Dissertações/Teses

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2024
Dissertações
1
  • ALAIN ESMERALDO LOPES
  • O DESPERDÍCIO DE RECURSOS PÚBLICOS DECORRENTE DE AQUISIÇÕES PÚBLICAS PARA ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DA COVID-19

  • Orientador : MARIANA BATISTA DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DALSON BRITTO FIGUEIREDO FILHO
  • MARIANA BATISTA DA SILVA
  • VIRGINIA ROCHA DA SILVA
  • Data: 30/01/2024

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  • Este trabalho analisa o desperdício de recursos públicos decorrente de aquisições para enfrentamento à pandemia da Covid-19. Considerando que o processo de aquisição pública é composto por 3 fases — planejamento da contratação, seleção do fornecedor e gestão do contrato — e que o dano ao erário se efetiva nesta última, formulou-se a seguinte questão de pesquisa: quais irregularidades, identificáveis antes da execução contratual de uma aquisição pública, estão associadas a um maior desperdício de recursos? O trabalho dialoga com a literatura que categorizou irregularidades constantes em relatórios de auditoria com o intuito de mensurar o desperdício ativo (corrupção) e/ou passivo (má gestão) de recursos públicos, por meio de métodos quantitativos de análise. As fontes de dados utilizadas foram os relatórios de auditoria do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco referentes à fiscalização de 64 dispensas de licitação da Secretaria de Saúde do Recife, no exercício de 2020, relacionadas à aquisição de produtos hospitalares. Como fator explicativo para a variação do desperdício, quantificado nos relatórios como dano ao erário para cada contratação pública, foram utilizadas 6 variáveis. Os dados foram analisados por meio de regressão linear multivariada. Observou-se que 77,05% das contratações analisadas apresentaram desperdício de recursos, perfazendo o total de R$ 43.715.498,9 de dano ao erário quantificado, o que representa 21,80% do total contratado, de R$ 200.558.460,16. Os resultados apontam que, em média, contratações com falta de concorrência exibem maior desperdício. Segundo o modelo, a existência dessa irregularidade em uma aquisição contribui para o desperdício de R$ 709.464,30. Também apurou-se que, em média, quanto maior o valor da contratação, maior o desperdício. O coeficiente estimado para essa variável indica que 25% do valor contratado é desperdiçado na aquisição. Como as variáveis identificadas, falta de concorrência e valor da contratação, podem ser detectadas antes do início da execução contratual, por meio de análise concomitante do processo de aquisição, concluiu-se que o estudo possui relevante valor preditivo acerca do desperdício de recursos públicos.


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  • O presente trabalho procurou investigar o desperdício de recursos públicos decorrente de aquisições públicas para enfrentamento à pandemia da Covid-19, com foco nas aquisições por dispensa de licitação da Secretaria de Saúde do Recife no exercício de 2020. Nesse sentido, formulou-se a seguinte questão de pesquisa: o desperdício de recursos públicos decorrente de mencionadas aquisições públicas está associado a quais fatores e/ou irregularidades prévios à efetivação do referido desperdício, passíveis de identificação durante o processo de contratação? As fontes de dados utilizadas foram os relatórios de auditoria do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE) referentes à fiscalização de 60 (sessenta) dispensas de licitação, relacionadas à aquisição de produtos médico-hospitalares para enfrentamento à pandemia. Os citados relatórios de auditoria contêm, para cada dispensa de licitação, um conjunto de irregularidades, que podem ou não estar associadas a desperdício de recursos públicos (dano ao erário quantificado). Assim, elaborou-se a hipótese de que há associação entre as irregularidades com desperdício de recursos públicos (variável dependente), de um lado, e as irregularidades prévias ao mencionado desperdício (variáveis independentes), de outro, como, por exemplo, pesquisa de preços irregular, habilitação irregular, superdimensionamento de quantitativos e direcionamento a fornecedor. Ademais, levantou-se a hipótese de que o desperdício de recursos públicos também está associado ao valor da contratação (variável independente), informação passível de identificação durante o processo de contratação. Os resultados preliminares apontam para a viabilidade do estudo, tendo em vista que: a) 47 das 60 (78%) dispensas de licitação possuem dano ao erário quantificado,  perfazendo o montante de R$ 42.651.596,79 dos R$ 182.496.978,96 (23,37%) contratados; b) há um total de 248 irregularidades associadas às 60 dispensas de licitação, que podem ser categorizadas em poucos grupos representativos; e c) por meio de regressão linear multivariada, com aplicação do método backward, há indícios de que é possível construir um modelo matemático, com significância estatística, para a previsão do desperdício de recursos públicos a partir do valor contratado e da existência ou não de irregularidades associadas à pesquisa de preço e à habilitação, informações que podem ser identificadas durante o processo de contratação, antes da efetivação do dano ao erário.

2
  • LIDYANNE COSTA DE ARAUJO
  • TER PMU, QUE DIFERENÇA FAZ? Avaliação do impacto dos Planos de Mobilidade Urbana sob a ótica da sustentabilidade ambiental e de redução de acidentes de transporte

  • Orientador : MARIANA BATISTA DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIANA BATISTA DA SILVA
  • DALSON BRITTO FIGUEIREDO FILHO
  • VIRGINIA ROCHA DA SILVA
  • Data: 07/03/2024

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  • Esta pesquisa busca identificar se os municípios com Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PMU) - instrumento de efetivação da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) - apresentaram algum impacto de melhoria nos indicadores de mobilidade urbana sob ótica dos acidentes de trânsito e da sustentabilidade ambiental, temas estes relacionados às diretrizes da referida política pública e à Agenda 2030 da ONU, realizando assim uma avaliação ex post da PNMU após 10 anos de sua edição. A partir do levantamento realizado pelo Ministério das Cidades, sobre o status de elaboração dos PMU’s e dos indicadores para monitoramento e avaliação da efetividade da PNMU, foram examinados os municípios brasileiros obrigados a elaborarem o PMU no momento pré (2010) e pós tratamento (2019), haja vista que a exigência legal para elaboração dos planos iniciou-se a partir de 2012. O desenho de pesquisa combina análise exploratória de dados e estatística descritiva com o estimador econométrico de diferenças em diferenças (diff in diff), utilizando ainda variáveis de controle para robustez dos resultados. Os resultados não identificaram efeito estatisticamente significativo, ou seja, não é possível inferir que a elaboração do PMU tenha feito diferença na mobilidade urbana para mitigar as externalidades negativas de emissão de poluentes e de acidentes de transportes (mortes e feridos) e aumentar  percentual de energia renovável no transporte terrestre. Esses resultados, no entanto, frutos de uma avaliação da PNMU, são úteis para auxiliar o processo de tomada de decisão ao longo da sua execução, realocar melhor os recursos disponíveis e corrigir possíveis erros cometidos na fase de implementação da referida política pública.


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  • Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015, 85%

    da população brasileira vive em áreas urbanas. O processo de urbanização e crescimento

    desordenado das cidades, desde a década de 70, além do incentivo ao uso do transporte

    individual motorizado, impactaram negativamente os padrões de vida e de mobilidade das

    pessoas, principalmente em função do crescimento dos acidentes de trânsito com vítimas, dos

    congestionamentos urbanos e também dos poluentes veiculares (CARVALHO, 2016).

    Entre 2002 e 2012, a taxa de mortalidade dos acidentes de transporte terrestre (CID 10

    – V01 a V892) no Brasil, cresceu em 23%, concentrada principalmente nas idades entre 20 e

    39 anos, conforme dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da

    Saúde.

    Em relação aos poluentes veiculares, um das externalidades negativas à mobilidade

    urbana, o nível de dióxido de carbono (CO2) e os gases de efeito estufa (GEE) que são

    expelidos na atmosfera e acabam impactando diretamente todo planeta em razão do

    aquecimento global, tem o setor de transporte como uma das principais fontes de emissão

    (CARVALHO, 2011). Estudos realizados por Toledo & Nardocci (2011) sobre os efeitos à

    saúde da população do município de São Paulo causados pela exposição à poluição do ar

    mostram que esta contribui para o aumento da mortalidade e morbidade, principalmente por

    doenças respiratórias e cardiovasculares nos grupos vulneráveis.

    Percebe-se, assim, que a mobilidade ao mesmo tempo em que é “motor” do

    desenvolvimento na medida em que promove a integração de pessoas e cargas no território, é

    causa de externalidades negativas, que impactam diretamente na economia, na cidade e na

    vida das pessoas. (MACHADO & PICCININI, 2018).

    Para Alves (2014), as cidades e seus espaços devem ser voltados para as necessidades

    de deslocamentos dos modos não motorizados (pedestres, ciclistas), usuários dos transportes

    públicos contribuindo para uma mobilidade sustentável, na medida em que esses modais são

    menos poluentes, acessíveis a todas as classes sociais e mais sustentáveis.

    No âmbito das políticas públicas, um problema coletivo (nesse caso, a “imobilidade

    urbana”) pode se tornar público quando existe uma situação considerada inadequada, frente a

    outra ideal, que se mostra relevante para a coletividade e é reconhecida como tal por atores

    políticos/governamentais (TCU, 2020). Os dados sobre o crescimento da taxa de mortalidade

    dos acidentes de transporte terrestre e da alta nos poluentes veiculares, além de outros

    indicadores relacionados à mobilidade das pessoas, configuram exatamente um problema

    público a ser mitigado por meio de políticas públicas.

    Nesse sentido, para enfrentar essas e outras externalidades negativas que passou a

    configurar um problema público no âmbito da mobilidade urbana e seguindo a trilha das

    discussões da Comunidade Européia, em 2012 foi editada lei tratando sobre a Política

    Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) que tem por objetivo promover a integração entre

    os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e

    cargas no território do Município (BRASIL, 2012).

    Alves (2014) considera que a PNMU é um grande avanço em termos legislativos ao

    impor objetivos e diretrizes em conformidade com uma mobilidade urbana sustentável,

    inclusiva e acessível e reforça que é preciso que haja engajamento político e que a Lei se faça

    cumprir, pois apenas a existência da legislação não implica em mudanças práticas de melhoria

    do quadro atual de mobilidade urbana no Brasil.

