM IMPLICAÇÕES
    SIGNIFICATIVAS NA SAÚDE INFANTIL. ESTE TRABALHO OBJETIVA EXAMINAR A RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO MATERNA E A SAÚDE INFANTIL DURANTE O PERÍODO DE 2012 A 2022, PARA TODO O BRASIL. UTILIZANDO DADOS DA DECLARAÇÃO DE NASCIDOS VIVOS DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE NASCIDOS VIVOS (SINASC – DATASUS), ESTE ESTUDO EMPREGA A TÉCNICA DE PROPENSITY SCORE MATCHING (PSM) PARA CRIAR GRUPOS COMPARÁVEIS DE MÃES COM DIFERENTES NÍVEIS DE EDUCAÇÃO, CONTROLANDO O VIÉS DE SELEÇÃO COM OBJETIVO DE ANALISAR A CAUSALIDADE ENTRE MAIOR NÍVEL DE EDUCAÇÃO MATERNA E MENOR INCIDÊNCIA DE BAIXO PESO AO NASCER. EMBORA SEJAM VARIÁVEIS CORRELACIONADAS, OS RESULTADOS NÃO INDICARAM UM EFEITO CAUSAL SIGNIFICATIVO DA EDUCAÇÃO MATERNA SOBRE O BAIXO PESO AO NASCER, LOGO, O AUMENTO DA ESCOLARIDADE MATERNA POR SI SÓ PODE NÃO SER SUFICIENTE PARA REDUZIR O BAIXO PESO AO NASCER DE FORMA SIGNIFICATIVA. INTERVENÇÕES MAIS ABRANGENTES QUE CONSIDEREM OS DIVERSOS FATORES QUE INFLUENCIAM A SAÚDE MATERNA E INFANTIL PODEM SER MAIS EFICAZES NA REDUÇÃO DO BAIXO PESO AO NASCER. É IMPORTANTE CONSIDERAR POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERVENÇÕES QUE PROMOVAM A EDUCAÇÃO DAS MÃES, NÃO APENAS COMO FORMA DE REDUZIR O BAIXO PESO AO NASCER, MAS TAMBÉM COMO UM INVESTIMENTO NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO DAS FAMÍLIAS E COMUNIDADES.


  • Mostrar Abstract
  • A desigualdade regional é uma questão premente na saúde pública brasileira, com implicações
    significativas na saúde infantil. Este trabalho objetiva examinar a relação entre a educação
    materna e a saúde infantil durante o período de 2010 a 2022, na região Nordeste do Brasil, um
    local marcado por disparidades socioeconômicas. Utilizando dados da Declaração de Nascidos
    Vivos do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC – DATASUS), este estudo
    emprega a técnica de Propensity Score Matching (PSM) para criar grupos comparáveis de mães
    com diferentes níveis de educação, controlando o viés de seleção. Espera-se que o maior nível
    educacional das mães angarie melhores resultados no peso ao nascer das crianças, sendo um
    resultado positivo para os indicadores de saúde infantil, destacando a importância de políticas
    públicas que visem a redução das disparidades regionais em educação e acesso a cuidados de
    saúde de qualidade para garantir um início de vida mais saudável e equitativo para as crianças
    do Nordeste. Esse estudo busca fornecer uma contribuição significativa para o entendimento da
    interseção entre educação materna, desigualdade regional e saúde infantil, com implicações
    para o planejamento e a implementação de políticas de saúde pública.

2023
Dissertações
1
  • KAROLINE AMARAL DE ALMEIDA
  • Análise de Eficiência dos gastos educacionais com o ensino médio em Pernambuco

  • Orientador : WELLINGTON RIBEIRO JUSTO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDWARD MARTINS COSTA
  • ROBERTA DE MORAES ROCHA
  • WELLINGTON RIBEIRO JUSTO
  • Data: 24/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • O Brasil nas últimas duas décadas vem aumentando os investimentos em educação básica e implementado medidas que garanta a elevação do nível de escolaridade da população. O crescimento dos investimentos busca resultados satisfatórios na qualidade do ensino. Nesse cenário, Pernambuco apresentou um bom resultado do Índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), obtendo resultados acima da média nacional para o ensino médio ficando em quinto no ranking de notas do Ideb no ano de 2019. Assim, despertando o interesse na investigação da eficiência dos gastos nesse segmento educacional. Desse modo, o trabalho tem como objetivo analisar a eficiência estática e dinâmica dos gastos educacionais no ensino médio dos municípios pernambucanos no período entre 2017 a 2021. A metodologia utilizada é a DEA-BBC com orientação para output na análise estática e DEA-Malquist na análise dinâmica e em ambos casos fazendo uso da Análise de cluster com o método não hierárquico k-médias, agrupando os municípios pernambucanos de acordo com as características educacionais em cinco grupos. Através do DEA-BBC identificou-se que a maioria das DMUS ficou no intervalo 075-0,99, classificados como tecnicamente ineficientes. Já na análise dinâmica pelo Dea-Malquist constatou-se que cerca de 76,68% dos municípios reduziram a produtividade, enquanto 48,63% elevaram a eficiência. De modo geral, pode-se inferir que, embora constatada melhora na eficiência e no progresso técnico, a grande maioria dos municípios encontram-se abaixo da fronteira de eficiência justificada em maior magnitude pelo regresso tecnológico. Parte dessa perda é amenizada pelo efeito positivo na eficiência gerada pelos professores com ensino superior. Assim, mesmo constatados bons resultados de Pernambuco no Ideb do ensino médio, há muito espaço para melhorar a eficiência dos gastos educacionais nos municípios pernambucanos.


  • Mostrar Abstract
  • Nos últimos vinte anos, o Brasil vem aumentando os investimentos em educação básica e implementado medidas que garantam a elevação do nível de escolaridade da população. Ao passo que os investimentos em educação cresceram, espera-se resultados satisfatórios. Pernambuco apresentou um bom resultado do Índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb). O estado obteve resultados acima da média nacional para o ensino médio ficando em quinto no ranking de notas do Ideb no ano de 2019, esse fato levantou o interesse por investigar a eficiência dos gastos em educação do ensino médio ao longo do tempo. Observando quais os fatores contribuem para esses resultados, se tem a implantação do ensino integral em 2007 em Pernambuco como um possível fator de impacto. Desse modo, o trabalho tem como objetivo analisar a eficiência dinâmica dos gastos educacionais no ensino médio em Pernambuco no período entre 2007 a 2019 e possíveis impactos da implantação das escolas de tempo integral. A metodologia adequada é a Análise envoltória de dados DEA-BBC que permite identificar as unidades tomadoras de decisões (DMUs) que apresentam maior eficiência e o seu comportamento ao longo do tempo. Para tanto será aplicada uma Análise de Clusters utilizando o método não hierárquico k-médias, para agrupar os municípios pernambucanos de acordo com as características socioeconômicas e populacionais semelhantes. Após definidos as DMUs, será aplicado o modelo DEA-BBC para analisar a eficiência e DEA-Malmquist para analisar a dinâmica da eficiência no período escolhido.

2
  • LUIZ FERNANDO LOURENÇO DE SOUSA
  • Estrutura Urbana e Acesso a Oportunidades: Implicações para a Disseminação da Covid-19 no Brasil




  • Orientador : DANYELLA JULIANA MARTINS DE BRITO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREZA DANIELA PONTES LUCAS
  • DANYELLA JULIANA MARTINS DE BRITO
  • KLEBSON HUMBERTO DE LUCENA MOURA
  • Data: 03/03/2023

  • Mostrar Resumo
  • Com a expansão mundial da pandemia da Covid-19, a disseminação e mortalidade do vírus trouxe impactos no modo de organização da economia. Um dos fatores determinantes para este processo é a estrutura das localidades. O objetivo deste estudo é analisar como as infecções e óbitos por Covid-19 estão relacionados com a estrutura urbana das cidades brasileiras. Este tipo de análise se faz importante para compreender as diferenças das localidades e sua relevância no momento da adoção e calibragem de estratégias de contenção para a Covid-19 e outras doenças. Para examinar esse fenômeno, busca-se, primeiro, compreender a relação direta de variáveis demográficas, de conectividade, vulnerabilidade social e de estrutura urbana com as taxas de infecção e de mortalidade da Covid-19, através de uma abordagem de modelos de equações estruturais (structural equation modeling – SEM). Na sequência, investiga-se a relação entre as infecções e óbitos por Covid-19 e nível de espraiamento urbano, analisando o nível de compacidade urbana desde uma perspectiva multidimensional, considerando características demográficas, de vulnerabilidade social e de acesso a oportunidades, por meio do modelo de múltiplos indicadores e múltiplas causas (MIMIC). Os resultados mostram que as cidades menos espraiadas, isto é, localidades mais compactas, possuem uma maior taxa de disseminação e óbitos pelo novo coronavírus. Sendo a relação entre nível de compacidade e mortalidade significativamente menor, comparativamente a infecção, o que certamente está relacionado a fatores como acesso rápido aos sistemas de saúde e qualidade de atendimento nas localidades mais compactas. Adicionalmente, os resultados evidenciam que, dentre outros aspectos, acesso a oportunidades e mobilidade pendular são variáveis com influência sobre o nível de compacidade urbana.





  • Mostrar Abstract
  • Com a expansão mundial da pandemia da Covid-19, a disseminação e mortalidade do vírus trouxe impactos no modo de organização da economia. Um dos fatores determinantes para este processo é a maneira de estruturação das localidades. O objetivo deste estudo é analisar como as infecções e óbitos por coronavírus estão relacionados com a estrutura urbana das cidades, ponderando os fatores de acesso a oportunidades e organização dos municípios. Para analisar esse fenômeno, busca-se, primeiro, categorizar os municípios brasileiros em termos de nível de espraiamento urbano, através do uso de indicadores de densidade. Ademais, por meio de uma abordagem de modelos de equações estruturais (structural equation modeling – SEM), é investigada a relação entre a mortalidade e disseminação da Covid-19 com o nível de espraiamento urbano. Espera-se que locais compactos, com maiores indicadores de densidade e melhores condições de acessibilidade, possuam uma maior taxa de infecção e uma menor taxa de mortalidade.

