PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA - CAC DEPARTAMENTO DE MÚSICA - CAC Téléphone/Extension: Indisponible
Dissertation/Thèse

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2024
Thèses
1
  • DIOGO CONRADO NUNES
  • Aprendizagem Baseada em Problemas e o Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais no Brasil: reflexões teóricas e metodológicas

  • Leader : ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • ANDRÉ CAMPOS MACHADO
  • ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
  • MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS
  • Data: 30 janv. 2024


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  • Este estudo teve como objetivo conhecer, do ponto de vista epistemológico e metodológico, características da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) que poderiam subsidiar sua implementação no contexto de Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ECIM). Utilizando uma abordagem qualitativa, realizamos uma pesquisa bibliográfica para obter informações abrangentes sobre a ABP e sua relevância para repensar as práticas de ensino e aprendizagem no contexto de ECIM no Brasil. Exploramos os fundamentos teóricos e conceituais da ABP, bem como as visões acadêmicas sobre o ECIM no Brasil. Além disso, investigamos as diferentes concepções epistemológicas e metodológicas adotadas no ECIM brasileiro. Compreendemos os aspectos teórico-metodológicos da ABP e refletimos sobre suas aplicações na educação em geral e na educação musical em particular. Iremos realizar uma comparação entre o ECIM e a ABP, destacando suas similaridades, diferenças e a possibilidade de implementação conjunta. Utilizaremos o método comparativo para analisar os aspectos metodológicos da ABP no contexto de ECIM, selecionando obras relevantes, examinando suas semelhanças e diferenças, e interpretando os resultados para propor uma hipotética implementação da ABP no ECIM. Essa pesquisa bibliográfica busca contribuir para o avanço do conhecimento sobre a aplicação da ABP no contexto de ECIM, avaliando sua viabilidade, potencialidades, limitações e desafios prováveis à luz das características epistemológicas e metodológicas da ABP.

2
  • SIDCLÉA MARQUES CAVALCANTI DE MORAES
  • A MULHER QUE TOCA FORRÓ:relações de gênero e performance musical de cantoras e instrumentistas / Socorro & Mazé, As Januárias, As Severinas e Terezinha do Acordeon.


  • Leader : CLIMERIO DE OLIVEIRA SANTOS
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • EURIDES DE SOUZA SANTOS
  • CARLOS SANDRONI
  • CLIMERIO DE OLIVEIRA SANTOS
  • Data: 18 mars 2024


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  • O forró é o gênero musical que mais reflete a identidade da região Nordeste do Brasil. Contudo, traz também consigo nas letras de suas canções, pensamentos e ações de opressão como o machismo, o sexismo e a objetificação da mulher, exercendo influência direta e indiretamente nas relações do contexto do gênero musical forró. Estas questões nos levaram a desenvolver junto ao PPGM/UFPE uma investigação que pudesse sanar nossas inquietações sobre este tema. Desta forma, como objetivo principal, este trabalho investigou quais as implicações entre as relações de gênero e a performance musical da mulher que toca forró. Enquanto objetivos específicos: analisamos o espaço e a atuação da mulher musicista atualmente no gênero musical forró; buscamos compreender a atuação de mulheres no decurso histórico do forró desde os anos de 1940; buscamos averiguar  a relação do forró  com a formação musical das artistas; examinamos quais as principais influências que trouxeram essas mulheres musicistas para a prática do forró; investigamos relações de gênero e problemas implicados (machismo, preconceito, conflitos, etc.) no ambiente da performance musical. Para tal, além de pesquisa historiográfica e bibliográfica, acompanhamos a performance e colhemos depoimentos das musicistas pernambucanas Socorro & Mazé, As Januárias, As Severinas e Terezinha do Acordeon dentro do período em que esta pesquisa foi realizada, com intenção justamente de compreender o processo de inserção da mulher musicista no gênero musical forró. Nossa fundamental teórica foi construída a partir da visão de autoras como Lucy Green, pioneira em estudos sobre música e gênero, e Ellen Koskoff, que defende a necessidade de uma etnomusicologia feminista. Por fim, pudemos entender este cenário, onde as mulheres ocupando um ambiente que, culturalmente, não é aceito pelo patriarcado, e que, a partir de sua performance, se cria um confronto/enfrentamento, ressignificando  este mesmo espaço,  quebrando, mesmo que momentaneamente, os pensamento de cunho machistas e sexistas.

3
  • JORGE EDUARDO COLLYER SIMAS
  • O VIOLÃO DE SETE CORDAS: processo de criação no CD “Paulo Moura e os batutas”

  • Leader : EDUARDO DE LIMA VISCONTI
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • PEDRO DE MOURA ARAGÃO
  • CARLOS SANDRONI
  • EDUARDO DE LIMA VISCONTI
  • Data: 22 mars 2024


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  • O presente estudo tem como principal finalidade caracterizar o processo de criação ao violão de 7 cordas na gravação ao vivo do CD Paulo Moura e Os Batutas, no Teatro Carlos Gomes no Rio de Janeiro em agosto de 1996. Para atingir tal propósito, a pesquisa toma, como objeto de referência, a descrição da execução feita nesse instrumento em três faixas selecionadas e a análise da harmonia e fraseado característico que emoldura os gêneros das peças escolhidas. A pesquisa é qualitativa de cunho interpretativista, visto que os dados reais foram coletados de forma indutiva, sem uso de ferramentas estatísticas, para posterior análise, sendo o pesquisador o agente ativo na investigação e ao mesmo tempo o agente investigado. Para dar conta do seu objetivo, a pesquisa toma como referenciais teóricos PELLEGRINI (2005) e TABORDA (1995), dentre outras publicações. O contexto que envolve o registro do álbum em foco tem papel determinante no resultado obtido e é descrito para que se fizesse uma análise de aspectos musicais e psicológicos que permearam o evento mater da pesquisa. Para tanto, foi feita uma análise comparativa-dedutiva, considerando-se outras gravações, quando possível e quando a importância de outros registros justificava tal procedimento. Os resultados obtidos consideram esses aspectos e ressaltam que as conclusões representam um olhar pessoal do pesquisador quando escrevia o trabalho, levando em conta que música é algo que vai além da experiência com som e suas características de timbre, altura, duração e intensidade. Ela resulta de uma ação interativa entre instrumentistas, repertório, público e contexto da apresentação. Em cada obra focalizada, um elemento se destacou. Na valsa “Rosa”, destacaram-se as rearmonizações; no choro “Ingênuo”, inovações no fraseado; e no samba “Pelo Telefone”, maiores possibilidades rítmicas.