    Nesse sentido, esta pesquisa situa-se no campo das políticas públicas urbanas e,

    considerando o ciclo das políticas públicas, se demonstra oportuna por tentar realizar uma

    avaliação alicerçada no conjunto de estudos elencados sob a denominação ex post da PNMU,

    após uma década de sua edição, a partir dos indicadores de sustentabilidade ambiental e de

    acidentes de transporte.

    A avaliação ex post é um instrumento relevante para a tomada de decisões ao longo da

    execução da política – dizendo ao gestor o que aprimorar e, em alguns casos, como fazê-lo –,

    bem como para a melhor alocação de recursos entre as diferentes políticas públicas setoriais.

    (BRASIL, 2018a).

    Para tal propósito, nesta pesquisa a opção será pela aplicação do método estatístico de

    Diff-in-diff, devido à sua capacidade analítica de efeitos não observáveis relacionados ao

    tempo e às diferenças entre dois grupos e dois períodos. (FONTES; CONCEIÇÃO;

    JACINTO, 2018)

    Desta forma, passados um pouco mais de 10 anos desde a edição da Política Nacional

    de Mobilidade Urbana, esta pesquisa tenta responder a questão: qual o impacto que a

    elaboração dos Planos de Mobilidade Urbana dos municípios proporcionou nos indicadores

    de sustentabilidade ambiental e de acidentes de transporte?

    Parte-se da hipótese de que os municípios que atenderam à exigência legal de

    elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, ferramenta estruturante da PNMU, apresentam

    algum efeito positivo sobre os indicadores de sustentabilidade ambiental (redução de emissões

    de poluição) e de acidentes de transporte (redução do número de mortes e feridos em

    acidentes de transporte).

    Para dar suporte a esta pesquisa, este projeto, além desta introdução, está organizado

    em mais 7 seções, da seguinte forma: a seção que segue apresenta a justificativa, razão desta

    pesquisa. Em seguida, estão a problematização e o marco teórico expondo uma breve

    contextualização sobre a questão a ser respondida e sobre a Política Nacional de Mobilidade

    Urbana. Na quinta seção estão delineados os objetivos, geral e específicos, seguidos da sexta

    seção onde são apresentados os procedimentos metodológicos a serem utilizados na pesquisa.

    A sétima seção detalha o cronograma com as atividades e prazos previstos para o

    desenvolvimento e finalização da pesquisa. E por fim, as referências bibliográficas que

    alicerçam esse projeto de dissertação.

3
  • JONAS MORENO DE ANDRADE ALMEIDA
  • A AUDITORIA OPERACIONAL: A CONTRIBUIÇÃO PARA EFETIVIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS RELATADA EM CASOS PRÁTICOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO.

  • Orientador : MAURICIO ASSUERO LIMA DE FREITAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MAURICIO ASSUERO LIMA DE FREITAS
  • ARTHUR LEANDRO ALVES DA SILVA
  • PAULO JORGE NOGUEIRA DA COSTA
  • Data: 04/04/2024

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  • O estudo procurou evidenciar a importância da contribuição da Auditoria Operacional realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco para o aperfeiçoamento das políticas públicas dos entes auditados, utilizando como parâmetro os Relatórios Realizados nos Primeiros Monitoramentos das auditorias realizadas até o ano de 2022, tomando como base o caso da Auditoria Operacional no Sistema Prisional do Estado de Pernambuco. Para o estudo foram utilizados os princípios e definições dos conceitos de Auditoria Operacional, de good governance, accountability e de value for money aplicados na Administração Pública e em especial nos Tribunais de Contas, tendo como ferramenta metodológica a pesquisa bibliográfica e documental. Foram utilizados dados dos Relatórios de Monitoramento obtidos a partir do banco de dados do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, destacando-se os achados de auditoria, recomendações e a sua aplicação, ou não, pelo órgão jurisdicionado a fim se de analisar o impactos das respectivas recomendações elaboradas nas auditorias operacionais para a efetividade da política Pública Auditada. Os resultados observados apontaram que as contribuições para a melhoria e aperfeiçoamento das Políticas Públicas sugeridas integram o Plano Estadual de Segurança e Defesa elaborado para o período de 2023 a 2024.


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  • O estudo procura evidenciar a importância da contribuição das auditorias operacionais do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco no processo de aperfeiçoamento das políticas públicas dos entes auditados,  utilizando como parâmetros as orientações e críticas a partir das auditorias operacionais realizadas. Para o estudo foram utilizados os princípios e definições dos conceitos de Auditoria Operacional e good governance,  accountability e de value for money aplicados na Administração Pública e em especial nos Tribunais de Contas, através de pesquisa bibliográfica e documental. Todas as informações e dados foram coletados a partir de banco de dados próprio do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e tratados qualitativamente visando a efetivação de uma pesquisa descritiva e explicativa. Os resultados observados apontam que a Auditoria Operacional realizada pelo referido órgão no uso dos princípios da boa governança contribuiu para a melhoria de desempenho das políticas públicas. 

4
  • CIRO EDUARDO TAVARES DE MELO
  • A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS E OS SISTEMAS DE COLETA SELETIVA MUNICIPAIS: ESTUDO PANORÂMICO COM DADOS EM PAINEL (2014 – 2021)

  • Orientador : ANDREA QUIRINO STEINER
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREA QUIRINO STEINER
  • ELIA ELISA CIA ALVES
  • ERINALDO FERREIRA DO CARMO
  • Data: 16/04/2024

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  • Qual a contribuição da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para o sistema de coleta seletiva dos municípios? O principal objetivo deste trabalho é descrever o panorama da coleta seletiva no Brasil após a implementação da PNRS, ocorrida em 2010, verificando quais fatores contribuíram para o avanço da política no período de 2014 a 2021. A hipótese de trabalho foi de que, após a implementação da PNRS, por meio da Lei 12.305/2010, ocorreu um aumento da massa per capita recuperada de resíduos sólidos recicláveis (RSU-r). Sob o ponto de vista teórico-metodológico, o desenho de pesquisa proposto se apoia na literatura de avaliação de resultados de políticas públicas por meio da observação de indicadores quantitativos. Foi realizada análise estatística de dados secundários extraídos do Diagnóstico de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS-RS) para 912 municípios brasileiros. Assim, após comparar a massa de resíduos recuperada antes e após a PNRS, foi realizada uma regressão linear com dados em painel visando identificar o padrão das possíveis correlações existentes entre alguns indicadores selecionados (variáveis independentes) e a quantidade per capita recuperada de materiais recicláveis (RSU-r), tomada como variável dependente. Considerado o período estudado, os resultados indicam que a média de alguns dos indicadores usados na pesquisa ficaram aquém das metas previstas na PNRS. A massa de RSU-r recolhida via coleta seletiva (in054) diminuiu quase 10% e a massa recuperada de RSU-r em mais de 13%. O resultado deste estudo será útil como atualização do diagnóstico dos sistemas de coleta seletiva, contribuindo para a gestão política de resíduos sólidos urbanos (RSU) dos municípios brasileiros.

     


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  • Qual a contribuição da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para o sistema de coleta seletiva dos municípios e, especificamente, do Recife? O principal objetivo deste trabalho é avaliar se, no âmbito municipal, as metas previstas na PNRS foram atingidas para a coleta seletiva, situando, nesse contexto, o município do Recife. A hipótese inicialmente levantada é a de que, após a implementação da PNRS, por meio da lei 12.305/2010, houve um aumento significativo da massa per capita recuperada de resíduos sólidos recicláveis. Sob o ponto de vista teórico-metodológico, o desenho de pesquisa proposto utilizará a literatura de avaliação de resultados por meio da observação de indicadores quantitativos como forma de análise de políticas públicas. Será realizada análise estatística (descritiva e inferencial) de dados secundários extraídos do Diagnóstico de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS-RS) para 912 municípios brasileiros. Assim, após comparar a massa de resíduos recuperada antes e após a PNRS, será realizada uma regressão linear com dados em painel visando identificar o padrão das possíveis correlações existentes entre alguns indicadores complementares selecionados (variáveis independentes) e a quantidade per capita recuperada de materiais recicláveis (variável dependente). Considerado o período estudado (2014 – 2021), observações preliminares indicam que a média de alguns dos indicadores considerados na pesquisa ficaram aquém das metas previstas na PNRS. O resultado deste estudo poderá ser útil como atualização do diagnóstico do sistema de coleta seletiva do Recife-PE, podendo ser replicado a diversos outros municípios brasileiros.

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  • MARIANA BELO LOPES DOS PRAZERES
  • NÃO SEI! SÓ SEI QUE FOI SIM”:um estudo sobre o uso de evidências pelo poder judiciário no Brasil


  • Orientador : LEON VICTOR DE QUEIROZ BARBOSA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSE MARIO WANDERLEY GOMES NETO
  • LEON VICTOR DE QUEIROZ BARBOSA
  • MICHELLE VIEIRA FERNANDEZ DE OLIVEIRA
  • Data: 19/04/2024

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  • Terminar a leitura de uma decisão judicial, saber seu resultado (procedência ou não do pedido), mas ter a sensação de que os argumentos utilizados serviriam para o julgamento de inúmeras demandas com os mais variados pedidos e causa de pedir, ainda é bem comum na justiça brasileira, principalmente quando o tema é judicialização da saúde, em especial, de medicamentos. A falta de conhecimento técnico para apreciar essas demandas resulta em decisões repletas de conceitos genéricos, limitadas à reprodução do ato normativo, entre outros artifícios jurídicos, bem distantes de uma análise técnica, baseada em evidências científicas. Diante da ausência de qualificação específica dos magistrados, a partir de 2010 foi recomendada a criação de um Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário (NAT-JUS) para subsidiar juízes com evidências científicas nas demandas de saúde pública. Assim, por meio de pareceres, o núcleo analisa o pedido e verifica, entre outras, as seguintes pontos técnicos: 1. existência de parecer da CONITEC, 2. indicação de alternativas terapêuticas no SUS, 3. se o uso do fármaco demandado é off-label, 4. registro da Anvisa e 5. necessidade de novos exames ou mais informações. Passados mais de dez anos da primeira recomendação para a sua criação, questiona-se: os argumentos técnicos apresentados pelo NAT-JUS em seus pareceres estão subsidiando os magistrados na fundamentação das sentenças? A hipótese é a de que a existência de pontos técnicos nos pareceres apresentados pelo núcleo aumenta a chance de utilização do parecer no julgamento da ação. Metodologicamente, o desenho de pesquisa utiliza estatística descritiva e regressão logística para analisar a relação entre a variável dependente (utilização dos pareceres nas sentenças) e as variáveis independentes (os cinco pontos técnicos elencados acima) para uma amostra de 139 sentenças proferidas no TJPE entre 2017 e 2022. Os resultados mostram que a consulta ao NAT-JUS foi feita em menos da metade das ações judiciais (48,20%) e que apesar de terem sido identificados 37 pareceres com pontos desfavoráveis ao pedido, em 15 ações (40,54%) os elementos técnicos elencados foram completamente ignorados pelos magistrados, observando-se uma subutilização do núcleo, prevalecendo uma argumentação legalista, fundamentada em fatores jurídicos e não técnicos.