3
  • MARCUS VINICIUS ALCOFORADO DE MELO
  • A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS NOS MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS: UMA ANÁLISE DOS ANOS 2000 E 2010

  • Orientador : DANYELLE KARINE SANTOS BRANCO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DANYELLE KARINE SANTOS BRANCO
  • MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
  • JULIANA DE SALES SILVA
  • Data: 20/04/2023

  • Mostrar Resumo
  • A política de crédito rural foi um dos principais fatores que possibilitaram a abertura de novas fronteiras agrícolas, desenvolvimento tecnológico e consequente modernização do setor, tornando viável o surgimento de algumas culturas em regiões que anteriormente não apresentavam condições favoráveis de cultivo.

     

    O efeito transformador da agricultura dos últimos 40 anos, é certamente o fato mais importante da história econômica recente do Brasil, e continua abrindo perspectivas para o desenvolvimento futuro do país. Em Pernambuco, quatro atividades detêm juntas cerca de 90% do PIB agropecuário do estado, são elas: fruticultura, cana-de-açúcar, pecuária bovina e avicultura.

     

    Por vezes a importância da agropecuária na economia pernambucana é resumida à sua participação no PIB e empregos formais gerados, o que acaba por subestimar a atividade. Diante desse contexto, o objetivo geral desta dissertação é obter a importância das atividades agropecuárias nos municípios pernambucanos nos anos de 2000 e 2010. Como objetivos específicos, pode-se elencar: i) criar indicadores, através do método da análise fatorial, que identifique quais os municípios possuem uma influência maior do meio rural e das atividades agropecuárias; ii) comparar os anos de 2000 e 2010 e analisar as mudanças ocorridas no meio rural e no setor agropecuário dos municípios pernambucanos nesse período; iii) verificar a existência de clusters espaciais. 

    Espera-se que os resultados desta dissertação contribuam para identificar os municípios com maior relevância do setor primário, sendo vistos como possíveis alvos de políticas públicas de curto prazo que visem impulsionar a atividade rural, inclusive nos municípios vizinhos como forma de potencializar o transbordamento gerado a partir da ocorrência de clusters espaciais. Por outro lado, é útil também para embasar projetos que estimulem as atividades agropecuárias nos municípios com baixo desempenho, principalmente naqueles em que se localizam próximos a regiões de destaque, tais como incentivos fiscais para instalação de novos empreendimentos, qualificação de mão de obra, programas de assistência técnica nas propriedades, instalação de barragens, projetos de pesquisa para viabilizar novas culturas, linha de crédito específica para a região etc.



  • Mostrar Abstract
  • A política de crédito rural foi um dos principais fatores que possibilitaram a abertura de novas fronteiras agrícolas, desenvolvimento tecnológico e consequente modernização do setor, tornando viável o surgimento de algumas culturas em regiões que anteriormente não apresentavam condições favoráveis de cultivo. O efeito transformador da revolução agrícola dos últimos 40 anos, é certamente o fato mais importante da história econômica recente do Brasil, e continua abrindo perspectivas para o desenvolvimento futuro do país. Em Pernambuco, quatro atividades detêm juntas cerca de 90% do PIB agropecuário do estado, são elas: fruticultura, cana-de-açúcar, pecuária leiteira e avicultura. Por vezes a importância da agropecuária na economia pernambucana é resumida àsua participação no PIB e empregos formais gerados, o que acaba por subestimar a atividade. Diante desse contexto, o objetivo geral desta dissertação é obter, a partir de outras variáveis utilizadas na literatura, a importância do setor para cada município de Pernambuco nos anos 2000 e 2010. Como objetivos específicos, pode-se elencar: i) por meio da técnica de reamostragem bootstrap, criar réplicas dos dados dos Censos a fim de poder extrair informações populacionais para a análise; ii) comparar os anos de 2000 e 2010 e analisar as mudanças ocorridas no meio rural e no setor agropecuário dos municípiospernambucanos nesse período; iii) criar um indicador, através do método da análise fatorial,que identifique quais os municípios possuem uma influência maior do meio rural e da atividade agropecuária; iv) verificar, ex post, a influência de algumas variáveis explicativassobre a intensidade de atividades agrícolas no seu meio rural. Espera-se que os resultados desta dissertação contribuam na criação de políticas que impulsionem as atividades agropecuárias nos municípios que possuem uma menor intensidade, principalmente naqueles cujos municípios vizinhos geram no meio rural uma riqueza superior.

4
  • MARÍLIA ALBUQUERQUE MILFORT DE SOUZA
  • EVASÃO ESCOLAR NA PANDEMIA DA COVID-19: EVIDÊNCIAS PARA O BRASIL

  • Orientador : KLEBSON HUMBERTO DE LUCENA MOURA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DANYELLA JULIANA MARTINS DE BRITO
  • KLEBSON HUMBERTO DE LUCENA MOURA
  • VALDEIR SOARES MONTEIRO
  • Data: 25/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • A pandemia do Covid-19 teve um impacto sem precedentes no sistema educacional global, com o fechamento das escolas e a transição para a educação remota afetando milhões de estudantes e resultando em consequências significativas, incluindo o aumento da evasão escolar. Diante desse contexto, torna-se relevante o desenvolvimento de pesquisas para compreender a relação entre evasão escolar e a pandemia. Esta dissertação teve como objetivo analisar o efeito dos casos e óbitos por Covid-19 na evasão escolar no Brasil, utilizando os dados do Censo Escolar de 2019 a 2021 como referência. Para alcançar esse objetivo, foi empregado o modelo de dados em painel, permitindo uma análise estatística abrangente. Os resultados obtidos revelaram uma relação positiva entre a evasão escolar no ensino fundamental e médio e as taxas de notificações de infectados e óbitos por Covid-19.


  • Mostrar Abstract
  • A pesquisa tem como objetivo analisar o efeito da Pandemia da Covid 19 na Evasão Escolar no Brasil. Para atingir tal objetivo serão utilizados dados de diversas fontes, como PNAD/COVID19, Censo Escolar, disponível pelo INEP, e as notificações da COVID-19, adquiridas no Ministério da Saúde. Os dados serão trabalhados por meio de uma estratégia empírica de Dados em Painel. Espera-se que os resultados do futuro estudo apresentem um aumento no número de casos da evasão escolar no período da pandemia e que esta tendência seja maior nas escolas localizadas em áreas mais vulneráveis.

5
  • CARLOS AIRAM DE AZEVEDO LIMA
  • ENSINO A DISTÂNCIA E DESEMPENHO ESCOLAR: Uma Análise Sobre a Proficiência dos Estudantes da Rede
    Pública Municipal de Pernambuco

  • Orientador : KLEBSON HUMBERTO DE LUCENA MOURA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • KLEBSON HUMBERTO DE LUCENA MOURA
  • MARCUS VINICIUS AMARAL E SILVA
  • BRENO DA SILVA ARAUJO PEREIRA
  • Data: 25/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho analisa o efeito do ensino a distância durante a pandemia da COVID-19 sobre o desempenho escolar dos estudantes dos 2o e 5o anos da rede pública municipal do Estado de Pernambuco. O objetivo do trabalho foi investigado a partir de dados do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), do Censo Escolar e demais variáveis de controle. Tais valores sofrem alterações ao longo do período em análise – entre 2017 e 2021. Para tanto, utilizou-se um modelo econométrico capaz de analisar uma estrutura de informações longitudinais, baseado em efeitos fixos. Considerando as duas turmas analisadas, o emprego de atividades remotas influencia negativamente o desempenho escolar do aluno tanto na disciplina de Língua Portuguesa quanto em Matemática. Os resultados deste trabalho foram obtidos considerando como principais as seguintes variáveis: proficiência média municipal no SAEPE e duração média, em dias, das atividades escolares realizadas a
    distância.


  • Mostrar Abstract
  •  Durante muitos anos o Brasil enfrentou graves problemas no que se refere ao acesso à educação, em que o acesso a escola era dificultado por vários motivos como a dificuldade de deslocamento, a pouca oferta e as baixas condições dos pais para matricularem seus filhos. Essa limitação ao acesso a uma educação de qualidade provoca uma maior concentração de renda além da exclusão social. A pesquisa tem como objetivo investigar a possível relação positiva entre os gastos do governo em educação e o acesso à educação básica por crianças e adolescente entre 4 e 17 anos. Para atingir tal objetivo serão utilizados dados de fontes como o Censo Escolar e do Tesouro Nacional. Os dados serão trabalhados por meio de uma estratégia empírica de Dados em Painel.

6
  • ARIANE CRISTINA OLIVEIRA OLIMPIO
  • IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES (PECIM) NOS INDICADORES EDUCACIONAIS.

  • Orientador : WELLINGTON RIBEIRO JUSTO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ERYKA FERNANDA MIRANDA SOBRAL
  • KLEBSON HUMBERTO DE LUCENA MOURA
  • WELLINGTON RIBEIRO JUSTO
  • Data: 28/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • No contexto dos persistentes desafios educacionais no Brasil, que incluem problemas
    estruturais, violência escolar e escassez de recursos pedagógicos, este estudo investiga o
    Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM). A iniciativa foi impulsionada pela
    notável performance de escolas militares, destacando-se pela infraestrutura e desempenho
    acadêmico dos alunos. O Governo Federal, motivado por esses indicadores, decidiu investir no
    PECIM, selecionando escolas públicas com baixos valores no Índice de Desenvolvimento da
    Educação Básica (IDEB) e infraestrutura precária. Este trabalho se propõe a avaliar o impacto
    do PECIM nessas escolas, considerando os índices de infraestrutura e as taxas de rendimento
    escolar. Utilizando a abordagem de Análise Fatorial e Diferenças em Diferenças com múltiplos
    períodos, conforme desenvolvido por Callaway e Sant’Anna (2021), os resultados indicam uma
    avaliação positiva da política. A análise fatorial revela que os seis fatores explorados explicam
    significativamente 77,53% da variância total dos dados, demonstrando forte correlação entre as
    variáveis e heterogeneidade nas covariâncias. Ao empregar a metodologia de Callaway e
    Sant’Anna (2021), as taxas de rendimento escolar apresentaram efeito médio do tratamento
    significativo para os indicadores analisados: elevação da taxa de aprovação e redução das taxas
    de abandono e de reprovação, corroborando a eficácia da política mesmo diante dos desafios
    impostos pela pandemia da COVID-19. Contudo, para uma compreensão mais abrangente do
    impacto positivo nessas escolas, ressalta-se a necessidade de um período mais extenso de
    exposição ao Programa.