4
  • MARCELÍ SILVEIRA DE LIMA SEABRA
  • FESTIVAL NACIONAL DA SERESTA NO RECIFE ANTIGO: música, memória e identidade.

  • Leader : AMILCAR ALMEIDA BEZERRA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • AMILCAR ALMEIDA BEZERRA
  • CLIMERIO DE OLIVEIRA SANTOS
  • LUCAS VICTOR SILVA
  • Data: 22 mars 2024


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  • Realizado ininterruptamente entre 1995 e 2019, o Festival Nacional da Seresta é um evento anual promovido pela prefeitura do Recife, que tem lugar no bairro do Recife Antigo, centro histórico da capital pernambucana. Neste trabalho, ressaltamos a importância do Festival para o projeto de revitalização histórica do bairro e fazemos uma análise da curadoria e do perfil do público para chegar a definições mais precisas sobre os significados que podemos atribuir ao evento musical.

5
  • RODRIGO CHAVES VERAS
  • “É muita manobra fazer uma viola”: investigando as construções artesanais de violas de samba do Recôncavo Baiano

  • Leader : JOSIMAR JORGE VENTURA DE MORAIS
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • JOSIMAR JORGE VENTURA DE MORAIS
  • CARLOS SANDRONI
  • NINA GRAEFF
  • Data: 9 avr. 2024


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  • As violas de samba do Recôncavo Baiano são artefatos culturais construídos e usados em expressões musicais particulares como sambas chula, sambas de caboclo e outras variantes de Sambas de Roda. Após a patrimonialização do samba de roda, apesar do incentivo a pesquisas e ações de salvaguarda para a revitalização das construções artesanais destas violas, em especial a viola machete, a retomada dessa prática cultural no território do Recôncavo Baiano vem encontrando desafios para uma efetiva continuidade. A presente pesquisa busca contribuir com esse processo reunindo dados organológicos sobre violas de samba remanescentes em acervos etnográficos e memória da construção de instrumentos através de análises de entrevistas, fotografias, documentos, registros áudio visuais, produzidos pelo autor e por autores que escreveram sobre violas de samba. Os instrumentos são compreendidos como fios condutores de narrativas sobre a prática da construção artesanal de violas brasileiras, evidenciando particularidades construtivas, relações entre objetos e sujeitos relevantes para a prática artesanal de violas de samba, modos de aprendizado do ofício em construtores reconhecidos. A valorização destes objetos como artefatos culturais busca somar à bibliografia de instrumentos musicais conhecidos como violas, buscando localizar organologicamente violas de samba no mundo das violas brasileiras.

2023
Thèses
1
  • LUIZ GUSTAVO MOSCOSO DA VEIGA PESSOA
  • GUITARRA ELÉTRICA, REPERTÓRIO NORDESTINO E SABERES DOCENTES: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO NORDESTE

  • Leader : MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
  • MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS
  • MAURA LUCIA FERNANDES PENNA
  • Data: 30 janv. 2023


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  • A presente  pesquisa teve como objetivo geral compreender como os professores de guitarra elétrica de duas instituições de ensino superior (IES) do nordeste abordam o repertório de música nordestina em sua prática docente. Para tal, os objetivos específicos foram: i) analisar as perspectivas, os conceitos e os referenciais que os professores entrevistados possuem sobre o Nordeste e a música nordestina; ii) identificar quais saberes docentes são mobilizados pelo professor de guitarra elétrica no ensino do repertório nordestino para guitarra elétrica; iii) analisar os Projetos Curriculares das IES quanto à presença/abordagem/implementação de repertório nordestino. Os participantes da pesquisa foram quatro professores de guitarra elétrica, dois de cada instituição, sendo eles nomeados: de Professor 1, Professor 2, Professor 3 e Professor 4. Como estratégia da pesquisa, foi utilizado o Estudo de Casos Múltiplos, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas, além da análise documental dos projetos curriculares das instituições selecionadas e dos planos de cursos das disciplinas específicas de guitarra elétrica. O referencial teórico dividiu-se em dois eixos: o primeiro, tratou sobre o processo de formação identitária, subdividido em identidade cultural e identidade nordestina, ancorado em Giddens (2005), Hall (2006), Penna (1992) e Albuquerque Júnior (2011). O segundo eixo temático abarcou os conceitos de saberes docentes e sua mobilização na prática profissional, a partir das concepções de Tardif (2010), Gauthier et al. (2013) e Shulman (1986). Os resultados da pesquisa apontam que o item repertório é o elemento catalisador para os demais conteúdos que circundam o ensino de guitarra elétrica, delineando os componentes pedagógicos ao longo do curso. Nesse processo, são mobilizados os saberes curriculares e disciplinares. Em especial, no processo de adaptação do que é proposto nos currículos para a vivência da prática didática. As análises apontaram que os professores possuem conhecimentos diferenciados no que compete ao direcionamento do ensino de sua instituição e o corpus de assuntos que constam nos componentes curriculares. O repertório nordestino comparece nas falas dos quatro professores, mesmo não estando previsto de maneira explícita nos documentos das suas instituições. Além disso, os professores trabalham peças de repertório nordestino com estrutura semelhante aos standards de jazz. Também, foi possível concluir que para três professores de guitarra elétrica, os referenciais nordestinos estão pautados na experiência e vivência local.