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  • Não saber como o magistrado chegou a uma conclusão, ou melhor, chegar ao final de uma decisão judicial, saber seu resultado (procedência ou não do pedido), mas ter a sensação de que os argumentos utilizados serviriam para o julgamento de inúmeras demandas com os mais variados pedidos e causa de pedir, ainda é bem comum na justiça brasileira. Quando o tema é judicialização da saúde, em especial, de medicamentos, a falta de conhecimento técnico para apreciar essas demandas resulta em decisões repletas de conceitos genéricos, limitadas à reprodução do ato normativo, entre outros artifícios, que geram insegurança jurídica e interferem nas políticas públicas sem análise de custo/efetividade, impactando diretamente no orçamento público da saúde. Diante da ausência de qualificação técnica dos magistrados a respeito de assuntos tão específicos, uma das soluções encontradas desde 2010 pelos poderes foi a criação de um Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário (NAT-JUS) para subsidiar os magistrados com evidências científicas nas demandas de saúde pública. Passados mais de dez anos da primeira recomendação para a sua criação, questiona-se: qual o efeito dos pareceres do Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário (NAT-JUS) na fundamentação das decisões judiciais? A hipótese deste trabalho é que a consulta ao núcleo, composto por profissionais da área de saúde, aumenta a chance de improcedência. O objetivo do estudo é estimar a chance do julgamento de improcedência das ações relativas a demandas de medicamentos contra o SUS em função da utilização dos pareceres e notas técnicas emitidas pelo NAT-JUS. Metodologicamente, o desenho de pesquisa utiliza um modelo de regressão logística para examinar o impacto dos pareceres do NAT-JUS sobre a probabilidade de improcedência para uma amostra de 301 sentenças proferidas pelo TJPE entre 2017 e 2022.

6
  • MARIA LECTICIA PINTO MACIEL PESSÔA
  • DESENVOLVIMENTO OU ESCASSEZ? Recrutamento da burocracia e sua influência na Qualidade da Gestão Pública dos municípios

  • Orientador : ANDRE FELIPE CANUTO COELHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE FELIPE CANUTO COELHO
  • KELLY CRISTINA COSTA SOARES
  • MARIANA BATISTA DA SILVA
  • Data: 23/04/2024

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  • A forma de admissão de pessoal na administração pública interfere na qualidade da gestão fiscal municipal? Nosso objetivo é comparar os efeitos do recrutamento da burocracia via concurso público e contratação temporária sobre a qualidade da gestão fiscal nos municípios pernambucanos. O resultado esperado era constatar que os maiores quantitativos de admissão por concurso público para a ocupação de cargos efetivos gerariam ganhos de qualidade e eficiência na gestão fiscal dos municípios. Metodologicamente, analisamos um banco de dados com diferentes modalidades de admissão de pessoal executadas pelas prefeituras municipais de Pernambuco e seus efeitos sobre indicadores de qualidade da gestão fiscal. Foram utilizados os seguintes recursos metodológicos: estatística descritiva para a apresentação sumária dos resultados; análise de correlações; construção de modelo de regressão e teste t a fim de identificar se há diferença significativa na qualidade da gestão pública fiscal em função da tipologia da admissão de pessoal; e modelo de regressão logística para testar os efeitos do tipo de provimento da burocracia sobre a qualidade da gestão fiscal. O indicador escolhido para a qualidade de gestão fiscal foi o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). Um banco de dados sobre as admissões de pessoal foi elaborado para esta dissertação. O recorte temporal vai de 2016 a 2020; e como variáveis de controle foram usados o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o Coeficiente de GINI, a população do município, a distância em relação à capital e a despesa com pessoal. Após a análise dos dados, concluiu-se que o tipo de vínculo não impacta na qualidade da gestão fiscal, tomando-se como parâmetro o IFGF. Esta pesquisa auxilia a compreensão sobre o gasto com pessoal e a respeito da relação dos diferentes tipos de vínculos dos servidores públicos municipais com a qualidade da gestão fiscal. Além disso, esta abordagem permitiu a entrega de um banco de dados à comunidade científica que pode vir a ser utilizado em posteriores pesquisas.

     


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  • A forma de admissão de pessoal na administração pública interfere na qualidade da gestão municipal? Nosso objetivo é comparar os efeitos do recrutamento da burocracia através do concurso público e contratação temporária sobre a qualidade da gestão pública. Metodologicamente, analisaremos um banco de dados com diferentes tipos de contratações de pessoal das prefeituras municipais de Pernambuco e seus efeitos sobre indicadores de qualidade da gestão pública. Tecnicamente usaremos estatística descritiva para apresentação sumária dos resultados, teste t para amostras independentes a fim de identificar se há diferença significativa na qualidade da gestão pública em função da tipologia da admissão de pessoal e um modelo de regressão logística para testar os efeitos do tipo de provimento da burocracia sobre a qualidade de gestão. O indicador escolhido para a qualidade de gestão é o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), o banco de dados sobre as admissões de pessoal será o Sagres (Sistema do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco) e o recorte temporal será de 2011 a 2018.

2023
Dissertações
1
  • TULIO PAULO ALVES DA SILVA
  • AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE ATENÇÃO À SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE.

  • Orientador : ERNANI RODRIGUES DE CARVALHO NETO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ARTHUR LEANDRO ALVES DA SILVA
  • ERLENE ROBERTA RIBEIRO DOS SANTOS
  • ERNANI RODRIGUES DE CARVALHO NETO
  • Data: 18/01/2023

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  • Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a implementação da política de atenção à saúde e
    segurança no trabalho do servidor público federal da Universidade Federal de Pernambuco. O
    método de pesquisa utilizado foi um estudo de caso, exploratório e descritivo, com
    abordagem qualitativa, com base na Análise de Conteúdo, referenciada pelo autor Bardin
    (2011). Na fase de desenvolvimento da pesquisa, foi realizada inicialmente a pesquisa
    bibliográfica, montado o modelo lógico do posto de saúde do servidor e analisados os
    documentos. Em seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas in loco com os
    Stakeholder(gestores, trabalhadores - conhecidos como burocratas de rua - e usuários),
    selecionados para participar da pesquisa. Após a realização das entrevistas, o material foi
    codificado e analisadas três subcategorias de análise, que interferem na Política de Saúde e
    Segurança do Servidor Público Federal. A pesquisa revela que os fatores que interferem neste
    serviço são os limites de recursos financeiros, estruturais e humanos, conhecimento do
    programa e avaliação positiva dos burocratas de rua pelos usuários que utilizam os serviços
    implementados pela política no posto de saúde do servidor. A conclusão desta pesquisa é que
    o programa devido às limitações de recursos humanos e financeiros, não consegue executar
    todos os eixos previstos na política, tais como: promoção da saúde, grupos de saúde mental,
    exames periódicos de seus funcionários, articulação com outras redes de serviço.


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  • Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a implementação da política de atenção à saúde e
    segurança no trabalho do servidor público federal da Universidade Federal de Pernambuco. O
    método de pesquisa utilizado foi um estudo de caso, exploratório e descritivo, com abordagem
    qualitativa, com base na Análise de Conteúdo, referenciada pelo autor Bardin (2011). Na fase
    de desenvolvimento da pesquisa, foi realizada inicialmente a pesquisa bibliográfica, montado
    o modelo lógico do posto de saúde do servidor e analisados os documentos. Em seguida,
    foram realizadas entrevistas semiestruturadas in loco com os Stakeholder (gestores,
    trabalhadores - conhecidos como burocratas de rua - e usuários), selecionados para participar
    da pesquisa. Após a realização das entrevistas, o material foi codificado e analisadas três
    subcategorias de análise, que interferem na Política de Saúde e Segurança do Servidor Público
    Federal. A pesquisa revela que os fatores que interferem neste serviço são os limites de
    recursos financeiros, estruturais e humanos, conhecimento do programa e avaliação positiva
    dos burocratas de rua pelos usuários que utilizam os serviços implementados pela política no
    posto de saúde do servidor. A conclusão desta pesquisa é que o programa devido às limitações
    de recursos humanos e financeiros, não consegue executar todos os eixos previstos na política,
    tais como: promoção da saúde, grupos de saúde mental, exames periódicos de seus
    funcionários, articulação com outras redes de serviço.

