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Dissertações |
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LUIZ GUSTAVO MOSCOSO DA VEIGA PESSOA
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GUITARRA ELÉTRICA, REPERTÓRIO NORDESTINO E SABERES DOCENTES: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO NORDESTE
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Orientador : MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
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MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS
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MAURA LUCIA FERNANDES PENNA
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Data: 30/01/2023
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A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender como os professores de guitarra elétrica de duas instituições de ensino superior (IES) do nordeste abordam o repertório de música nordestina em sua prática docente. Para tal, os objetivos específicos foram: i) analisar as perspectivas, os conceitos e os referenciais que os professores entrevistados possuem sobre o Nordeste e a música nordestina; ii) identificar quais saberes docentes são mobilizados pelo professor de guitarra elétrica no ensino do repertório nordestino para guitarra elétrica; iii) analisar os Projetos Curriculares das IES quanto à presença/abordagem/implementação de repertório nordestino. Os participantes da pesquisa foram quatro professores de guitarra elétrica, dois de cada instituição, sendo eles nomeados: de Professor 1, Professor 2, Professor 3 e Professor 4. Como estratégia da pesquisa, foi utilizado o Estudo de Casos Múltiplos, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas, além da análise documental dos projetos curriculares das instituições selecionadas e dos planos de cursos das disciplinas específicas de guitarra elétrica. O referencial teórico dividiu-se em dois eixos: o primeiro, tratou sobre o processo de formação identitária, subdividido em identidade cultural e identidade nordestina, ancorado em Giddens (2005), Hall (2006), Penna (1992) e Albuquerque Júnior (2011). O segundo eixo temático abarcou os conceitos de saberes docentes e sua mobilização na prática profissional, a partir das concepções de Tardif (2010), Gauthier et al. (2013) e Shulman (1986). Os resultados da pesquisa apontam que o item repertório é o elemento catalisador para os demais conteúdos que circundam o ensino de guitarra elétrica, delineando os componentes pedagógicos ao longo do curso. Nesse processo, são mobilizados os saberes curriculares e disciplinares. Em especial, no processo de adaptação do que é proposto nos currículos para a vivência da prática didática. As análises apontaram que os professores possuem conhecimentos diferenciados no que compete ao direcionamento do ensino de sua instituição e o corpus de assuntos que constam nos componentes curriculares. O repertório nordestino comparece nas falas dos quatro professores, mesmo não estando previsto de maneira explícita nos documentos das suas instituições. Além disso, os professores trabalham peças de repertório nordestino com estrutura semelhante aos standards de jazz. Também, foi possível concluir que para três professores de guitarra elétrica, os referenciais nordestinos estão pautados na experiência e vivência local.
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A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender como os professores de guitarra elétrica de duas instituições de ensino superior (IES) do nordeste abordam o repertório de música nordestina em sua prática docente. Para tal, os objetivos específicos foram: i) analisar as perspectivas, os conceitos e os referenciais que os professores entrevistados possuem sobre o Nordeste e a música nordestina; ii) identificar quais saberes docentes são mobilizados pelo professor de guitarra elétrica no ensino do repertório nordestino para guitarra elétrica; iii) analisar os Projetos Curriculares das IES quanto à presença/abordagem/implementação de repertório nordestino. Os participantes da pesquisa foram quatro professores de guitarra elétrica, dois de cada instituição, sendo eles nomeados: de Professor 1, Professor 2, Professor 3 e Professor 4. Como estratégia da pesquisa, foi utilizado o Estudo de Casos Múltiplos, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas, além da análise documental dos projetos curriculares das instituições selecionadas e dos planos de cursos das disciplinas específicas de guitarra elétrica. O referencial teórico dividiu-se em dois eixos: o primeiro, tratou sobre o processo de formação identitária, subdividido em identidade cultural e identidade nordestina, ancorado em Giddens (2005), Hall (2006), Penna (1992) e Albuquerque Júnior (2011). O segundo eixo temático abarcou os conceitos de saberes docentes e sua mobilização na prática profissional, a partir das concepções de Tardif (2010), Gauthier et al. (2013) e Shulman (1986). Os resultados da pesquisa apontam que o item repertório é o elemento catalisador para os demais conteúdos que circundam o ensino de guitarra elétrica, delineando os componentes pedagógicos ao longo do curso. Nesse processo, são mobilizados os saberes curriculares e disciplinares. Em especial, no processo de adaptação do que é proposto nos currículos para a vivência da prática didática. As análises apontaram que os professores possuem conhecimentos diferenciados no que compete ao direcionamento do ensino de sua instituição e o corpus de assuntos que constam nos componentes curriculares. O repertório nordestino comparece nas falas dos quatro professores, mesmo não estando previsto de maneira explícita nos documentos das suas instituições. Além disso, os professores trabalham peças de repertório nordestino com estrutura semelhante aos standards de jazz. Também, foi possível concluir que para três professores de guitarra elétrica, os referenciais nordestinos estão pautados na experiência e vivência local.
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EUDES ANDRÉ FERNANDES DA CUNHA
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As orquestras de frevo itinerantes do Pátio de São Pedro (Recife) "1990-2020”
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Orientador : CARLOS SANDRONI
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS SANDRONI
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EDUARDO DE LIMA VISCONTI
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HUGO MENEZES NETO
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Data: 07/03/2023
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Esta dissertação versa sobre o funcionamento e função das orquestras itinerantes de frevo que se sediavam no Pátio de São Pedro, utilizando-o como ponto de encontro, entre outras coisas, no recorte temporal de 1990 à 2020. O referido local que abriga a Casa do Carnaval, constitui-se como um espaço relevante para os maestros e músicos desses grupos que atuavam e atuam no carnaval da cidade do Recife. Tais orquestras são responsáveis por uma grande parcela dos arrastões ou cortejos carnavalescos que ocorrem nas ruas e todo este contexto sonoro e artístico foi contemplado, sendo o objetivo geral, compreender o papel das orquestras itinerantes de frevo de rua do Pátio de São Pedro, no período carnavalesco recifense. São apresentados dados históricos sobre o frevo e sobre o Pátio de São Pedro, mas o cerne do texto trata das orquestras de frevo itinerantes de forma geral, onde é apresentada a hierarquia dentro e entre essas orquestras, tendo em vista o surgimento das orquestras de frevo de teatro. Com base nestes conteúdos é feita uma reflexão etnomusicológica sobre as orquestras itinerantes na contemporaneidade e a importância do Pátio de São Pedro para o carnaval do Recife, sendo também priorizada a construção sonora resultante dessas orquestras. De modo geral a dissertação combina um viés histórico com reflexões à luz de conceitos etnomusicológicos e sociais. A pesquisa foi feita em caráter qualitativo, e em parte de modo etnográfico, como num tipo de auto etnografia, pois minhas experiências em orquestras itinerantes no Pátio de São Pedro também foram relatadas nos depoimentos da experiência musical, e também através da pesquisa documental dirigida, considerando idas aos museus e arquivos públicos.