2
  • EUDES ANDRÉ FERNANDES DA CUNHA
  • As orquestras de frevo itinerantes do Pátio de São Pedro (Recife) "1990-2020”

  • Leader : CARLOS SANDRONI
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • CARLOS SANDRONI
  • EDUARDO DE LIMA VISCONTI
  • HUGO MENEZES NETO
  • Data: 7 mars 2023


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  • Esta dissertação versa sobre o funcionamento e função das orquestras itinerantes de frevo que se sediavam no Pátio de São Pedro, utilizando-o como ponto de encontro, entre outras coisas, no recorte temporal de 1990 à 2020. O referido local que abriga a Casa do Carnaval, constitui-se como um espaço relevante para os maestros e músicos desses grupos que atuavam e atuam no carnaval da cidade do Recife. Tais orquestras são responsáveis por uma grande parcela dos arrastões ou cortejos carnavalescos que ocorrem nas ruas e todo este contexto sonoro e artístico foi contemplado, sendo o objetivo geral, compreender o papel das orquestras itinerantes de frevo de rua do Pátio de São Pedro, no período carnavalesco recifense. São apresentados dados históricos sobre o frevo e sobre o Pátio de São Pedro, mas o cerne do texto trata das orquestras de frevo itinerantes de forma geral, onde é apresentada a hierarquia dentro e entre essas orquestras, tendo em vista o surgimento das orquestras de frevo de teatro. Com base nestes conteúdos é feita uma reflexão etnomusicológica sobre as orquestras itinerantes na contemporaneidade e a importância do Pátio de São Pedro para o carnaval do Recife, sendo também priorizada a construção sonora resultante dessas orquestras. De modo geral a dissertação combina um viés histórico com reflexões à luz de conceitos etnomusicológicos e sociais. A pesquisa foi feita em caráter qualitativo, e em parte de modo etnográfico, como num tipo de auto etnografia, pois minhas experiências em orquestras itinerantes no Pátio de São Pedro também foram relatadas nos depoimentos da experiência musical, e também através da pesquisa documental dirigida,
    considerando idas aos museus e arquivos públicos.

3
  • DIMISON CESAR VIEIRA GOMES
  • A expressão do canto do compositor Geraldo Leite Bastos e os aspectos da sua atuação no município de Escada/PE

  • Leader : GUSTAVO ALVES ALONSO FERREIRA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • EDUARDO DE LIMA VISCONTI
  • GUSTAVO ALVES ALONSO FERREIRA
  • TARCÍSIO AUGUSTO ALVES DA SILVA
  • Data: 14 avr. 2023


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  • A pesquisa intitulada A expressão do canto do compositor Geraldo Leite Bastos e os aspectos da sua atuação no município de Escada/PE tem por objetivo refletir sobre a expressão do conto geraldino e os aspectos de sua atuação no município de Escada, ficando os específicos a cargo de i) compreender a verdadeira expressão do popular religioso e a construção do seu significado; ii) entender como a expansão da Igreja Católica em Escada promoveu a criação das comunidades de fé nos bairro; iii) Situar a influência do Concílio Vaticano II sobre as mudanças litúrgicas ocorridas na Igreja Matriz; iv) Analisar os impactos e disputas em torno de sua memória após o seu falecimento. A presente pesquisa é considerada de caráter qualitativo e está sendo desenvolvida por meio de procedimentos investigativos através de consultas bibliográficas e uma pesquisa de campo que ocorreu entre janeiro de 2021 a janeiro de 2022 onde foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com pessoas interligadas à vida e à obra do padre e com idade mínima de 18 anos, sem limites quanto à idade máxima. Delimitada para o município de Escada/PE, o questionamos o que havia tornado a memória do padre Geraldo Leite tão viva na comunidade de Escada mesmo tendo se passado três décadas e meia do seu falecimento?

4
  • EUDES VIEIRA DA SILVA
  • FÉ E FORRÓ: A ASSIMILAÇÃO DE RITMOS NORDESTINOS COMO EXPRESSÃO DA RELIGIOSIDADE PROTESTANTE NA BANDA SAL DA TERRA

  • Leader : GUSTAVO ALVES ALONSO FERREIRA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • CARLOS SANDRONI
  • GUSTAVO ALVES ALONSO FERREIRA
  • LEON GUEDES CORREIA NETO
  • Data: 25 avr. 2023


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  • Esta pesquisa procura entender a relação entre fé protestante e o forró a partir do trabalho produzido pela Banda Sal da Terra. Se busca compreender os processos identitários reivindicados por esses músicos no que diz respeito a utilização desse gênero como veículo catalisador e transmissor da religiosidade protestante no agreste pernambucano. Tal relação, em alguns aspectos, nos pareceu conflitante se considerarmos que o forró e seus subgêneros como herança deixada por Luiz Gonzaga e seus parceiros, está intimamente ligado à dança, um elemento ignorado na proposta da banda, mas ao mesmo tempo estimulado pelas características rítmicas dançantes próprias do forró e de seus subgêneros. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas, observações não participativas e leituras referenciadas dentro da temática. Algumas teorias relacionadas aos estudos culturais que tratam sobre o descentramento dos sujeitos e das instituições sociais na pós- modernidade serviram de base para as análises, bem como os estudos na área de sociologia que discutem os processos de construção da identidade e memória como um fenômeno eminentemente coletivo, também foram utilizadas. Os resultados apontam no sentido de que a ressignificação do forró, na experiência da Banda Sal da Terra, está relacionada à forma como seus integrantes lidam com as vivências culturais anteriores à conversão. O indivíduo busca novos significados na relação música-fé a partir de uma identidade anterior, construída ao longo do percurso da vida, procurando adaptá-la à sua nova realidade. Nessa busca se observou também um enfraquecimento das instituições e hierarquias religiosas e uma maior liberdade e autonomia dos sujeitos provocada pela cultura pós-moderna.

5
  • GUSTAVO OLIVEIRA DE ALENCAR
  • PROCESSOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA MÚSICA POPULAR NO BRASIL

  • Leader : ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
  • LUCIANA FERREIRA MOURA MENDONCA
  • MARCUS VINÍCIUS MEDEIROS PEREIRA
  • MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS
  • Data: 26 juin 2023


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  • Este trabalho tem como objetivo investigar os projetos políticos pedagógicos (PPPs) dos cursos superiores em Música Popular brasileiros, buscando relações entre a fundamentação teórica dos documentos e as estratégias para a institucionalização destes cursos. É uma análise documental que se fundamenta na teoria dos campos de Bourdieu, relaciona e discute alguns PPPs de graduação em Música Popular buscando evidências sobre a formação de um novo subcampo no âmbito do ensino superior em música no Brasil. A metodologia segue as diretrizes de (Cellard, Bauer e Gaskell) e (Goodson) que definem a abordagem referente à análise documental e teoria do conhecimento. Percebe-se um aumento na incidencia de cursos de Graduação em Música Popular a partir dos anos 2000, período em que se estabelece a resolução CNE/CES nº 02/2004 do Ministério da Educação, cujo conteúdo facilitou os meios para a delimitação e o exercício dessa modalidade no campo da docência superior em Música. Consideram –se na abordagem sobre esse âmbito suas características próprias, tais como a interseção entre os campos da arte e da educação, bem como a relações instaladas dentro da estrutura institucional.  Busca-se compreender, a partir dos PPCs, as ações e os propósitos que fundamentam as movimentações nas estruturas deste campo.