2
  • PRISCILA DA SILVA CUNHA
  • GOVERNANÇA CORPORATIVA E DE TI: uma análise de sua correlação nas Universidades Federais Brasileiras

  • Orientador : ERNANI RODRIGUES DE CARVALHO NETO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DALSON BRITTO FIGUEIREDO FILHO
  • ERNANI RODRIGUES DE CARVALHO NETO
  • GEORGE AUGUSTO VALENCA SANTOS
  • Data: 27/09/2023

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  • Qual a relação entre as Governanças de TI e Corporativa no contexto das Universidades Federais Brasileiras? O principal objetivo deste trabalho é analisar a correlação entre os níveis de Governança de TI e Corporativa a partir de uma amostra de 63 universidades federais brasileiras que participaram dos três últimos Levantamentos Integrados de Governança Organizacional Pública do Tribunal de Contas da União, realizados nos anos de 2017, 2018 e 2021. Como fator explicativo da correlação foram utilizadas quatro variáveis, o iGG, o iGovPub, o iGovTI e o iGestTI. Metodologicamente, a natureza da pesquisa é do tipo aplicada e, no que se refere aos objetivos, considera-se exploratório-descritiva. Quanto à abordagem, classifica-se como quantitativa, pois o desenho de pesquisa combina análise exploratória de dados e estatística descritiva com a análise da correlação de Pearson, testes de associação, teste de Friedman e de Nemenyi e análise de clusters. Os resultados indicam que os índices de governança de TI e corporativa estão fortemente relacionados, tendo em vista os resultados consistentes de correlações positivas significativas, a exemplo do iGovTI e do iGG, cujo valor foi de 0,852. Ademais, os testes do Qui-quadrado e Exato de Fisher evidenciaram uma associação estatisticamente significativa entre as categorias de governança e os índices analisados, entretanto não trouxeram suporte estatístico para afirmar a existência de uma diferença significativa entre as universidades a depender da região onde estão localizadas. O teste de Friedman e de Nemenyi demonstraram que os anos têm um efeito estatisticamente significativo nos índices considerados e a análise de clusters contribuiu para uma observação mais aprofundada das universidades, ao apresentar um panorama onde é possível verificar aquelas que se assemelham no que se refere aos aspectos da governança corporativa e de TI, além de evidenciar o quanto as universidades precisam ainda investir no desenvolvimento de práticas que corroborem para um melhor nível de maturidade em governança, especificamente na área da tecnologia da informação. Esses resultados, portanto, podem ser úteis para auxiliar o processo de tomada de decisão dos gestores em universidades a partir da adoção de melhores práticas em gestão de TI.


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  • A Governança de TI, sistema específico que integra a Governança Corporativa, surge da necessidade de conduzir e administrar a TI com o objetivo de promover um ambiente organizacional mais efetivo visto que auxilia no processo de tomada de decisão dos gestores quanto à aplicabilidade, avanço e aprimoramento de melhores práticas em gestão de TI. A mensuração da governança das universidades federais no Brasil é realizada por meio do Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública, de responsabilidade do Tribunal de Contas da União (TCU), mediante a obtenção de determinados índices que permitem precisar o quanto essas instituições realizam as práticas da governança. Esta dissertação, portanto, objetiva entrar nesse campo do conhecimento, com a finalidade de responder a seguinte pergunta: Qual a relação entre as Governanças de TI e Corporativa no contexto das Universidades Federais Brasileiras? Desse modo, o principal objetivo da dissertação é analisar a correlação entre os níveis de Governança de TI e Corporativa a partir de uma amostra de 63 universidades federais brasileiras que participaram do levantamento do TCU. Metodologicamente, a natureza da pesquisa é do tipo aplicada e, no que se refere aos objetivos, considera-se exploratório-descritiva. Quanto à abordagem, classifica-se como quantitativa, pois o desenho de pesquisa apresenta a análise estatística dos dados secundários do TCU, que reúne informações primárias de universidades federais no Brasil (2017-2021), como também a análise fatorial, a análise do coeficiente de Pearson e a análise de clusters, a fim de atingir os propósitos desta dissertação. Os resultados indicam que os indicadores de governança de TI e corporativa estão fortemente relacionados, assim como indicam que quanto mais desenvolvida a governança em TI, maior o nível de governança corporativa. Esses resultados, portanto, podem ser úteis para auxiliar o processo de tomada de decisão dos gestores em universidades a partir da adoção de melhores práticas em gestão de TI.

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  • RODRIGO DREBES BET
  • TRIBUNAIS DE CONTAS EM AÇÃO: O CONSENSUALISMO APLICADO NA AVALIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

  • Orientador : ERNANI RODRIGUES DE CARVALHO NETO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ARTHUR LEANDRO ALVES DA SILVA
  • CLOVIS ALBERTO VIEIRA DE MELO
  • ERNANI RODRIGUES DE CARVALHO NETO
  • Data: 16/10/2023

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  • O principal objetivo deste trabalho é o de identificar se a utilização de soluções consensuais por meio da realização de Termo de Ajuste de Gestão (TAG) com unidades jurisdicionadas do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) reveste-se de uma prática com amparo jurídico e doutrinário, além de ser um meio eficaz de atuação do controle externo. Através de uma pesquisa na literatura especializada e nas legislações atinentes ao tema, busca-se compreender como a solução consensual pode ser uma alternativa ao Estado Sancionador, sobretudo quando relacionado à atuação dos Tribunais de Contas no Brasil na seara de políticas públicas. Ademais, com a finalidade de robustecer as análises e conclusões desta pesquisa, dados práticos de TAGs firmados pelo TCE-PE em uma operação de auditoria que culminou no segundo semestre do ano de 2021 são apresentados e analisados. Acredita-se que o resultado advindo desta pesquisa será útil para evidenciar práticas de auditoria de controle externo e aprimorar o entendimento acerca de soluções consensuais para problemáticas envolvendo políticas públicas.


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  • 0 principal objetivo deste trabalho e identificar se o Termo de Ajuste de Gestao (TAG), utilizado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) e regulamentado pela Resolugao TC n° 02/2015, se mostrou como um instrumento capaz de melhorar a infraestrutura basica em escolas publicas pernambucanas ap6s atuagao do controle externo. Atraves de uma pesquisa envolvendo dados de uma operagao ordenada de auditoria sobre infraestrutura basica em escolas publicas de Pernambuco, que ocorreu entre o periodo 2021.B e 2023.A, buscar-se-a mensurar quantitativamente altera96es promovidas ap6s a atuagao do TCE-PE. Metodologicamente, o desenho de pesquisa utiliza analise estatistica de dados, criagao de indices e comparagao de resultados com outros encaminhamentos utilizados. Acredita-se que o resultado advindo desta pesquisa sera util para evidenciar praticas de auditoria de controle externo e aprimorar o entendimento acerca de soluções consensuais para problematicas envolvendo politicas publicas.

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  • BIANCA STELLA AZEVEDO BARROSO
  • A VIOLÊNCIA POLÍTICA CONTRA AS MULHERES NO BRASIL: DIMENSÕES E IMPACTO NA ATUAÇÃO POLÍTICA PARTIDÁRIA

  • Orientador : MAURICIO ASSUERO LIMA DE FREITAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDILENE LOBO
  • ARTHUR LEANDRO ALVES DA SILVA
  • CHRISTINE DE OLIVEIRA PETER DA SILVA
  • MAURICIO ASSUERO LIMA DE FREITAS
  • Data: 16/11/2023

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  • O presente trabalho analisa a Violência Política Contra a Mulher e a participação das mulheres na política brasileira, trabalhando a construção do significado, o contexto sociocultural, as ações afirmativas, a dinâmica do fenômeno social e a análise de dados estatísticos obtidos em fontes abertas. O lapso temporal adotado pesquisado é de 2010 a 2022 considerando a vigência da leia que estabeleceu a reserva de cotas para candidaturas por gênero até as últimas eleições gerais, concomitante a vigência de leis que criminalizam a violência política. A metodologia explora dados eleitorais tanto do ponto de vista qualitativo quanto quantitativo, além da análise de resposta de questionário utilizado para captar o sentimento da violência política, por parte de mulheres eleitas no período da pesquisa. Todos os dados eleitorais são públicos e disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Os resultados mostram que, apesar das ações afirmativas, existe sub representatividade da mulher na política brasileira, destacando que as oportunidades concedidas às mulheres se enquadram, apenas, nas cotas mínimas legais. Através das respostas de 77 respondentes do questionário foi possível verificar o conhecimento da lei e, observar que as queixas variam desde o assédio, moral/sexual, a imposição de restrições. Nesse sentido, com base no financiamento de campanha de candidatas em 2022 elaborou um modelo logístico relacionando o status de ser eleita ou não ao valor financiado. Finalmente, o trabalho mostra que a chance de mulheres brancas iniciarem suas atividades políticas por questões de origens familiar é 1,42 vezes maior do que mulheres não brancas. O trabalho conclui que é necessário formular políticas públicas para fortalecer a presença feminina no cenário político brasileiro. 


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  • Esse trabalho se propõe a investigar como a Violência Política de Gênero interfere na atuação política das mulheres eleitas no Brasil. De conceito aberto, a violência política de gênero pode ser caracterizada por atos, omissões ou manifestações de ameaça, agressão, constrangimento, intimidação, humilhação e perseguição, que se pratique em razão da condição do gênero e objetiva impedir, embaraçar ou restringir a participação da mulher na política. A fim de buscar esse objetivo, o trabalho adota metodologia com análise qualitativa, baseada nas respostas de entrevistas semiestruturadas com mulheres que ocuparam cargos eletivos no Brasil no período entre 2012 e 2022, e quantitativa, baseada em inferência estatística, análise exploratória de dados e modelos econométricos usando como variáveis explicativas indicadores de eleições como, por exemplo, financiamento do partido, número de votos, dentre outros. Os dados eleitorais são públicos e disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Pretende-se, por exemplo, testar a hipótese de que a violência política interfere negativamente no mandato eletivo das mulheres, afetando o desempenho de sua atuação e, assim, restringindo sua liberdade política. Em última análise se buscará a relação entre a violência política sofrida e o afastamento das mulheres na arena política com desdobramentos na sub-representação feminina e na qualidade da democracia

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  • PEDRO CARLOS DE SOUZA
  • A RENÚNCIA INVISÍVEL DE RECEITAS PÚBLICAS, IPTU, ISS E ITBI, NOS MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS DE 2016 A 2020

  • Orientador : DALSON BRITTO FIGUEIREDO FILHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DALSON BRITTO FIGUEIREDO FILHO
  • JOSE ALEXANDRE DA SILVA JUNIOR
  • RODRIGO GALVÃO PINHO LINS
  • Data: 05/12/2023