  • Mostrar Abstract
  • Nos últimos cinco anos, o Brasil presenciou a perda de 1,9 milhão de alunos no ensino fundamental ao ensino médio e também tem enfrentado problemas com a precarização da infraestrutura escolar, reprovação, dentre outros, de acordo com o  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O histórico do país em relação a desempenho anteriores no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) revela que sempre esteve estacionado bem abaixo da média das melhores notas dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Além da condição educacional brasileira que desde muitos anos continua precária, o país enfrenta também problemas econômicos, políticos e de saúde pública, e é através dessas características que é através dessas perspectivas e ideais que então, surgem as escolas cívico-militares (ECIM), a fim de implementar uma nova forma de administrar as áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa de escolas públicas convencionais com o apoio dos militares no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) nas ECIM do modelo Ministério da Educação (MEC). Desse modo, o trabalho tem como objetivo avaliar o impacto da implementação das escolas cívico-militares no desempenho dos alunos do ensino fundamental, médio e no ENEM. Será utilizado metodologias para avaliação do impacto da implementação nas escolas cívico-militares através dos modelos de diferenças em diferenças e Event Study pois são modelos mais utilizados e modernos na literatura para efeito de tratamento nos estudos de avaliação de impacto.

2022
Dissertações
1
  • ÁLVARO ROBÉRIO DE SOUZA SÁ
  • FUNDO SOCIAL E MORTALIDADE INFANTIL: EVIDÊNCIAS DE UMA POLÍTICA DE COMBATE À POBREZA NO NORDESTE DO BRASIL

  • Orientador : DANYELLE KARINE SANTOS BRANCO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • BLADIMIR CARRILLO BERMUDEZ
  • DANYELLA JULIANA MARTINS DE BRITO
  • DANYELLE KARINE SANTOS BRANCO
  • Data: 07/02/2022

  • Mostrar Resumo
  • O objetivo desta dissertação é estudar os efeitos da constituição de Fundos Estaduais de Combate e Erradicação da Pobreza (FECEP) no Nordeste do Brasil, portanto, a redução dos níveis de pobreza sobre a mortalidade infantil. Para avaliar os efeitos da política sancionada pelo governo federal em 2000 sobre a saúde infantil, foram examinados os impactos da criação dos fundos sociais nas taxas de mortalidade infantil, neonatal, pós-neonatal e evitável nos estados do Nordeste. Além disso, foram verificados os efeitos da intervenção nas condições de saúde ao nascer e nos canais de geração de pobreza associados à mortalidade infantil. Utilizando uma estratégia empírica de diferenças em diferenças para o período de 1996 a 2015, robusta para vários períodos e tratamento heterogêneo, esta pesquisa mostra que os estados do Nordeste que implementaram fundos sociais para combater a miséria experimentaram uma redução significativa, tanto nos níveis de pobreza quanto nas taxas de mortalidade infantil. O conjunto de resultados fornece evidências sugestivas de que a criação de mecanismos de financiamento social, irrigados financeiramente pela arrecadação de impostos sobre o consumo de luxo, como o FECEP, pode ajudar seriamente a reduzir a miséria e, com isso, as taxas de mortalidade infantil, traduzindo-se em importante instrumento de transformação econômica e social para regiões subdesenvolvidas.


  • Mostrar Abstract
  • The objective of this dissertation is to study the effects of the constitution of State Funds for Combating and Eradicating Poverty (FECEP) in the Northeast of Brazil, therefore, the reduction of poverty levels on infant mortality. To assess the effects of the policy sanctioned by the federal government in 2000 on child health, the impacts of the creation of social funds on infant, neonatal, post-neonatal and avoidable mortality rates in the Northeastern states were examined. In addition, the effects of the intervention on health conditions at birth and channels of poverty generation associated with infant mortality were verified.Using an empirical differences-in-differences strategy for the period 1996- 2015, robust for various periods and heterogeneous treatment, this research shows that the northeastern states that implemented social funds to combat misery experienced a significant reduction in both poverty levels and in the rates of infant mortality.The set of results provides suggestive evidence that the creation of social financing mechanisms, irrigated financially by the collection of taxes on luxury consumption, such as FECEP, can seriously help to reduce misery and, thereby, the infant mortality rates, thus translating into an important instrument of economic and social transformation for underdeveloped regions.

2
  • KELLY ALICE BARBOSA MACÊDO
  • Ensaios sobre os efeitos da distribuição desigual do trabalho entre as famílias no Brasil

  • Orientador : DANYELLA JULIANA MARTINS DE BRITO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DANYELLA JULIANA MARTINS DE BRITO
  • ROBERTA DE MORAES ROCHA
  • STÉLIO LOMBARDI FILHO
  • Data: 28/02/2022

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação é composta de dois artigos. No primeiro artigo verifica-se como as famílias sem trabalho explicam a composição da taxa de pobreza, no período de 2012 a 2019. Para tal, usando os dados da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (PNAD) Contínua, calcula-se o índice de polarização, a taxa de pobreza das famílias e, por fim, sua decomposição. Os achados indicam que parte do aumento da polarização tem por consequência o aumento da taxa real de não trabalho familiar, ao passo que a variação da taxa de pobreza provém, principalmente, de variações no percentual de famílias pobres sem trabalho. No segundo artigo, investiga-se o efeito de agregados familiares sem trabalho sobre os resultados dos jovens, em termos de trabalho e escolaridade, no período de 2012 a 2019, utilizando os dados da PNAD Contínua. Os resultados apontam a presença dos efeitos de estar em famílias sem trabalho sobre os rendimentos dos jovens, para homens, sobre sua probabilidade de trabalhar e sobre estar em situação de defasagem idade-série, para mulheres e homens.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation is composed of two articles. In the first article, it is verified how families without work explain the composition of the poverty rate, in the period from 2012 to 2019. To this end, using data from the Continuous National Household Sample Survey (PNAD), the polarization index was calculated , the poverty rate of families and, finally, their decomposition. The findings indicate that part of the increase in polarization results in an increase in the real rate of family non-work, while the variation in the poverty rate comes mainly from variations in the percentage of poor families without work. In the second article, we investigate the effect of jobless households on the results for young people in the labor market, from 2012 to 2019, using data from the PNAD Contínua. The results point to the presence of an effect of families without work on the income of young people, for men, on their probability of working and presenting an age-grade gap, for women and men.

3
  • THAMYRES FIRMINO GOMES DA SILVA
  • Impacto da Concentração de Mercado nos Salários: Evidências para a Indústria da Transformação (2002-2017)

  • Orientador : ROBERTA DE MORAES ROCHA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DIANA LÚCIA GONZAGA DA SILVA
  • EDILBERTO TIAGO DE ALMEIDA
  • ROBERTA DE MORAES ROCHA
  • WELLINGTON RIBEIRO JUSTO
  • Data: 04/03/2022

  • Mostrar Resumo
  • As teorias existentes sobre o mercado de trabalho argumentam que a baixa capacidade de negociação dos trabalhadores provocada pela baixa qualificação e pouca mobilidade espacial pode aumentar o poder de mercado das empresas que utilizam esse fator para reduzir os salários. As evidências empíricas da associação entre a concentração de mercado são focados em países desenvolvidos, ficando limitada a análise para países de industrialização recente. Dessa forma, o presente trabalho estima o impacto da concentração do mercado de trabalho, medida através do índice de Herfindahl-Hirschman (IHH), sobre os salários médios dos trabalhadores da Indústria da Transformação, para o período de 2002-2017, utilizando os microdados da RAIS/ME. Cerca de 78,49% dos estabelecimentos altamente concentrados representam 87,83% do emprego nacional.  Os resultados mostraram que um aumento de 1% na concentração do mercado de trabalho está associado a uma redução de 0,089% dos salários médios reais, não havendo diferenciais salariais significativos entre os municípios com absoluto poder de monopsônio e aqueles com grau de concentração menor que um.


  • Mostrar Abstract
  • Existing theories about the labor market argue that the low bargaining capacity of workers caused by low qualifications and little spatial mobility can increase the market power of companies that use this factor to reduce wages. Empirical evidence of the association between market concentration is focused on developed countries, leaving the analysis limited to countries with recent industrialization. In this way, the present work estimates the impact of labor market concentration, measured through the Herfindahl-Hirschman index (IHH), on the average wages of workers in the Manufacturing Industry, for the period 2002-2017, using microdata from RAIS/ME. About 78.49% of highly concentrated establishments represent 87.83% of national employment. The results showed that a 1% increase in labor market concentration is associated with a 0.089% reduction in average real wages, with no significant wage differentials between municipalities with absolute monopsony power and those with a degree of concentration lower than one.

4
  • ROMÁRIO FERREIRA DA SILVA
  • AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO PRODEPE NO EMPREGO DA INDÚSTRIA PERNAMBUCANA

  • Orientador : KLEBSON HUMBERTO DE LUCENA MOURA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • KLEBSON HUMBERTO DE LUCENA MOURA
  • LEANDRO WILLER PEREIRA COIMBRA
  • MARCIO MICELI MACIEL DE SOUSA
  • Data: 10/03/2022

  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa teve como objetivo investigar a relação do crescimento do emprego com variáveis relativas ao incentivo fiscal do PRODEPE (Programa de Desenvolvimento do estado de Pernambuco) e com o repasse do ICMS aos municípios de Pernambuco, além de averiguar a existência de causalidade entre as variáveis. Para atingir tal objetivo foram utilizados dados de diversas fontes, como da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Ad Diper), da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz PE) e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Os dados foram trabalhados por meio de uma estratégia empírica de Dados em Painel, juntamente do conceito da causalidade de Granger para relacionar o investimento previsto, emprego previsto e a previsão de criação de firmas, todas relacionadas a empresas beneficiadas pelo PRODEPE, com o emprego da indústria Pernambucana. Além disso, essa mesma relação foi trabalhada para o repasse de ICMS aos municípios de Pernambuco com o emprego da indústria. Os resultados apontaram para relação positiva da previsão de investimentos por parte de empresas beneficiadas pelo PRODEPE e pelo repasse de ICMS aos municípios para com o emprego da indústria de Pernambuco. Também foi encontrada causalidade em Granger para o repasse de ICMS com o emprego, porém, esse efeito só foi encontrado quando consideradas as regiões mais próximas da Região Metropolitana do Recife.