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Esta dissertação versa sobre o funcionamento e função das orquestras itinerantes de frevo que se sediavam no Pátio de São Pedro, utilizando-o como ponto de encontro, entre outras coisas, no recorte temporal de 1990 à 2020. O referido local que abriga a Casa do Carnaval, constitui-se como um espaço relevante para os maestros e músicos desses grupos que atuavam e atuam no carnaval da cidade do Recife. Tais orquestras são responsáveis por uma grande parcela dos arrastões ou cortejos carnavalescos que ocorrem nas ruas e todo este contexto sonoro e artístico foi contemplado, sendo o objetivo geral, compreender o papel das orquestras itinerantes de frevo de rua do Pátio de São Pedro, no período carnavalesco recifense. São apresentados dados históricos sobre o frevo e sobre o Pátio de São Pedro, mas o cerne do texto trata das orquestras de frevo itinerantes de forma geral, onde é apresentada a hierarquia dentro e entre essas orquestras, tendo em vista o surgimento das orquestras de frevo de teatro. Com base nestes conteúdos é feita uma reflexão etnomusicológica sobre as orquestras itinerantes na contemporaneidade e a importância do Pátio de São Pedro para o carnaval do Recife, sendo também priorizada a construção sonora resultante dessas orquestras. De modo geral a dissertação combina um viés histórico com reflexões à luz de conceitos etnomusicológicos e sociais. A pesquisa foi feita em caráter qualitativo, e em parte de modo etnográfico, como num tipo de auto etnografia, pois minhas experiências em orquestras itinerantes no Pátio de São Pedro também foram relatadas nos depoimentos da experiência musical, e também através da pesquisa documental dirigida, considerando idas aos museus e arquivos públicos.
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DIMISON CESAR VIEIRA GOMES
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A EXPRESSÃO DO CANTO DO COMPOSITOR GERALDO LEITE BASTOS E OS ASPECTOS DA SUA ATUAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ESCADA/PE
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Orientador : GUSTAVO ALVES ALONSO FERREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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EDUARDO DE LIMA VISCONTI
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GUSTAVO ALVES ALONSO FERREIRA
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TARCÍSIO AUGUSTO ALVES DA SILVA
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Data: 14/04/2023
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O capítulo I desta pesquisa, considerada de caráter qualitativo, realizou um panorama histórico a partir de 1786, ano de fundação da Paróquia de N. Sra. da Apresentação da Escada até as comemorações do seu Bicentenário que aconteceu no dia 27 de abril de 1986. Na sequência apontamos os trabalhos de reforma realizados na Igreja Matriz de N. Sra. da Apresentação da Escada que tiveram o objetivo de promover as novas adaptações litúrgicas implementadas pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, propondo ao povo uma maior participação no ritual litúrgico Católico. Apresentamos também uma sequência de realizações promovidas pelo padre Geraldo Leite Bastos juntamente com o povo, que marcou o início do ano litúrgico a partir da Caminhada do Ano Santo da Redenção, movimento este encarado pela comunidade paroquial de Escada como um ato de fé e de peregrinação que interligava todo o período quaresmal, passando pelas celebrações do Domingo de Ramos, Semana Santa, Páscoa, Pentecostes, Mês Mariano, Corpus Christis até chegar na festa de Santo Cristo, Rei do Universo e nos festejos de N. Sra. da Apresentação da Escada. No capítulo II desta pesquisa apresentamos o sacerdote e compositor Geraldo Leite Bastos mostrando suas características pessoais e suas contribuições para a música litúrgica nas comunidades da Ponte dos Carvalho, Morro da Conceição e em Escada. Destacamos o conceito coletivo da canção Salve a Nação do Divino e os aspectos da sua produção artística e fonográfica. Fechamos este capítulo falando do canto de resistência entoado pelos seguidores do padre Geraldo Leite Bastos após o seu falecimento, os conflitos e proibições em torno de sua memória, o Coral Padre Geraldo Leite Bastos e o período que destinamos para observá-lo. Apresentaremos no capítulo III desta pesquisa o surgimento de uma nova comunidade de fé no município de Escada com a construção de belíssimas capelas feitas pelo padre Geraldo Leite Bastos juntamente com o apoio popular. Em seguida, abordaremos os aspectos políticos da atuação geraldina no município de Escada que gira em torno das questões sociais e trabalhistas, como evidenciado no caso da expulsão do padre Vito Miracapillo em setembro de 1980, e do seu envolvimento nas causas trabalhistas dos professores municipais de Escada e dos Trabalhadores Rurais que teve seus direitos violados pelos donos de terra de Escada. Mais adiante, mostraremos as dimensões do trabalho pastoral exercido pelo padre Geraldo Leite Bastos no município de Escada, presente nas celebrações litúrgicas realizadas na Igreja Matriz de N. Sra. da Apresentação da Escada e na sua estreita relação de proximidade com as comunidades de bairro. Para finalizar trazemos as contribuições de Julieta de Sena Wanderley, primeira musicista em atividade na Paróquia de N. Sra. da Apresentação da Escada e precursora de uma música litúrgica que antecede o Concílio Ecumênico Vaticano II, apresentando a importância de sua música e de sua atuação para o serviço religioso da Igreja em Escada. O surgimento do Centro Comunitário Padre Geraldo Leite Bastos no início da década de 1990 e a criação do Museu Virtual Memórias de Padre Geraldo Leite (@memoriasdepadregeraldoleite) que surge, dentre outras coisas, como uma ferramenta de pesquisa para dar visibilidade aos aspectos da atuação geraldina em no município de Escada.
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A pesquisa intitulada A expressão do canto do compositor Geraldo Leite Bastos e os aspectos da sua atuação no município de Escada/PE tem por objetivo refletir sobre a expressão do conto geraldino e os aspectos de sua atuação no município de Escada, ficando os específicos a cargo de i) compreender a verdadeira expressão do popular religioso e a construção do seu significado; ii) entender como a expansão da Igreja Católica em Escada promoveu a criação das comunidades de fé nos bairro; iii) Situar a influência do Concílio Vaticano II sobre as mudanças litúrgicas ocorridas na Igreja Matriz; iv) Analisar os impactos e disputas em torno de sua memória após o seu falecimento. A presente pesquisa é considerada de caráter qualitativo e está sendo desenvolvida por meio de procedimentos investigativos através de consultas bibliográficas e uma pesquisa de campo que ocorreu entre janeiro de 2021 a janeiro de 2022 onde foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com pessoas interligadas à vida e à obra do padre e com idade mínima de 18 anos, sem limites quanto à idade máxima. Delimitada para o município de Escada/PE, o questionamos o que havia tornado a memória do padre Geraldo Leite tão viva na comunidade de Escada mesmo tendo se passado três décadas e meia do seu falecimento?
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EUDES VIEIRA DA SILVA
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FÉ E FORRÓ: RITMOS NORDESTINOS E RELIGIOSIDADE PROTESTANTE NA BANDA SAL DA TERRA.
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Orientador : GUSTAVO ALVES ALONSO FERREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS SANDRONI
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GUSTAVO ALVES ALONSO FERREIRA
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LEON GUEDES CORREIA NETO
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Data: 25/04/2023
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Partindo da música utilizada durante o estabelecimento do protestantismo no Brasil e considerando, nesse primeiro momento, os hinos trazidos pelos missionários, sendo esses por aqui “sacralizados” como modelos litúrgicos da música protestante, procura-se entender, mediante essa análise, a relação entre fé protestante a partir da inserção de ritmos brasileiros na música desse segmento religioso como propostas de renovação em relação aos hinos tradicionais. Nesse processo, a partir da década de 1960 alguns ritmos brasileiros como a Bossa Nova, Samba, Baião entre outros, foram assimilados como possibilidade de expressão religiosa. Focalizar-se-á, contudo, no trabalho produzido pela Banda Sal da Terra, em que se busca compreender os processos identitários reivindicados por esses músicos no que diz respeito a utilização do forró como veículo catalisador e transmissor da religiosidade protestante no sertão pernambucano. Tal relação, em alguns aspectos, nos parece conflitante se considerarmos que o forró e seus subgêneros, como também o legado deixado por Luiz Gonzaga e seus parceiros, estão intimamente ligados à dança, um elemento ignorado na proposta da banda, mas ao mesmo tempo estimulado pelas características rítmicas dançantes próprias do forró e de seus subgêneros. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas, nos textos das canções produzidas pela banda, em observações não participativas in loco nas apresentações do grupo em igrejas e eventos evangélicos, e em leituras referenciadas dentro da temática. Algumas teorias relacionadas aos estudos culturais que tratam sobre os descentramentos dos sujeitos e das instituições sociais na modernidade (HALL, 2006) e estudos sobre processos socioculturais de hibridação (CANCLINI, 2001) serviram de base para as análises; bem como os estudos na área de sociologia que discutem os processos de construção da identidade e memória como um fenômeno social (POLLAK, 1992), Halbwachs (1990) também foram utilizados. Como resultado da aproximação entre fé e forró, o indivíduo busca novos significados a partir de sua identidade anterior à conversão ao protestantismo, procurando adaptá-la à nova fé com sua “antiga” vivência cultural.