6
  • EVELYN TAINA DE SOUZA SILVA
  • MUDANÇA E PERMANÊNCIA: UMA ANÁLISE DO REPERTÓRIO MUSICAL DO BOI DE MÁSCARAS FACEIRO DE SÃO CAETANO DE ODIVELAS - PA

  • Leader : JORGE DE LA BARRE
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • DANIELA MARIA FERREIRA
  • JORGE DE LA BARRE
  • SONIA MARIA MORAES CHADA
  • Data: 27 juil. 2023


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  • Na cidade de São Caetano de Odivelas, na microrregião do Salgado paraense, dançam os Boi de Máscaras no período da quadra junina. Uma brincadeira de Boi com seus próprios termos, tendo sua história relacionada com as dinâmicas sociais de uma comunidade pesqueira, localizada às margens do rio Mojuim. Os Bois de Máscaras atualizam-se anualmente. Seus grupos, com mais de oito décadas exibem-se com vigor, ao mesmo tempo em que novos grupos surgem. Com repertório musical próprio, extenso e diverso, as orquestras de Boi entoam sambas e marchas (marchinhas), enquanto o Boi e os personagens que lhe acompanham dançam pelas ruas. Em constante expansão, os compositores odivelenses criam novas músicas a cada safra junina. Essas músicas são elementos importantes para a identificação dos grupos. Na busca para compreender como se dão os processos de mudança e permanência musical nos Bois de Máscaras, este trabalho concentrou-se no repertório do Boi Faceiro. Este que surgiu em 1937, teve um hiato de mais de cinquenta anos e foi resgatado em 1998. O repertório do Faceiro é gerado a partir das composições de Mestre Benedito Aquino (Bené Careta), Wanelson Aviz, Raimundo Nonato e Nildo Zeferino. Compreende-se música como um dos subsistemas da cultura (CHADA, 2006). Estando ela profundamente relacionada com o contexto sociocultural na qual é produzida, buscou-se identificar como os conteúdos musicais foram elaborados na criação das músicas, considerando os aspectos do som e os elementos extramusicais, afim de identificar a “unidade do pensamento musical” (NETTL, 2008), o conteúdo (MERRIAM, 1964), para então tentar compreender como as mudanças foram e são acomodadas. Além das transcrições e análises musicais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e registros sonoros a partir do trabalho de campo etnográfico, que aconteceu desde 2018. Sendo possível constatar que contexto sociocultural de São Caetano de Odivelas é definidor desse fazer musical. Sendo o cruzar dos “mundos musicais” das centenárias bandas de música – Rodrigues dos Santos e Milicia Odivelense – primordial para a sustentação das orquestras de Boi, que se expandiram a partir do fomente das escolas de música dessas bandas. A expansão das orquestras e consequente aumento do volume sonoro contribuiu para a não execução das letras das composições, atualmente sendo tocadas apenas de formar instrumental. O Boi Faceiro, ao propor um grupo musical fixo – a Orquestra Show – possibilita interação cotidiana através dos ensaios e das performances, o que torna possível a execução de breaks planejados – as paradinhas – uma marca desse repertório. Com experimentações instrumentais e utilização de fragmentos musicais de outras composições – “música incidental” –, tem-se a inovação como uma premissa desse Boi. Que manipula os recursos harmônicos e estruturais à maneira de cada compositor, a partir da unidade do pensamento musical, exibindo uma cultura estável, mas não estática.

7
  • EDVALDO CAVALCANTI DE AZEVEDO FILHO
  • TRANSFORMAÇÕES MUSICAIS E HIBRIDAÇÕES CULTURAIS NO BOI DA MACUCA

  • Leader : AMILCAR ALMEIDA BEZERRA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • AMILCAR ALMEIDA BEZERRA
  • CARLOS SANDRONI
  • LUCAS VICTOR SILVA
  • Data: 30 août 2023


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  • Este trabalho versa sobre a temática das culturas populares com ênfase no universo de alguns dos aspectos da música tradicional nordestina costumeiramente presentes nocenário dos ciclos carnavalesco e junino. Tendo como objeto de estudo a agremiação Boi da Macuca, a pesquisa propõe reflexões sobre os conceitos de hibridação, que contará com o aporte teórico a partir dos escritos do antropólogo social Néstor García Canclini; as concepções sobre contracultura, cujo referencial teórico se dará a partir das leituras do autor Carlos Alberto Messeder Pereira e, como terceiro conceito aplicado neste estudo, lançaremos um olhar sobre as tradições, que terá o debate teórico embasado nas ideias do historiador Eric Hobsbawm. O estudo propõe um cenário para um entendimento no qual os conceitos estão articulados com diversas manifestações da agremiação investigada. Nos capítulos 1 e 2, o texto apresenta um breve panorama sobre uma etnografia do Boi da Macuca. Desta forma, entendemos que, apresentados alguns traços que caracterizam a Macuca, a leitura poderá oferecer maior solidez e situar melhor as reflexões ao chegar ao terceiro e último capítulo, quando a pesquisa procura estabelecer conexões entre a prática do Boi da Macuca e a fundamentação teórica abordada. Considerando a trajetória do Boi, que teve inflexões em seu fazer musical ao longo dos anos, o trabalho abraça a ideia de contribuir com uma reflexão sobre as transformações ocorridas na música produzida nas festas da Macuca — no palco e na rua — como uma possível fonte para a compreensão do significado para as manifestações de brincantes.

8
  • DANILO PAIVA LÚCIO
  • Ruptura Nervosa. Um estudo do papel feminino no thrash metal brasileiro.

  • Leader : BRUNO PEDROSA NOGUEIRA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • MELINA APARECIDA DOS SANTOS SILVA
  • BRUNO PEDROSA NOGUEIRA
  • LUCIANA FERREIRA MOURA MENDONCA
  • Data: 1 sept. 2023


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  • Este projeto de pesquisa apresentado para pré-banca de qualificação do mestrado em música da UFPE, apresenta um esboço de dois capítulos iniciais e a possível conclusão da dissertação. O terceiro capítulo está em avançado processo de desenvolvimento textual. A referida pesquisa busca evidenciar os espaços de disputa de gênero existentes no gênero musical thrash metal brasileiro. Dialogando com autoras como Judith Butler, Pierre Bourdieu e outros notadamente do campo dos estudos da música, como Simon Frith. Discorrendo uma investigação em recortes de sites especializados e realiza entrevistas com integrantes para trazer de principal contribuição um aumento do repertório de referências de pessoas, músicas, discos e eventos na história do heavy metal em um esforço de diminuir seu androcentrismo.