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  • Esta pesquisa tem como objetivo esclarecer as possíveis causas do fenômeno da não efetiva arrecadação de partes significativas das receitas próprias derivadas municipais de 75 municípios, escolhidos aleatoriamente, nas 04 mesorregiões do Estado de Pernambuco, com exceção da Metropolitana, onde costa quase todos, num recorte temporal de 2016 a 2020. A base de dados foi puxada do Sistema de Informações Fiscais e Contábeis do Setor Público – SICONFI, onde os municípios são obrigados por lei a publicar bimestralmente seus Relatórios Resumidos da Execução Orçamentária – RREOs. No anexo VII desses RREOs, constam a Receita Prevista - RP, a Receita Arrecadada – RA e o resultado da execução orçamentária, ou seja, RP menos RA, que é o objetivo empírico desse estudo. A literatura em torno da matéria é escassa, mas os ensinos encontrados nas obras de FERREIRA (2018), OLIVEIRA (2015) e PEREIRA (2017) foram preponderantes. A principal justificativa da pesquisa é sua abordagem crítica: porque os municípios são tão ineficazes na arrecadação dos seus impostos, IPTU, ISS e ITBI, sabendo que esses recursos seriam importantes para melhorar a qualidade de vida da população? Dessa crítica indagativa nasce a questão de pesquisa: é possível os municípios de Pernambuco fazerem uma arrecadação mais eficiente, eficaz e efetiva, dos seus impostos, IPTU, ISS e ITBI, como previstos nos seus orçamentos? Para vencer esses desafios os municípios precisam se desvencilhar de arraigadas anomalias fiscais nos seus planejamentos fiscais, a saber: falta de indexadores, desproporcionalidades de RPs, repetições de RPs e RAs, RPs e RAs zeradas. Essas disfunções fiscais, talvez sejam a causa da Renúncia Invisível de Receitas Públicas – RIRP desses municípios. Para responder essa questão, foi utilizado conhecimentos da metodologia por indução científica, como a pesquisa trabalha com amostra, a indução científica estatística, porque os dados para análise dos resultados tiveram que ser tabelados e suas discussões extraídas dos gráficos de combinação compilados no excel, onde se vê a forte correlação entre as variáveis explicativas e a variável de resposta. Com base nessas informações, a pesquisa chegou à seguinte conclusão: (i) os municípios que menos arrecadam são os que proporcionalmente apresentaram maiores RIRP e os que mais arrecadam causam menos desperdícios, (ii) o grau de desproporcionalidade determina o tamanho da RIRP, (iii) os municípios com maiores RIRPs proporcionais estão nas mesorregiões Mata e Agreste, e os que menos desperdiçam estão na Metropolitana e por fim, (iv) as 03 anomalias fiscais mais usuais, por Pareto, numa visão 80/20, com mais de 80% das ocorrências são: Ausência de Indexadores, Desproporcionalidades e repetições de RPs. Se os municípios concentrarem seus esforços nessas 03 anomalias resolverão parte significativa dos seus problemas fiscais.

     


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  • As recentes notícias de um déficit público, cada vez maior, hoje em torno de centenas de bilhões de reais, dados da União, em relação ao orçamento 2018, são preocupantes. A administração pública municipal, em geral, tem dificuldade para fechar seus balanços equilibrados. A despeito dos avanços trazidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o trabalho de saneamento das contas públicas tem se mostrado ineficaz, posto que o maior esforço se centraliza no corte de despesas públicas. A partir deste contexto, a presente pesquisa teve o condão de realizar um estudo, envolvendo os 75 municípios do estado de Pernambuco, escolhido aleatoriamente dentre as 04 mesorregiões, a saber: 10 da Metropolitana, 18 da Mata, 26 do Agreste e 21 do Sertão. Os dados foram coletados diretamente do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – SICONFI, da Secretaria Nacional do Tesouro – STN, do Ministério da Economia – ME, onde os municípios são obrigados a publicar seus relatórios, sobretudo o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), onde constam o objeto dessa pesquisa: Receita Prevista (RP), Receita Arrecadada (RA) e Receita não realizada, chamada na pesquisa de Renúncia Invisível de Recursos Públicos (RIRP), referentes ao IPTU, ISS e ITBI. Como qualquer fenômeno científico, na relação causa e efeito, essa perda de arrecadação (RIRP) tem forte correlação com a violação do artigo 12 da LRF, que dispõe sobre o planejamento fiscal desses impostos, valores importantes para o equilíbrio das contas públicas desses entes. Com metodologia indutiva e técnica de Estatística Descritiva e Inferencial (correlação e regressão), o resultado mostrou que essa RIRP pode chegar a 3 bilhões de reais a nível estadual. Portanto a pesquisa de justifica  pela contribuição que trás ao apromoramento do sistema arrecadatório dos municípios, cujo obetivo é que esses entes saneie essa perda signicativa de recursos públicos, tão importantes para atender às necessidades públicas locais.

2021
Dissertações
1
  • LUCIA DE SOUZA LEMOS
  • EVOLUÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO PELO HC/UFPE SOB A LENTE DAS PESQUISAS DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO

  • Orientador : LEON VICTOR DE QUEIROZ BARBOSA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LEON VICTOR DE QUEIROZ BARBOSA
  • MARIANA BATISTA DA SILVA
  • LUCIANA DA CONCEIÇÃO FARIAS SANTANA
  • Data: 01/06/2021

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  • Esta obra tem por objetivo saber se as Pesquisas de Satisfação do Usuário (PSU) são ferramentas utilizadas na efetivação das políticas públicas de saúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE). Busca-se investigar em que medida os gestores do referido serviço público de saúde utilizam os resultados destas pesquisas, de forma concreta, no momento da instituição dos seus atos normativos. Para tanto, este estudo reuniu os dados das PSU, desenvolvidas no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), entre os anos de 2015 e 2019. Os temas abordados nas PSU foram utilizados como guia na busca de vínculo entre eles e o conjunto dos atos normativos emitidos pela instituição, no mesmo período, extrapolando para o semestre imediatamente posterior à última PSU. Encontrar o reflexo da voz dos usuários do hospital no repertório das deliberações oficiais dos gestores simbolizaria uma atitude de deferêcia à participação cidadã. Como método de pesquisa, foi desenvolvido um estudo de caso, de caráter exploratório e descritivo, pautado em abordagem quantitativa. No desenvolvimento do trabalho, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, além dos dados secundários anteriormente citados. Os resultados sugerem que o uso das PSU, no que tange aos atos oficiais publicados, não é de praxe na consideração das decisões dos gestores.


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  • Esta obra tem por objetivo saber se as Pesquisas de Satisfação do Usuário (PSU) são
    ferramentas utilizadas na efetivação das políticas públicas de saúde do Hospital das Clínicas da
    Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE). Busca-se investigar em que medida os
    gestores do referido serviço público de saúde utilizam os resultados destas pesquisas, de forma
    concreta, no momento da instituição dos seus atos normativos. Para tanto, este estudo reuniu os
    dados das PSU, desenvolvidas no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de
    Pernambuco (HC-UFPE), entre os anos de 2015 e 2019. Os temas abordados nas PSU foram
    utilizados como guia na busca de vínculo entre eles e o conjunto dos atos normativos emitidos
    pela instituição, no mesmo período, extrapolando para o semestre imediatamente posterior à
    última PSU. Encontrar o reflexo da voz dos usuários do hospital no repertório das deliberações
    oficiais dos gestores simbolizaria uma atitude de deferêcia à participação cidadã. Como método
    de pesquisa, foi desenvolvido um estudo de caso, de caráter exploratório e descritivo, pautado
    em abordagem quantitativa. No desenvolvimento do trabalho, foram realizadas pesquisas
    bibliográfica e documental, além dos dados secundários anteriormente citados. Os resultados
    sugerem que o uso das PSU, no que tange aos atos oficiais publicados, não é de praxe na
    consideração das decisões dos gestores.

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  • CECILIA NASCIMENTO ARRUDA
  • TÉCNICOS EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS E PRÁTICA PEDAGÓGICA FORA DA SALA DE AULA

  • Orientador : DALSON BRITTO FIGUEIREDO FILHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DALSON BRITTO FIGUEIREDO FILHO
  • ERNANI RODRIGUES DE CARVALHO NETO
  • KATIA SILVA CUNHA
  • Data: 22/06/2021

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  • Como os técnicos em assuntos educacionais (TAEs) atuam junto aos cursos de graduação? O principal objetivo desta pesquisa foi analisar a atuação dos técnicos em assuntos educacionais a partir do estudo de caso da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mais especificamente, identificar o perfil desses técnicos, descrever a natureza das suas atividades profissionais, a partir da sua percepção, e compará-las com a prescrição legal das suas atribuições. Em termos substantivos, testamos a hipótese de que a existência do Setor de Estudos e Assessoria Pedagógica (Seap) favorece a atuação dos técnicos em assuntos educacionais como prescrito legalmente. Metodologicamente, para melhor compreender a natureza das atividades executadas pelos TAEs, aplicamos questionários, realizamos entrevistas semiestruturadas e empreendemos a técnica de observação não participante. Além disso, utilizamos análise documental para examinar o conteúdo dos dispositivos legais do cargo e os projetos pedagógicos de 34 cursos de graduação, como recortes da prática pedagógica. Os principais resultados indicam que: a) a atuação dos técnicos em assuntos educacionais na UFPE, em comparação com UFRJ, UFF, IFPR e UFTM, é de natureza predominantemente pedagógica, na percepção dos próprios TAEs, e se dá em dimensões de apoio ao docente, ao discente e em interlocução com outros setores da universidade e b) foram encontradas evidências confiáveis de que TAEs lotados em centros com Seap exibem um padrão de atuação mais consistente com as suas atribuições legais quando comparados com servidores lotados em centros sem Seap. Além disso, outros resultados encontrados apontam que: c) para prover o exercício das atribuições tal qual o prescrito legalmente, os centros acadêmicos, os cursos de graduação e os próprios TAEs adotam múltiplas táticas e estratégias, como a criação de setores pedagógicos, d) esses setores de assessoria pedagógica, ainda que com outras nomenclaturas, possuem TAEs cuja atuação pode abranger um único curso de graduação ou todo o centro acadêmico, a depender da sua vinculação, e e) a política de dimensionamento de TAEs da UFPE não toma como base a equidade entre os centros ou o número de cursos por centro, ou ainda a quantidade de discentes, docentes ou demais técnicos nessas unidades. Os achados desta pesquisa têm o potencial de ampliar a discussão sobre o exercício das atribuições dos TAEs e pode incentivar a adoção de iniciativas de colaboração entre os diferentes atores institucionais, com o objetivo de melhorar a qualidade dos processos e das práticas pedagógicas da universidade.