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Esta pesquisa procura entender a relação entre fé protestante e o forró a partir do trabalho produzido pela Banda Sal da Terra. Se busca compreender os processos identitários reivindicados por esses músicos no que diz respeito a utilização desse gênero como veículo catalisador e transmissor da religiosidade protestante no agreste pernambucano. Tal relação, em alguns aspectos, nos pareceu conflitante se considerarmos que o forró e seus subgêneros como herança deixada por Luiz Gonzaga e seus parceiros, está intimamente ligado à dança, um elemento ignorado na proposta da banda, mas ao mesmo tempo estimulado pelas características rítmicas dançantes próprias do forró e de seus subgêneros. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas, observações não participativas e leituras referenciadas dentro da temática. Algumas teorias relacionadas aos estudos culturais que tratam sobre o descentramento dos sujeitos e das instituições sociais na pós- modernidade serviram de base para as análises, bem como os estudos na área de sociologia que discutem os processos de construção da identidade e memória como um fenômeno eminentemente coletivo, também foram utilizadas. Os resultados apontam no sentido de que a ressignificação do forró, na experiência da Banda Sal da Terra, está relacionada à forma como seus integrantes lidam com as vivências culturais anteriores à conversão. O indivíduo busca novos significados na relação música-fé a partir de uma identidade anterior, construída ao longo do percurso da vida, procurando adaptá-la à sua nova realidade. Nessa busca se observou também um enfraquecimento das instituições e hierarquias religiosas e uma maior liberdade e autonomia dos sujeitos provocada pela cultura pós-moderna.
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GUSTAVO OLIVEIRA DE ALENCAR
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LEGITIMAÇÕES SOBRE A MÚSICA POPULAR NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: uma análise estrutural dos Projetos Político Pedagógicos de cinco instituições
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Orientador : ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
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LUCIANA FERREIRA MOURA MENDONCA
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MARCUS VINÍCIUS MEDEIROS PEREIRA
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MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS
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Data: 26/06/2023
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O presente trabalho investiga uma seleção de Projetos Político Pedagógicos da Graduação em Música no Brasil com vistas à inserção da Música Popular no âmbito do ensino superior. A partir da segunda metade da década de 2000 houve um aumento significativo na criação de cursos superiores em Música Popular no País e a pesquisa se presta a identificar o surgimento de um novo subcampo, referente à Música Popular, no campo da educação superior. Trata-se de uma análise documental fundamentada no conceito de habitus e campo de Pierre Bourdieu (1984) que busca esclarecimento sobre as relações e regras existentes no campo do ensino superior em Música, bem como das formas como são construídas as estratégias de legitimação da Música Popular neste ambiente, por meio dos documentos oficiais que inauguram e reforçam a institucionalização dos cursos de Música Popular na Graduação em Música. Para tanto, apoiou-se nos conceitos de Música Popular discutidos no âmbito da pesquisa contemporânea em Música, sobretudo naqueles direcionados ao ensino superior. Este conhecimento considera fortemente as implicações sócio-históricas do fazer musical e localiza no modelo institucional vigente determinados modos de valoração, geralmente designados como modelo conservatorial, habitus conservatorial, entre outros, vistos como obstáculo a ser enfrentado no exercício profissional e institucional do ensino musical superior, princípio este que também serviu de base às análises empreendidas na presente pesquisa. Foram analisados cinco PPCs de Graduação em Música oriundos de Universidades Federais Universidades Estaduais e Institutos Federais que forneceram dados propícios à contextualização da institucionalização da Música Popular pela ótica dos cursos de Graduação em Música Popular do ensino superior brasileiro.
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Este trabalho tem como objetivo investigar os projetos políticos pedagógicos (PPPs) dos cursos superiores em Música Popular brasileiros, buscando relações entre a fundamentação teórica dos documentos e as estratégias para a institucionalização destes cursos. É uma análise documental que se fundamenta na teoria dos campos de Bourdieu, relaciona e discute alguns PPPs de graduação em Música Popular buscando evidências sobre a formação de um novo subcampo no âmbito do ensino superior em música no Brasil. A metodologia segue as diretrizes de (Cellard, Bauer e Gaskell) e (Goodson) que definem a abordagem referente à análise documental e teoria do conhecimento. Percebe-se um aumento na incidencia de cursos de Graduação em Música Popular a partir dos anos 2000, período em que se estabelece a resolução CNE/CES nº 02/2004 do Ministério da Educação, cujo conteúdo facilitou os meios para a delimitação e o exercício dessa modalidade no campo da docência superior em Música. Consideram –se na abordagem sobre esse âmbito suas características próprias, tais como a interseção entre os campos da arte e da educação, bem como a relações instaladas dentro da estrutura institucional. Busca-se compreender, a partir dos PPCs, as ações e os propósitos que fundamentam as movimentações nas estruturas deste campo.
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EVELYN TAINA DE SOUZA SILVA
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MUDANÇA E PERMANÊNCIA: UMA ANÁLISE DO REPERTÓRIO MUSICAL DO BOI DE MÁSCARAS FACEIRO DE SÃO CAETANO DE ODIVELAS - PA
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Orientador : JORGE DE LA BARRE
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MEMBROS DA BANCA :
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DANIELA MARIA FERREIRA
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JORGE DE LA BARRE
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SONIA MARIA MORAES CHADA
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Data: 27/07/2023
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Na cidade de São Caetano de Odivelas, na microrregião do Salgado paraense, dançam os Boi de Máscaras no período da quadra junina. Uma brincadeira de Boi com seus próprios termos, tendo sua história relacionada com as dinâmicas sociais de uma comunidade pesqueira, localizada às margens do rio Mojuim. Os Bois de Máscaras atualizam-se anualmente. Seus grupos, com mais de oito décadas exibem-se com vigor, ao mesmo tempo em que novos grupos surgem. Com repertório musical próprio, extenso e diverso, as orquestras de Boi entoam sambas e marchas (marchinhas), enquanto o Boi e os personagens que lhe acompanham dançam pelas ruas. Em constante expansão, os compositores odivelenses criam novas músicas a cada safra junina. Essas músicas são elementos importantes para a identificação dos grupos. Na busca para compreender como se dão os processos de mudança e permanência musical nos Bois de Máscaras, este trabalho concentrou-se no repertório do Boi Faceiro. Este que surgiu em 1937, teve um hiato de mais de cinquenta anos e foi resgatado em 1998. O repertório do Faceiro é gerado a partir das composições de Mestre Benedito Aquino (Bené Careta), Wanelson Aviz, Raimundo Nonato e Nildo Zeferino. Compreende-se música como um dos subsistemas da cultura (CHADA, 2006). Estando ela profundamente relacionada com o contexto sociocultural na qual é produzida, buscou-se identificar como os conteúdos musicais foram elaborados na criação das músicas, considerando os aspectos do som e os elementos extramusicais, afim de identificar a “unidade do pensamento musical” (NETTL, 2008), o conteúdo (MERRIAM, 1964), para então tentar compreender como as mudanças foram e são acomodadas. Além das transcrições e análises musicais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e registros sonoros a partir do trabalho de campo etnográfico, que aconteceu desde 2018. Sendo possível constatar que contexto sociocultural de São Caetano de Odivelas é definidor desse fazer musical. Sendo o cruzar dos “mundos musicais” das centenárias bandas de música – Rodrigues dos Santos e Milicia Odivelense – primordial para a sustentação das orquestras de Boi, que se expandiram a partir do fomente das escolas de música dessas bandas. A expansão das orquestras e consequente aumento do volume sonoro contribuiu para a não execução das letras das composições, atualmente sendo tocadas apenas de formar instrumental. O Boi Faceiro, ao propor um grupo musical fixo – a Orquestra Show – possibilita interação cotidiana através dos ensaios e das performances, o que torna possível a execução de breaks planejados – as paradinhas – uma marca desse repertório. Com experimentações instrumentais e utilização de fragmentos musicais de outras composições – “música incidental” –, tem-se a inovação como uma premissa desse Boi. Que manipula os recursos harmônicos e estruturais à maneira de cada compositor, a partir da unidade do pensamento musical, exibindo uma cultura estável, mas não estática.
