|
Dissertações |
|
1
|
-
DIOGO CONRADO NUNES
-
Aprendizagem Baseada em Problemas e o Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais no Brasil: reflexões teóricas e metodológicas
-
Orientador : ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDRÉ CAMPOS MACHADO
-
ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
-
MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS
-
Data: 30/01/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender o que os estudos do campo da educação e da educação musical revelaram sobre o Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ECIM) e a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) nos seus aspectos epistemológicos e metodológicos. Para tal, foram estabelecidos objetivos específicos que abarcavam a investigação das concepções adotadas no Brasil sobre o ECIM, os aspectos teóricos e metodológicos da ABP e sua implementação nos estudos brasileiros da área, bem como a discussão sobre temas predominantes, lacunas identificadas e possíveis abordagens para implementação da ABP no contexto de ECIM. Utilizando uma abordagem qualitativa, realizou-se uma pesquisa bibliográfica abrangente sobre a ABP e sua relevância na reconfiguração das práticas de ensino e aprendizagem no cenário do ECIM no Brasil. O percurso metodológico envolveu três etapas: investigação das soluções, análise explicativa das soluções, síntese integrada. A investigação das soluções incluiu a busca em anais de conferências, revistas acadêmicas e plataformas digitais especializadas, visando a coleta de informações relevantes. Na etapa de análise explicativa das soluções, os dados coletados foram organizados em categorias que atendiam aos objetivos da pesquisa, possibilitando uma avaliação crítica. Essa análise proporcionou uma compreensão mais profunda do conceito de ECIM adotado no Brasil e dos contextos nos quais a ABP tem sido aplicada no país. A síntese integrada, última etapa do estudo, explorou a viabilidade da introdução da ABP no ECIM, considerando objetivos, características do professor, tamanho dos grupos, conteúdo curricular, condução das aulas e desenvolvimento de habilidades dos alunos. As descobertas evidenciaram similaridades entre abordagens, mas também destacaram especificidades metodológicas divergentes. Por exemplo, o ECIM, por sua natureza, favorece o estudo dirigido, enquanto na ABP o professor assume o papel de facilitador do conhecimento. Essa pesquisa possibilitou uma compreensão ampliada das potenciais contribuições da ABP para reflexões sobre práticas no contexto do ECIM. Enfatizou aspectos além do conteúdo musical, incluindo dinâmicas de aprendizado e estratégias pedagógicas.Conclui-se, portanto, que a integração da ABP no ECIM pode enriquecer não apenas a aprendizagem musical coletiva, mas também promover reflexões significativas sobre a dinâmica do ensino, evidenciando possibilidades de aprimoramento das práticas pedagógicas na educação musical. Contudo, para que haja essa implementação, torna-se necessário fazer adaptações consideráveis em ambas abordagens, o que pode desconfigurar as metodologias, principalmente quando trata-se do papel do professor na sala de aula.
-
Mostrar Abstract
-
Este estudo teve como objetivo conhecer, do ponto de vista epistemológico e metodológico, características da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) que poderiam subsidiar sua implementação no contexto de Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ECIM). Utilizando uma abordagem qualitativa, realizamos uma pesquisa bibliográfica para obter informações abrangentes sobre a ABP e sua relevância para repensar as práticas de ensino e aprendizagem no contexto de ECIM no Brasil. Exploramos os fundamentos teóricos e conceituais da ABP, bem como as visões acadêmicas sobre o ECIM no Brasil. Além disso, investigamos as diferentes concepções epistemológicas e metodológicas adotadas no ECIM brasileiro. Compreendemos os aspectos teórico-metodológicos da ABP e refletimos sobre suas aplicações na educação em geral e na educação musical em particular. Iremos realizar uma comparação entre o ECIM e a ABP, destacando suas similaridades, diferenças e a possibilidade de implementação conjunta. Utilizaremos o método comparativo para analisar os aspectos metodológicos da ABP no contexto de ECIM, selecionando obras relevantes, examinando suas semelhanças e diferenças, e interpretando os resultados para propor uma hipotética implementação da ABP no ECIM. Essa pesquisa bibliográfica busca contribuir para o avanço do conhecimento sobre a aplicação da ABP no contexto de ECIM, avaliando sua viabilidade, potencialidades, limitações e desafios prováveis à luz das características epistemológicas e metodológicas da ABP.
|
|
2
|
-
SIDCLÉA MARQUES CAVALCANTI DE MORAES
-
A MULHER QUE TOCA FORRÓ: relações de gênero e performance musical de cantoras e instrumentistas / Socorro & Mazé, Terezinha do Acordeon e As Januárias.
-
Orientador : CLIMERIO DE OLIVEIRA SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EURIDES DE SOUZA SANTOS
-
CARLOS SANDRONI
-
CLIMERIO DE OLIVEIRA SANTOS
-
Data: 18/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O forró faz parte de uma das maiores tradições do país. Oriunda do nordeste brasileiro, recebe pelo Iphan, no ano de 2021, o reconhecimento de Patrimônio Cultural Imaterial. Contudo, traz também consigo nas letras de suas canções, pensamentos e ações de opressão como o machismo, o sexismo e a objetificação da mulher, exercendo influência direta e indiretamente nas relações do contexto do forró. Estes aspectos me levaram a desenvolver junto ao PPGM/UFPE uma investigação que pudesse sanar minhas inquietações sobre este tema. Desta forma, como objetivo principal, este trabalho investigou quais as implicações entre as relações de gênero e a performance musical da mulher que toca forró. Enquanto objetivos específicos: analisei o espaço e a atuação da mulher musicista atualmente no ambiente sociocultural do forró; busquei compreender a atuação de mulheres no decurso histórico do forró desde os anos de 1940; averiguei a relação do forró com a formação musical das artistas; examinei quais as principais influências que trouxeram essas mulheres musicistas para a prática do forró; e investiguei as relações de gênero e problemas implicados (machismo, preconceito, conflitos, etc.) no ambiente da performance musical. Para tal, além de pesquisa historiográfica e bibliográfica, acompanhei a performance e colhi depoimentos das musicistas pernambucanas Socorro & Mazé, As Januárias e Terezinha do Acordeon dentro do período em que esta pesquisa foi realizada, com intenção justamente de compreender o processo de inserção da mulher musicista no contexto sociocultural do forró. A fundamentação teórica foi construída a partir da visão de autoras como Lucy Green, pioneira em estudos sobre música e gênero, e Ellen Koskoff, que defende a necessidade de uma etnomusicologia feminista. Por fim, pude entender este cenário, no qual as mulheres ocupam um ambiente que, culturalmente, não é aceito pelo patriarcado, e que, a partir de sua performance, se cria um confronto/enfrentamento, ressignificando este mesmo espaço, quebrando, mesmo que momentaneamente, ideias de cunho machistas e sexistas.
-
Mostrar Abstract
-
O forró é o gênero musical que mais reflete a identidade da região Nordeste do Brasil. Contudo, traz também consigo nas letras de suas canções, pensamentos e ações de opressão como o machismo, o sexismo e a objetificação da mulher, exercendo influência direta e indiretamente nas relações do contexto do gênero musical forró. Estas questões nos levaram a desenvolver junto ao PPGM/UFPE uma investigação que pudesse sanar nossas inquietações sobre este tema. Desta forma, como objetivo principal, este trabalho investigou quais as implicações entre as relações de gênero e a performance musical da mulher que toca forró. Enquanto objetivos específicos: analisamos o espaço e a atuação da mulher musicista atualmente no gênero musical forró; buscamos compreender a atuação de mulheres no decurso histórico do forró desde os anos de 1940; buscamos averiguar a relação do forró com a formação musical das artistas; examinamos quais as principais influências que trouxeram essas mulheres musicistas para a prática do forró; investigamos relações de gênero e problemas implicados (machismo, preconceito, conflitos, etc.) no ambiente da performance musical. Para tal, além de pesquisa historiográfica e bibliográfica, acompanhamos a performance e colhemos depoimentos das musicistas pernambucanas Socorro & Mazé, As Januárias, As Severinas e Terezinha do Acordeon dentro do período em que esta pesquisa foi realizada, com intenção justamente de compreender o processo de inserção da mulher musicista no gênero musical forró. Nossa fundamental teórica foi construída a partir da visão de autoras como Lucy Green, pioneira em estudos sobre música e gênero, e Ellen Koskoff, que defende a necessidade de uma etnomusicologia feminista. Por fim, pudemos entender este cenário, onde as mulheres ocupando um ambiente que, culturalmente, não é aceito pelo patriarcado, e que, a partir de sua performance, se cria um confronto/enfrentamento, ressignificando este mesmo espaço, quebrando, mesmo que momentaneamente, os pensamento de cunho machistas e sexistas.
|
|
3
|
-
JORGE EDUARDO COLLYER SIMAS
-
O VIOLÃO DE SETE CORDAS: processo de criação no CD “Paulo Moura e os batutas”
-
Orientador : EDUARDO DE LIMA VISCONTI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
PEDRO DE MOURA ARAGÃO
-
CARLOS SANDRONI
-
EDUARDO DE LIMA VISCONTI
-
Data: 22/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo tem como principal finalidade caracterizar o processo de criação ao violão de 7 cordas na gravação ao vivo do CD Paulo Moura e Os Batutas, no Teatro Carlos Gomes no Rio de Janeiro em agosto de 1996. Para atingir tal propósito, a pesquisa toma, como objeto de referência, a descrição da execução feita nesse instrumento em três faixas selecionadas e a análise da harmonia e fraseado característico que emoldura os gêneros das peças escolhidas. A pesquisa é qualitativa de cunho interpretativista, visto que os dados reais foram coletados de forma indutiva, sem uso de ferramentas estatísticas, para posterior análise, sendo o pesquisador o agente ativo na investigação e ao mesmo tempo o agente investigado. Para dar conta do seu objetivo, a pesquisa toma como referenciais teóricos PELLEGRINI (2005) e TABORDA (1995), dentre outras publicações. O contexto que envolve o registro do álbum em foco tem papel determinante no resultado obtido e é descrito para que se fizesse uma análise de aspectos musicais e psicológicos que permearam o evento mater da pesquisa. Para tanto, foi feita uma análise comparativa-dedutiva, considerando-se outras gravações, quando possível e quando a importância de outros registros justificava tal procedimento. Os resultados obtidos consideram esses aspectos e ressaltam que as conclusões representam um olhar pessoal do pesquisador quando escrevia o trabalho, levando em conta que música é algo que vai além da experiência com som e suas características de timbre, altura, duração e intensidade. Ela resulta de uma ação interativa entre instrumentistas, repertório, público e contexto da apresentação. Em cada obra focalizada, um elemento se destacou. Na valsa “Rosa”, destacaram-se as rearmonizações; no choro “Ingênuo”, inovações no fraseado; e no samba “Pelo Telefone”, maiores possibilidades rítmicas.