9
  • MAURICIO CORREIA CEZAR NETO
  • NELSON FERREIRA E O FREVO PERNAMBUCANO: uma trajetória em dissonância

  • Leader : EDUARDO DE LIMA VISCONTI
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • PAULO JOSÉ DE SIQUEIRA TINÉ
  • AMILCAR ALMEIDA BEZERRA
  • EDUARDO DE LIMA VISCONTI
  • Data: 5 sept. 2023


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  • O maestro Nelson Ferreira foi uma pessoa de grande atuação no setor cultural de Pernambuco, por cerca de cinco décadas. Atuou como pianista e líder de orquestra no cinema mudo. Foi radialista, arranjador, regente e diretor artístico da gravadora Rozemblit. Como compositor, passeou por diversos gêneros musicais, tendo várias de suas canções gravadas pelos mais renomados cantores da era do rádio. No entanto, foi no frevo que Nelson Ferreira alcançou as suas maiores conquistas e é nesse contexto que iremos nos debruçar. Dono de um discurso conservador, Nelson defendia a tese de que o frevo não deveria ser modernizado, mas, ao mesmo tempo, observamos que nem sempre isso era seguido nas suas produções musicais. De posse de tais informações, pretendemos analisar/investigar os dois lados dessa relação conflituosa em que Nelson Ferreira, por um lado, se apresenta como o homem poderoso do mercado cultural, subordinado aos interesses comerciais daquele meio e, por outro, o Nelson Ferreira compositor, que em seu discurso, defendia o frevo em seus moldes “tradicionais”. Para tal, faremos uso de textos jornalísticos, trabalhos acadêmicos, depoimentos e análises, tentando, assim, elucidar as suas contribuições para a estruturação e difusão do frevo pernambucano.

10
  • GABRIELA DE ALMEIDA APOLONIO
  • CAMINHO DO SAMBA: o samba pernambucano como instrumento da educação musical escolar da rede básica de ensino.

  • Leader : ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
  • CARLOS SANDRONI
  • KLESIA GARCIA ANDRADE
  • LUAN SODRÉ DE SOUZA
  • Data: 31 oct. 2023


  • Afficher le Résumé
  • A presente dissertação apresenta os resultados parciais da pesquisa-ação sobre o samba como instrumento de ensino-aprendizagem musical na escola básica, a partir da utilização da cartilha “Samba de PE”. Traz como base as discussões sobre o ensino da música na escola básica apresentado por Penna (1990; 2002) e seus processos de aprendizagem musical. E tinha como objetivo analisar como elementos do samba pernambucano trazidos pela cartilha ”Samba de PE” podem contribuir com a construção dos conhecimentos e habilidades musicais em adolescentes da escola básica nos processos de ensino aprendizagem musical escolar. O trabalho resulta de uma pesquisa-ação desenvolvida durante o ano de 2022 em uma turma do nono ano de uma escola básica da cidade de Jaboatão dos Guararapes, Recife-PE. Este trabalho parcial, é parte integrante do processo de qualificação da autora.

11
  • JOAO FLAVIO DE OLIVEIRA NETO
  • A pandemia de Covid-19 e o ensino de música na escola básica: práticas pedagógicas na perspectiva docente.

  • Leader : KLESIA GARCIA ANDRADE
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
  • KLESIA GARCIA ANDRADE
  • MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS
  • MAURA LUCIA FERNANDES PENNA
  • Data: 14 nov. 2023


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  • A temática abordada nesta pesquisa apresenta algumas inquietações que relacionam o ensino de música e a pandemia de Covid-19. Tal proposta insere-se na linha de pesquisa intitulada Música, Sociedade e Educação do Programa de Pós-Graduação em Música, da Universidade Federal de Pernambuco. Foi realizada uma revisão de literatura que abrangeu as publicações da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música e da Associação Brasileira de Educação Musical, entre os anos de 2017 e 2021. Identificamos 20 artigos que foram analisados por meio de duas categorias: 1) Práticas músico-educativas e tecnologias digitais recorrentes antes da pandemia de Covid-19; 2) Práticas músico-educativas, tecnologia digitais e isolamento social decorrentes da pandemia de covid-19. * A revisão contribuiu para o delineamento dos objetivos do estudo, sendo assim organizados: Objetivo geral - Compreender as práticas pedagógicas estabelecidas no ensino de música e na escola básica, durante a pandemia de Covid-19; Objetivos específicos - Analisar documentos que regulamentaram as atividades pedagógicas na escola básica durante o período de suspensão das aulas presenciais na pandemia de Covid-19; Identificar os processos de apropriação tecnológica nas aulas de música durante a pandemia de Covid-19 (de 2019 até 2021); Analisar as concepções dos professores de música sobre suas práticas pedagógicas no período da pandemia de Covid-19 (de 2019 até 2021); Refletir sobre as dimensões da cultura participativa digital e o ensino de música durante a pandemia de Covid-19. A metodologia utilizada orienta-se pela abordagem qualitativa, com uso de entrevistas narrativas e pesquisa documental. Foram entrevistados cinco professores licenciados em música e que atuaram na escola básica durante a pandemia, no momento de isolamento social e suspensões das atividades educacionais presenciais. A fundamentação teórica articula perspectivas sobre a cultura participativa (SALMÁN; LÓPEZ, 2011; GEILFUS, 1997; TOBIAS, 2013; COSTA; KANYAT, 2016; JENKINS, 1992; JENKINS et al., 2009; BARROS, 2022; BELTRAME, 2016), cultura digital (SANTOS; SANTOS, 2013; ALBERT, 2015; BARROS, 2022; BELTRAME, 2016; TOBIAS, 2013) e cultura escolar (FARIA FILHO, 2004; PUERARI, 2011; BARROSO, 2015; JULIA 2011; VIDAL, 2009) e a atuação docente contextualizada (ARROYO, 2022; QUEIROZ, 2013; CUNHA; MARTINS, 1998; SAVIANI 1985; OLIVEIRA, 2014; MARTINS, 2015; FORQUIN, 1992), com vistas a uma prática significativa. O estudo pode contribuir, de uma forma ampliada, para os campos da educação, música e sociedade, e especificamente nos desafios que a escola básica encontra na formação integral dos estudantes para sua atuação dentro de uma sociedade democrática e
    diversa.