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Na cidade de São Caetano de Odivelas, na microrregião do Salgado paraense, dançam os Boi de Máscaras no período da quadra junina. Uma brincadeira de Boi com seus próprios termos, tendo sua história relacionada com as dinâmicas sociais de uma comunidade pesqueira, localizada às margens do rio Mojuim. Os Bois de Máscaras atualizam-se anualmente. Seus grupos, com mais de oito décadas exibem-se com vigor, ao mesmo tempo em que novos grupos surgem. Com repertório musical próprio, extenso e diverso, as orquestras de Boi entoam sambas e marchas (marchinhas), enquanto o Boi e os personagens que lhe acompanham dançam pelas ruas. Em constante expansão, os compositores odivelenses criam novas músicas a cada safra junina. Essas músicas são elementos importantes para a identificação dos grupos. Na busca para compreender como se dão os processos de mudança e permanência musical nos Bois de Máscaras, este trabalho concentrou-se no repertório do Boi Faceiro. Este que surgiu em 1937, teve um hiato de mais de cinquenta anos e foi resgatado em 1998. O repertório do Faceiro é gerado a partir das composições de Mestre Benedito Aquino (Bené Careta), Wanelson Aviz, Raimundo Nonato e Nildo Zeferino. Compreende-se música como um dos subsistemas da cultura (CHADA, 2006). Estando ela profundamente relacionada com o contexto sociocultural na qual é produzida, buscou-se identificar como os conteúdos musicais foram elaborados na criação das músicas, considerando os aspectos do som e os elementos extramusicais, afim de identificar a “unidade do pensamento musical” (NETTL, 2008), o conteúdo (MERRIAM, 1964), para então tentar compreender como as mudanças foram e são acomodadas. Além das transcrições e análises musicais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e registros sonoros a partir do trabalho de campo etnográfico, que aconteceu desde 2018. Sendo possível constatar que contexto sociocultural de São Caetano de Odivelas é definidor desse fazer musical. Sendo o cruzar dos “mundos musicais” das centenárias bandas de música – Rodrigues dos Santos e Milicia Odivelense – primordial para a sustentação das orquestras de Boi, que se expandiram a partir do fomente das escolas de música dessas bandas. A expansão das orquestras e consequente aumento do volume sonoro contribuiu para a não execução das letras das composições, atualmente sendo tocadas apenas de formar instrumental. O Boi Faceiro, ao propor um grupo musical fixo – a Orquestra Show – possibilita interação cotidiana através dos ensaios e das performances, o que torna possível a execução de breaks planejados – as paradinhas – uma marca desse repertório. Com experimentações instrumentais e utilização de fragmentos musicais de outras composições – “música incidental” –, tem-se a inovação como uma premissa desse Boi. Que manipula os recursos harmônicos e estruturais à maneira de cada compositor, a partir da unidade do pensamento musical, exibindo uma cultura estável, mas não estática.
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EDVALDO CAVALCANTI DE AZEVEDO FILHO
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TRANSFORMAÇÕES MUSICAIS E HIBRIDAÇÕES CULTURAIS NO BOI DA MACUCA
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Orientador : AMILCAR ALMEIDA BEZERRA
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MEMBROS DA BANCA :
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AMILCAR ALMEIDA BEZERRA
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CARLOS SANDRONI
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LUCAS VICTOR SILVA
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Data: 30/08/2023
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Este trabalho versa sobre a temática das culturas populares com ênfase no universo de alguns dos aspectos da música tradicional nordestina costumeiramente presentes nocenário dos ciclos carnavalesco e junino. Tendo como objeto de estudo a agremiação Boi da Macuca, a pesquisa propõe reflexões sobre os conceitos de hibridação, que contará com o aporte teórico a partir dos escritos do antropólogo social Néstor García Canclini; as concepções sobre contracultura, cujo referencial teórico se dará a partir das leituras do autor Carlos Alberto Messeder Pereira e, como terceiro conceito aplicado neste estudo, lançaremos um olhar sobre as tradições, que terá o debate teórico embasado nas ideias do historiador Eric Hobsbawm. O estudo propõe um cenário para um entendimento no qual os conceitos estão articulados com diversas manifestações da agremiação investigada. Nos capítulos 1 e 2, o texto apresenta um breve panorama sobre uma etnografia do Boi da Macuca. Desta forma, entendemos que, apresentados alguns traços que caracterizam a Macuca, a leitura poderá oferecer maior solidez e situar melhor as reflexões ao chegar ao terceiro e último capítulo, quando a pesquisa procura estabelecer conexões entre a prática do Boi da Macuca e a fundamentação teórica abordada. Considerando a trajetória do Boi, que teve inflexões em seu fazer musical ao longo dos anos, o trabalho abraça a ideia de contribuir com uma reflexão sobre as transformações ocorridas na música produzida nas festas da Macuca — no palco e na rua — como uma possível fonte para a compreensão do significado para as manifestações de brincantes.
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Este trabalho versa sobre a temática das culturas populares com ênfase no universo de alguns dos aspectos da música tradicional nordestina costumeiramente presentes nocenário dos ciclos carnavalesco e junino. Tendo como objeto de estudo a agremiação Boi da Macuca, a pesquisa propõe reflexões sobre os conceitos de hibridação, que contará com o aporte teórico a partir dos escritos do antropólogo social Néstor García Canclini; as concepções sobre contracultura, cujo referencial teórico se dará a partir das leituras do autor Carlos Alberto Messeder Pereira e, como terceiro conceito aplicado neste estudo, lançaremos um olhar sobre as tradições, que terá o debate teórico embasado nas ideias do historiador Eric Hobsbawm. O estudo propõe um cenário para um entendimento no qual os conceitos estão articulados com diversas manifestações da agremiação investigada. Nos capítulos 1 e 2, o texto apresenta um breve panorama sobre uma etnografia do Boi da Macuca. Desta forma, entendemos que, apresentados alguns traços que caracterizam a Macuca, a leitura poderá oferecer maior solidez e situar melhor as reflexões ao chegar ao terceiro e último capítulo, quando a pesquisa procura estabelecer conexões entre a prática do Boi da Macuca e a fundamentação teórica abordada. Considerando a trajetória do Boi, que teve inflexões em seu fazer musical ao longo dos anos, o trabalho abraça a ideia de contribuir com uma reflexão sobre as transformações ocorridas na música produzida nas festas da Macuca — no palco e na rua — como uma possível fonte para a compreensão do significado para as manifestações de brincantes.
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DANILO PAIVA LÚCIO
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RUPTURA NERVOSA: Tensionamentos da performance feminina no thrash metal brasileiro.