-
Mostrar Abstract
-
O presente estudo tem como principal finalidade caracterizar o processo de criação ao violão de 7 cordas na gravação ao vivo do CD Paulo Moura e Os Batutas, no Teatro Carlos Gomes no Rio de Janeiro em agosto de 1996. Para atingir tal propósito, a pesquisa toma, como objeto de referência, a descrição da execução feita nesse instrumento em três faixas selecionadas e a análise da harmonia e fraseado característico que emoldura os gêneros das peças escolhidas. A pesquisa é qualitativa de cunho interpretativista, visto que os dados reais foram coletados de forma indutiva, sem uso de ferramentas estatísticas, para posterior análise, sendo o pesquisador o agente ativo na investigação e ao mesmo tempo o agente investigado. Para dar conta do seu objetivo, a pesquisa toma como referenciais teóricos PELLEGRINI (2005) e TABORDA (1995), dentre outras publicações. O contexto que envolve o registro do álbum em foco tem papel determinante no resultado obtido e é descrito para que se fizesse uma análise de aspectos musicais e psicológicos que permearam o evento mater da pesquisa. Para tanto, foi feita uma análise comparativa-dedutiva, considerando-se outras gravações, quando possível e quando a importância de outros registros justificava tal procedimento. Os resultados obtidos consideram esses aspectos e ressaltam que as conclusões representam um olhar pessoal do pesquisador quando escrevia o trabalho, levando em conta que música é algo que vai além da experiência com som e suas características de timbre, altura, duração e intensidade. Ela resulta de uma ação interativa entre instrumentistas, repertório, público e contexto da apresentação. Em cada obra focalizada, um elemento se destacou. Na valsa “Rosa”, destacaram-se as rearmonizações; no choro “Ingênuo”, inovações no fraseado; e no samba “Pelo Telefone”, maiores possibilidades rítmicas.
|
|
4
|
-
MARCELÍ SILVEIRA DE LIMA SEABRA
-
FESTIVAL NACIONAL DA SERESTA NO RECIFE ANTIGO: música e memória.
-
Orientador : AMILCAR ALMEIDA BEZERRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AMILCAR ALMEIDA BEZERRA
-
CLIMERIO DE OLIVEIRA SANTOS
-
LUCAS VICTOR SILVA
-
Data: 22/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Realizado ininterruptamente entre 1995 e 2019, o Festival Nacional da Seresta é um evento anual promovido pela iniciativa privada, mas com apoio da Prefeitura do Recife (PE) e do Governo do Estado e acontece no bairro do Recife Antigo, centro histórico da capital pernambucana. Nesta dissertação, refletimos sobre a importância do Festival para o projeto de revitalização histórica do bairro e fazemos uma análise da curadoria para propor a hipótese de que o evento se enquadra na categoria de tradição inventada (HOBSBAWM, 2002) com o objetivo de criar uma aura de nostalgia e boemia vinculada ao local, embora essa boemia seja modificada. A pesquisa mostrou também que no Festival da seresta há um vínculo entre o conceito de seresta e a ideia de nostalgia. Que o público mais velho tem o repertório do evento como referência de nostalgia e, por isso, com o passar do tempo, o público muda e com ele mudam as referências também. Procuramos assim contribuir para uma melhor compreensão dos papéis que a música pode desempenhar na atribuição de sentido aos lugares e na invenção de tradições.
-
Mostrar Abstract
-
Realizado ininterruptamente entre 1995 e 2019, o Festival Nacional da Seresta é um evento anual promovido pela prefeitura do Recife, que tem lugar no bairro do Recife Antigo, centro histórico da capital pernambucana. Neste trabalho, ressaltamos a importância do Festival para o projeto de revitalização histórica do bairro e fazemos uma análise da curadoria e do perfil do público para chegar a definições mais precisas sobre os significados que podemos atribuir ao evento musical.
|
|
5
|
-
RODRIGO CHAVES VERAS
-
“É Muita Manobra Fazer uma Viola”: Investigando as Construções Artesanais de Violas de Samba do Recôncavo Baiano
-
Orientador : JOSIMAR JORGE VENTURA DE MORAIS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSIMAR JORGE VENTURA DE MORAIS
-
CARLOS SANDRONI
-
NINA GRAEFF
-
Data: 09/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
As violas de samba do Recôncavo Baiano não são apenas objetos produtores de sons. Elas podem carregar em sua própria materialidade traços afetivos, simbólicos, sagrados, históricos construtivos que fazem parte da identidade cultural de sambadores e sambadeiras de sambas de roda praticados no norte do Recôncavo. Não só os instrumentos em si, mas também objetos utilizados em suas construções podem ser encarados como materiais significativos que constituem parte do patrimônio musical brasileiro. A partir de discussões sobre tecnologias construtivas, aspectos biográficos de construtores, terminologias locais de instrumentos e de partes que os compõem, e valorização de acervos que contem entre seus itens violas de samba e objetos associados, busquei elaborar uma narrativa organológica que tivesse como fio condutor as construções de violas de samba, seus construtores e os contextos sociais e culturais onde essas práticas artesanais se desenvolveram. Através de análises de dados verbais, visuais, documentais recolhidos ao longo da pesquisa, bem como estudos metodologicamente organizados em violas com histórias reconhecidamente ligadas a sambas de roda em dois acervos, Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga e Acervo do Espaço Cultural Essa Viola Dá Samba!, foi possível interpretar que as violas de samba podem apresentar tamanhos, ornamentos, tecnologias construtivas particulares que dialogam com as trajetórias dos principais construtores estudados. Além disso, as violas de samba, em especial as violas machete, têm ganhado visibilidade nos últimos anos, sobretudo, após a inclusão da revitalização da construção artesanal de violas de samba no plano de salvaguarda previsto como uma das ações do processo de patrimonialização do samba de roda do Recôncavo Baiano. Diversos projetos culturais previram em suas atividades a retomada dessa prática artesanal, e esse longo processo tem culminado em construções recentes de violas de samba. Neste contexto, a presente pesquisa buscou entender qual o grau de participação e atuação de sambadeiras, sambadores, violeiros e construtores nesse longo processo que dura há cerca de vinte anos. A investigação procurou contribuir com o processo de retomada da construção artesanal de violas de samba condensando boa parte da bibliografia sobre o assunto e informações que possam ser adicionadas aos debates sobre como tem se dado a retomada desta prática artesanal.
-
Mostrar Abstract
-
As violas de samba do Recôncavo Baiano são artefatos culturais construídos e usados em expressões musicais particulares como sambas chula, sambas de caboclo e outras variantes de Sambas de Roda. Após a patrimonialização do samba de roda, apesar do incentivo a pesquisas e ações de salvaguarda para a revitalização das construções artesanais destas violas, em especial a viola machete, a retomada dessa prática cultural no território do Recôncavo Baiano vem encontrando desafios para uma efetiva continuidade. A presente pesquisa busca contribuir com esse processo reunindo dados organológicos sobre violas de samba remanescentes em acervos etnográficos e memória da construção de instrumentos através de análises de entrevistas, fotografias, documentos, registros áudio visuais, produzidos pelo autor e por autores que escreveram sobre violas de samba. Os instrumentos são compreendidos como fios condutores de narrativas sobre a prática da construção artesanal de violas brasileiras, evidenciando particularidades construtivas, relações entre objetos e sujeitos relevantes para a prática artesanal de violas de samba, modos de aprendizado do ofício em construtores reconhecidos. A valorização destes objetos como artefatos culturais busca somar à bibliografia de instrumentos musicais conhecidos como violas, buscando localizar organologicamente violas de samba no mundo das violas brasileiras.
|
|
6
|
-
DANIELA MACEDO LIMA
-
NA BATIDA DO MARACATU SERGIPANO: a trajetória de luta e resistência de um maracatu na construção de sua identidade cultural
-
Orientador : DANIELA MARIA FERREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLIMERIO DE OLIVEIRA SANTOS
-
DANIELA MARIA FERREIRA
-
JORGE DE LA BARRE
-
MARIANA BRACKS FONSECA
-
Data: 29/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O Brasil possui hoje uma grande diversidade cultural, sendo o Nordeste Brasileiro um lugar com uma grande multiplicidade nas formas de expressar suas manifestações folclóricas. Além disso, a forma como cada capital nordestina construiu suas identidades sociais e culturais delineou diretamente a maneira como essas demonstrações foram sendo desenvolvidas ao decorrer dos anos. Observando os contextos citados acima, notamos que algumas dessas expressões culturais foram desenvolvidas de formas diferentes em territórios distintos; a exemplo disso, podemos citar o Maracatu, objeto desta pesquisa. Uma pesquisa que traz em seu primeiro capítulo uma concepção do Maracatu, já enraizado no estado de Pernambuco e, ao decorrer deste capítulo, propõe-se uma reflexão sobre as outras formas de se executar o Maracatu em outros estados do Nordeste, como a Paraíba, o Ceará, o Rio Grande do Norte e Sergipe. Assim, por meio dessa pesquisa de mestrado ainda em andamento, sugiro, no segundo capítulo, um estudo sobre o Maracatu no estado de Sergipe, região em que podemos encontrá-lo em dois territórios: Jabaratuba e Brejão dos Negros. Por conseguinte, seguimos a pesquisa finalizando o terceiro capítulo com a figura do Mestre mais antigo do Maracatu no estado de Sergipe, Seu Adalto, personagem e ponto central na produção de conhecimento dentro de tal manifestação cultural; sujeito esse que está a mais de 70 anos à frente na liderança e construção do Maracatu nas terras sergipanas. Proponho, dessa forma, centralizar o trabalho na figura desse Mestre, com a ideia de refletirmos como esse indivíduo produz conhecimento dentro desse território quilombola e realizando uma pesquisa sobre os percursos de aprendizagem que ele pratica, tendo como ponto principal o foco na musicalidade e na identidade dessa figura dentro dessa manifestação cultural. Stuart Hall (1992), em “A identidade cultural na pós-modernidade”, argumenta que o sujeito fala, sempre, a partir de uma posição histórica e cultural específica, afirmando que há duas formas diferentes de se pensar a identidade cultural.