  • Mostrar Abstract
  • The research aimed to investigate the relationship between employment growth and variables related to the PRODEPE (Pernambuco State Development Program) tax incentive and the ICMS transfer to the municipalities of Pernambuco, in addition to verifying the existence of causality between the variables . To achieve this objective, data from different sources were used, such as the Pernambuco Economic Development Agency (Ad Diper), the Pernambuco Finance Department (Sefaz PE) and the Annual Social Information Report (RAIS). The data were worked through an empirical Panel Data strategy, together with the Granger causality concept to relate the expected investment, expected employment and the forecast of creation of firms, all related to companies benefited by PRODEPE, with the employment of the Pernambuco industry. In addition, this same relationship was worked on for the transfer of ICMS to the municipalities of Pernambuco with the employment of the industry. The results pointed to a positive relationship between the forecast of investments by companies benefiting from PRODEPE and the transfer of ICMS to the municipalities for the employment of the industry in Pernambuco. Causality was also found in Granger for the transfer of ICMS with employment, however, this effect was only found when considering the regions closest to the Metropolitan Region of Recife.

5
  • LUÍZA LUANA DE BARROS
  • EXPORTAÇÕES AGRÍCOLAS, ACUMULAÇÃO DE CAPITAL HUMANO E MERCADO DE TRABALHO: Evidências Empíricas para o Brasil entre 2002 e 2015

  • Orientador : MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DANYELLE KARINE SANTOS BRANCO
  • JOAO RICARDO FERREIRA DE LIMA
  • MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
  • Data: 27/04/2022

  • Mostrar Resumo
  • O objetivo geral do trabalho consiste em avaliar as relações empíricas de causalidade entre as exportações agrícolas, a acumulação de capital humano e o mercado de trabalho a partir de dados estaduais anuais referentes ao período de 2002 a 2015. Para tal, foram realizados dois ensaios para: (i) examinar os efeitos das exportações de bens primários na acumulação de capital humano e (ii) investigar o efeito das exportações agrícolas no mercado de trabalho agrícola e não agrícola, ambos utilizando o Método de Variáveis Instrumentais. Os principais dados utilizados foram coletados a partir da Secretaria de Exportação do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Nacional de Meteorologia por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (INMET) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como resultado, a partir do primeiro ensaio foi possível observar que as exportações de bens primários afetaram negativamente a educação brasileira, pois a cada 1% de aumento na participação das exportações primárias, há um declínio de aproximadamente 0,04% na média de anos de escolaridade, além de ser um fator significante para o aumento do abandono nos ensinos médio e superior. Além disso, levantou-se a possibilidade de a política de investimento educacional não estar sendo eficaz, como também, de atuar negativamente para a continuidade do estudante no ensino após a educação básica. Quanto ao segundo ensaio, os principais resultados revelaram que a exposição à exportação agrícola expandiu o emprego agrícola de forma significativa, demonstrando ser um forte fator para impulsionar a renda rural. Todavia, houve um efeito negativo dessa exposição sobre o nível de empregos não agrícolas. Logo, o crescimento das exportações agrícolas alimenta o próprio setor, sem gerar uma difusão positiva e significativa para os demais, provocando um estímulo a não industrialização. Dessa forma, as exportações primárias se comportaram como um fator de retrocesso ao desenvolvimento brasileiro.


  • Mostrar Abstract
  • The general objective of the work is to evaluate the empirical relationships of causality between agricultural exports, the accumulation of human capital and the labor market based on annual state data for the period from 2002 to 2015. To this end, two tests were carried out to : (i) to examine the effects of primary goods exports on human capital accumulation and (ii) to investigate the effect of agricultural exports on the agricultural and non-agricultural labor market, both using the Instrumental Variables Method. The main data used were collected from the Export Secretariat of the Ministry of Industry, Foreign Trade and Services (MDIC), from the National Household Sample Survey (PNAD), from the National Institute of Meteorology through the Ministry of Agriculture, Livestock and Supply (INMET) and the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). As a result, from the first essay, it was possible to observe that exports of primary goods negatively affected Brazilian education, since for every 1% increase in the share of primary exports, there is a decline of approximately 0,04% in the average of years of education. schooling, in addition to being a significant factor for the increase in dropout in secondary and higher education. In addition, the possibility was raised that the educational investment policy was not being effective, as well as acting negatively on the continuity of the student in education after basic education. As for the second trial, the main results revealed that agricultural export exposure significantly expanded agricultural employment, proving to be a strong factor in boosting rural income. However, there was a negative effect of this exposure on the level of non-farm employment. Therefore, the growth of agricultural exports feeds the sector itself, without generating a positive and significant diffusion for the others, provoking a stimulus to non-industrialization. In this way, primary exports behaved as a setback factor for Brazilian development.

6
  • ANA CAROLINA DA SILVA AGUIAR
  • O IMPACTO DAS TRANSFERÊNCIAS DO FUNDEB NOS GASTOS COM EDUCAÇÃO NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS

  • Orientador : WELLINGTON RIBEIRO JUSTO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LAERCIO DAMIANE CERQUEIRA DA SILVA
  • ROBERTA DE MORAES ROCHA
  • WELLINGTON RIBEIRO JUSTO
  • Data: 23/05/2022

  • Mostrar Resumo
  • A teoria do federalismo fiscal indica que a despesa em uma área específica pode aumentar menos do que as transferências feitas para aquela área, sendo o restante dos repasses gasto no financiamento de outros bens e serviços, ou para reduzir a arrecadação de impostos. Esta questão é conhecida como efeito fungibilidade das transferências. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é estimar, a partir de regressões quantílicas com efeitos fixos para dados em painel, entre o período de 2013 e 2018, a resposta das despesas municipais em educação às transferências condicionais do Funded, procurando verificar se os recursos estão, de fato, sendo direcionados a serviços de educação. Além disso, foram estimados outros modelos para dar robustez aos resultados. Os resultados do modelo de regressão quantílica com efeitos fixos indicam que para cada aumento de R$ 1 nas transferências do Fundeb, R$ 0,38/capita é alocado em outros gastos, se analisado o quantil de maiores gastos com educação. Portanto, com base nos resultados encontrados, conclui-se que há evidências de fungibilidade nas transferências do Fundeb, com isso, reduzindo a qualidade da educação e, no longo prazo, prejudicando o desenvolvimento econômico.


  • Mostrar Abstract
  • The theory of fiscal federalism indicates that spending in a specific area can increase less than the transfers made to that area, with the rest of the transfers spent to finance other goods and services, or to reduce tax collection.
    This issue is known as the fungibility effect of transfers. In that sense, the The objective of this work is to estimate, from quantile regressions with fixed effects for panel data, between the period 2013 and 2018, the response of municipal expenditures in education to Funded conditional transfers, seeking to verify that the resources are, in fact, being directed towards education services. Furthermore, it was estimated other models to give robustness to the results. The results of the regression model quantile with fixed effects indicate that for every R$1 increase in transfers Fundeb, R$ 0.38/capita is allocated to other expenses, considering the highest quantile education spending. Therefore, based on the results found, it is concluded that there is evidence of fungibility in Fundeb transfers, thereby reducing the quality of education and, in the long run, harming economic development.

7
  • RAFAELA CAMILA DA SILVA FERREIRA
  • AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS DE PRÊMIO POR PRODUTIVIDADE NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO

  • Orientador : WELLINGTON RIBEIRO JUSTO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GUERINO EDÉCIO DA SILVA FILHO
  • MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
  • WELLINGTON RIBEIRO JUSTO
  • Data: 30/05/2022

  • Mostrar Resumo
  • O objetivo desta dissertação é avaliar a política de prêmios por produtividade no desempenho dos professores e servidores nas escolas estaduais do Governo de Pernambuco durante o período de 2013 a 2019, utilizando o modelo estatístico de diferenças em diferenças (DD). Para estimação do modelo, foram utilizados dados dos censos escolares do INEP (Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos), coletados nas provas do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) para as escolas públicas do ensino básico e médio do estado de Pernambuco. Para seleção das escolas tratadas no modelo, utilizou-se as informações da Secretaria de Educação do estado de Pernambuco sobre a concessão do bônus escolar nos anos de 2013, 2015, 2017 e 2019. A estimação do modelo DD, para avaliação do bônus no período, foi feita com base nas contribuições recentes de aperfeiçoamento do modelo, conforme mostrado na literatura internacional e nacional revisada. Tomou-se a base teórica desses trabalhos para orientar a metodologia empírica seguida no estudo. Foram analisados os efeitos da política de premiação sobre o desempenho dos alunos nas provas de matemática e português no quinto e nono anos do ensino fundamental e terceiro ano do ensino médio e evolução na nota do IDEB. Os testes de robustez aplicados na análise mostraram que a política de premiação com bônus financeiro adotada pelo Governo de Pernambuco, a partir de 2008, foi eficaz para aumentar as notas dos alunos nas disciplinas de português e matemática em 8,47 e 8,42 pontos, respectivamente, nas escolas estaduais que foram beneficiadas com o bônus salarial. Houve também um aumento da nota do IDEB de 1,71 pontos nos anos finais e 1,49 nos anos iniciais do ensino fundamental e de 0,17 pontos no ensino médio.


  • Mostrar Abstract
  • The aim of this dissertation is to evaluate the policy for wage premium on productivity on performance of professors and staff in the public schools of the state of Pernambuco during the period 2013-2019. For the evaluation of the policy, it was estimated a model of difference-indifferences (DiD) on the grades of the subjects of portuguese and mathematics. For the estimation of the model, data from the System SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), administered by INEP (Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos) were used for the public schools of the state of Pernambuco. For the selection of schools treated in the model, data from the Secretaria de Educação de Pernambuco were used for the years 2013, 2015, 2017 and 2019.This evaluation will be made through a model of difference in differences (DiD), which will be runned in its most modern version developed by the updated papers quoted in the references of this dissertation. The estimation of the DiD model for evaluating the wage premium was made following recent theoretical contributions for its improvment published in the international and national literatures. The theoretical basis of this literature was taken as framework for the empirical methodology followed in the study. The effect of the premium policy on the performance of students in the grades of math and portuguese in the basic and high school networks and in the IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) grades were analysed. Robust texts conducted showed that the wage premium policy of the state Government of Pernambuco, which started in 2008, was effective in increasing the grades of students in the subjects of portuguese and mathematics in 8.47 and 8.42, respectively, in the state schools which were chosen to receive the wage premium of the policy. For the IDEB, the increase was 1.71 points in the final grades and 1.49 in state high schools benefitted.