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Orientador : BRUNO PEDROSA NOGUEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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MELINA APARECIDA DOS SANTOS SILVA
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BRUNO PEDROSA NOGUEIRA
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LUCIANA FERREIRA MOURA MENDONCA
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Data: 01/09/2023
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A presente pesquisa investiga a trajetória musical da banda paulista de thrash metal Nervosa, formada integralmente por mulheres, constituinte de um gênero musical excessivamente masculino, evidenciando os espaços de disputa e protagonismo feminino evidenciando as negociações no campo social, musical, estético, técnico e de elementos de performance, que carregam o grupo a ocupar uma posição de destaque nesta cena, seja pela presença na programação dos principais festivais de heavy metal no mundo, no contrato com gravadoras, espaço na mídia e impacto na formação de outras bandas formadas por mulheres. Em busca de contribuir para o aumento do repertório de referências de pessoas, músicas, discos e eventos na história do heavy metal em um esforço de diminuir seu androcentrismo
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Este projeto de pesquisa apresentado para pré-banca de qualificação do mestrado em música da UFPE, apresenta um esboço de dois capítulos iniciais e a possível conclusão da dissertação. O terceiro capítulo está em avançado processo de desenvolvimento textual. A referida pesquisa busca evidenciar os espaços de disputa de gênero existentes no gênero musical thrash metal brasileiro. Dialogando com autoras como Judith Butler, Pierre Bourdieu e outros notadamente do campo dos estudos da música, como Simon Frith. Discorrendo uma investigação em recortes de sites especializados e realiza entrevistas com integrantes para trazer de principal contribuição um aumento do repertório de referências de pessoas, músicas, discos e eventos na história do heavy metal em um esforço de diminuir seu androcentrismo.
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MAURICIO CORREIA CEZAR NETO
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NELSON FERREIRA E O FREVO PERNAMBUCANO: uma trajetória em dissonância
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Orientador : EDUARDO DE LIMA VISCONTI
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MEMBROS DA BANCA :
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PAULO JOSÉ DE SIQUEIRA TINÉ
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AMILCAR ALMEIDA BEZERRA
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EDUARDO DE LIMA VISCONTI
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Data: 05/09/2023
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O maestro Nelson Ferreira foi uma pessoa de grande atuação no setor cultural de Pernambuco, por cerca de cinco décadas. Atuou como pianista e líder de orquestra no cinema mudo. Foi radialista, arranjador, regente e diretor artístico da gravadora Rozemblit. Como compositor, passeou por diversos gêneros musicais, tendo várias de suas canções gravadas pelos mais renomados cantores da era do rádio. No entanto, foi no frevo que Nelson Ferreira alcançou as suas maiores conquistas e é nesse contexto que iremos nos debruçar. Dono de um discurso conservador, Nelson defendia a tese de que o frevo não deveria ser modernizado, mas, ao mesmo tempo, observamos que nem sempre isso era seguido nas suas produções musicais. De posse de tais informações, pretendemos analisar/investigar os dois lados dessa relação conflituosa em que Nelson Ferreira, por um lado, se apresenta como o homem poderoso do mercado cultural, subordinado aos interesses comerciais daquele meio e, por outro, o Nelson Ferreira compositor, que em seu discurso, defendia o frevo em seus moldes “tradicionais”. Para tal, faremos uso de textos jornalísticos, trabalhos acadêmicos, depoimentos e análises, tentando, assim, elucidar as suas contribuições para a estruturação e difusão do frevo pernambucano.
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O maestro Nelson Ferreira foi uma pessoa de grande atuação no setor cultural de Pernambuco, por cerca de cinco décadas. Atuou como pianista e líder de orquestra no cinema mudo. Foi radialista, arranjador, regente e diretor artístico da gravadora Rozemblit. Como compositor, passeou por diversos gêneros musicais, tendo várias de suas canções gravadas pelos mais renomados cantores da era do rádio. No entanto, foi no frevo que Nelson Ferreira alcançou as suas maiores conquistas e é nesse contexto que iremos nos debruçar. Dono de um discurso conservador, Nelson defendia a tese de que o frevo não deveria ser modernizado, mas, ao mesmo tempo, observamos que nem sempre isso era seguido nas suas produções musicais. De posse de tais informações, pretendemos analisar/investigar os dois lados dessa relação conflituosa em que Nelson Ferreira, por um lado, se apresenta como o homem poderoso do mercado cultural, subordinado aos interesses comerciais daquele meio e, por outro, o Nelson Ferreira compositor, que em seu discurso, defendia o frevo em seus moldes “tradicionais”. Para tal, faremos uso de textos jornalísticos, trabalhos acadêmicos, depoimentos e análises, tentando, assim, elucidar as suas contribuições para a estruturação e difusão do frevo pernambucano.
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GABRIELA DE ALMEIDA APOLONIO
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CAMINHO DO SAMBA: o samba pernambucano como instrumento da educação musical escolar da rede básica de ensino.
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Orientador : ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
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CARLOS SANDRONI
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KLESIA GARCIA ANDRADE
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LUAN SODRÉ DE SOUZA
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Data: 31/10/2023
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A presente dissertação apresenta os resultados do projeto de pesquisa “Caminho do samba: o samba pernambucano como instrumento da educação musical escolar da rede básica de ensino”, que teve por objetivo o de investigar as contribuições trazidas pela cartilha “Samba de PE - Caminho do Samba” para o processo de ensino aprendizagem musical de adolescentes no contexto da escola básica. Tendo por base as discussões sobre musicalização e escola básica Penna (1990; 2002), ensino da música, juventude e escola básica (Arroyo, 2013); ensino da música, escola básica e cultura local (Souza, 2020; Queiroz, 2013). A pesquisa teve por caminho metodológico a pesquisa-ação, desenvolvida durante o ano de 2022 em uma turma de adolescentes, do nono ano de uma escola pública do ensino fundamental do município de Jaboatão dos Guararapes (PE). Tendo por resultado, a percepção de que o trabalho com a cartilha permitiu diferentes possibilidades de ensino-aprendizagem musical na escola básica, com uma aprendizagem colaborativa entre pares, valorização do saber dos alunos e alunas e o diálogo com os fazedores de samba de Pernambuco.
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A presente dissertação apresenta os resultados parciais da pesquisa-ação sobre o samba como instrumento de ensino-aprendizagem musical na escola básica, a partir da utilização da cartilha “Samba de PE”. Traz como base as discussões sobre o ensino da música na escola básica apresentado por Penna (1990; 2002) e seus processos de aprendizagem musical. E tinha como objetivo analisar como elementos do samba pernambucano trazidos pela cartilha ”Samba de PE” podem contribuir com a construção dos conhecimentos e habilidades musicais em adolescentes da escola básica nos processos de ensino aprendizagem musical escolar. O trabalho resulta de uma pesquisa-ação desenvolvida durante o ano de 2022 em uma turma do nono ano de uma escola básica da cidade de Jaboatão dos Guararapes, Recife-PE. Este trabalho parcial, é parte integrante do processo de qualificação da autora.