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  • CAIO WALLERSTEIN FERREIRA GOMES
  • “Eletrococo moderno”: Identidade regional e hibridismos na música de Jéssica Caitano e Luana Flores

  • Leader : LUCIANA FERREIRA MOURA MENDONCA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • BRUNO PEDROSA NOGUEIRA
  • EDUARDO DE LIMA VISCONTI
  • LUCIANA FERREIRA MOURA MENDONCA
  • THIAGO SOARES
  • Data: 22 nov. 2023


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  • A dissertação analisa manipulações de signos da identidade nordestina nas músicasdas cantoras Jéssica Caitano e Luana Flores, buscando compreender de que maneiras as imagens e discursos cristalizados na historiografia da região são reafirmados ou reinterpretados. Também investiga quais categorizações são imprimidas por mercado e crítica musicais e qual a valoração conferida por uma parcela do mercado musical brasileiro a trabalhos com elementos musicais regionais na contemporaneidade. No plano sonoro, analisa como sensos de regionalidade são construídos em musicalidades híbridas, que mesclam
    elementos de diferentes origens e utilizam expedientes de produção do rap e da música eletrônica transnacional.

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  • KLEYBER BORGES DA SILVA
  • PERSPECTIVAS E DESAFIOS DOS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL DO IFPE CAMPUS BARREIROS PARA O MERCADO DE TRABALHO NA MATA SUL DE PERNAMBUCO

  • Leader : ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
  • CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
  • LEONARDO DA SILVEIRA BORNE
  • MARIA ODÍLIA DE QUADROS PIMENTEL
  • Data: 1 déc. 2023


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  • O presente trabalho a ser apresentado como requisito para qualificação contém um panorama da pesquisa realizada até o momento. Esta pesquisa busca verificar se a qualificação proporcionada pelo IFPE Campus Barreiros aos egressos do Curso Técnico em Instrumento Musical contribui para a inserção do profissional no mercado de trabalho, trazendo informações sobre sua situação profissional no mercado de trabalho, verificando não apenas a sua inserção, mas também, quanto às habilidades e competências a eles conferidas, e se os conteúdos curriculares ministrados atendem a formação de um técnico com o perfil necessário às novas exigências do mundo do trabalho em música. Nesse sentido, o presente estudo objetiva compreender a atuação profissional dos egressos do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFPE Campus Barreiros, verificando de que forma os objetivos e finalidades da EPT estão atendendo às necessidades desse campo de trabalho. O universo de pesquisa deste trabalho foram os 26 egressos do curso Técnico em Instrumento Musical do Campus Barreiro formados entre os anos de 2015.2 e 2021 dos quais 23 responderam ao questionário. A pesquisa adotou uma metodologia de abordagem quali - quantitativa com uma estratégia explanatória sequencial que usa os resultados qualitativos para auxiliar na explicação e na interpretação de resultados de um estudo primariamente quantitativo. A coleta de dados foi realizada através de um questionário online pela plataforma Google Docs enviados via email, criado exclusivamente para esta pesquisa com questões fechadas e abertas, que procurou obter informações referentes aos: dados gerais; formação profissional, atividades profissionais; avaliação sobre a formação recebida; visão sobre mercado de trabalho na área de música e condições de trabalho do egresso. Como resultado da análise dos dados até o momento percebemos que os egressos pontuaram de maneira positiva o conceito em relação ao curso, bem como aos conhecimentos adquiridos e que a formação ofertada no Curso Técnico em Instrumento Musical contribui no desenvolvimento de habilidades e competências que permitiram aos egressos o seu crescimento profissional e pessoal com a melhoria da qualidade de vida.

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  • GLENIO VILAS BOAS DA SILVA
  • Socializações e(m) Percepção Musical: um estudo sobre as estratégias de ensino de música na educação básica

  • Leader : DANIELA MARIA FERREIRA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
  • DANIELA MARIA FERREIRA
  • HERLON ALVES BEZERRA
  • Data: 14 déc. 2023


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  • Aliado à crescente produção científica do campo da educação musical dos últimos anos, os estudos e pesquisas sobre a disciplina Percepção Musical têm se destacado. A disciplina Percepção Musical é uma disciplina bastante presente nos cursos de graduação e formação inicial em Música no Brasil, bem como em outras modalidades de cursos de Música, sendo ela considerada uma disciplina base na formação de músicos. Entende-se também que, ao se pensar na formação docente do professor de música, que cumpre as dimensões dessa disciplina em sua formação, é necessário ter um olhar para o professor de música como um agente que possui representações sociais construídas ao longo de sua formação musical e pessoal. . Partindo desta perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o lugar da disciplina Percepção Musical nas estratégias mobilizadas por professores de música do ensino básico de Petrolina e Juazeiro, relacionando-as com suas trajetórias sociais e formativas. Os resultados da pesquisa apontaram que esses lugares representativos são multiformes, frutos de tensões, alegrias, descobertas e transformações sofridas por esses professores ao longo de suas trajetórias. As estratégias de ensino mobilizadas por eles acabam por refletir contornos diversos a respeito da percepção musical tais como: a ênfase e importância da leitura de partituras, a ênfase em uma escuta musical mais ativa ou a ampliação de possibilidades sonoras. Tendo em vista a escassez de estudos dedicados a esse nível de ensino, essa pesquisa contribui para aprofundar o debate sobre a disciplina Percepção Musical no contexto da educação básica e das socializações da formação docente.