-
Mostrar Abstract
-
O Brasil possui hoje uma grande diversidade cultural, sendo o Nordeste Brasileiro um lugar com uma grande multiplicidade nas formas de expressar suas manifestações folclóricas. Além disso, a forma como cada capital nordestina construiu suas identidades sociais e culturais delineou diretamente a maneira como essas demonstrações foram sendo desenvolvidas ao decorrer dos anos. Observando os contextos citados acima, notamos que algumas dessas expressões culturais foram desenvolvidas de formas diferentes em territórios distintos; a exemplo disso, podemos citar o Maracatu, objeto desta pesquisa. Uma pesquisa que traz em seu primeiro capítulo uma concepção do Maracatu, já enraizado no estado de Pernambuco e, ao decorrer deste capítulo, propõe-se uma reflexão sobre as outras formas de se executar o Maracatu em outros estados do Nordeste, como a Paraíba, o Ceará, o Rio Grande do Norte e Sergipe. Assim, por meio dessa pesquisa de mestrado ainda em andamento, sugiro, no segundo capítulo, um estudo sobre o Maracatu no estado de Sergipe, região em que podemos encontrá-lo em dois territórios: Jabaratuba e Brejão dos Negros. Por conseguinte, seguimos a pesquisa finalizando o terceiro capítulo com a figura do Mestre mais antigo do Maracatu no estado de Sergipe, Seu Adalto, personagem e ponto central na produção de conhecimento dentro de tal manifestação cultural; sujeito esse que está a mais de 70 anos à frente na liderança e construção do Maracatu nas terras sergipanas. Proponho, dessa forma, centralizar o trabalho na figura desse Mestre, com a ideia de refletirmos como esse indivíduo produz conhecimento dentro desse território quilombola e realizando uma pesquisa sobre os percursos de aprendizagem que ele pratica, tendo como ponto principal o foco na musicalidade e na identidade dessa figura dentro dessa manifestação cultural. Stuart Hall (1992), em “A identidade cultural na pós-modernidade”, argumenta que o sujeito fala, sempre, a partir de uma posição histórica e cultural específica, afirmando que há duas formas diferentes de se pensar a identidade cultural.
|
|
7
|
-
SAMUEL FRANCISCO DE LIRA FILHO
-
O ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM PERÍODOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
-
Orientador : CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
-
FÁBIO HENRIQUE GOMES RIBEIRO
-
MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS
-
Data: 29/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O período pandêmico trouxe várias transformações para o campo social diante dos desdobramentos sofridos pela disseminação da COVID-19. Em meio às solicitações de isolamento social realizadas pela OMS como forma de conter o vírus, foi necessário repensa as estratégias de ensino para uma continuidade na área da educação. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir de pesquisa documental e entrevistas semi estruturadas com os profissionais que estiveram à frente do ensino remoto no período pandêmico. O campo de pesquisa escolhido para este estudo foi a rede municipal de Jaboatão dos Guararapes, por possuir no quadro efetivo professores de música concursados especificamente para a ocupação do cargo em exercício. O estudo foi realizado através de análise dos materiais didáticos produzidos por professores do ensino fundamental (anos finais) - textos, imagens e sons - como estratégias utilizadas em parceria entre a Secretaria de Educação, gestores e professores - para a continuidade do ensino aplicado na modalidade remota. A autonomia docente (Contreras, 2002; Freire, 2002; Bona, 2022) foi o referencial teórico utilizado para discutir as concepções das práticas, validando as considerações do docente em meio às suas condições pessoais bem como as estruturas sociais e políticas nas quais a escola, a sociedade e o período interagem, apontando elementos que variam desde a escolha do modelo didático que se aplicará a determinadas situações e contextos, levando em consideração o modelo de estrutura do campo e a prática cotidiana docente para a construção de pensamentos e discussões propostas nesta pesquisa. Por fim, apresento as considerações finais de acordo com os dados coletados a partir da pesquisa documental e das entrevistas com os profissionais que estiveram em exercício durante a prática remota.
-
Mostrar Abstract
-
O período pandêmico trouxe várias transformações para o campo social diante dos desdobramentos sofridos pela disseminação da COVID-19. Em meio às solicitações de isolamento social realizadas pela OMS como forma de conter o vírus, foi necessário repensa as estratégias de ensino para uma continuidade na área da educação. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir de pesquisa documental e entrevistas semi estruturadas com os profissionais que estiveram à frente do ensino remoto no período pandêmico. O campo de pesquisa escolhido para este estudo foi a rede municipal de Jaboatão dos Guararapes, por possuir no quadro efetivo professores de música concursados especificamente para a ocupação do cargo em exercício. O estudo foi realizado através de análise dos materiais didáticos produzidos por professores do ensino fundamental (anos finais) - textos, imagens e sons - como estratégias utilizadas em parceria entre a Secretaria de Educação, gestores e professores - para a continuidade do ensino aplicado na modalidade remota. A autonomia docente (Contreras, 2002; Freire, 2002; Bona, 2022) foi o referencial teórico utilizado para discutir as concepções das práticas, validando as considerações do docente em meio às suas condições pessoais bem como as estruturas sociais e políticas nas quais a escola, a sociedade e o período interagem, apontando elementos que variam desde a escolha do modelo didático que se aplicará a determinadas situações e contextos, levando em consideração o modelo de estrutura do campo e a prática cotidiana docente para a construção de pensamentos e discussões propostas nesta pesquisa. Por fim, apresento as considerações finais de acordo com os dados coletados a partir da pesquisa documental e das entrevistas com os profissionais que estiveram em exercício durante a prática remota.
|
|
8
|
-
MARIA REJANE CAMPELO SILVA
-
COROS JUVENIS: uma relação entre os significados musicais e o engajamento no repertório
-
Orientador : CARLOS SANDRONI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLOS SANDRONI
-
MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS
-
ANTONIO CHAGAS NETO
-
Data: 16/05/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A escolha de um repertório que seja adequado ou satisfatório para a prática coral entre jovens tem se constituído numa busca incessante por parte dos regentes. Como o principal elo entre coristas, regente e público, esse conjunto de obras é o fio condutor das atividades desenvolvidas pelo grupo. O objetivo desta pesquisa é compreender como participantes de um coro juvenil se engajam no repertório proposto. O canto coletivo é uma atividade humana presente em todas as civilizações que conhecemos, sendo até hoje uma prática presente em diferentes ambientes e contextos. Na área da Educação Musical, o canto coral se apresenta como uma ferramenta de musicalização nos espaços escolares. Sendo assim, a pesquisa foi desenvolvida no coro juvenil de um campus de um Instituto Federal de Ensino. Trata-se de um estudo de caso, a partir da abordagem qualitativa. O percurso metodológico envolveu a observação participante, a entrevista semiestruturada e aplicação de questionário. A conceituação do coro juvenil foi efinida a partir de quatro aspectos: faixa etária, escolaridade, tessitura e configuração coral (Costa, 2017). Considerando a transitoriedade dessa fase da vida, o termo "juventude" é definido a partir das concepções de Machado Pais (1990) que apresenta esse grupo específico como uma unidade enquanto sujeitos em uma mesma fase etária, e como diversidade, a partir de suas diversas formas de viver a juventude, ao considerar a classe social, gênero, raça e idade. Em suas relações com as músicas, segundo Arroyo (2013) os jovens se envolvem com diversos mundos e práticas musicais. Nessas relações, cada ambiente reivindica seu repertório, sendo possível, de forma não excludente, vivenciar músicas para cada momento cotidiano, incluindo a música dentro da prática coral. Como engajamento musical, assumiu-se nesta pesquisa como sendo uma participação ativa numa atividade musical, determinada pela qualidade de aspectos comportamentais e psicológicos (cognitivos e afetivo/emocionais) na realização de uma ação (Toni,2023). A teoria do fluxo (Csikszentmihalyi, 2020) foi também utilizada na definição do engajamento, considerando as aproximações entre os conceitos. Como ferramenta teórica para compreender o engajamento dos jovens no repertório do coro, foi adotada a abordagem de Lucy Green sobre os Significados Musicais, a saber, significados intersônicos e delineados. Segundo Green (2020), o significado intersônico corresponde aos materiais musicais e o significado delineado diz respeito aos aspectos exteriores à música. A partir destes conceitos buscou-se identificar quais elementos são valorizados ou não pelos jovens em suas relações com as músicas do repertório.