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JOAO FLAVIO DE OLIVEIRA NETO
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A PANDEMIA DE COVID-19 E O ENSINO DE MÚSICA NA ESCOLA BÁSICA: As mídias sociais e a prática docente
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Orientador : KLESIA GARCIA ANDRADE
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MEMBROS DA BANCA :
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CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
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KLESIA GARCIA ANDRADE
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MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS
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MAURA LUCIA FERNANDES PENNA
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Data: 14/11/2023
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A temática abordada nesta pesquisa apresenta algumas inquietações que relacionam o ensino de música e a pandemia de Covid-19. Tal proposta insere-se na linha de pesquisa intitulada Música, Sociedade e Educação do Programa de Pós-Graduação em Música, da Universidade Federal de Pernambuco. O estudo teve como objetivo geral compreender as práticas pedagógicas estabelecidas no ensino de música, na escola básica, durante a pandemia de Covid-19. Os objetivos específicos foram: Identificar os processos de apropriação tecnológica nas aulas de música durante a pandemia de Covid-19 (de 2019 até 2021); Analisar as concepções dos professores de música sobre suas práticas pedagógicas no período da pandemia de Covid-19 (de 2019 até 2021); Analisar as dimensões da cultura participativa digital e da cultura escolar vinculadas ao ensino de música durante a pandemia de Covid-19. A metodologia utilizada orienta-se pela abordagem qualitativa, com uso de entrevistas narrativas. Foram entrevistados cinco professores licenciados em música e que atuaram na escola básica durante a pandemia, no momento de isolamento social e suspensões das atividades educacionais presenciais. A fundamentação teórica articula perspectivas sobre a cultura participativa digital, cultura escolar e a atuação docente contextualizada, com vistas a uma prática significativa. É observado que as aulas do Ensino Remoto Emergencial foram desafiadoras e contaram com o comprometimento dos professores, que passaram a utilizar as mídias sociais para o prosseguimento das suas atividades escolares. Durante este processo as possibilidades de atuação docente foram ampliadas devido a suas capacidades de adaptação e criatividade diante de diversos desafios. A dificuldade de acesso a internet apresenta-se como problemática recorrente. O estudo pode contribuir, de uma forma ampliada, para os campos da educação, música e sociedade, especificamente nos desafios que a escola básica encontra no que se refere às práticas pedagógicas vinculadas aos aspectos culturais e nas demandas emergenciais, como o caso da pandemia de Covid-19.
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A temática abordada nesta pesquisa apresenta algumas inquietações que relacionam o ensino de música e a pandemia de Covid-19. Tal proposta insere-se na linha de pesquisa intitulada Música, Sociedade e Educação do Programa de Pós-Graduação em Música, da Universidade Federal de Pernambuco. Foi realizada uma revisão de literatura que abrangeu as publicações da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música e da Associação Brasileira de Educação Musical, entre os anos de 2017 e 2021. Identificamos 20 artigos que foram analisados por meio de duas categorias: 1) Práticas músico-educativas e tecnologias digitais recorrentes antes da pandemia de Covid-19; 2) Práticas músico-educativas, tecnologia digitais e isolamento social decorrentes da pandemia de covid-19. * A revisão contribuiu para o delineamento dos objetivos do estudo, sendo assim organizados: Objetivo geral - Compreender as práticas pedagógicas estabelecidas no ensino de música e na escola básica, durante a pandemia de Covid-19; Objetivos específicos - Analisar documentos que regulamentaram as atividades pedagógicas na escola básica durante o período de suspensão das aulas presenciais na pandemia de Covid-19; Identificar os processos de apropriação tecnológica nas aulas de música durante a pandemia de Covid-19 (de 2019 até 2021); Analisar as concepções dos professores de música sobre suas práticas pedagógicas no período da pandemia de Covid-19 (de 2019 até 2021); Refletir sobre as dimensões da cultura participativa digital e o ensino de música durante a pandemia de Covid-19. A metodologia utilizada orienta-se pela abordagem qualitativa, com uso de entrevistas narrativas e pesquisa documental. Foram entrevistados cinco professores licenciados em música e que atuaram na escola básica durante a pandemia, no momento de isolamento social e suspensões das atividades educacionais presenciais. A fundamentação teórica articula perspectivas sobre a cultura participativa (SALMÁN; LÓPEZ, 2011; GEILFUS, 1997; TOBIAS, 2013; COSTA; KANYAT, 2016; JENKINS, 1992; JENKINS et al., 2009; BARROS, 2022; BELTRAME, 2016), cultura digital (SANTOS; SANTOS, 2013; ALBERT, 2015; BARROS, 2022; BELTRAME, 2016; TOBIAS, 2013) e cultura escolar (FARIA FILHO, 2004; PUERARI, 2011; BARROSO, 2015; JULIA 2011; VIDAL, 2009) e a atuação docente contextualizada (ARROYO, 2022; QUEIROZ, 2013; CUNHA; MARTINS, 1998; SAVIANI 1985; OLIVEIRA, 2014; MARTINS, 2015; FORQUIN, 1992), com vistas a uma prática significativa. O estudo pode contribuir, de uma forma ampliada, para os campos da educação, música e sociedade, e especificamente nos desafios que a escola básica encontra na formação integral dos estudantes para sua atuação dentro de uma sociedade democrática e diversa.
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CAIO WALLERSTEIN FERREIRA GOMES
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"Eletrococo moderno": identidade regional e hibridismos na música de Jéssica Caitano e Luana Flores
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Orientador : LUCIANA FERREIRA MOURA MENDONCA
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MEMBROS DA BANCA :
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BRUNO PEDROSA NOGUEIRA
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EDUARDO DE LIMA VISCONTI
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LUCIANA FERREIRA MOURA MENDONCA
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THIAGO SOARES
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Data: 22/11/2023
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Este trabalho investiga as músicas, videoclipes e performances das cantoras Luana Flores e Jéssica Caitano, buscando compreender quais discursos de regionalidade nordestina são construídos por elas, em que medida e de que maneiras eles reiteram os discursos consolidados na história sobre a região ou os ressignificam. Compreendendo o tema da regionalidade no contexto da música alternativa brasileira, em que discursos e elementos de pertencimento local são manipulados em meio à música eletrônica transnacional e a gêneros contemporâneos como o rap, também se analisa qual o valor conferido por um mercado midstream (aqui representado por festivais alternativos, principalmente) ao tipo de sonoridade feito por tais artistas. Para essa tarefa contribuíram, além de uma observação direta da programação dos festivais, entrevistas com realizadores, curadores e outros agentes do mercado musical brasileiro. Por fim, o tema das hibridações sonoras também é objeto de aprofundamento, com vistas a entender como os elementos musicais local e global se misturam nas músicas das duas artistas, de quais formas estes elementos aparecem reconfigurados nas sonoridades híbridas e como ferramentas da música transnacional podem ser utilizados por músicos e produtores musicais para produzir localidade.
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A dissertação analisa manipulações de signos da identidade nordestina nas músicasdas cantoras Jéssica Caitano e Luana Flores, buscando compreender de que maneiras as imagens e discursos cristalizados na historiografia da região são reafirmados ou reinterpretados. Também investiga quais categorizações são imprimidas por mercado e crítica musicais e qual a valoração conferida por uma parcela do mercado musical brasileiro a trabalhos com elementos musicais regionais na contemporaneidade. No plano sonoro, analisa como sensos de regionalidade são construídos em musicalidades híbridas, que mesclam elementos de diferentes origens e utilizam expedientes de produção do rap e da música eletrônica transnacional.