8
  • FERNANDA SOUZA PEREIRA
  • ENSAIOS SOBRE AS ESTRUTURAS DE CONSUMO E DE RENDIMENTO DO SETOR DE BENS E SERVIÇOS CULTURAIS NO BRASIL

  • Orientador : DANYELLA JULIANA MARTINS DE BRITO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DANYELLA JULIANA MARTINS DE BRITO
  • MARCUS VINICIUS AMARAL E SILVA
  • MARIA FERNANDA FREIRE GATTO PADILHA
  • MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
  • Data: 17/06/2022

  • Mostrar Resumo
  • Essa dissertação é formada por dois artigos que buscam investigar o setor cultural brasileiro. O primeiro artigo visa avaliar os fatores que estão associados ao consumo de bens e serviços culturais diretos fora do domicílio, considerando tal consumo como interligado ao consumo de outros bens e serviços culturais, por meio de uma análise probit bivariada. Para tanto, são utilizados os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2017-2018. No geral os resultados obtidos para o modelo indicam que o consumo de bens e serviços culturais diretos fora do domicílio e o consumo de outros bens e serviços culturais são positivamente correlacionados, destacando a questão da desigualdade no consumo cultural devido a certas barreiras sociais (educação, renda, acesso a crédito, entre outros). Também é desenvolvido um indicador de amenidades culturais, com enfoque nas diferenças na oferta de equipamentos culturais nas regiões metropolitanas brasileiras. Para tanto, utiliza-se os dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) 2018. Os resultados do indicador confirmam a presença de desigualdades regionais no acesso aos equipamentos culturais examinados. O segundo artigo tem como objetivo avaliar o impacto intersetorial das atividades artísticas e culturais nos demais setores da economia brasileira. Primeiro, tal análise é conduzida ponderando os efeitos da Covid-19, o que permite identificar como o setor foi afetado, em termos de produto, emprego e renda. Na sequência, é avaliada a relevância do setor cultural considerando os diferentes grupos de renda familiar. Para tanto, é utilizado a abordagem de insumo-produto, com a matriz de dados brasileiros mais recente de 2015 e informações da POF. Os principais resultados apontam que uma crise, como a da Covid-19, considerando apenas o efeito no setor cultural, tem um impacto de reduzir em 31,8% o produto das atividades culturais, o equivalente a uma perda de 237.701 postos de trabalho. Este resultado sinaliza a relevância do setor para a economia brasileira. Ademais, as famílias de menor renda, grupo representativo de mais de 70% dos domicílios, são responsáveis por apenas 28% de toda demanda das famílias brasileira pelo setor cultural; enquanto as famílias nos estratos de renda mais elevados, que representam menos de 3% dos domicílios, consomem 22% do setor. Tal resultado sinaliza para a importância de que políticas públicas sejam desenvolvidas a fim de estimular o consumo entre os grupos de menor renda, uma vez que, além dos benefícios econômicos mostrados nessa pesquisa, existem benefícios intangíveis da atividade cultural para uma sociedade.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation consists of two articles that seek to investigate the Brazilian cultural sector. The first article aims to evaluate the factors that are associated with the consumption of direct cultural goods and services outside the home, considering such consumption as interconnected with the consumption of other cultural goods and services, through a bivariate probit analysis. For this, data from the Household Budget Survey (POF) from 2017-2018 are used. Overall, the results obtained for the model indicate that the consumption of direct cultural goods and services outside the home and the consumption of other cultural goods and services are positively correlated, highlighting the issue of inequality in cultural consumption due to certain social barriers (education, income, access to credit, among others). An indicator of cultural amenities is also developed, focusing on differences in the supply of cultural facilities in Brazilian metropolitan regions. For this purpose, data from the 2018 Municipal Basic Information Survey (MUNIC) are used. The results of the indicator confirm the presence of regional inequalities in access to the cultural facilities examined. The second article aims to assess the intersectoral impact of artistic and cultural activities on other sectors of the Brazilian economy. First, such an analysis is conducted by weighing the effects of Covid-19, which allows identifying how the sector was affected, in terms of product, employment and income. Next, the relevance of the cultural sector is evaluated considering the different family income groups. For this, the input-output approach is used, with the most recent Brazilian data matrix from 2015 and information from the POF. The main results point out that a crisis, such as that of Covid-19, considering only the effect on the cultural sector, has an impact of reducing the product of cultural activities by 31.8%, equivalent to a loss of 237,701 jobs. This result signals the relevance of the sector to the Brazilian economy. Furthermore, lower-income families, a group representing more than 70% of households, are responsible for only 28% of all Brazilian families' demand for the cultural sector; while families in the highest income strata, which represent less than 3% of households, consume 22% of the sector. This result points to the importance of public policies being developed in order to stimulate consumption among lower-income groups, since, in addition to the economic benefits shown in this research, there are intangible benefits of cultural activity for a society.

9
  • JOÃO GUILHERME VASCONCELOS DE SOUSA
  • O PAPEL DA LOCALIZAÇÃO E DAS ECONOMIAS DE AGLOMERAÇÃO NA PROPENSÃO A EXPORTAR E NO DESEMPENHO COMERCIAL DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO BRASILEIRA

     

     

  • Orientador : MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
  • DANYELLA JULIANA MARTINS DE BRITO
  • MARCIO MICELI MACIEL DE SOUSA
  • Data: 01/08/2022

  • Mostrar Resumo
  • O objetivo geral deste trabalho consiste em analisar o papel das economias de aglomeração e da localização no desempenho e na propensão a exportação da indústria de transformação brasileira. Para tal, pretende-se especificamente analisar os efeitos que a localização e as forças de aglomeração possuem na propensão a exportar, bem como entender a relação entre as aglomerações e o valor das exportações. Para atender o primeiro objetivo específico o período de análise foi o ano de 2019, e para o segundo foi utilizado o período de 2008 a 2019. Inicialmente a metodologia empregada consiste no uso de índices de urbanização, especialização e spillovers de exportação parar mensurar as forças aglomerativas em um modelo do tipo Probit, além disso, também será utilizado o índice de aglomeração de Ellison e Glaeser em um modelo de estrutura gravitacional. Os resultados apontam para efeitos positivos das economias de aglomeração na propensão a exportar devido a efeitos de transbordamento. O fato de um município ser localizado em uma região costeira também se mostrou relevante para a propensão a exportar. As aglomerações também afetam positivamente o valor das exportações, o que indica uma melhora de desempenho comercial. Assim, à guisa de conclusão, os resultados estão de acordo com a literatura. Ademais, para além da importância do tema para o desenvolvimento regional e considerando a escassez de estudos nacionais que relacionem o comércio exterior com as economias de aglomeração, este trabalho se mostra ainda mais relevante, em especial, para o estudo do comércio internacional no Brasil.


  • Mostrar Abstract
  • The general objective of this work is to analyze the role of agglomeration economies and location in the performance and export propensity of the Brazilian manufacturing industry. To this end, it is intended specifically the effects that the location and as an agglomeration analysis have on the propensity to export, as well as understand the relationship between agglomerations and the value of exports. To meet the specific objective, the first period of analysis was the year 219, and for the second, the period from 2008 to 2019 was used. Glaeser in a gravitational structure model. The results point to positive effects of export propensity economies due to spillover effects. The fact that a municipality is located in a coastal region is also relevant for the propensity to export. The agglomerations also the expected performance of the value of exports, indicates an improvement in trade performance. Thus, by way of conclusion, the results are in agreement with the literature. In addition, the importance of the regional theme and considering Brazil beyond the development studies that the foreign relationship with the agglomeration economies, this work is even more relevant national, especially for the study of international trade.

10
  • AMANDA STEFFANY DA SILVA ARAUJO
  • IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ESTADO PERNAMBUCO

  • Orientador : ALANE ALVES SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALANE ALVES SILVA
  • MARCIO MICELI MACIEL DE SOUSA
  • MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
  • Data: 18/08/2022

  • Mostrar Resumo
  • A desigualdade de renda é um problema social antigo no Brasil e no mundo, desde a antiguidade filósofos e economistas pensaram em soluções para este problema. No Brasil milhões de brasileiros são afetados todos os anos por causa dessa disparidade, diante disso vários projetos foram pensados para amenizar este problema de âmbito social. Programas de transferência de renda condicionada foram implementados desde a década de 90 no Brasil com o intuito de trazer bem-estar social aos menos favorecidos. Nos anos 2000 foi sugerida a unificação desses programas resultando em 2003 no Programa Bolsa Família que foi considerado um dos melhores programas de transferência de renda condicionada do mundo segundo especialistas. O programa teve sua atividade finalizada em outubro de 2021 sendo substituído pelo Auxílio Brasil. O Bolsa Família em seus 18 anos de duração impôs aos beneficiários condicionalidades no âmbito da saúde e da educação para receberem a transferência de renda. Este trabalho tem por objetivo analisar como as condicionalidades do programa Bolsa Família na área de educação influenciaram no desempenho dos alunos beneficiários do Programa dos anos finais do ensino fundamental, especificamente será analisado o desempenho dos alunos cadastrados no CadÚnico no estado de Pernambuco. Dentre os resultados foi encontrada a importância do Programa Bolsa Família e a condicionalidade da educação para estrato mais pobre da população, tal resultado foi visto após as análises das regressões em que os números mostram que ser beneficiário do programa aumenta a médias dos alunos, do 5º e 9º ano do ensino fundamental, nas disciplinas de português e matemática em todos os anos tratados. A exemplo no 5º ano em 2015 a média em matemática do aluno beneficiário aumentou em 1.072 pontos por estar dentro do programa e cumprindo a condicionalidade de educação; outro exemplo significativo foi que ao longo dos anos ser negro influenciava negativamente a nota (visto a grande desigualdade social interracial existente no país) mas com a continuidade da transferência de renda este cenário mudou no ano de 2019 para os alunos do 5º ano que obtiveram aumento de 4.566 na média em matemática.