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  • CLEYDSON LUAN AMANCIO DE LIMA
  • PENSAMENTO AFRODIASPÓRICO E AFRICANO NOS PROCESSOS FORMATIVOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA

  • Leader : CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
  • FLÁVIA MARIA CHIARA CANDUSSO
  • LUAN SODRÉ DE SOUZA
  • LUCIANA FERREIRA MOURA MENDONCA
  • Data: 18 déc. 2023


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  • Este estudo analisa as influências dos pensamentos afrodiaspóricos e africanos na formação dos futuros professores/as de música na Universidade Federal da Bahia. Utilizando uma abordagem qualitativa e fundamentada no debate decolonial e no pensamento negro, foram coletados dados por meio de pesquisa documental, observações e entrevistas com docentes e estudantes.Os objetivos específicos incluíram a análise das bases epistemológicas afro-brasileiras e africanas no currículo do curso. Compreensão como essas perspectivas são incorporadas nas experiências de aprendizagem. Além disso, buscou-se identificar as visões dos envolvidos sobre as relações raciais no ensino de música. A pesquisa revelou a persistência de traços eurocêntricos na matriz curricular, apesar das tentativas de incorporação de pensamento afrodiaspórico por meio de produções estudantis e inclusão de conteúdo e abordagens nas atividades e componentes curriculares. O estudo também explorou a visão dos entrevistados sobre a formação do professor de música, incluindo sua interligação com a educação básica e a necessidade de uma abordagem crítica decolonial. As práticas que inclui o pensamento negro, como a disciplina de Prática de Conjunto que vivenciar ritmos afro-baianos. Por fim, foram analisados os avanços, limitações e possibilidades de ampliação dos elementos afrodiaspóricos na perspectiva dos estudantes e docentes. Este trabalho busca contribuir para uma formação inicial mais contextualizada e conectada com epistemologias negras, visando fortalecer avanços já alcançados e promover uma abordagem mais inclusiva e representativa na formação de professores/as de música.

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  • LEONARDO DE FONTES BARBOSA
  • A contribuição do selo Mocambo da Fábrica de Discos Rozenblit para o imaginário da “identidade pernambucana” entre as décadas de 1950 e 1980

  • Leader : LUCIANA FERREIRA MOURA MENDONCA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • CARLOS SANDRONI
  • JOSÉ ROBERTO ZAN
  • LUCIANA FERREIRA MOURA MENDONCA
  • Data: 20 déc. 2023


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  • Partindo da análise do contexto político-econômico e cultural em que emerge a produção musical do selo Mocambo da Fábrica de Discos Rozenblit, na década de 1950, este trabalho busca examinar as relações existentes entre essa conjuntura mais ampla (infraestrutura) e as perspectivas de “identidade nacional e regional” (superestrutura). Buscamos compreender como isso se desdobra numa perspectiva de identidade local/regional pernambucana, ou simplesmente “pernambucanidade”, localizada frente ao nacional centralizado no Sudeste, na construção de um mercado de música e cultura local, “projeto” em que o selo Mocambo surge como um legítimo representante. Partimos do pressuposto de que a composição de uma pernambucanidade, um tipo de “identidade regionalista”, em escala menor, aparece como forma de destacar ou realçar a produção local perante o que é considerado “nacional” (produções do Sudeste, em especial as do eixo Rio e São Paulo). Para isso, um levantamento da produção do selo Mocambo vem sendo realizado a partir de fontes documentais diversas (catálogos da fábrica, matérias de jornais antigas, contratos de artistas, dentre outros), além da bibliografia dedicada ao assunto, com o intuito de analisar qualitativamente e quantitativamente essa produção.

2022
Thèses
1
  • ERIVELTON NUNES BARBOSA
  • O PROFESSOR DE VIOLINO EXPERT: relações entre conhecimento, trajetória de formação e o currículo profissional nas universidades

  • Leader : ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
  • CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
  • MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS
  • PAULA FARIAS BUJES
  • Data: 9 févr. 2022


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  • This case study aimed to know the process of building the expertise of a violin teacher considered an expert by his peers and its relationship with the training of instrument teachers. The specific objectives were: to map the knowledge of the teacher interviewed and to analyze and discuss the existing hierarchy between this knowledge and skills in the teaching profession. To achieve these goals, I bring as a theoretical framework the light of Kotzee's theory (2014), which starts from Collins' three-dimensional model of knowledge (2013) and expands this model by proposing another adapted model, where there is a differentiation of the expertise of each profession, represented by axes that indicate the degree of esotericism, tacitity and sociability of the profession. Studies on teaching knowledge are also part of the theoretical framework of this research and in it we will see the perspectives of its main theorists: Tardif (2010) and Gauther et al (2013), to enter the field of music education, with works that talk about the teaching knowledge of music teachers and instrument teachers. The data generation took place through a documentary research and later through an online semi-structured interview, carried out through the Google Meet platform. The data revealed that environmental conditions, first life experiences, habits, opportunities, resilience, motivational aspects, emotional involvement with the object of study, effort, deliberate practice and external support were very important. in the construction of the interviewee's expertise. It was found that during teaching practice, the interviewee uses more tacit/verbal and sociability knowledge than esoteric knowledge and that the course that wants to train a good violin teacher needs to offer more practical than theoretical subjects in its curriculum. A hierarchy of knowledge was also found, in which esoteric knowledge supports tacit knowledge, and the two together support the teacher's knowledge of sociability.

2
  • ROBERTO RODRIGUES DE SALES DUTRA
  • Música litúrgica e sociedade: a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970)

  • Leader : CARLOS SANDRONI
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • CARLOS SANDRONI
  • DANIELA MARIA FERREIRA
  • ROBERTA BIVAR CARNEIRO CAMPOS
  • Data: 29 avr. 2022


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  • O presente trabalho busca apresentar e discutir o processo de construção da música litúrgica na Arquidiocese de Olinda e Recife entre as décadas de 1960 e 1970. Estando o recorte temporal proposto já inserido na realidade pós conciliar, buscamos compreender sobre que parâmetros se deu a interpretação e aplicação das medidas conciliares, que alteraram o diálogo entre a igreja e a sociedade, e influenciaram na composição de música para a liturgia católica. Olhando para o Nordeste, vemos a busca pela criação de uma música litúrgica nordestina, influenciada pela proposta de adaptação à índole e cultura dos povos, conforme trazido pela Constituição Conciliar Sacrossanctum Concilium, e aplicada pelos compositores “inovadores” e “conservadores”, apesar das particularidades com que cada um, influenciado pelos fluxos socioculturais da igreja e da sociedade, aplicou essas novas diretrizes ao seu trabalho. A partir de revisão bibliográfica e documental, buscamos analisar a relação entre música litúrgica e sociedade enquanto lugar de conflito; reconhecer e contextualizar os fluxos influenciadores da música litúrgica no recorte temporal proposto; discutir, a partir da produção e percepção da época, a construção da música litúrgica “nordestina”; à luz dos principais compositores história e produção --, buscar elementos musicais e textuais que contribuam na discussão do tema proposto. Todos esses aspectos buscam trazer luz à relação entre música, cultura e sociedade, contribuindo para o aprofundamento das discussões da chamada Etnomusicologia do Cristianismo a partir do contexto Brasileiro.