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KLEYBER BORGES DA SILVA
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PERSPECTIVAS E DESAFIOS DOS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL DO IFPE CAMPUS BARREIROS PARA O MERCADO DE TRABALHO NA MICRORREGIÃO DO LITORAL SUL DA MATA SUL DE PERNAMBUCO
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Orientador : ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
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CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
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LEONARDO DA SILVEIRA BORNE
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MARIA ODÍLIA DE QUADROS PIMENTEL
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Data: 01/12/2023
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O presente trabalho busca apresentar dados e interpretações acerca da qualificação proporcionada pelo IFPE Campus Barreiros aos egressos do Curso Técnico em Instrumento Musical através da percepção deles, trazendo informações sobre sua situação profissional no mercado de trabalho, verificando não apenas a sua inserção, mas também, se as competências a eles conferidas atendem o perfil necessário às exigências do mercado de trabalho em música local. O problema de pesquisa deste estudo consiste em verificar como a percepção da formação técnica profissional está relacionada com as possibilidades de empregabilidade no mercado de trabalho. Nesse sentido, o presente estudo objetiva apresentar dados e informações sobre a atuação profissional dos egressos do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFPE Campus Barreiros, procurando identificar através das respostas e percepções dos mesmos se os objetivos e finalidades da EPT estão atendendo às necessidades desse campo de trabalho. A população da pesquisa deste trabalho foram os 26 egressos do curso Técnico em Instrumento Musical do Campus Barreiro formados entre os anos de 2015.2 e 2021, dos quais 23 responderam ao questionário. O desenho da pesquisa é do tipo não experimental de corte transversal, em que a coleta de dados se deu no segundo semestre de 2022. A coleta de dados foi realizada através de um questionário on-line pela plataforma Google Forms enviados via e-mail, criado exclusivamente para esta pesquisa com questões fechadas e abertas, que procurou obter informações referentes aos: dados sociodemográficos; formação profissional, atividades profissionais; avaliação sobre a formação recebida e efetiva empregabilidade. O resultado das análises indicou que as experiências formativas na instituição são enriquecedoras, sobretudo as ligadas ao ensino e que podem ser definidas como práticas integradoras e que a formação ofertada no Curso Técnico em Instrumento Musical contribui no desenvolvimento de habilidades e competências que permitiram aos egressos o seu crescimento profissional e pessoal com a melhoria da qualidade de vida.
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O presente trabalho a ser apresentado como requisito para qualificação contém um panorama da pesquisa realizada até o momento. Esta pesquisa busca verificar se a qualificação proporcionada pelo IFPE Campus Barreiros aos egressos do Curso Técnico em Instrumento Musical contribui para a inserção do profissional no mercado de trabalho, trazendo informações sobre sua situação profissional no mercado de trabalho, verificando não apenas a sua inserção, mas também, quanto às habilidades e competências a eles conferidas, e se os conteúdos curriculares ministrados atendem a formação de um técnico com o perfil necessário às novas exigências do mundo do trabalho em música. Nesse sentido, o presente estudo objetiva compreender a atuação profissional dos egressos do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFPE Campus Barreiros, verificando de que forma os objetivos e finalidades da EPT estão atendendo às necessidades desse campo de trabalho. O universo de pesquisa deste trabalho foram os 26 egressos do curso Técnico em Instrumento Musical do Campus Barreiro formados entre os anos de 2015.2 e 2021 dos quais 23 responderam ao questionário. A pesquisa adotou uma metodologia de abordagem quali - quantitativa com uma estratégia explanatória sequencial que usa os resultados qualitativos para auxiliar na explicação e na interpretação de resultados de um estudo primariamente quantitativo. A coleta de dados foi realizada através de um questionário online pela plataforma Google Docs enviados via email, criado exclusivamente para esta pesquisa com questões fechadas e abertas, que procurou obter informações referentes aos: dados gerais; formação profissional, atividades profissionais; avaliação sobre a formação recebida; visão sobre mercado de trabalho na área de música e condições de trabalho do egresso. Como resultado da análise dos dados até o momento percebemos que os egressos pontuaram de maneira positiva o conceito em relação ao curso, bem como aos conhecimentos adquiridos e que a formação ofertada no Curso Técnico em Instrumento Musical contribui no desenvolvimento de habilidades e competências que permitiram aos egressos o seu crescimento profissional e pessoal com a melhoria da qualidade de vida.
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GLENIO VILAS BOAS DA SILVA
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Socializações e(m) Percepção Musical: um estudo sobre as estratégias de ensino de música na educação básica
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Orientador : DANIELA MARIA FERREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
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DANIELA MARIA FERREIRA
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HERLON ALVES BEZERRA
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Data: 14/12/2023
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Aliado à crescente produção científica do campo da educação musical dos últimos anos, os estudos e pesquisas sobre a disciplina Percepção Musical têm se destacado. A disciplina Percepção Musical é uma disciplina bastante presente nos cursos de graduação e formação inicial em Música no Brasil, bem como em outras modalidades de cursos de Música, sendo ela considerada uma disciplina base na formação de músicos. Entende-se também que, ao se pensar na formação docente do professor de música, que cumpre as dimensões dessa disciplina em sua formação, é necessário ter um olhar para o professor de música como um agente que possui representações sociais construídas ao longo de sua formação musical e pessoal. . Partindo desta perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o lugar da disciplina Percepção Musical nas estratégias mobilizadas por professores de música do ensino básico de Petrolina e Juazeiro, relacionando-as com suas trajetórias sociais e formativas. Os resultados da pesquisa apontaram que esses lugares representativos são multiformes, frutos de tensões, alegrias, descobertas e transformações sofridas por esses professores ao longo de suas trajetórias. As estratégias de ensino mobilizadas por eles acabam por refletir contornos diversos a respeito da percepção musical tais como: a ênfase e importância da leitura de partituras, a ênfase em uma escuta musical mais ativa ou a ampliação de possibilidades sonoras. Tendo em vista a escassez de estudos dedicados a esse nível de ensino, essa pesquisa contribui para aprofundar o debate sobre a disciplina Percepção Musical no contexto da educação básica e das socializações da formação docente.
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Aliado à crescente produção científica do campo da educação musical dos últimos anos, os estudos e pesquisas sobre a disciplina Percepção Musical têm se destacado. A disciplina Percepção Musical é uma disciplina bastante presente nos cursos de graduação e formação inicial em Música no Brasil, bem como em outras modalidades de cursos de Música, sendo ela considerada uma disciplina base na formação de músicos. Entende-se também que, ao se pensar na formação docente do professor de música, que cumpre as dimensões dessa disciplina em sua formação, é necessário ter um olhar para o professor de música como um agente que possui representações sociais construídas ao longo de sua formação musical e pessoal. . Partindo desta perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o lugar da disciplina Percepção Musical nas estratégias mobilizadas por professores de música do ensino básico de Petrolina e Juazeiro, relacionando-as com suas trajetórias sociais e formativas. Os resultados da pesquisa apontaram que esses lugares representativos são multiformes, frutos de tensões, alegrias, descobertas e transformações sofridas por esses professores ao longo de suas trajetórias. As estratégias de ensino mobilizadas por eles acabam por refletir contornos diversos a respeito da percepção musical tais como: a ênfase e importância da leitura de partituras, a ênfase em uma escuta musical mais ativa ou a ampliação de possibilidades sonoras. Tendo em vista a escassez de estudos dedicados a esse nível de ensino, essa pesquisa contribui para aprofundar o debate sobre a disciplina Percepção Musical no contexto da educação básica e das socializações da formação docente.
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CLEYDSON LUAN AMANCIO DE LIMA
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PENSAMENTO AFRODIASPÓRICO E AFRICANO NOS PROCESSOS FORMATIVOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA
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Orientador : CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
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MEMBROS DA BANCA :
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CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
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FLÁVIA MARIA CHIARA CANDUSSO
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LUAN SODRÉ DE SOUZA
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LUCIANA FERREIRA MOURA MENDONCA
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Data: 18/12/2023
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Este estudo analisa as influências dos pensamentos afrodiaspóricos e africanos na formação dos futuros professores/as de música na Universidade Federal da Bahia. Utilizando uma abordagem qualitativa e fundamentada no debate decolonial e no pensamento negro, foram coletados dados por meio de pesquisa documental, observações e entrevistas com docentes e estudantes.Os objetivos específicos incluíram a análise das bases epistemológicas afro-brasileiras e africanas no currículo do curso. Compreensão como essas perspectivas são incorporadas nas experiências de aprendizagem. Além disso, buscou-se identificar as visões dos envolvidos sobre as relações raciais no ensino de música. A pesquisa revelou a persistência de traços eurocêntricos na matriz curricular, apesar das tentativas de incorporação de pensamento afrodiaspórico por meio de produções estudantis e inclusão de conteúdo e abordagens nas atividades e componentes curriculares. O estudo também explorou a visão dos entrevistados sobre a formação do professor de música, incluindo sua interligação com a educação básica e a necessidade de uma abordagem crítica decolonial. As práticas que inclui o pensamento negro, como a disciplina de Prática de Conjunto que vivenciar ritmos afro-baianos. Por fim, foram analisados os avanços, limitações e possibilidades de ampliação dos elementos afrodiaspóricos na perspectiva dos estudantes e docentes. Este trabalho busca contribuir para uma formação inicial mais contextualizada e conectada com epistemologias negras, visando fortalecer avanços já alcançados e promover uma abordagem mais inclusiva e representativa na formação de professores/as de música.