  • Mostrar Abstract
  • Income inequality is an old social problem in Brazil and in the world, since ancient times
    philosophers and economists have thought of solutions to this problem. In Brazil millions of
    Brazilians are affected every year because of this disparity, in view of this, several projects
    were designed to alleviate this social problem. Conditional cash transfer programs have been
    implemented since the 1990s in Brazil with the aim of bringing social well-being to the
    underprivileged. In the 2000s, the unification of these programs was suggested, resulting in
    2003 in the Bolsa Família Program, which was considered one of the best conditional cash
    transfer programs in the world, according to experts. The program ended in October 2021 and
    was replaced by Auxílio Brasil. The Bolsa Família, in its 18 years of duration, imposed
    conditionalities on the beneficiaries in the field of health and education to receive the income
    transfer. This work aims to analyze how the conditionalities of the Bolsa Família program in
    the area of education influenced the performance of students benefiting from the Program in
    the final years of elementary school, specifically the performance of students registered in
    CadÚnico in the state of Pernambuco will be analyzed. Among the results, the importance of
    the Bolsa Família Program and the conditionality of education for the poorest stratum of the
    population was found, this result was seen after the analysis of the regressions in which the
    numbers show that being a beneficiary of the program increases the average of students, from
    the 5th and 9th grade of elementary school, in Portuguese and Mathematics subjects in all
    treated years. For example, in the 5th year in 2015, the average in mathematics of the
    beneficiary student increased by 1,072 points for being within the program and fulfilling the
    education conditionality; another significant example was that over the years being black had a
    negative influence on the grade (given the great interracial social inequality existing in the
    country) but with the continuity of income transfer this scenario changed in 2019 for 5th grade
    students who obtained an increase of 4,566 on average in math.
    Keywords: Public Policies, Bolsa Família, Education

11
  • JOSÉ EDSON ALVES DE LIMA FILHO
  •  Oferta de Serviços Públicos e Eleição: Modelo Eleitoral à Luz da Teoria da Decisão.

  • Orientador : ALANE ALVES SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALANE ALVES SILVA
  • MARCIO MICELI MACIEL DE SOUSA
  • MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
  • Data: 29/08/2022

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho discute a relação e as consequências da utilização da oferta de serviços públicos com viés eleitoral. É analisado como governantes, sujeitos a processos eleitorais e buscando otimizar sua chance de reeleição ou de formarem sucessor, decidem quanto e para quais setores da sociedade serão ofertados serviços públicos. Para tal, é proposto um modelo teórico que utiliza como base o trabalho desenvolvido por Downs (1999), que estrutura o processo eleitoral em sociedades democráticas sob fundamentos microeconômicos. E assim, utilizando a Teoria da Decisão como ferramenta analítica, é estruturado um modelo comportamental eleitoral de oferta de serviços públicos.


  • Mostrar Abstract
  • O presente trabalho discute a relação e as consequências da utilização da oferta de serviços públicos com viés eleitoral. É analisado como governantes, sujeitos a processos eleitorais e buscando otimizar sua chance de reeleição ou de formarem sucessor, decidem quanto e para quais setores da sociedade serão ofertados bens-públicos e leis. Para tal, é utilizado como base o trabalho desenvolvido por Downs (1999), que estrutura o processo eleitoral em sociedades democráticas sob fundamentos microeconômicos e assim é proposto um modelo teórico embasado na chamada Teoria da Decisão. A literatura de ciclos políticos-econômicos e os modelos de War of Attrition e Political-losers referenciam as hipóteses do modelo.

12
  • JOÃO CARLOS FERNANDES DE OLIVEIRA
  • "PROFESSOR, ME DÊ UM PONTO!”: Uma análise da retenção e evasão como consequência das estratégias usadas pelas Instituições de ensino superior na busca por melhor desempenho.

  • Orientador : LEANDRO WILLER PEREIRA COIMBRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREZA DANIELA PONTES LUCAS
  • KLEBSON HUMBERTO DE LUCENA MOURA
  • LEANDRO WILLER PEREIRA COIMBRA
  • Data: 30/08/2022

  • Mostrar Resumo
  • Com a expansão do ensino superior no Brasil, a partir da implementação do Reuni, demandou-se por investigações sobre os efeitos do crescimento do número de vagas em universidades federais, em especial sobre o desempenho do aprendizado e a permanência destes universitários. Este trabalho almeja analisar a relação entre as taxas de retenção e evasão das Instituições de Ensino Superior Federais públicas e o desempenho dos discentes. Para atingir este objetivo, utilizou-se da abordagem da teoria dos jogos para modelar o comportamento estratégico das instituições de ensino superior, relativo ao uso da reprovação como estratégia na busca por melhores desempenhos. Em seguida, utilizou-se os dados do Censo do Ensino Superior para sintetizar variáveis acadêmicas relativas à evasão e retenção e, a partir de modelos multiníveis, observou-se a relação destas sobre o desempenho individual na prova de conhecimentos específicos do Enade 2018, para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Os resultados dos modelos apontaram que turmas com maiores taxas de estudantes que ultrapassaram o tempo projetado de finalização do curso também apresentaram melhor desempenho, enquanto a maior taxa de reprovação no começo do curso e a taxa de evasão influenciavam negativamente na nota.

     

  • Mostrar Abstract
  • A retenção do estudante no ensino superior é apresentada como algo maléfico para a instituição e para o estudante, mas seria isso verdade? As características por trás da retenção e do desempenho acadêmico evidenciam que o resultado do ensino médio e o nível de esforço aplicado são fatores chaves para entender o comportamento dos estudantes ao longo da trajetória acadêmica deles. Enquanto a instituição tem o trabalho de avaliar o nível de aprendizado do todos os estudantes. Utilizando teoria dos jogos, o trabalho visa em tentar compreender a dinâmica da instituição e estudante através de um jogo sequencial com equilíbrio bayesiano separador, em que a instituição tenta utilizar a retenção como uma estratégia de aumentar o desempenho dos universitários. Para a estratégia empírica foi utilizado Modelos de Regressão Quantílica para observar o modelo.

     
2021
Dissertações
1
  • THIAGO ALVES PEREIRA
  • IMPACTO DO PROGRAMA ALUNO CONECTADO NO DESEMPENHO DAS ESCOLAS NO ENEM

  • Orientador : KLEBSON HUMBERTO DE LUCENA MOURA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • KLEBSON HUMBERTO DE LUCENA MOURA
  • LEANDRO WILLER PEREIRA COIMBRA
  • ANDERSON MOREIRA ARISTIDES DOS SANTOS
  • Data: 22/03/2021

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho visa analisar o Programa Aluno Conectado do governo de Pernambuco. Essa política vigou de 2012 a 2014, com objetivo de inclusão digital por meio de distribuição de tablets entre os alunos do ensino médio das escolas estaduais. Pelo fato de a política precisar repor equipamentos para novos alunos a cada ano, assim ela tem novos elementos que iniciaram o tratamento em períodos distintos, com isso a estratégia de análise adaptou uma metodologia observando o tratamento por etapas, para não haver viés no estudo. Utilizando micro dados do ENEM, do período de 2009 a 2016, como forma de mensurar a eficácia do programa com melhorias no desempenho no exame, por meio da média das notas objetivas dos alunos dessas instituições de ensino. Para grupo de controle buscou-se as escolas estuais dos outros estados do Nordeste, pois há maior similaridade cultural, geográfica, infraestrutura e de recursos financeiros. A análise econométrica encontrou impacto positivo do Programa Aluno Conectado na nota objetiva do ENEM de 1.79 pontos, em relação a outras escolas do Nordeste não tiveram política similar. Houve avanço, especificamente, na competência de Redação com nota média de 12.05 pontos. O resultado foi significativo, porém a escala de pontuação vai até 1000 para qualquer competência. A pesquisa observou benefício de aprendizado, em relação ao ENEM, podendo o programa trazer outras melhorias não consideradas.


  • Mostrar Abstract
  • O presente trabalho visa analisar o Programa Aluno Conectado do governo de Pernambuco. Essa política vigou de 2012 a 2014, com objetivo de inclusão digital por meio de distribuição de tablets entre os alunos do ensino médio das escolas estaduais. Pelo fato de a política precisar repor equipamentos para novos alunos a cada ano, assim ela tem novos elementos que iniciaram o tratamento em períodos distintos, com isso a estratégia de análise adaptou uma metodologia observando o tratamento por etapas, para não haver viés no estudo. Utilizando micro dados do ENEM, do período de 2009 a 2016, como forma de mensurar a eficácia do programa com melhorias no desempenho no exame, por meio da média das notas objetivas dos alunos dessas instituições de ensino. Para grupo de controle buscou-se as escolas estuais dos outros estados do Nordeste, pois há maior similaridade cultural, geográfica, infraestrutura e de recursos financeiros. A análise econométrica encontrou impacto positivo do Programa Aluno Conectado na nota objetiva do ENEM de 1.79 pontos, em relação a outras escolas do Nordeste não tiveram política similar. Houve avanço, especificamente, na competência de Redação com nota média de 12.05 pontos. O resultado foi significativo, porém a escala de pontuação vai até 1000 para qualquer competência. A pesquisa observou benefício de aprendizado, em relação ao ENEM, podendo o programa trazer outras melhorias não consideradas.

2
  • RAFAELA MARIA ARCANJO
  • ESTUDO DA ESTRUTURA HIERÁRQUICA DE CONTRATOS DOS PEQUENOS PRODUTORES DE MANGA DO VALE DO SÃO FRANCISCO

  • Orientador : EMANOEL DE SOUZA BARROS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EMANOEL DE SOUZA BARROS
  • ROBERTA DE MORAES ROCHA
  • MARCIO MICELI MACIEL DE SOUSA
  • Data: 30/06/2021

  • Mostrar Resumo
  • Esse estudo tem como objetivo elaborar um índice de complexidade contratual (com base em dados primários), com o intuito de identificar os determinantes das estruturas hierárquicas de contrato, bem como construir cenários probabilísticos capazes de estabelecer os principais desafios e perspectivas para alcance estruturas contratuais mais complexas. Para tal, são utilizados como base os pressupostos e parâmetros básicos da teoria da Economia dos Custos de Transação (ECT). Assim, a dissertação foi dividida em duas partes. Na primeira, procurou-se construir uma base teórica sólida sobre a Economia dos Custos de Transação e os principais fatores causadores do aumento dos custos de transação. Na segunda, lança mão de um modelo de regressão probit ordinal onde se pretende analisar os principais fatores de gestão e ambiente institucionais, determinantes dos arranjos contratuais vigentes entre os pequenos produtores do polo e seus elos de comercialização. Utilizando-se de dados de pesquisa de campo realizada por Penha (2016) no ano agricola de 2014 dos projetos Nilo Coelho e Maria Tereza do polo Petrolina-Juazeiro. Os resultados do modelo mostram que variáveis de gestão (IDADE, TAMPROP) apresentam impactos positivos e pequenos sobre o ICC, sendo os níveis de complexidade contratual mais elevados quando se tem mecanismo de justiça que funcione. Vale salientar que a partir da análise descritiva dos dados, foi possível identificar uma concentração de produtores no nível 1 do ICC indicando que a manga apresenta uma estrutura de governança que não é capaz de chegar ao nível máximo de estrutura de governança, ou seja, obter contratos formais.