-
Mostrar Abstract
-
A escolha de um repertório que seja adequado ou satisfatório para a prática coral entre jovens tem se constituído numa busca incessante por parte dos regentes. Como o principal elo entre coristas, regente e público, esse conjunto de obras é o fio condutor das atividades desenvolvidas pelo grupo. O objetivo desta pesquisa é compreender como participantes de um coro juvenil se engajam no repertório proposto. O canto coletivo é uma atividade humana presente em todas as civilizações que conhecemos, sendo até hoje uma prática presente em diferentes ambientes e contextos. Na área da Educação Musical, o canto coral se apresenta como uma ferramenta de musicalização nos espaços escolares. Sendo assim, a pesquisa foi desenvolvida no coro juvenil de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na Região Nordeste. Trata-se de um estudo de caso, a partir da abordagem qualitativa. O percurso metodológico envolveu a observação participante, a entrevista semiestruturada e aplicação de questionário. A conceituação do coro juvenil foi definida a partir de quatro aspectos: faixa etária, escolaridade, tessitura e configuração coral (COSTA, 2017). Considerando a transitoriedade dessa fase da vida, o termo "juventude" é definido a partir das concepções de Machado Pais (1990) que apresenta esse grupo específico como uma unidade enquanto sujeitos em uma mesma fase etária, e como diversidade, a partir de suas diversas formas de viver a juventude, ao considerar a classe social, gênero, raça e idade. Em suas relações com as músicas, segundo Arroyo (2013) os jovens se envolvem com diversos mundos e práticas musicais. Nessas relações, cada ambiente reivindica seu repertório, sendo possível, de forma não excludente, vivenciar músicas para cada momento cotidiano, incluindo a música dentro da prática coral. Como engajamento musical, assumiu-se nesta pesquisa como sendo uma postura de adesão e interação com o repertório, evidenciadas pela atenção, concentração, alegria, prazer, expressos por indicadores corporais tais como o direcionamento do olhar, a curiosidade, os comentários verbais e a movimentação (MADALOZZO, 2019). Como ferramenta teórica para compreender o engajamento dos jovens no repertório do coro, foi adotada a abordagem de Lucy Green sobre os Significados Musicais, a saber, significados intersônicos e delineados. Segundo Green (2020), o significado intersônico corresponde aos materiais musicais e o significado delineado diz respeito aos aspectos exteriores à música. A partir destes conceitos buscou-se identificar quais elementos são valorizados ou não pelos jovens em suas relações com as músicas do repertório.
|
|
9
|
-
TIAGO JOSÉ DA SILVA
-
Amaro Freitas: trajetória de um jazz híbrido e forjado na interlocução entre afrobrasilidades e pernambucanidade
-
Orientador : GUSTAVO ALVES ALONSO FERREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AMILCAR ALMEIDA BEZERRA
-
GUSTAVO ALVES ALONSO FERREIRA
-
JEDER SILVEIRA JANOTTI JUNIOR
-
Data: 24/05/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação explora a trajetória musical de Amaro Freitas, destacando sua habilidade em fundir o jazz com elementos culturais de Pernambuco, criando um estilo único de jazz híbrido. Originário de Recife, uma cidade com uma rica cena musical e uma profunda influência do jazz, Freitas utiliza o jazz como uma plataforma para reimaginar e dialogar com as tradições locais, especialmente evidenciado em seus álbuns “Sangue Negro”,“Rasif” e “Sankofa”. A análise foca na maneira como ele integra a musicalidade de Pernambuco em seu trabalho, projetando essa essência para um público global, ao mesmo tempo em que mantém raízes profundas na cultura local. Este estudo visa ilustrar como Freitas representa uma nova voz no cenário do jazz contemporâneo, usando sua música como uma expressão de identidade cultural e afrobrasilidade.
-
Mostrar Abstract
-
Esta dissertação apresenta a trajetória musical do pianista Amaro Freitas, de maneira que busca relacionar os eventos e as pessoas que corroboraram sua ascensão como um fenômeno que dialoga entre o tradicional e o contemporâneo. Por assim dizer, o estudo foi dividido por momentos específicos, estes, com base nas transformações estéticas que ocorreram tanto em sua música como na vestimenta e adereços. Tais mudanças se deram no decorrer de seus álbuns lançados no qual cada um deles compõem as bases de estudo que estão subdividido em três capítulos. São eles: Sangue Negro, Rasife Sankofa. No primeiro, destaca-se o fato do artista ser fruto de um Recife "jazzificado" e as implicações desse fato no início de sua carreira. No segundo, está em evidência a releitura das tradições de Pernambuco em suas composições, mudança no visual e o início de sua carreira internacional. No terceiro, os apontamentos são com base em sua relação com temas como negritude e ancestralidade. Nesse sentido,torna-se perceptível o quanto o artista, que é símbolo da nova geração do jazz nacional e internacional, tece interlocuções culturais de forma peculiar, uma vez que em suas composições se destacam linguagens do jazz, frevo, maracatu e afro-brasilidades.
|
|
10
|
-
NEHEMIAS FERNANDES DA CUNHA
-
O GUITARRISTA E SUA FORMAÇÃO PARA O MERCADO DE BAILES DO RECIFE: POSSIBILIDADES E BARREIRAS
-
Orientador : JOSIMAR JORGE VENTURA DE MORAIS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSIMAR JORGE VENTURA DE MORAIS
-
AMILCAR ALMEIDA BEZERRA
-
PAULO MARCONDES FERREIRA SOARES
-
Data: 28/05/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho teve como objetivo principal investigarquais atributos o guitarrista necessita ter/desenvolver para sua inserção no mercado de bailes do Recife, trazendo com isso a reflexão crítica dos processos que levam este profissional a alcançar inclusão no mercado de trabalho na cena local de bandas de baile, através da sua entrada no circuito dos músicos profissionais recifenses. Além disso, buscou evidenciar como se processam as atividades informas dos guitarristas considerando que a maior parte de suas atuações estão ligadas as mesmas, os espaços de atuação profissional, as exigências impostas pelo mercado de bailes da capital pernambucana, as relações comerciais do guitarrista para elucidar questões contratuais etc. Também foram identificadas e analisadas as diversas formações dos guitarristas, através das respostas e relatos de dez profissionais por meio de entrevistas semiestruturadas. Desse modo, apontamos as vídeo aulas, aprendizagem com amigos e outros processos de aquisição do conhecimento por enculturação, assim como as instituições formais e informais inclusive as religiosas que, de acordo com as respostas coletadas, têm grande participação na formação de um grande número de guitarristas que chegam a atuar na cena dos bailes desta cidade. Ademais, foram apresentados, nas considerações finais, os resultados desta pesquisa que certamente, elucidou temas da maior importância para os guitarristas que desejam se inserir no mercado de bailes da cidade do Recife.
-
Mostrar Abstract
-
O presente trabalho teve como objetivo principal investigarquais atributos o guitarrista necessita ter/desenvolver para sua inserção no mercado de bailes do Recife, trazendo com isso a reflexão crítica dos processos que levam este profissional a alcançar inclusão no mercado de trabalho na cena local de bandas de baile, através da sua entrada no circuito dos músicos profissionais recifenses. Além disso, buscou evidenciar como se processam as atividades informas dos guitarristas considerando que a maior parte de suas atuações estão ligadas as mesmas, os espaços de atuação profissional, as exigências impostas pelo mercado de bailes da capital pernambucana, as relações comerciais do guitarrista para elucidar questões contratuais etc. Também foram identificadas e analisadas as diversas formações dos guitarristas, através das respostas e relatos de dez profissionais por meio de entrevistas semiestruturadas. Desse modo, apontamos as vídeo aulas, aprendizagem com amigos e outros processos de aquisição do conhecimento por enculturação, assim como as instituições formais e informais inclusive as religiosas que, de acordo com as respostas coletadas, têm grande participação na formação de um grande número de guitarristas que chegam a atuar na cena dos bailes desta cidade. Ademais, foram apresentados, nas considerações finais, os resultados desta pesquisa que certamente, elucidou temas da maior importância para os guitarristas que desejam se inserir no mercado de bailes da cidade do Recife.
|
|
11
|
-
MIRTY KATLHY DA SILVA SOUZA
-
Maracatu de Baque Virado: reivindicação de tradicionalidade no ‘maracatu recente’ Raízes de Pai Adão
-
Orientador : AMILCAR ALMEIDA BEZERRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AMILCAR ALMEIDA BEZERRA
-
CARLOS SANDRONI
-
DANIEL BENSON SHARP
-
Data: 29/07/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho investiga o conceito de tradição no Maracatu Nação Raízes de Pai Adão, um grupo surgido nos anos 1990, mas que rapidamente alcançou destaque como expressão da cultura de matriz africana em Pernambuco. Através de pesquisa documental e bibliográfica, entrevistas e análise de materiais audiovisuais, busca-se compreender como essa nação afirma sua tradição em meio à existência de nações centenárias. Esta compreensão ocorre examinando as narrativas dos integrantes do Maracatu Nação Raízes de Pai Adão, investigando como constroem e reforçam a ideia de tradição, identificando os elementos que sustentam essa noção e seus processos de legitimação. Abordando temas como relações familiares, influência da matriz africana, reconhecimento pelo Estado e territorialidade, o estudo oferece uma visão abrangente sobre o maracatu, desde sua origem e desenvolvimento histórico até sua importância cultural. A pesquisa é fundamentada em uma bibliografia específica sobre os maracatus do Recife, incluindo autores como Guillen, Lima e Mac Cord. O trabalho explora ainda a relevância do Sítio de Pai Adão, um importante terreiro de candomblé no Brasil, e seu papel na história do Maracatu Nação Raízes de Pai Adão. Para balizar as discussões, utilizamos o conceito de identidade cultural, conforme trabalhado por autores como Hall, Canclini e Woodward.