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Este estudo analisa as influências dos pensamentos afrodiaspóricos e africanos na formação dos futuros professores/as de música na Universidade Federal da Bahia. Utilizando uma abordagem qualitativa e fundamentada no debate decolonial e no pensamento negro, foram coletados dados por meio de pesquisa documental, observações e entrevistas com docentes e estudantes.Os objetivos específicos incluíram a análise das bases epistemológicas afro-brasileiras e africanas no currículo do curso. Compreensão como essas perspectivas são incorporadas nas experiências de aprendizagem. Além disso, buscou-se identificar as visões dos envolvidos sobre as relações raciais no ensino de música. A pesquisa revelou a persistência de traços eurocêntricos na matriz curricular, apesar das tentativas de incorporação de pensamento afrodiaspórico por meio de produções estudantis e inclusão de conteúdo e abordagens nas atividades e componentes curriculares. O estudo também explorou a visão dos entrevistados sobre a formação do professor de música, incluindo sua interligação com a educação básica e a necessidade de uma abordagem crítica decolonial. As práticas que inclui o pensamento negro, como a disciplina de Prática de Conjunto que vivenciar ritmos afro-baianos. Por fim, foram analisados os avanços, limitações e possibilidades de ampliação dos elementos afrodiaspóricos na perspectiva dos estudantes e docentes. Este trabalho busca contribuir para uma formação inicial mais contextualizada e conectada com epistemologias negras, visando fortalecer avanços já alcançados e promover uma abordagem mais inclusiva e representativa na formação de professores/as de música.
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LEONARDO DE FONTES BARBOSA
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A PERNAMBUCANIDADE NA PRODUÇÃO FONOGRÁFICA DO SELO MOCAMBO DA FÁBRICA DE DISCOS ROZENBLIT
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Orientador : LUCIANA FERREIRA MOURA MENDONCA
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS SANDRONI
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JOSÉ ROBERTO ZAN
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LUCIANA FERREIRA MOURA MENDONCA
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Data: 20/12/2023
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Esta dissertação parte da consideração da existência de uma “identidade pernambucana” (ou noção de “pernambucanidade”) que carrega consigo elementos situados no âmbito da dialética entre identidades nacional/regional, estas outrora associadas a perspectivas de desenvolvimentismo econômico nacional e regional que estiveram presentes no contexto de consolidação do Estado nacional brasileiro entre os anos 1930 e 1980, dada a posição que ocupava o Nordeste (sendo Pernambuco forte referência cultural nordestina) frente ao desenvolvimento econômico e constituição de uma identidade nacional que privilegiava fatores culturais e econômicos localizados no centro-Sul. Atravessando as décadas, a ideia em torno de uma “pernambucanidade” aparece presente no imaginário e cotidiano dos trabalhadores pernambucanos na atualidade, bastante utilizada em diversos aspectos de produção e reprodução culturais e que tem na música uma de suas principais expressões. Construção identitária que é contemporânea, mas remete à difusão de uma perspectiva regionalista que também remonta a décadas passadas, originariamente estruturada e consolidada nos anos 1920 com o Manifesto Regionalista. Desde então um certo “regionalismo pernambucano” atravessa o período nacional-desenvolvimentista brasileiro entre as décadas de 1950 e 1980, período de atuação da Fábrica de Discos Rozenblit, que no citado período tornou-se a principal organização do ramo de produção fonográfica do Norte/Nordeste com atuação fortemente atravessada pelas questões do desenvolvimentismo e da produção cultural nacional e regional. Situando esses aspectos, buscamos analisar a contribuição da Rozenblit, particularmente através do selo Mocambo, para o fomento de manifestações musicais que hoje envolvem a perspectiva regionalista de “pernambucanidade” e suas mediações com os aspectos sócio-históricos, culturais e político-econômicos mais amplos. Os procedimentos metodológicos adotados foram pesquisa bibliográfica de livros, artigos, teses e dissertações acerca dos conceitos de identidade nacional/regional, o nacional-desenvolvimentismo etc., além de análise documental que envolve o catálogo da produção do selo Mocambo, em especial as séries de LPs 10.000 e 40.000, além da análise documental de jornais. Como resultados, apontamos que a Fábrica Rozenblit, através do Selo Mocambo, contribuiu qualitativamente para a gravação e catalogação de diversos artistas, grupos e gêneros musicais que reforçam o imaginário que hoje constituem sentidos simbólicos e materiais em torno da “pernambucanidade”, tais como frevo, maracatu, coco de roda, afoxés, xotes, quadrilhas, marchas de carnaval, etc. Expressões musicais que ao longo das décadas sedimentaram-se como base para o que hoje veicula-se como identidade pernambucana, destaques em festas populares como Carnaval e São João, mas que estão presentes para além destes ciclos na mídia e no cotidiano de trabalhadores, comunidades, agremiações e brinquedos populares. Tendo sido indústria fonográfica de referência nacional, a Rozenblit serviu de aporte tecnológico para que muitos desses gêneros pudessem ser gravados e assim reproduzidos constantemente nas rádios e vitrolas/radiolas dos trabalhadores, servindo inclusive como catálogo para que na atualidade possamos melhor pesquisar as referências musicais que atravessaram seu contexto histórico, social e econômico. Na contramão do que boa parte da bibliografia dedicada ao assunto tem colocado, que busca situar a produção do selo Mocambo - e muitas vezes da Rozenblit como um todo - como estritamente regionalista, a análise documental revelou que a produção do selo Mocambo está alinhada aos valores do nacional-popular da década de 1960, com uma produção musical recheada de sambas, bossas, boleros; revelando assim uma contribuição, se é que assim podemos dizer, que buscou incluir nessa perspectiva nacional-popular, os clássicos ritmos pernambucanos e nordestinos.
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Partindo da análise do contexto político-econômico e cultural em que emerge a produção musical do selo Mocambo da Fábrica de Discos Rozenblit, na década de 1950, este trabalho busca examinar as relações existentes entre essa conjuntura mais ampla (infraestrutura) e as perspectivas de “identidade nacional e regional” (superestrutura). Buscamos compreender como isso se desdobra numa perspectiva de identidade local/regional pernambucana, ou simplesmente “pernambucanidade”, localizada frente ao nacional centralizado no Sudeste, na construção de um mercado de música e cultura local, “projeto” em que o selo Mocambo surge como um legítimo representante. Partimos do pressuposto de que a composição de uma pernambucanidade, um tipo de “identidade regionalista”, em escala menor, aparece como forma de destacar ou realçar a produção local perante o que é considerado “nacional” (produções do Sudeste, em especial as do eixo Rio e São Paulo). Para isso, um levantamento da produção do selo Mocambo vem sendo realizado a partir de fontes documentais diversas (catálogos da fábrica, matérias de jornais antigas, contratos de artistas, dentre outros), além da bibliografia dedicada ao assunto, com o intuito de analisar qualitativamente e quantitativamente essa produção.
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