  • Mostrar Abstract
  • Esse estudo tem como objetivo elaborar um índice de complexidade contratual (com base em dados primários), com o intuito de identificar os determinantes das estruturas hierárquicas de contrato, bem como construir cenários probabilísticos capazes de estabelecer os principais desafios e perspectivas para alcance estruturas contratuais mais complexas. Para tal, são utilizados como base os pressupostos e parâmetros básicos da teoria da Economia dos Custos de Transação (ECT). Assim, a dissertação foi dividida em duas partes. Na primeira, procurou-se construir uma base teórica sólida sobre a Economia dos Custos de Transação e os principais fatores causadores do aumento dos custos de transação. Na segunda, lança mão de um modelo de regressão probit ordinal onde se pretende analisar os principais fatores de gestão e ambiente institucionais, determinantes dos arranjos contratuais vigentes entre os pequenos produtores do polo e seus elos de comercialização. Utilizando-se de dados de pesquisa de campo realizada por Penha (2016) no ano agricola de 2014 dos projetos Nilo Coelho e Maria Tereza do polo Petrolina-Juazeiro. Os resultados do modelo mostram que variáveis de gestão (IDADE, TAMPROP) apresentam impactos positivos e pequenos sobre o ICC, sendo os níveis de complexidade contratual mais elevados quando se tem mecanismo de justiça que funcione. Vale salientar que a partir da análise descritiva dos dados, foi possível identificar uma concentração de produtores no nível 1 do ICC indicando que a manga apresenta uma estrutura de governança que não é capaz de chegar ao nível máximo de estrutura de governança, ou seja, obter contratos formais.

3
  • JONATAS SOUSA VIEIRA
  • Avaliação da efetividade do LIRAa como instrumento de monitoração da dengue

  • Orientador : ROBERTA DE MORAES ROCHA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ROBERTA DE MORAES ROCHA
  • WELLINGTON RIBEIRO JUSTO
  • PAULO HENRIQUE PEREIRA DE MENESES VAZ
  • Data: 26/08/2021

  • Mostrar Resumo
  • O Aedes aegypti é o vetor responsável pela dengue, doença que tem se tornado uma epidemia no Brasil, sendo conhecida pelo seu potencial de disseminação e contaminação. Uma forma direta de controlar esta doença é através do combate ao vetor transmissor, o qual é realizado pela implementação de políticas públicas. O presente artigo pretende investigar se a aplicação da ferramenta de monitoração LIRAa (Levantamento de Infestação Rápido de Aedes aegypti apresentou impacto na redução da taxa de incidência da dengue nos municípios do país. O Sistema de Informação de Notificação e Agravos Nacional (SINAN), Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constituíram as principais fontes de dados. Dois métodos foram utilizados. O primeiro foi diferenças em diferenças e o segundo foi o Event Study, ambos estimados por meio de dados em painel balanceado. O estudo foi realizado considerando o período de 2001-2016.  Através do método diferença em diferenças, os municípios que contabilizaram o LIRAa apresentaram uma redução na taxa da incidência da dengue de aproximadamente 144 casos em um universo de 100 mil habitantes no período estudado. Para o Event Study, os resultados se comportaram de forma similar, com uma redução de 206 casos em média. Portanto, os municípios que contabilizaram o LIRAa apresentaram uma redução na taxa da incidência da dengue, quando comparado com os municípios que não implementaram o programa. Esses resultados permaneceram válidos mesmo após a incorporação de controles fixos e variantes no tempo, sugerindo que a política promoveu uma redução na taxa de incidência da dengue. Dessa forma, o LIRAa se constitui como importante ferramenta para monitoração da dengue, uma vez que fornece dados capazes de promover o direcionamento de políticas públicas, contribuindo, portanto, para o combate do Aedes aegypti.


  • Mostrar Abstract
  • O Aedes aegypti é o vetor responsável pela dengue, doença que tem se tornado uma epidemia no Brasil, sendo conhecida pelo seu potencial de disseminação e contaminação. Uma forma direta de controlar esta doença é através do combate ao vetor transmissor, o qual é realizado pela implementação de políticas públicas. O presente artigo pretende investigar se a aplicação da ferramenta de monitoração LIRAa (Levantamento de Infestação Rápido de Aedes aegypti apresentou impacto na redução da taxa de incidência da dengue nos municípios do país. O Sistema de Informação de Notificação e Agravos Nacional (SINAN), Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constituíram as principais fontes de dados. Dois métodos foram utilizados. O primeiro foi diferenças em diferenças e o segundo foi o Event Study, ambos estimados por meio de dados em painel balanceado. O estudo foi realizado considerando o período de 2001-2016.  Através do método diferença em diferenças, os municípios que contabilizaram o LIRAa apresentaram uma redução na taxa da incidência da dengue de aproximadamente 144 casos em um universo de 100 mil habitantes no período estudado. Para o Event Study, os resultados se comportaram de forma similar, com uma redução de 206 casos em média. Portanto, os municípios que contabilizaram o LIRAa apresentaram uma redução na taxa da incidência da dengue, quando comparado com os municípios que não implementaram o programa. Esses resultados permaneceram válidos mesmo após a incorporação de controles fixos e variantes no tempo, sugerindo que a política promoveu uma redução na taxa de incidência da dengue. Dessa forma, o LIRAa se constitui como importante ferramenta para monitoração da dengue, uma vez que fornece dados capazes de promover o direcionamento de políticas públicas, contribuindo, portanto, para o combate do Aedes aegypti.

4
  • GABRIELA CARINE BRITO COSTA
  • COMÉRCIO BILATERAL BRASIL-CHINA NO CONTEXTO REGIONAL: Ensaios para o Brasil e o Nordeste

  • Orientador : MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
  • LEANDRO WILLER PEREIRA COIMBRA
  • JANAÍNA DA SILVA ALVES
  • Data: 26/08/2021

  • Mostrar Resumo
  • Para atender ao objetivo da dissertação, o primeiro ensaio analisou os determinantes das
    exportações brasileiras do setor têxtil para a China, a fim de verificar os fatores mais
    relevantes para o setor exportador, além de verificar o impacto da oferta e demanda
    deste setor. As principais variáveis consideradas foram renda externa, PIB estadual e
    taxa de câmbio real, todas ponderadas pelo peso do comércio bilateral de têxteis de cada
    estado brasileiro com a China. A abordagem se deu utilizando um painel dinâmico,
    considerando 23 unidades federativas (22 estados e o distrito federal), para os anos de
    2002 a 2017. Estimou-se a regressão através do Método dos Momentos Generalizados
    (GMM). Todas as variáveis foram estatisticamente significantes pelo método GMM e
    apresentaram sinal esperado, de acordo com a teoria. No segundo ensaio, utilizou-se o
    modelo gravitacional para demonstrar os efeitos de vários determinantes do comércio
    internacional. Sabe-se, porém, que a utilização da distância entre os países,
    isoladamente, e sua extensão territorial como variáveis explicativas nesse tipo de estudo
    vem sendo questionada nos modelos de economia internacional e, portanto, foram
    ponderadas por outras variáveis. Nesse contexto, o estudo analisou os determinantes das
    exportações nordestinas de têxteis no comércio bilateral com a China, no período de
    1998 a 2018, utilizando o estimador não-linear de Pseudo-Máxima Verossimilhança de
    Poisson (PPML). Novamente, a teoria foi comprovada empiricamente. A China segue
    como grande parceiro comercial do Brasil no setor, ao mesmo tempo em que traz os
    maiores desafios para o comércio brasileiro de têxteis e confecções. Fortalecer a
    produção e competitividade da indústria doméstica, neste caso pulverizada e pouco
    concorrencial, é o desafio que está posto.


  • Mostrar Abstract
  • Para atender ao objetivo da dissertação, o primeiro ensaio analisou os determinantes das
    exportações brasileiras do setor têxtil para a China, a fim de verificar os fatores mais
    relevantes para o setor exportador, além de verificar o impacto da oferta e demanda
    deste setor. As principais variáveis consideradas foram renda externa, PIB estadual e
    taxa de câmbio real, todas ponderadas pelo peso do comércio bilateral de têxteis de cada
    estado brasileiro com a China. A abordagem se deu utilizando um painel dinâmico,
    considerando 23 unidades federativas (22 estados e o distrito federal), para os anos de
    2002 a 2017. Estimou-se a regressão através do Método dos Momentos Generalizados
    (GMM). Todas as variáveis foram estatisticamente significantes pelo método GMM e
    apresentaram sinal esperado, de acordo com a teoria. No segundo ensaio, utilizou-se o
    modelo gravitacional para demonstrar os efeitos de vários determinantes do comércio
    internacional. Sabe-se, porém, que a utilização da distância entre os países,
    isoladamente, e sua extensão territorial como variáveis explicativas nesse tipo de estudo
    vem sendo questionada nos modelos de economia internacional e, portanto, foram
    ponderadas por outras variáveis. Nesse contexto, o estudo analisou os determinantes das
    exportações nordestinas de têxteis no comércio bilateral com a China, no período de
    1998 a 2018, utilizando o estimador não-linear de Pseudo-Máxima Verossimilhança de
    Poisson (PPML). Novamente, a teoria foi comprovada empiricamente. A China segue
    como grande parceiro comercial do Brasil no setor, ao mesmo tempo em que traz os
    maiores desafios para o comércio brasileiro de têxteis e confecções. Fortalecer a
    produção e competitividade da indústria doméstica, neste caso pulverizada e pouco
    concorrencial, é o desafio que está posto.