-
Mostrar Abstract
-
Este trabalho tem como objetivo investigar o conceito de tradição nas nações de maracatu, com um enfoque especial nas nações "recentes" - fundadas nos últimos trinta anos - . Em particular, minha análise se concentra no Maracatu Nação Raízes de Pai Adão e nas narrativas que sustentam sua noção de tradição e identidade. Por meio de uma abordagem etnográfica, entrevistas e análise de materiais audiovisuais, busco compreender como essa nação afirma sua tradição, mesmo em meio à existência de nações mais antigas. Abordando temas diversos, como as relações familiares, a influência da matriz africana, o reconhecimento por parte do Estado e a noção de territorialidade, ao longo dos capítulos da dissertação, pretendo fornecer uma visão abrangente sobre o maracatu, abordando sua origem, desenvolvimento histórico e importância cultural. Em seguida, exploro a relevância do Sítio de Pai Adão, destacando sua posição como um significativo terreiro de candomblé e seu papel na história do Maracatu Nação Raízes de Pai Adão. Em sequência, o trabalho se aprofunda na compreensão do Maracatu Nação Raízes de Pai Adão por meio do documentário "Babá Paulo Braz - Conexão Ifé" (2014). Esse documentário retrata a viagem do Babalorixá Paulo Braz Felipe da Costa à Nigéria, juntamente com o Maracatu Nação Raízes de Pai Adão, proporcionando uma conexão com as raízes ancestrais. Através dessa viagem, é possível compreender as relações entre o Babalorixá, o maracatu e a cultura africana, assim como a emoção envolvida nesse retorno às origens. Por último, volto minha análise para as narrativas presentes entre os integrantes do Maracatu Nação Raízes de Pai Adão, investigando como eles constroem e reforçam a ideia de tradição, procurando identificar os elementos que sustentam essa noção de tradição, considerando também as dinâmicas sociais presentes na nação de maracatu.
|
|
12
|
-
NELSON GONÇALVES JÚNIOR
-
Os Louvores: um estudo sobre as práticas musicais de grupos de louvor em quatro igrejas evangélicas na cidade do Recife
-
Orientador : GUSTAVO ALVES ALONSO FERREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EDUARDO DE LIMA VISCONTI
-
GUSTAVO ALVES ALONSO FERREIRA
-
VALDIENE CARNEIRO PEREIRA
-
Data: 28/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho é um estudo sobre a música em quatro igrejas evangélicas na cidade do Recife, mediante as entrevistas realizadas com integrantes dos seus respectivos Grupos de Louvor. Sobre tais pessoas, foram conhecidas as trajetórias, identidades musicais e interações socioculturais, bem como a importância destes elementos nas escolhas dos repertórios e nas atuações nos cultos. Tudo isto se embasou nos aspectos históricos dessa música a partir de Martinho Lutero e João Calvino (reformadores protestantes), e também abordando o desenvolvimento do mercado musical desde o século XX até este início do século XXI. Outra base se encontra nos normativos denominacionais de tais igrejas, uma vez que eles apresentam os seus próprios conceitos e funções para a música no meio evangélico. Enfim, além das trajetórias, foi possível conhecer os pensamentos e as percepções das pessoas entrevistadas sobre a música para o culto em razão da distinção entre a música religiosa e a música secular, bem como se ela é sagrada ou não.
-
Mostrar Abstract
-
Este trabalho é um estudo sobre a música em quatro igrejas evangélicas na cidade do Recife, mediante as entrevistas realizadas com integrantes dos seus respectivos Grupos de Louvor. Sobre tais pessoas, foram conhecidas as trajetórias, identidades musicais e interações socioculturais, bem como a importância destes elementos nas escolhas dos repertórios e nas atuações nos cultos. Tudo isto se embasou nos aspectos históricos dessa música a partir de Martinho Lutero e João Calvino (reformadores protestantes), e também abordando o desenvolvimento do mercado musical desde o século XX até este início do século XXI. Outra base se encontra nos normativos denominacionais de tais igrejas, uma vez que eles apresentam os seus próprios conceitos e funções para a música no meio evangélico. Enfim, além das trajetórias, foi possível conhecer os pensamentos e as percepções das pessoas entrevistadas sobre a música para o culto em razão da distinção entre a música religiosa e a música secular, bem como se ela é sagrada ou não.
|
|
13
|
-
AMANDA CABRAL DA CUNHA
-
-
Orientador : ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
-
LEONARDO DA SILVEIRA BORNE
-
PAULA FARIAS BUJES
-
Data: 02/09/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho analisou a didatização de práticas populares no ensino do violino da professora e artista Carol Panesi, através da pergunta: “Como integrar práticas populares no ensino-aprendizagem do violino? A pesquisa escolheu como caso a didatização feita pela violinista Carol Panesi, uma vez que ela elaborou uma metodologia própria com base nas experiências musicais que teve ao fundir seus conhecimentos aprendidos no Conservatório Brasileiro de Música e a Orquestra Família (Projeto do Itiberê Zwarg), baseando seu ensinamento de improvisação e criatividade em três pilares: Rítmico, melódico e harmônico. Os objetivos específicos buscaram compreender as funções e características do ensino tradicional no violino, compreender as características da aprendizagem musical popular e refletir sobre a junção das duas práticas adaptadas para o ensino do violino. Por fim, concluiu-se que para trabalhar práticas populares no ensino-aprendizagem do violino, não é necessário afastar-se das metodologias tradicionais, mas agregá-las de modo a complementar uma construção técnica e musical mais ampla.
-
Mostrar Abstract
-
Este trabalho tem a objetivo principal de através de um estudo de caso, analisar a didatização de práticas populares no ensino-aprendizagem do violino, na intenção de trazer uma hipótese que responde à pergunta: “Como integrar práticas populares no ensino-aprendizagem do violino? O objeto de pesquisa selecionado foi a didatização feita pela violinista Carol Panesi, pois ela elaborou uma metodologia própria com base nas experiências musicais que teve ao fundir seus conhecimentos aprendidos no Conservatório Brasileiro de Música e a Orquestra Família (Projeto do Itiberê Zwarg).No capítulo 1 introduzi a discussão falando sobre a minha motivação para escolha do tema e do objeto de pesquisa. No capítulo 2 discorri sobre as práticas musicais inerentes a música popular, como elas são adquiridas pelos músicos, em quais contextos são usadas, e como é atuação profissional do músico popular. No capítulo 3 dissertei sobre o histórico do violino, quais temas relacionados a ele já foram discutidos na pesquisa científica, porque é um instrumento ligado desde o princípio ao universo erudito, como é seu ensino no Brasil e as principais metodologias. No capítulo 4 iniciei minha análise. Para a Coleta de informações, foi usada metodologia de entrevista narrativa, onde se faz uma pergunta geradora para que a uma narrativa específica seja construída. Como fundamentação teórica usei Green (2002), pois está diretamente relacionada com o aprendizado e prática dos músicos populares, e Yves Chevellard (1991) para tratar do conceito de transposição didática, seu objetivo para que aconteça e como ela é feita, na intenção de relacionar com a estruturação criada por Carol Panesi. Por fim, concluí que a didatização de práticas populares no ensino-aprendizagem do violino elaborada por Carol mostra a possibilidade de um aprendizado e atuação profissional mais vasta, trazendo oportunidades diversificadas de aprender, aplicar e se inserir no mercado musical.
|
|
14
|
-
ANNAMELIA DOS REIS OLIVEIRA
-
O ENSINO DA RABECA EM PERNAMBUCO: diferentes histórias e contextos
-
Orientador : SANDRO GUIMARAES DE SALLES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLOS SANDRONI
-
JOAQUIM IZIDRO DO NASCIMENTO JUNIOR
-
SANDRO GUIMARAES DE SALLES
-
Data: 22/10/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação versa sobre o ensino da rabeca na cidade do Recife/PE, tendo como principais interlocutores três músicos que, além da carreira de instrumentistas, se dedicam à formação de novos rabequeiros. A pesquisa busca compreender as estratégias e táticas – no sentido que dá aos termos Michel de Certeau (2003) – empregadas por esses músicos no ensino da rabeca, bem como o que pensam sobre a prática e o ensino do instrumento, considerando o contexto urbano e os novos espaços por ele ocupados. O objetivo da pesquisa é compreender os sentidos presentes, hoje, no ensino da rabeca, em Recife, considerando o contexto urbano e os novos espaços por ele ocupados. Para a realização da pesquisa, escolhemos uma rabequeira e dois rabequeiros, todos de contextos distintos, quais sejam: Aglaia Costa, violinista com formação erudita, que vem se dedicando ao ensino e a execução da rabeca; o mestre Luiz Paixão, da Zona da Mata Norte de Pernambuco, ligado às tradições do Cavalo- Marinho de Aliança e Condado; e Cláudio Rabeca, instrumentista que desenvolve um trabalho com música popular a partir, sobretudo, das referências do Cavalo-Marinho. O presente trabalho apresenta a seguinte questão central: quais os sentidos presentes, hoje, no ensino da rabeca, em Recife, considerando o contexto urbano e os novos espaços por ele ocupados?
-
Mostrar Abstract
-
O ensino da Rabeca no Brasil, como a própria ocorrência deste instrumento, vem acontecendo de diferentes formas e em diferentes contextos, sobretudo na cultura popular, a exemplo do Cavalo Marinho e da Folia de Reis. No entanto, nas últimas décadas seu ensino tem ocupado espaços outros, que surgem a partir do interesse de pesquisadores e músicos de grandes centros urbanos pela música e pelos instrumentos dos grupos tradicionais. A presente pesquisa surgiu do interesse em conhecer esses espaços e como, nesse novo contexto, vem acontecendo o ensino da rabeca. Para realização da pesquisa, escolhemos três rabequeiros considerados referência no ensino do instrumento em Pernambuco, mas que possuem diferentes formações musicais, bem como diferentes modos de tocar e ensinar rabeca, a saber: Mestre Luiz Paixão, Cláudio Rabeca e Aglaia Costa. O primeiro, embora tenha sua história ligada à tradição do Cavalo Marinho da Mata Norte de Pernambuco, tem sido procurado por músicos de grandes centros urbanos interessando em aprender o instrumento. Hoje, Luiz Paixão ensina utilizando seu próprio método. Embora venha se apresentando em grandes cidades, como Recife e São Paulo, ele continua vivendo no município de Aliança (Mata Norte de Pernambuco). Nosso segundo interlocutor, Cláudio Rabeca, nasceu na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, estando hoje radicado em Recife. Cláudio tem sido considerado uma das principais referências tanto como rabequeiro quanto no ensino do instrumento em Recife, tendo sido aluno do Mestre Salustiano (Salu) e tocado em grupos de Cavalo Marinho da Mata Norte. A terceira rabequeira, Aglaia Costa, passou a interessar-se pelo instrumento a partir da sua experiência como violinista. Partindo de sua formação erudita e do contato com mestres rabequeiros, desenvolveu um modo próprio de tocar e ensinar rabeca, a partir da pesquisa sobre o instrumento. Considerando as questões acima, a pesquisa está sendo realizada a partir da etnografia da prática e do ensino da rabeca nos diferentes contextos em que atuam nossos interlocutores, apresentando a seguinte questão central: qual o papel do ensino da rabeca nos novos contextos em que vem sendo praticado este instrumento em Pernambuco?