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  • Como os técnicos em assuntos educacionais (TAEs) atuam junto aos cursos de graduação? O principal objetivo desta pesquisa foi analisar a atuação dos técnicos em assuntos educacionais a partir do estudo de caso da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mais especificamente, identificar o perfil desses técnicos, descrever a natureza das suas atividades profissionais, a partir da sua percepção, e compará-las com a prescrição legal das suas atribuições. Em termos substantivos, testamos a hipótese de que a existência do Setor de Estudos e Assessoria Pedagógica (Seap) favorece a atuação dos técnicos em assuntos educacionais como prescrito legalmente. Metodologicamente, para melhor compreender a natureza das atividades executadas pelos TAEs, aplicamos questionários, realizamos entrevistas semiestruturadas e empreendemos a técnica de observação não participante. Além disso, utilizamos análise documental para examinar o conteúdo dos dispositivos legais do cargo e os projetos pedagógicos de 34 cursos de graduação, como recortes da prática pedagógica. Os principais resultados indicam que: a) a atuação dos técnicos em assuntos educacionais na UFPE, em comparação com UFRJ, UFF, IFPR e UFTM, é de natureza predominantemente pedagógica, na percepção dos próprios TAEs, e se dá em dimensões de apoio ao docente, ao discente e em interlocução com outros setores da universidade e b) foram encontradas evidências confiáveis de que TAEs lotados em centros com Seap exibem um padrão de atuação mais consistente com as suas atribuições legais quando comparados com servidores lotados em centros sem Seap. Além disso, outros resultados encontrados apontam que: c) para prover o exercício das atribuições tal qual o prescrito legalmente, os centros acadêmicos, os cursos de graduação e os próprios TAEs adotam múltiplas táticas e estratégias, como a criação de setores pedagógicos, d) esses setores de assessoria pedagógica, ainda que com outras nomenclaturas, possuem TAEs cuja atuação pode abranger um único curso de graduação ou todo o centro acadêmico, a depender da sua vinculação, e e) a política de dimensionamento de TAEs da UFPE não toma como base a equidade entre os centros ou o número de cursos por centro, ou ainda a quantidade de discentes, docentes ou demais técnicos nessas unidades. Os achados desta pesquisa têm o potencial de ampliar a discussão sobre o exercício das atribuições dos TAEs e pode incentivar a adoção de iniciativas de colaboração entre os diferentes atores institucionais, com o objetivo de melhorar a qualidade dos processos e das práticas pedagógicas da universidade.

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  • TACIANA MARTINS PEREIRA
  • PROGRAMA IDIOMA SEM FRONTEIRAS: o caso da Universidade Federal de Pernambuco

  • Orientador : MARCELO DE ALMEIDA MEDEIROS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREA QUIRINO STEINER
  • MARCELO DE ALMEIDA MEDEIROS
  • THIAGO DA CAMARA FIGUEREDO
  • Data: 20/07/2021

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  • Este estudo teve como objetivo avaliar o processo de implementação do Programa Idiomas sem Fronteiras, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), campus Recife, no período de 2013 a 2019. Foi realizado um estudo de caso, mediante a obtenção de dados qualitativos, com alguns elementos quantitativos, do tipo de pesquisa descritiva e exploratória, em que o processo de implementação do Idiomas sem Fronteiras (IsF) foi avaliado. Utilizaram-se os dispositivos legais do governo federal e da instituição, comparando-os com a percepção dos atores entrevistados. Com base no referencial teórico, que relaciona pesquisas sobre as políticas públicas, política linguística e a internacionalização no contexto da educação superior brasileira e na UFPE, utilizou-se o modelo de avaliação de processos, desenvolvido por Draibe (2001). Foram realizadas a análise documental e de conteúdo das entrevistas semiestruturadas, feitas com coordenadores gerais, coordenadores pedagógicos e técnicos administrativos do programa na instituição, totalizando 8 entrevistados. Os dados obtidos foram agrupados em categorias temáticas, identificando os seguintes subprocessos: Sistema gerencial e decisório; Processos de divulgação e informação; Processos de seleção; Processos de capacitação; Sistemas logísticos e operacionais; Processos de monitoramento e avaliação internos. Apontaram-se os fatores facilitadores e obstáculos em cada um dos subprocessos e sistemas avaliados. O IsF se destacou pela relevância no processo de internacionalização da UFPE, mediante a promoção do desenvolvimento linguístico-cultural de seus alunos.


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  • Este estudo teve como objetivo avaliar o processo de implementação do Programa Idiomas sem Fronteiras, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), campus Recife, no período de 2013 a 2019. Foi realizado um estudo de caso, mediante a obtenção de dados qualitativos, com alguns elementos quantitativos, do tipo de pesquisa descritiva e exploratória, em que o processo de implementação do Idiomas sem Fronteiras (IsF) foi avaliado. Utilizaram-se os dispositivos legais do governo federal e da instituição, comparando-os com a percepção dos atores entrevistados. Com base no referencial teórico, que relaciona pesquisas sobre as políticas públicas, política linguística e a internacionalização no contexto da educação superior brasileira e na UFPE, utilizou-se o modelo de avaliação de processos, desenvolvido por Draibe (2001). Foram realizadas a análise documental e de conteúdo das entrevistas semiestruturadas, feitas com coordenadores gerais, coordenadores pedagógicos e técnicos administrativos do programa na instituição, totalizando 8 entrevistados. Os dados obtidos foram agrupados em categorias temáticas, identificando os seguintes subprocessos: Sistema gerencial e decisório; Processos de divulgação e informação; Processos de seleção; Processos de capacitação; Sistemas logísticos e operacionais; Processos de monitoramento e avaliação internos. Apontaram-se os fatores facilitadores e obstáculos em cada um dos subprocessos e sistemas avaliados. O IsF se destacou pela relevância no processo de internacionalização da UFPE, mediante a promoção do desenvolvimento linguístico-cultural de seus alunos.

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  • INGRID RIQUE DA ESCOSSIA PEREIRA
  • Transparência passiva em universidades federais da região Nordeste

  • Orientador : DALSON BRITTO FIGUEIREDO FILHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DALSON BRITTO FIGUEIREDO FILHO
  • HUGO AUGUSTO VASCONCELOS MEDEIROS
  • MARIANA BATISTA DA SILVA
  • THAIS HELEN DO NASCIMENTO SANTOS
  • Data: 27/07/2021

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  • Este trabalho analisa o cumprimento de obrigações vinculadas à transparência passiva estabelecida pela Lei de Acesso à Informação (LAI) em nove universidades federais da região Nordeste. A partir de um banco de dados original elaborado a partir do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) e da Plataforma Integrada de Ouvidoria e de Acesso à Informação (Fala.BR), examinamos como essas instituições se comportam em relação aos princípios de transparência a partir de três indicadores: a) taxa de resposta; b) prazo médio de resposta; e c) precisão da resposta. Os dados foram coletados entre 27 de julho de 2020 e 08 de setembro de 2020, totalizando 27 pedidos de acesso à informação. Os principais resultados indicam que as universidades parecem comprometidas com a transparência passiva: (1) a taxa de resposta (quando se considera o critério de resposta válida, qual seja, pedidos respondidos no prazo de 30 dias) foi de 85,18%; (2) em média, as universidades públicas nordestinas demoram 12,98 dias para responder uma solicitação (considerando o prazo de 30 dias); e (3) 68,51% das respostas foram precisas, quando consideramos a correspondência entre o que foi solicitado e o que foi respondido. De um modo geral, passados mais de nove anos após da aprovação, as diretrizes de transparência passiva estabelecida pela LAI estão sendo cumpridas, com exceção da UFPI, que teve como tempo médio 69,33 dias, sem nenhum registro de prorrogação registrado, evidenciando o descumprimento dos prazos e determinações previstos na LAI. No geral, as universidades foram consideradas transparentes, pois o retorno às solicitações de acesso à informação foi satisfatório. Os resultados evidenciados no presente estudo tem o potencial de colaborar com o desenvolvimento do conhecimento sobre a administração pública e a transparência passiva, esclarecendo como as universidades federais da região Nordeste estão cumprindo os principais dispositivos da LAI, além de instruir os cidadãos para o exercício da participação social e fiscalização dos órgãos e entidades públicas.


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  • Este trabalho analisa o cumprimento de obrigações vinculadas à transparência passiva estabelecida pela Lei de Acesso à Informação (LAI) em nove universidades federais da região Nordeste. A partir de um banco de dados original elaborado a partir do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) e da Plataforma Integrada de Ouvidoria e de Acesso à Informação (Fala.BR), examinamos como essas instituições se comportam em relação aos princípios de transparência a partir de três indicadores: a) taxa de resposta; b) prazo médio de resposta; e c) precisão da resposta. Os dados foram coletados entre 27 de julho de 2020 e 08 de setembro de 2020, totalizando 27 pedidos de acesso à informação. Os principais resultados indicam que as universidades parecem comprometidas com a transparência passiva: (1) a taxa de resposta (quando se considera o critério de resposta válida, qual seja, pedidos respondidos no prazo de 30 dias) foi de 85,18%; (2) em média, as universidades públicas nordestinas demoram 12,98 dias para responder uma solicitação (considerando o prazo de 30 dias); e (3) 68,51% das respostas foram precisas, quando consideramos a correspondência entre o que foi solicitado e o que foi respondido. De um modo geral, passados mais de nove anos após da aprovação, as diretrizes de transparência passiva estabelecida pela LAI estão sendo cumpridas, com exceção da UFPI, que teve como tempo médio 69,33 dias, sem nenhum registro de prorrogação registrado, evidenciando o descumprimento dos prazos e determinações previstos na LAI. No geral, as universidades foram consideradas transparentes, pois o retorno às solicitações de acesso à informação foi satisfatório. Os resultados evidenciados no presente estudo tem o potencial de colaborar com o desenvolvimento do conhecimento sobre a administração pública e a transparência passiva, esclarecendo como as universidades federais da região Nordeste estão cumprindo os principais dispositivos da LAI, além de instruir os cidadãos para o exercício da participação social e fiscalização dos órgãos e entidades públicas.