5
  • PEDRO HENRIQUE DA COSTA SILVA
  • RELAÇÃO ENTRE COPA DO MUNDO FIFA E CORRUPÇÃO: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO MÉTODO DE CONTROLE SINTÉTICO PARA OS PAÍSES-SEDE DOS JOGOS NO PERÍODO DE 2006 A 2014

  • Orientador : LEANDRO WILLER PEREIRA COIMBRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LEANDRO WILLER PEREIRA COIMBRA
  • MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
  • JORGE HENRIQUE NOROES VIANA
  • Data: 30/08/2021

  • Mostrar Resumo
  • A Copa do Mundo instiga vários países a concorrerem para sediar a realização do Mundial. Esse evento demanda investimentos vultosos de capital financeiro que são direcionados à melhoria na infraestrutura e dos serviços públicos. O objetivo do estudo consiste em analisar a corrupção surgidas com a realização da Copa do Mundo de Futebol nos países-sede dos jogos, frente ao impacto exógeno nos gastos públicos. A metodologia adotada é o controle sintético de Abadie, Diamond e Hainmueller (2010). A aplicação do modelo de controle sintético é realizada no contexto dos países-sede da Copa do Mundo nos anos 2006, 2010 e 2014, sendo a Alemanha, África do Sul e Brasil, respectivamente. A principal variável de interesse é o Índice de Percepção de Corrupção da Transparência Internacional. Os efeitos de realização da Copa do Mundo fizeram aumentar a percepção de corrupção na Alemanha, África do Sul e Brasil. No entanto, todos os países apresentaram melhoras significantes que destoam dos seus controles no período pré-realização do megaevento esportivo. Para o Brasil, investigou-se, ainda, se entre o período de anúncio e de realização da Copa houve impactos sobre a quantidade de processos julgados irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU) nas cidades-sede do evento. Dessa forma, buscou-se contrapor o impacto do evento não somente sobre a percepção da corrupção, mas sobre uma medida mais objetiva.


  • Mostrar Abstract
  • A Copa do Mundo instiga vários países a concorrerem para sediar a realização do Mundial. Esse evento demanda investimentos vultosos de capital financeiro que são direcionados à melhoria na infraestrutura e dos serviços públicos. O objetivo do estudo consiste em analisar a corrupção surgidas com a realização da Copa do Mundo de Futebol nos países-sede dos jogos, frente ao impacto exógeno nos gastos públicos. A metodologia adotada é o controle sintético de Abadie, Diamond e Hainmueller (2010). A aplicação do modelo de controle sintético é realizada no contexto dos países-sede da Copa do Mundo nos anos 2006, 2010 e 2014, sendo a Alemanha, África do Sul e Brasil, respectivamente. A principal variável de interesse é o Índice de Percepção de Corrupção da Transparência Internacional. Os efeitos de realização da Copa do Mundo fizeram aumentar a percepção de corrupção na Alemanha, África do Sul e Brasil. No entanto, todos os países apresentaram melhoras significantes que destoam dos seus controles no período pré-realização do megaevento esportivo. Para o Brasil, investigou-se, ainda, se entre o período de anúncio e de realização da Copa houve impactos sobre a quantidade de processos julgados irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU) nas cidades-sede do evento. Dessa forma, buscou-se contrapor o impacto do evento não somente sobre a percepção da corrupção, mas sobre uma medida mais objetiva.

6
  • THIAGO FELLIPE LIMA SILVA PEREIRA
  • IMPACTO DA PENETRAÇÃO DAS IMPORTAÇÕES NA DESIGUALDADE DE RENDA REGIONAL: EVIDÊNCIAS DE UM MODELO CGE MULTIRREGIONAL PARA O BRASIL

  • Orientador : MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CASSIO DA NOBREGA BESARRIA
  • LEANDRO WILLER PEREIRA COIMBRA
  • MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
  • Data: 31/08/2021

  • Mostrar Resumo
  • A maioria dos estudos sobre economia do comércio e desenvolvimento, concentrou-se mais nos efeitos do padrão do comércio internacional para o crescimento econômico e nas diferenças de renda entre países, deixando de lado os efeitos no comércio internacional sobre as diferenças de renda dentro dos países. E essas diferenças de rendimentos dentro dos países, justificam os padrões de desigualdades regionais. A alteração do padrão do comércio tem sido um dos principais fatores que contribuem para agravar as disparidades regionais. Além disso, a mudança da composição e abertura do comércio pode ser vista como fatores importantes na escalada das disparidades e desigualdades regionais.  Os modelos CGE possuem uma série de vantagens para avaliar os impactos distributivos da liberalização do comércio, lidando com os efeitos das reformas comerciais em toda a economia, particularmente sobre salários e emprego, que determinam o impacto geral da liberalização. Este estudo pretende contribuir com as pesquisas relativas à discussão sobre liberalização do comércio e disparidades regionais no contexto da economia brasileira. Neste sentido, o objetivo geral do trabalho consiste em identificar e quantificar o impacto regional da liberalização do comércio dentro de uma estrutura de equilíbrio geral. Especificamente, foram realizadas simulações para analisar o impacto regional e em toda a economia brasileira de reduções tarifárias gerais, bem como reduções tarifárias diferenciais em alguns setores, com o auxílio de um modelo multirregional de equilíbrio geral computacional (CGE) de um único país para a economia brasileira. Neste trabalho, foi desenvolvido um modelo CGE multirregional estático comparativo para o Brasil em um modo “top-down”. O banco de dados consiste no Sistema de Matrizes de Insumo-Produto para o Brasil 2017[1]- 27 setores e 33 produtos, que foi usado como suporte principal do CGE, permitindo a análise de políticas públicas e macroeconômicas e dos efeitos de acordos comerciais internacionais sobre as economias regionais. Neste trabalho, foi realizado um conjunto de experimentos de simulação para entender o impacto de curto prazo da liberalização do comércio no crescimento regional do Brasil. Os resultados da simulação indicam que a liberalização do comércio é um bom prenúncio para a economia nacional, em que o PIB real aumenta 2,12% e o emprego agregado aumenta 3,98%. Assim, no caso de uma redução nas tarifas, as indústrias de exportação que se beneficiariam com a redução dos custos dos insumos importados aumentarão suas margens de lucro. Esse novo cenário sugere um aumento de competitividade, dado um crescimento superior da variação percentual das exportações quando comparado com as importações. Os resultados de valor agregado do emprego e nível de atividade no nível da indústria sugerem que todas indústrias foram afetadas positivamente no curto prazo, com exceção das fabricantes de fumo e as de serviços ligadas as atividades imobiliárias. Nesta simulação as indústrias extrativas, de fabricação de madeira, papel e impressão, refino de petróleo e de metais cresceram significativamente. É evidente que as indústrias de exportação que enfrentam demanda elástica são os principais vencedores desse choque de política e as indústrias de substituição de importações tendem a sofrer com importações mais baratas. À guisa de conclusão, os resultados da redução das tarifas de importação existentes para todas as mercadorias negociáveis no cenário considerado, implicam que, no curto prazo, a liberalização do comércio terá um impacto positivo na economia nacional.



     


  • Mostrar Abstract
  • A maioria dos estudos sobre economia do comércio e desenvolvimento, concentrou-se mais nos efeitos do padrão do comércio internacional para o crescimento econômico e nas diferenças de renda entre países, deixando de lado os efeitos no comércio internacional sobre as diferenças de renda dentro dos países. E essas diferenças de rendimentos dentro dos países, justificam os padrões de desigualdades regionais. A alteração do padrão do comércio tem sido um dos principais fatores que contribuem para agravar as disparidades regionais. Além disso, a mudança da composição e abertura do comércio pode ser vista como fatores importantes na escalada das disparidades e desigualdades regionais.  Os modelos CGE possuem uma série de vantagens para avaliar os impactos distributivos da liberalização do comércio, lidando com os efeitos das reformas comerciais em toda a economia, particularmente sobre salários e emprego, que determinam o impacto geral da liberalização. Este estudo pretende contribuir com as pesquisas relativas à discussão sobre liberalização do comércio e disparidades regionais no contexto da economia brasileira. Neste sentido, o objetivo geral do trabalho consiste em identificar e quantificar o impacto regional da liberalização do comércio dentro de uma estrutura de equilíbrio geral. Especificamente, foram realizadas simulações para analisar o impacto regional e em toda a economia brasileira de reduções tarifárias gerais, bem como reduções tarifárias diferenciais em alguns setores, com o auxílio de um modelo multirregional de equilíbrio geral computacional (CGE) de um único país para a economia brasileira. Neste trabalho, foi desenvolvido um modelo CGE multirregional estático comparativo para o Brasil em um modo “top-down”. O banco de dados consiste no Sistema de Matrizes de Insumo-Produto para o Brasil 2017[1]- 27 setores e 33 produtos, que foi usado como suporte principal do CGE, permitindo a análise de políticas públicas e macroeconômicas e dos efeitos de acordos comerciais internacionais sobre as economias regionais. Neste trabalho, foi realizado um conjunto de experimentos de simulação para entender o impacto de curto prazo da liberalização do comércio no crescimento regional do Brasil. Os resultados da simulação indicam que a liberalização do comércio é um bom prenúncio para a economia nacional, em que o PIB real aumenta 2,12% e o emprego agregado aumenta 3,98%. Assim, no caso de uma redução nas tarifas, as indústrias de exportação que se beneficiariam com a redução dos custos dos insumos importados aumentarão suas margens de lucro. Esse novo cenário sugere um aumento de competitividade, dado um crescimento superior da variação percentual das exportações quando comparado com as importações. Os resultados de valor agregado do emprego e nível de atividade no nível da indústria sugerem que todas indústrias foram afetadas positivamente no curto prazo, com exceção das fabricantes de fumo e as de serviços ligadas as atividades imobiliárias. Nesta simulação as indústrias extrativas, de fabricação de madeira, papel e impressão, refino de petróleo e de metais cresceram significativamente. É evidente que as indústrias de exportação que enfrentam demanda elástica são os principais vencedores desse choque de política e as indústrias de substituição de importações tendem a sofrer com importações mais baratas. À guisa de conclusão, os resultados da redução das tarifas de importação existentes para todas as mercadorias negociáveis no cenário considerado, implicam que, no curto prazo, a liberalização do comércio terá um impacto positivo na economia nacional.



     

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01