|
|
15
|
-
ABINAESIA MARIA DE SOUZA
-
PROCESSOS AVALIATIVOS NO CONSERVATÓRIO PERNAMBUCANO DE MÚSICA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
-
Orientador : CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
-
LEONARDO DA SILVEIRA BORNE
-
MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS
-
VALDIENE CARNEIRO PEREIRA
-
Data: 25/10/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho procura compreender as experiências dos professores de teoria do Conservatório Pernambucano de Música nos seus processos avaliativos, dentro do contexto do Ensino Remoto Emergencial, realizado na escola por ocasião do isolamento social causado pela Covid-19, entre 2020 e 2022. Neste cenário, considerando que a escola se estrutura no modelo de ensino denominado conservatorial, convém investigar como aconteceu a adaptação para realização do Ensino Remoto Emergencial na instituição, e suas implicações nas diversas disciplinas teóricas. A investigação das experiências dos professores e do seu olhar para a recepção e aprendizado do estudante diante do contexto diferente do modelo tradicional de ensino especializado de música, alinha-se à definição do objetivo geral, que é compreender como se deu o processo de avaliação da aprendizagem dos alunos nesta realidade. Buscando as respostas para estas questões, um estudo de casos múltiplos foi desenvolvido com 7 docentes do Conservatório, que atuaram em disciplinas teóricas nos cursos preparatório e técnico no período. Na fundamentação teórica, considerei Libâneo (1990), Santiago (1996), Zabala (1998), Cortesão (2002), Luckesi (2011) dentre outros, como subsiadores do trabalho. A pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como instrumentos de coleta o questionário, a entrevista semiestruturada e a pesquisa documental. Os dados obtidos possibilitaram uma visão da estrutura educacional da instituição, dos hábitos dos professores antes do isolamento social e durante ele, além de informações sobre sua formação antes e para o Ensino Remoto, e todas as etapas do processo de ensino/aprendizagem neste contexto, do qual a avaliação não é um fim, mas nasce junto a todas as partes desse processo no seu planejamento, seja presencial, seja online.
-
Mostrar Abstract
-
Este trabalho procura compreender as experiências dos professores de teoria do Conservatório Pernambucano de Música nos seus processos avaliativos, dentro do contexto do Ensino Remoto Emergencial, adotado pela escola na ocasião do isolamento social causado pela Covid-19, entre 2020 e 2022. Neste cenário, considerando que a escola se estrutura no modelo de ensino denominado conservatorial, convém investigar como aconteceu a implementação do Ensino Remoto Emergencial na instituição e suas implicações nas diversas disciplinas teóricas. A investigação das experiências dos professores e do seu olhar para a recepção e aprendizado do estudante diante do contexto diferente do modelo tradicional de ensino especializado de música, leva-nos à definição do objetivo geral, que é compreender como se deu o processo de avaliação e progressão dos alunos nesta realidade. Para complementar as respostas a tais questões, um estudo de caso foi desenvolvido com 7 docentes do Conservatório, que atuaram em disciplinas teóricas nos cursos preparatório e técnico no período. A pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como instrumentos de coleta o questionário, a entrevista semiestruturada e a pesquisa documental. Estes possibilitaram uma visão mais apurada da estrutura educacional da instituição, dos hábitos dos professores antes do isolamento social e durante ele, além de informações sobre sua formação antes e para o Ensino Remoto, e todas as etapas do processo de ensino/aprendizagem neste contexto, do qual a avaliação não é um fim, mas nasce junto a todas as partes desse processo no seu planejamento, seja presencial, seja online.
|
|
16
|
-
DAYANNE SILVA FERREIRA DE MENEZES
-
PROCESSOS AVALIATIVOS EM MÚSICA: UM ESTUDO DE CASO COM EDUCADORAS MUSICAIS DO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE
-
Orientador : CLIMERIO DE OLIVEIRA SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANTONIO CHAGAS NETO
-
CLIMERIO DE OLIVEIRA SANTOS
-
MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS
-
Data: 22/11/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho consiste no resultado de um estudo de caso qualitativo realizado no município de Jaboatão dos Guararapes-PE. O estudo teve como área central a educação musical e teve como objetivo principal investigar processos avaliativos implementados por professoras de música do município que atuam nos anos finais do ensino fundamental em escolas públicas municipais. A pesquisa teve como objetivos específicos: a) compreender concepções das professoras acerca da temática da avaliação; b) conhecer ferramentas principais utilizadas durante o processo de avaliação; c) definir etapas do processo avaliativo das professoras. Foi descoberto, durante a pesquisa, que as professoras tem plena consciência de seus processos avaliativos, a concordar inclusive com afirmações de autores de base deste estudo. Também foi possível a descoberta de que a principal ferramenta utilizada pelas professoras para seus processos é a observação, apesar de existirem outras ferramentas, como a realização de projetos, as atividades escritas e diários de bordo como forma de organizar dados. Além disso, concluímos que foi sim possível definir etapas do processo avaliativo das professoras, apesar de que tais etapas nem sempre ocorriam de maneira isolada. Esta dissertação está disposta de 4 capítulos principais intitulados: 1) introdução, onde pode-se encontrar uma discussão inicial sobre o tema e alguns termos técnicos; 2) referencial teórico, onde são destrinchados e discutidos alguns termos de base para a compreensão da dissertação como um todo; 3) percurso metodológico, onde encontra-se o detalhamento da organização desta pesquisa, apresentando abordagem, estratégias de pesquisa e ferramentas utilizadas para coleta de dados e análise; 4) resultados e análise, onde foram discutidos os dados a partir de análises feitas durante a pesquisa, levando em consideração os termos e autores de base.
-
Mostrar Abstract
-
O presente trabalho apresenta um estudo com professoras de música da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes, que atuam nos anos finais do ensino fundamental. O estudo tem como cerne os processos avaliativos implementados na escola pelas professoras estudadas. A pesquisa foi desenvolvida através do estudo multicaso, contendo observação não participante e entrevistas semiestruturadas, tendo bastante cautela com todas as questões de ética na pesquisa. Até o momento, a pesquisa já vem apresentando alguns resultados, tais como: As implicações da falta de estrutura na escola, que impedem uma boa avaliação; As boas relações entre gestão e professor, que influenciam diretamente na avaliação em música; As professoras têm consciência quanto a avaliação em música; O planejamento influencia de maneira direta os processos de avaliação em música.
|
|
17
|
-
WELLYDDNA PAULA SANTOS PONTES
-
A VOZ QUE ENSINA: concepções e trajetórias dos professores de canto popular de Campina Grande (PB)
-
Orientador : ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLARA SANDRONI
-
ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
-
CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
-
Data: 02/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho investigou como se constrói a prática de ensino de canto popular dos professores de escolas livres de música da cidade de Campina Grande (PB), a partir da perspectiva de 8 (oito) entrevistados. O ensino de canto popular é uma área ainda em desenvolvimento em pesquisas e metodologias o que provoca o questionamento de como esse canto tem sido ensinado, no recorte em questão na cidade de Campina Grande. Para responder a esse questionamento foram analisadas as trajetórias musicais e profissionais; as concepções sobre o canto popular e seu ensino; e as perspectivas sobre a aquisição de competências pedagógicas e concepções metodológicas dos professores entrevistados. Como conceitos norteadores utilizamos a teoria dos saberes docentes (Tardif, 2014; Gauthier et al., 2013; Araújo, 2005) e as discussões sobre em que consiste o canto popular brasileiro (Sandroni, 2017; Corusse, 2021). O procedimento metodológico adotado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Como resultados concluímos que os professores têm como principal fonte de formação em canto a educação não formal, com cursos relacionados a canto e não necessariamente ao ensino, mobilizando, dessa maneira, em seu ofício, principalmente saberes disciplinares e saberes experienciais.
-
Mostrar Abstract
-
O presente trabalho tem como objetivo geral compreender como é ensinado o canto popular brasileiro no município de Campina Grande/PB. Como objetivos específicos, busca-se: (1) verificar o que os professores entendem por canto popular brasileiro; (2) observar os critérios que direcionam as escolhas pedagógicas daquilo que se entende por canto popular brasileiro e (3) identificar os saberes docentes desses professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e como ferramenta para a coleta de dados utilizamos as entrevistas semiestruturadas com oito professores de canto. A fundamentação teórica do trabalho será feita com base em dois principais autores, Maurice Tardif (2014) e Clermont Gauthier et al (2013), que abordam a teoria dos saberes docentes. A análise dos dados apresentada para a qualificação ainda é parcial e busca traçar o perfil socioprofissional dos entrevistados, por meio do estudo de elementos pessoais, de formação e atuação desses professores. Esse mapeamento é importante para as próximas etapas de análise, para compreender quem é o professor de canto popular atuante na cidade de Campina Grande/PB e, assim também, suas escolhas pedagógicas e saberes docentes.