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  • LEANDRO PAULO DOS SANTOS
  • Avaliação do Processo de Implementação de Políticas Inclusivas com Recorte Étnico-Racial e de Gênero e Sexualidade no Instituto Federal de Pernambuco – IFPE

  • Orientador : ERINALDO FERREIRA DO CARMO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ERINALDO FERREIRA DO CARMO
  • MARIANA BATISTA DA SILVA
  • DANILO DE CARVALHO LEANDRO
  • Data: 27/07/2021

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  • Esta pesquisa teve como objeto de estudo o processo de implementação das políticas de inclusão com recorte étnico-racial e de gênero e sexualidade no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). E o seu objetivo principal foi avaliar em que medida tais políticas estão sendo implementadas em consonância com os preceitos dos direitos humanos e da inclusão da diversidade presentes nas normativas institucionais sobre educação inclusiva. Para contextualizar a temática e oferecer subsídio teórico à análise, a pesquisa apresenta aspectos conceituais acerca das políticas públicas como o ciclo de políticas públicas, em especial a etapa de implementação; discute os aspectos essenciais para a compreensão do direito social à educação no Brasil e sua relevância para o direcionamento das políticas públicas educacionais para a diversidade e apresenta como estas políticas aparecem nos documentos do IFPE. A perspectiva adotada para a realização do estudo é a abordagem qualitativa, caracterizada com base na metodologia de Gil (2008) quanto aos seus objetivos, como uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos o estudo se desenvolveu a partir de pesquisa bibliográfica, documental e estudo de campo por meio de entrevistas semiestruturadas com alguns servidores do IFPE que respondem em diferentes níveis pela implementação das políticas inclusivas na instituição, distribuídos em três dos dezesseis campi do Instituto. O tratamento dos dados obtidos a partir das entrevistas foi feito com base na técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados apontam que políticas étnico-raciais e de gênero e sexualidade estão sendo implementadas nos três campi da pesquisa, mas que esse processo se dá de forma independente de regulamentos formalmente instituídos na instituição, que se mostram insuficientes. Tais políticas estão tendo a sua execução possibilitada devido ao grande poder discricionário que possuem seus implementadores, na medida em que criam procedimentos de atuação próprios, devido à deficiência normativa e que, assim, acabam por se tornar propriamente os formuladores destas políticas, conforme salientam os estudos baseados no modelo analítico que enfatiza a ação dos implementadores no processo de implementação da política pública, o modelo bottom-up. Contudo, a ausência da política formal se reflete em falta de planejamento e avaliação das políticas implementadas, o que gera uma série de dificuldades para o processo. Observou-se que os implementadores carecem de formação e capacitação e de recursos estruturais adequados, o que revela uma vulnerabilidade nos insumos das políticas, fragilizando suas ações e comprometendo a continuidade delas. Para além das dificuldades impostas pela própria organização estrutural da instituição, as políticas inclusivas não são adotadas pela maior parte da comunidade acadêmica e até mesmo rejeitadas por uma menor parcela dela. As alternativas sugeridas para a superação de tais desafios conduzem para uma mesma solução principal: a criação de uma política institucional única e completa que apresente diretrizes concretas para a superação de todos os obstáculos observados e seja a base para a efetivação da inclusão da diversidade em âmbito institucional e para a consolidação de uma cultura organizacional promotora de direitos humanos. 


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  • Esta pesquisa teve como objeto de estudo o processo de implementação das políticas de inclusão com recorte étnico-racial e de gênero e sexualidade no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). E o seu objetivo principal foi avaliar em que medida tais políticas estão sendo implementadas em consonância com os preceitos dos direitos humanos e da inclusão da diversidade presentes nas normativas institucionais sobre educação inclusiva. Para contextualizar a temática e oferecer subsídio teórico à análise, a pesquisa apresenta aspectos conceituais acerca das políticas públicas como o ciclo de políticas públicas, em especial a etapa de implementação; discute os aspectos essenciais para a compreensão do direito social à educação no Brasil e sua relevância para o direcionamento das políticas públicas educacionais para a diversidade e apresenta como estas políticas aparecem nos documentos do IFPE. A perspectiva adotada para a realização do estudo é a abordagem qualitativa, caracterizada com base na metodologia de Gil (2008) quanto aos seus objetivos, como uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos o estudo se desenvolveu a partir de pesquisa bibliográfica, documental e estudo de campo por meio de entrevistas semiestruturadas com alguns servidores do IFPE que respondem em diferentes níveis pela implementação das políticas inclusivas na instituição, distribuídos em três dos dezesseis campi do Instituto. O tratamento dos dados obtidos a partir das entrevistas foi feito com base na técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados apontam que políticas étnico-raciais e de gênero e sexualidade estão sendo implementadas nos três campi da pesquisa, mas que esse processo se dá de forma independente de regulamentos formalmente instituídos na instituição, que se mostram insuficientes. Tais políticas estão tendo a sua execução possibilitada devido ao grande poder discricionário que possuem seus implementadores, na medida em que criam procedimentos de atuação próprios, devido à deficiência normativa e que, assim, acabam por se tornar propriamente os formuladores destas políticas, conforme salientam os estudos baseados no modelo analítico que enfatiza a ação dos implementadores no processo de implementação da política pública, o modelo bottom-up. Contudo, a ausência da política formal se reflete em falta de planejamento e avaliação das políticas implementadas, o que gera uma série de dificuldades para o processo. Observou-se que os implementadores carecem de formação e capacitação e de recursos estruturais adequados, o que revela uma vulnerabilidade nos insumos das políticas, fragilizando suas ações e comprometendo a continuidade delas. Para além das dificuldades impostas pela própria organização estrutural da instituição, as políticas inclusivas não são adotadas pela maior parte da comunidade acadêmica e até mesmo rejeitadas por uma menor parcela dela. As alternativas sugeridas para a superação de tais desafios conduzem para uma mesma solução principal: a criação de uma política institucional única e completa que apresente diretrizes concretas para a superação de todos os obstáculos observados e seja a base para a efetivação da inclusão da diversidade em âmbito institucional e para a consolidação de uma cultura organizacional promotora de direitos humanos. 

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  • MARIA ISABEL DA SILVA MONTEIRO
  • Plano de Ação de Saúde Mental no Brasil: andamento dos objetivos e da meta de redução do suicídio entre 2015 e 2019.

  • Orientador : DALSON BRITTO FIGUEIREDO FILHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DALSON BRITTO FIGUEIREDO FILHO
  • ERNANI RODRIGUES DE CARVALHO NETO
  • HUGO AUGUSTO VASCONCELOS MEDEIROS
  • Data: 28/07/2021

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  • Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa a respeito do andamento dos objetivos e das metas do Plano de Ação de Saúde Mental 2013 – 2020, lançado pela OMS, ao qual o Brasil tornou-se país signatário desde 2015. Com isso o objetivo dessa pesquisa é analisar o andamento dos resultados desses objetivos e metas no Brasil, período de 2015 a 2019. Além disto, apresenta um breve histórico sobre o suicídio, dados do suicídio no Brasil e no mundo, as possíveis causas e maneiras de prevenção para combater esse problema de saúde pública, complexo e que preocupa os governantes de todo mundo. O estudo justifica-se por possibilitar uma análise detalhada do que vem sendo feito para prevenção do suicídio no país, as ações que estão sendo aplicadas e se estão bem implementadas e principalmente se os objetivos e as metas estão sendo atingidas. O desenho de pesquisa adota uma abordagem técnica estatística descritiva, através da descrição dos objetivos e das metas da Agenda de Ações Estratégicas para a prevenção e vigilância do suicídio no Brasil e análise estatística das ocorrências de suicídio (CID10: X60-X84) no Brasil, no período de 2015 a 2019. Os dados foram coletados na plataforma DATASUS e a análise foi realizada por meio do software SPSS v. 26. Os resultados demonstraram que a maioria dos objetivos foram cumpridos, porém as metas não foram atingidas da forma desejada, principalmente no que se refere ao suicídio. Apesar das implementações das ações sugeridas nos objetivos, o suicídio no Brasil continua aumentando, e apesar de ter ficado abaixo da taxa sugerida pelo Plano de Ação de Saúde Mental de 7,3 (por 100.000 habitantes), não conseguiu diminuir o número de suicídio em 10%. Esta pesquisa visa não apenas averiguar os resultados alcançados, até o momento, do Plano de Ação de Saúde Mental no Brasil, mas sobretudo, fomentar discussões que possam trazer estratégias para o enfrentamento do suicídio e material cientifico para embasamento de novos estudos, inclusive com o produto oferecido junto a essa dissertação, a tradução para língua portuguesa do Plano de Ação de Saúde Mental 2013-2020 da OMS.