|
|
18
|
-
JOHNNE LENDON CARDOSO LINS
-
―Ô SIRIRI, MEU BEM, MEU SIRIRI...: Um olhar sobre a cultura musical da Comunidade Quilombola do Barro Branco (PE)
-
Orientador : JOSIMAR JORGE VENTURA DE MORAIS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BERNARDINA SANTOS ARAUJO DE SOUSA
-
CARLOS SANDRONI
-
JOSIMAR JORGE VENTURA DE MORAIS
-
Data: 06/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este texto traz os resultados da pesquisa desenvolvida em novembro e dezembro de 2023 na comunidade quilombola do Barro Branco, e tem a musicalidade local como foco, uma vez que a música sempre esteve presente em suas atividades diárias. Têm como base, projetos de extensão que já foram desenvolvidos nessa localidade, como por exemplo, o projeto: ―Batuque na cozinha, sinhá num qué‖: Traçados de musicalidade no agreste pernambucano, desenvolvido por docentes e discentes da licenciatura em música do IFPE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus – Belo Jardim, nos anos de 2012 a 2014, na comunidade quilombola do Barro Branco, que está situada na zona rural do município de Belo Jardim, no agreste de Pernambuco. O projeto de pesquisa buscou observar as músicas que estavam na lembrança dos moradores mais antigos da comunidade, uma vez que estas, não mais estavam sendo repassadas para os mais novos. Ao final deste projeto, se iniciaram em 2015, os estágios supervisionados por dois discentes remanescentes dessa pesquisa, na única escola da comunidade, estágios esses, que juntamente com a pesquisa anterior, culminaram em duas monografias que trouxeram as informações coletadas sobre as músicas na comunidade, durante toda essa trajetória. Tendo essa base de informações a cerca da musicalidade da comunidade de Barro Branco, este trabalho busca a relação destes moradores com a música, tendo como objetivo geral Investigar as canções tradicionais como elementos do quotidiano na comunidade. Tem como objetivos específicos: 1) Analisar os significados das letras das músicas para entender a relação entre os moradores locais e a música. 2) Investigar a relação entre a cultura musical e o sentimento de pertença da comunidade. 3) Investigar a influência da cultura musical nas atividades diárias dos moradores. Este trabalho traz uma pesquisa qualitativa com entrevistas, fotografias e um diário de campo, com moradores mais antigos para entender essa relação e significado da música para essas pessoas. No primeiro momento o texto traz um pouco da história local, pontuando os fatos mais importantes do surgimento da comunidade. No segundo momento, traz as práticas musicais que já foram desenvolvidas na comunidade e a problematização desta nova pesquisa. No terceiro momento, traz a metodologia utilizada e o quadro teórico, em que se baseia a pesquisa. Por fim, traz no quarto momento, os resultados alcançados, pontuando as informações obtidas a partir das entrevistas e da observação.
-
Mostrar Abstract
-
Esta pesquisa nasce a partir da busca pelo entendimento da relação dos moradores da comunidade quilombola do Barro Branco com a música, que sempre esteve presente em suas atividades. Tem como base o projeto de extensão intitulado: “Batuque na cozinha, sinhá num qué”: Traçados de musicalidade no agreste pernambucano, desenvolvido por docentes e discentes da licenciatura em música do IFPE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus – Belo Jardim, nos anos de 2012 a 2014, na comunidade quilombola do Barro Branco, que está situada na zona rural do município de Belo Jardim, no agreste de Pernambuco. O projeto de pesquisa buscou observar as músicas que estavam na lembrança dos moradores mais antigos da comunidade, uma vez que estas, não mais estavam sendo repassadas para os mais novos. Ao final deste projeto, se iniciaram em 2015, os estágios supervisionados por dois discentes remanescentes dessa pesquisa, na única escola da comunidade, estágios esses, que juntamente com a pesquisa anterior, culminaram em duas monografias que trouxeram as informações coletadas sobre as músicas na comunidade, durante toda essa trajetória. Tendo essa base de informações a cerca da musicalidade da comunidade de Barro Branco, este trabalho busca a relação destes moradores com a música, tendo como objetivo geral Investigar as canções tradicionais como elementos do quotidiano na comunidade. Tem como objetivos específicos: 1) Analisar os significados das letras das músicas para entender a relação entre os moradores locais e a música. 2) Investigar a relação entre a música e o sentimento de pertença da comunidade. 3) Investigar a influência da música nas atividades diárias dos moradores. Este trabalho traz uma pesquisa qualitativa com entrevistas, fotografias e um diário de campo, com moradores mais antigos para entender essa relação e significado da música para essas pessoas. No primeiro momento o texto traz um pouco da história local, pontuando os fatos mais importantes do surgimento da comunidade. No segundo momento, traz as práticas musicais que já foram desenvolvidas na comunidade. No terceiro momento, traz a problematização desta nova pesquisa. No quarto momento, traz a metodologia utilizada e o quadro teórico, em que se baseia a pesquisa. Por fim, traz os resultados alcançados, pontuando as informações obtidas a partir das entrevistas e da observação.
|
|
19
|
-
WALLACE SEIXAS VILELA
-
ENSINO DE GUITARRA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM MÚSICA: uma análise do cenário vivenciado durante a pandemia.
-
Orientador : MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JUCIANE ARALDI BELTRAME
-
KLESIA GARCIA ANDRADE
-
MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS
-
Data: 10/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A partir do reconhecimento dos desafios vivenciados durante o período de Ensino Remoto Emergencial, a presente pesquisa teve como objetivo geral compreender como se deram os processos educativos-musicais, no âmbito do ensino-aprendizagem de guitarra elétrica, em uma escola de educação profissional e tecnológica em música, denominada EPMX, no período de ensino remoto emergencial. Para tal, os objetivos específicos foram: i) analisar as perspectivas, os conceitos e os referenciais que nortearam as práticas docentes dos professores de guitarra da EPMX durante o ERE; ii) Identificar os processos de apropriação tecnológica no ensino de guitarra na EPMX, no período de ensino remoto emergencial; iii) analisar os aspectos técnicos instrumentais da guitarra abordados durante o período de ensino remoto emergencial. A EPMX, eleita como campo de pesquisa, é localizada em uma capital do nordeste. Os participantes da pesquisa foram dois docentes do curso técnico de guitarra da EPMX, atuantes durante o período de ensino remoto emergencial. Também foram entrevistados dois membros da gestão da instituição. A abordagem da pesquisa empregada foi a qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados: entrevista semiestruturada, realizada com os docentes e gestores da EPMX; análise documental dos planos de aulas propostos pelos professores de guitarra durante o período de ERE, dos documentos oficiais norteadores das atividades no período de ERE, elaborados pela secretaria de educação do estado onde a escola está localizada e dos documentos de caracterização da instituição. O referencial teórico dividiu-se em três eixos temáticos; o primeiro eixo temático trata-se do ensino remoto emergencial e da cultura participativa digital. O segundo eixo temático abarcou os saberes docentes e sua mobilização na prática profissional docente. O terceiro e último eixo tratou da educação profissional e tecnológica (EPT). No que diz respeito às perspectivas, conceitos e referenciais que nortearam as práticas docentes durante o ERE, os resultados apontaram que ambos os professores não apresentaram em suas narrativas referenciais que conduziam suas práticas, mas suas experiências mobilizaram ações importantes. Os processos de apropriação tecnológica ocorreram por meio das capacitações promovidas pela gestão, pela comunidade escolar e entre os pares, evidenciando os saberes experienciais. No que tange aos aspectos técnicos instrumentais da guitarra, o Professor 1 e o Professor 2 encontraram desafios iniciais. Porém, suas ações pedagógicas conduziram à realização dos conteúdos propostos por meio das práticas musicais digitais. Concluímos que os saberes docentes relacionados às TDIC, no contexto do ensino/aprendizagem da guitarra em uma escola de educação profissional e tecnológica em música, são estruturados por professores Imigrantes Digitais, contudo, os professores encontraram possibilidades para a realização de suas práticas.
-
Mostrar Abstract
-
A partir do reconhecimento dos desafios vivenciados durante o processo de Ensino Remoto Emergencial, a presente pesquisa teve como objetivo geral: compreender como se deram os processos educativos-musicais, no âmbito do ensino-aprendizagem de guitarra elétrica, no curso técnico em música, na Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical (ETECM), no período de ensino remoto emergencial na cidade do Recife–PE. Para tal, os objetivos específicos foram: i) analisar as perspectivas, os conceitos e os referenciais que nortearam as práticas/ações docentes durante o ERE. ii)Identificar os processos de apropriação tecnológica no ensino de guitarra na Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical, no período de ensino remoto emergencial; iii) examinar os documentos oficiais e planos de aulas utilizados para nortear o processo de trabalho durante o ensino remoto emergencial; iv) analisar os aspectos técnicos instrumentais da guitarra abordados durante o período de ensino remoto emergencial. Os participantes da pesquisa foram dois docentes do curso de guitarra da ETECM, atuantes durante o período de ensino remoto emergencial. Também foram entrevistados dois membros da gestão da instituição; o diretor e a coordenadora, ambos professores da instituição. A abordagem da pesquisa empregada foi a qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados, a entrevista semiestruturada e análise documental. Foi desenvolvida uma análise documental dos planos de aulas propostos pelos professores de guitarra durante o período de ERE, dos documentos oficiais do Estado de Pernambuco que nortearam e regulamentaram as atividades nesse período, dos documentos de caracterização da instituição e das falas dos participantes da pesquisa. O referencial teórico dividiu-se em três eixos temáticos; o primeiro eixo temático trata-se do ensino remoto emergencial e a cultura participativa digital. O segundo eixo temático abarcou os saberes docentes e sua mobilização na prática profissional docente. O terceiro e último eixo, educação profissional e tecnológica (EPT). Desse modo, uma análise interpretativa dos dados foi desenvolvida, a partir dos referenciais teóricos do estudo, procurando alcançar o objetivo geral da pesquisa.
|
|
20
|
-
LEONARDO JOSE AGUIAR DA SILVA
-
VIOLÃO PERCUSSIVO NO BRASIL: PRESENÇAS DA PERCUSSÃO VIOLONÍSTICA NA CANÇÃO E NO VIOLÃO SOLO
-
Orientador : EDUARDO DE LIMA VISCONTI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALMIR CÔRTES BARRETO
-
CARLOS SANDRONI
-
EDUARDO DE LIMA VISCONTI
-
Data: 13/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este pesquisa busca compreender a presença da percussão com o corpo do violão de seis cordas no contexto da canção e do violão no Brasil, a partir de quatro perspectivas de experiências artísticas: Olga Praguer, no contexto da canção "folclórica"; Jorge Ben Jor, na canção "moderna"; Antonio Madureira no violão solo; e a própria experiência do pesquisador com o violão solo e a canção, a partir de uma reflexão crítica autoetnográfica. A justificativa orienta-se pelas lacunas das pesquisas acadêmicas nos contexto abordados e pela ampliação da discussão da presença da percussão com o violão no âmbito da música popular no Brasil. A abordagem qualitativa com a estratégia de coleta de dados empíricos contemplou procedimentos bibliográfico-documentais e auto-etnográficos documentais em registros em audiovisual das performances, áudios, partituras e convenções de escrita percussiva para violão. As análises contextuais e musicológicas das performances com percussão violonística registradas em vídeo, das quatro perspectivas abordadas, é orientada por uma reflexão sobre o violão percussivo como experiência múltipla. Conclui-se que a heterogeneidade dos modos de tocar violão no Brasil se relaciona significativamente com a presença da percussão com o violão. Isso pode colaborar na compreensão das tensões entre discursos violonísticos e estéticos hegemônicos e os diferentes lugares de performances com o violão, dinamizadas pelas relações dialógicas com a pluralidade de referências culturais. A percussão violonística se mostra com uma trajetória específica da presença da percussão no Brasil, não como simples imitação ou emulação de instrumentos de percussão, mas como relações dialógicas que abrem possibilidades para múltiplos violões percussivos no âmbito da canção e do violão solo.
-
Mostrar Abstract
-
Este estudo investiga a presença da percussão com o corpo do violão de seis cordas no contexto da canção e do violão solo no Brasil, analisando quatro perspectivas de experiências artísticas. O objetivo principal é compreender as relações envolvidas nos processos de desestabilização, estabilização e flexibilidade de fazeres e saberes violonísticos e percussivos em seus respectivos contextos. A pesquisa propõe a reflexão de violão percussivo como um lugar de inter-conhecimento e coexistência de diferentes musicalidades, lidando com discursos violonísticos e da possibilidade da exploração da totalidade da presença percussiva com o violão, abordada na pesquisa como percussão violonística. Através de uma abordagem quali-quantitativa, a pesquisa utiliza dados empíricos coletados através de procedimentos bibliográfico-documentais e auto-etnográficos, analisando materiais audiovisuais, áudios, partituras e convenções de escrita percussiva. A presença da percussão com o violão é discutida e analisada na experiência de Olga Praguer na canção “folclórica”, Jorge Ben na canção moderna, Antônio Madureira no violão solo e na reflexão crítica autoetnográfica sobre as experiências do próprio pesquisador com a percussão violonística. Estas experiências problematizam a presença da percussão com o corpo do violão no Brasil, apontando para questões que levem à reflexão das relações com este instrumento em um debate mais amplo, onde a percussão possa ser central nas discussões de experiências artísticas nas interseções entre canção e violão solo.
|
|
21
|
-
ADJAIR CAVALCANTE COSTA
-
FORMAÇÃO DOCENTE E IDENTIDADE PROFISSIONAL: PERSPECTIVAS DE LICENCIANDOS EM MÚSICA COM ÊNFASE NO INSTRUMENTO MUSICAL
-
Orientador : CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
-
CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
-
FÁBIO HENRIQUE GOMES RIBEIRO
-
KLESIA GARCIA ANDRADE
-
Data: 16/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho teve como objetivo geral compreender como se dá a relação entre a formação inicial docente em música, com ênfase na aprendizagem do instrumento musical, e a identidade profissional, a partir da perspectiva dos estudantes. Os objetivos específicos foram Identificar como a aprendizagem de um instrumento musical está representada nos documentos oficiais do IFPE-BJ, elencar as motivações de ingresso dos estudantes no curso de licenciatura em Música do IFPE-BJ e analisar de que maneiras a formação em um curso de licenciaturainterfere na relação dos estudantes com sua aprendizagem instrumental. Oreferencial teórico do trabalho está fundamentado no conceito de identidade profissional de Dubar (2005). A abordagem qualitativa indica um estudo que se realizou através de entrevistas semiestruturadas e que ocorreu com dez licenciandos, além de uma análise de fonte documental. A partir da análise feita, considerei que a proposta do curso de licenciatura em música do IFPE-BJ ainda não se apresenta clara para os alunos que ingressam para iniciar uma formação docente. Os aspectos apresentados através dos relatos trazidos pelos estudantes apresentam o curso como um espaço em que os objetivos profissionais de cada aluno são diversos. Como resultado da investigação encontrei uma identidade profissional em constante mudança durante todo o período de graduação destes alunos em formação. Esta pesquisa evidencia que existem lacunas nas concepções e compreensões a respeito da maneira pela qual o curso se desenvolve para os licenciandos ingressantes. A abordagem oficial do curso diz respeito à formação docente em música e se diferencia dos demais cursos de licenciatura do Brasil por oferecer uma formação com foco no instrumento musical, por transversalizar o ensino e a aprendizagem através da música popular bem como as possibilidades de atuação profissional ofertadas ao licenciando após a graduação.
-
Mostrar Abstract
-
O presente trabalho teve como objetivo investigar como está acontecendo a formação docente dos licenciandos em música do Instituto Federal de Pernambuco, campus Belo Jardim, a partir da perspectiva dos licenciandos e dos documentos disponibilizados no site da referida instituição. Os objetivos específicos foram Identificar como a aprendizagem de um instrumento musical está representada nos documentos oficiais do IFPE-BJ, elencar as motivações de ingresso dos estudantes no curso de licenciatura em Música do IFPE-BJ e analisar de que maneiras a formação em um curso de licenciatura interfere na relação dos estudantes com sua aprendizagem instrumental. O referencial teórico do trabalho está fundamentado nos conceitos do sociólogo francês Claude Dubar (2005; 2006). Foi realizado um estudo de entrevistas com dez licenciandos do Campus acima citado. As técnicas utilizadas foram a entrevista semiestruturada e a análise do Projeto Pedagógico do Curso, todos analisados de forma qualitativa. A partir da análise feita, considerei que a proposta do curso de licenciatura em música do IFPE-BJ ainda não se apresenta clara para os alunos que ingressam no mesmo para iniciar uma formação docente. Os aspectos apresentados nos relatos dos estudantes tornam o curso um espaço em que os objetivos profissionais de cada aluno sejam os mais diversos possíveis, como resultado encontrei uma identidade profissional em constante mudança em todo o período de graduação destes alunos em formação. Proponho que o ingresso dos alunos seja mais bem elaborado quanto a esclarecer para os futuros ingressos a formação específica pela qual o curso se propõe oferecer bem como suas possibilidades de atuação profissional.
|
|
22
|
-
FABIOLA SANTOS DE ARAÚJO
-
Práticas educativo-musicais no contexto religioso: um estudo na Catedral Anglicana Comunhão de João Pessoa - PB
-
Orientador : KLESIA GARCIA ANDRADE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
KLESIA GARCIA ANDRADE
-
MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS
-
LUIS GUSTAVO PATROCINIO
-
Data: 17/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa desenvolvida tem como objetivo geral compreender quais são e como se estabelecem as práticas musicais dos participantes de três grupos da Catedral Comunhão (João Pessoa - PB). A revisão de literatura abrange estudos que exploram a música em ambientes religiosos, suas funções pedagógicas, formativas e seu impacto nas dinâmicas sociais e culturais de organizações religiosas, sendo estruturado nos seguinteseixos temáticos: Práticas musicais no contexto eclesiástico; Ensino e aprendizagem; Formação musical em igrejas; e, Música e seu papel com o sagrado.O referencial teórico baseia-se nos conceitos de campo, habitus, capital e poder simbólico, de Pierre Bourdieu. Tal perspectiva teórica orienta a compreensão da música como um capital cultural essencial para o fortalecimento das práticas religiosas e a integração dos indivíduos ao grupo. Foi adotada a abordagem qualitativa e dos pressupostos teóricos e práticos de um estudo de caso. A coleta de dados inclui observação participante em ensaios e cultos da instituição, entrevistas com lideranças e membros envolvidos nas práticas musicais, bem como, análise de fontes documentais. A pesquisa revelou que a prática musical na Catedral se adapta às necessidades específicas do contexto religioso, equilibrando procedimentos estruturados e flexíveis. A música, além de sua função litúrgica, desempenha um papel significativo na formação de identidade coletiva e no fortalecimento das relações sociais entre os participantes. O estudo colabora na compreensão das práticas musicais na Catedral Anglicana Comunhão, destacando a importância da música no contexto religioso e sua relação na formação espiritual e cultural dos indivíduos. Além disso, sinaliza as singularidades do compartilhamento de conhecimentos em contextos religiosos e a integração e potencialização da educação musical em espaços religiosos.
-
Mostrar Abstract
-
A pesquisa tem como objetivo principal compreender os processos de ensino e aprendizagem da música em práticas musicais na Catedral Anglicana Comunhão de João Pessoa-PB. A revisão de literatura aborda três eixos de análise: práticas musicais, ensino e aprendizagem em igrejas; formação musical em igrejas; e música e seu papel com o sagrado. O referencial teórico inclui as ideias de Bourdieu sobre campo e poder simbólico, e de Lucy Green sobre os significados musicais. Para a metodologia foi adotada uma abordagem qualitativa, utilizando-se de um estudo de caso intrínseco. A coleta de dados inclui observação participante, entrevistas com lideranças e membros envolvidos nas práticas musicais, e análise de fontes documentais. Este estudo espera fornecer uma compreensão aprofundada das práticas musicais na Catedral Anglicana Comunhão, destacando a importância da música no contexto religioso e seu impacto na formação espiritual e cultural dos indivíduos. Além disso, pretende contribuir para a literatura acadêmica sobre educação musical em contextos religiosos, oferecendo insights valiosos sobre a integração e potencialização da educação musical em espaços religiosos.
|
|