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  • Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa a respeito do andamento dos objetivos e das metas do Plano de Ação de Saúde Mental 2013 – 2020, lançado pela OMS, ao qual o Brasil tornou-se país signatário desde 2015. Com isso o objetivo dessa pesquisa é analisar o andamento dos resultados desses objetivos e metas no Brasil, período de 2015 a 2019. Além disto, apresenta um breve histórico sobre o suicídio, dados do suicídio no Brasil e no mundo, as possíveis causas e maneiras de prevenção para combater esse problema de saúde pública, complexo e que preocupa os governantes de todo mundo. O estudo justifica-se por possibilitar uma análise detalhada do que vem sendo feito para prevenção do suicídio no país, as ações que estão sendo aplicadas e se estão bem implementadas e principalmente se os objetivos e as metas estão sendo atingidas. O desenho de pesquisa adota uma abordagem técnica estatística descritiva, através da descrição dos objetivos e das metas da Agenda de Ações Estratégicas para a prevenção e vigilância do suicídio no Brasil e análise estatística das ocorrências de suicídio (CID10: X60-X84) no Brasil, no período de 2015 a 2019. Os dados foram coletados na plataforma DATASUS e a análise foi realizada por meio do software SPSS v. 26. Os resultados demonstraram que a maioria dos objetivos foram cumpridos, porém as metas não foram atingidas da forma desejada, principalmente no que se refere ao suicídio. Apesar das implementações das ações sugeridas nos objetivos, o suicídio no Brasil continua aumentando, e apesar de ter ficado abaixo da taxa sugerida pelo Plano de Ação de Saúde Mental de 7,3 (por 100.000 habitantes), não conseguiu diminuir o número de suicídio em 10%. Esta pesquisa visa não apenas averiguar os resultados alcançados, até o momento, do Plano de Ação de Saúde Mental no Brasil, mas sobretudo, fomentar discussões que possam trazer estratégias para o enfrentamento do suicídio e material cientifico para embasamento de novos estudos, inclusive com o produto oferecido junto a essa dissertação, a tradução para língua portuguesa do Plano de Ação de Saúde Mental 2013-2020 da OMS.

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  • VIVIANE ALVES DE CARVALHO
  • Avaliação de Implementação do Programa Incluir e as iniciativas de acessibilidade dos professores, Burocratas de Nível de Rua, na Universidade Federal De Pernambuco (2012-2019)

  • Orientador : MARIANA BATISTA DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ERINALDO FERREIRA DO CARMO
  • MARIANA BATISTA DA SILVA
  • RODRIGO BARROS DE ALBUQUERQUE
  • Data: 30/07/2021

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  • A acessibilidade é uma temática que vem sendo bastante discutida nos dias de hoje, notadamente ao que se refere à inclusão de pessoas com deficiência na educação superior, para tanto a pesquisa tem como problemática o seguinte questionamento: Quais práticas os professores criam para lidar com a inclusão de estudantes com deficiência nas salas de aula? Para compreender este questionamento, a pesquisa tem como objeto de estudo o Programa Incluir: acessibilidade na educação superior e como objetivo geral avaliar as práticas que os professores, Burocratas de Nível de Rua, criam para lidar com a inclusão de estudantes com deficiência nas salas de aula, nos campi de Recife da UFPE, no período de 2012 a 2019. Tomando por base, a compreensão do processo de implantação do Programa Incluir no âmbito das políticas públicas de inclusão na educação superior; a verificação dos serviços, recursos e apoios técnicos disponibilizados pelo Programa Incluir que viabilizam a inclusão educacional dos estudantes com deficiência, na UFPE; e a identificação das práticas realizadas para implementação e execução do Programa Incluir nas iniciativas de acessibilidade dos professores, Burocratas de Nível de Rua para o atendimento dos estudantes com deficiências na UFPE. Metodologicamente, o desenho da pesquisa utilizado foi o de métodos qualitativos, caracterizada também como pesquisa descritiva, tendo como instrumento de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas com professores, Burocratas de Nível de Rua, em sala de aula, nos campi de Recife da UFPE. Os resultados demonstram que, para os participantes da pesquisa, embora a implementação do Programa Incluir contribua para efetivação da política pública inclusiva, as iniciativas de acessibilidade dos professores em sala de aula são bastante influenciadas por suas trajetórias profissionais, capacitações e perfil relacional com os estudantes com deficiência. Nesse sentido, faz-se necessário uma atenção maior para ações de capacitação do corpo docente desta instituição, inclusive de divulgação do Programa Incluir e da eliminação de barreiras e promoção de uma cultura mais inclusiva na Universidade.


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  • A acessibilidade é uma temática que vem sendo bastante discutida nos dias de hoje, notadamente ao que se refere à inclusão de pessoas com deficiência na educação superior, para tanto a pesquisa tem como problemática o seguinte questionamento: Quais práticas os professores criam para lidar com a inclusão de estudantes com deficiência nas salas de aula? Para compreender este questionamento, a pesquisa tem como objeto de estudo o Programa Incluir: acessibilidade na educação superior e como objetivo geral avaliar as práticas que os professores, Burocratas de Nível de Rua, criam para lidar com a inclusão de estudantes com deficiência nas salas de aula, nos campi de Recife da UFPE, no período de 2012 a 2019. Tomando por base, a compreensão do processo de implantação do Programa Incluir no âmbito das políticas públicas de inclusão na educação superior; a verificação dos serviços, recursos e apoios técnicos disponibilizados pelo Programa Incluir que viabilizam a inclusão educacional dos estudantes com deficiência, na UFPE; e a identificação das práticas realizadas para implementação e execução do Programa Incluir nas iniciativas de acessibilidade dos professores, Burocratas de Nível de Rua para o atendimento dos estudantes com deficiências na UFPE. Metodologicamente, o desenho da pesquisa utilizado foi o de métodos qualitativos, caracterizada também como pesquisa descritiva, tendo como instrumento de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas com professores, Burocratas de Nível de Rua, em sala de aula, nos campi de Recife da UFPE. Os resultados demonstram que, para os participantes da pesquisa, embora a implementação do Programa Incluir contribua para efetivação da política pública inclusiva, as iniciativas de acessibilidade dos professores em sala de aula são bastante influenciadas por suas trajetórias profissionais, capacitações e perfil relacional com os estudantes com deficiência. Nesse sentido, faz-se necessário uma atenção maior para ações de capacitação do corpo docente desta instituição, inclusive de divulgação do Programa Incluir e da eliminação de barreiras e promoção de uma cultura mais inclusiva na Universidade.

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  • CLARICE AMALIA DA CONCEICAO
  • A Política Nacional de Regulação em um ambulatório de Traumato -Ortopedia: uma análise de implementação do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco.

  • Orientador : ENIVALDO CARVALHO DA ROCHA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ENIVALDO CARVALHO DA ROCHA
  • DALSON BRITTO FIGUEIREDO FILHO
  • FERNANDO ANTONIO GUERRA DE SOUZA
  • Data: 09/09/2021

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  • Este estudo tem como objetivo analisar o processo de implementação da Política Nacional de Regulação (PNR), pautado no modelo de análise  top down, no que se refere ao acesso às consultas nos ambulatórios de Traumato-ortopedia, que se instituiu no Hospital das Clínicas da UFPE (HC-UFPE), a partir de 2014, sob a responsabilidade da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A Política Nacional de Regulação (PNR) segue a Norma Operacional de Assistência à Saúde (NOAS) 2002, que se constitui instrumento para estabelecer a equidade na acessibilidade e integralidade da assistência à saúde. Pretende-se, portanto, estudar quais os entraves decorridos com a implementação desta Política, no que se refere ao acesso as consultas nos serviços de traumato-ortopedia do HC-UFPE. Como método de pesquisa, foi desenvolvido um estudo de caso, retrospectivo, de natureza exploratória e descritiva, pautado em aspectos quantitativo e qualitativo. Os dados foram obtidos no Setor de Gestão de Processos e Tecnologia de Informação do HC-UFPE, nos períodos 2006 a 2018 com ênfase a partir de 2014  quando se iniciou a regulação neste serviço. O estudo qualitativo foi realizado de forma remota, considerando a necessidade do distanciamento social em virtude da pandemia do COVID-19. Foi desenvolvido a partir de entrevistas semiestruturadas com burocratas que exerceram cargos de gerência, durante o período da implantação no HC-UFPE da Política Nacional de Regulação. Os dados indicaram uma redução na média dos atendimentos no período da implementação da regulação (2014 a 2018). Portanto, a implementação da regulação no serviço de traumato-ortopedia do HC-UFPE pode ser considerada como uma ferramenta de gestão, que colaborou na organização do acesso dos pacientes, como também nos processos de trabalho da instituição, viabilizando a equidade na acessibilidade e integralidade da assistência à saúde, e fortalecendo os princípios do SUS.


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  • Este estudo tem como objetivo analisar o processo de implementação da Política Nacional de Regulação (PNR), pautado no modelo de análise  top down, no que se refere ao acesso às consultas nos ambulatórios de Traumato-ortopedia, que se instituiu no Hospital das Clínicas da UFPE (HC-UFPE), a partir de 2014, sob a responsabilidade da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A Política Nacional de Regulação (PNR) segue a Norma Operacional de Assistência à Saúde (NOAS) 2002, que se constitui instrumento para estabelecer a equidade na acessibilidade e integralidade da assistência à saúde. Pretende-se, portanto, estudar quais os entraves decorridos com a implementação desta Política, no que se refere ao acesso as consultas nos serviços de traumato-ortopedia do HC-UFPE. Como método de pesquisa, foi desenvolvido um estudo de caso, retrospectivo, de natureza exploratória e descritiva, pautado em aspectos quantitativo e qualitativo. Os dados foram obtidos no Setor de Gestão de Processos e Tecnologia de Informação do HC-UFPE, nos períodos 2006 a 2018 com ênfase a partir de 2014  quando se iniciou a regulação neste serviço. O estudo qualitativo foi realizado de forma remota, considerando a necessidade do distanciamento social em virtude da pandemia do COVID-19. Foi desenvolvido a partir de entrevistas semiestruturadas com burocratas que exerceram cargos de gerência, durante o período da implantação no HC-UFPE da Política Nacional de Regulação. Os dados indicaram uma redução na média dos atendimentos no período da implementação da regulação (2014 a 2018). Portanto, a implementação da regulação no serviço de traumato-ortopedia do HC-UFPE pode ser considerada como uma ferramenta de gestão, que colaborou na organização do acesso dos pacientes, como também nos processos de trabalho da instituição, viabilizando a equidade na acessibilidade e integralidade da assistência à saúde, e fortalecendo os princípios do SUS.

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