3
  • GUSTAVO CARVALHO ROSAS
  • ANÁLISE DO PROCESSO FORMATIVO EDAAPRENDIZAGEM DO COCO DE RODA DA MESTRE ANA LÚCIA DO BAIRRO DO AMARO BRANCO DE OLINDA

  • Leader : CARLOS SANDRONI
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • CARLOS SANDRONI
  • JOSIMAR JORGE VENTURA DE MORAIS
  • LAURE MARIE LOUISE CLEMENCE GARRABE
  • Data: 28 juin 2022


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  • O saber musical dentro da cultura popular tem suas especificidades, alguns grupos sociais através da tradição,ancestralidade e oralidade conseguem manter vivo fenômenos musicais que estão fora das grandes mídias da atualidade. A pesquisa envolvendo a análisedo processo formativo e da aprendizagem de um coco de roda como o que pertence a Mestra Ana Lúcia do bairro do Amaro Branco de Olinda tem sua importância em relação ao registro,bem como a trazer para a formalidade acadêmica das universidades e escolas uma possibilidade de ensino-aprendizagem a mais para o arcabouço existente. A melhor forma para conhecer e reconhecer esse processo formativo deaprendizagem deste fenômeno é através do estudo da etnografia da música, chamado também de etnomusicologia. O pesquisador por quase três anos estudou o fenômeno como observador-participante, participou do processo formativo como observador e como aprendiz em ensaios,apresentações e na gravação de um CD, da mesma maneira que conviveu quase que diariamente na casa da família da Mestra Ana Lúcia, interagindo e trocando experiências com os membros do Grupo Raízes. Compreende-se que o estudo etnomusicológico deve ser amplo em relação à diversidade de elementos, portanto, além da observação e da participação,o etnógrafoutilizouda pesquisa com questionário semi-estruturado,bem comopesquisa de jornais, livros, fotos, mídias digitais, dissertações e teses acadêmicas.Entendemos que o melhor caminho para o saber etnográfico é se utilizar de tudo que nos é ofertado sobre o fenômeno,então até o ato de fofocar numa conversa informal foi utilizado como fonte de informação para nosso estudo. No campo foi identificadoo processo formativo e a aprendizagem do coco de roda da Mestra Ana Lúciacomo sendoatravés da imitação realizada pelo aprendiz do modo de fazer da pessoa que está ensinando naquele momento,semelhante à tentativa e erro,contudo comparticularidades inerentes à este fenômeno. Podemos identificar que há um tripé neste ensino que envolve a experimentação, o respeito e a flexibilidade melódica. Compreendemos que os significados e a perpetuação deste coco na pesquisa etnográfica envolvem o contexto social,psicológico, econômico e cultural em que acontece, em especial o bairro rico em diversidade cultural que é o do Amaro Branco de Olinda. O presente estudonos infere alguns questionamentos sobre outros campos a serem estudados no futuro neste estilo musical, como a legitimidade, a historicidade e a autenticidade de muitos elementos atribuídos ao fenômeno.A pesquisa etnomusiológica fez a identificação e análise de como acontece o processo formativo e a aprendizagem do coco de roda da Mestra Ana Lúcia do bairro do Amaro Branco de Olinda, sendo um texto reflexivo e acadêmico que pode ser usado dentro do modo formal de educação musical, ou não musical

4
  • IKARO LIMA CAVALCANTE
  • GUITARRA ELÉTRICA E TRANSMISSÃO DE SABERES MUSICAIS EM UMA PLATAFORMA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MÚSICA

  • Leader : CLIMERIO DE OLIVEIRA SANTOS
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • CLIMERIO DE OLIVEIRA SANTOS
  • GIANN MENDES RIBEIRO
  • MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS
  • Data: 29 juil. 2022


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  • O estudo apresentado aqui, buscou analisar o processo de transmissão de saberes musicais relacionados à guitarra no contexto da plataforma online de ensino de música Fica a Dica Premium pela perspectiva dos alunos e moderadores. Tendo em vista este objetivo geral, delineou os seguintes objetivos específicos: Compreender como são articuladas as estratégias, metodologias, técnicas e práticas de ensino-aprendizagem na Plataforma Fica a Dica Premium; Analisar como são abordados os conteúdos relacionados ao domínio do instrumento no curso Escalas; Investigar as experiências musicais vividas pelos alunos guitarristas e moderadores participantes da plataforma; Analisar o que dizem os membros guitarristas e moderadores sobre ações de conhecimento, aprendizagem e ensino na Plataforma Fica a Dica Premium. O campo empírico em que a pesquisa se contextualizou foi a plataforma “Fica a Dica Premium” dirigida e coordenada pelo professor de guitarra Nelson Faria. A plataforma permite que estudantes amadores e profissionais de guitarra aprendam por meio de aulas disponíveis sobre diversos temas relacionado ao universo musical. Além disso, para os membros, é ofertado uma comunidade no Telegram para estarem informados sobre os conteúdos postados na plataforma, se relacionar com o professor e com os demais membros e articular atividades diversas. Para viabilizar a pesquisa, a metodologia empregada foi a netnografia, estruturada por Robert Kozinets (2014). Como métodos de investigação foram utilizados a observação participante, entrevistas semiestruturadas com dois moderadores e três membros da plataforma, questionário e diário de campo. Para a análise dos dados, o referencial teórico utilizado advém de teorias da etnomusicologia, educação musical e conceitos relacionados a cultura digital/participativa: A transmissão de saberes musicais, a aprendizagem informal da música e a cultura digital/participativa entram em diálogo como referencial teórico para análise os dados. Os resultados demonstraram que os membros do FaDP estão imersos em práticas musicais vivenciadas em uma comunidade virtual estruturada a partir de abordagens pedagógicas que tem a aprendizagem informal como uma das perspectivas (mas não a única), construindo e sendo construída no âmbito da cultura digital/participativa. Além disso as identidades dos membros, consequentemente, suas interações se vinculam ao conjunto de significados que circundam a Bossa Nova, estilo musical predominante na plataforma, e a trajetória de vida do professor de guitarra Nelson Faria na música popular brasileira.

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  • JOSÉ GUILHERME CARNEIRO PALHA
  • 169 ANOS ENSINANDO MÚSICA: A APRENDIZAGEM DA CLARINETA POR 5 DIFERENTES GERAÇÕES DE CLARINETISTAS DE UMA BANDA FILARMÔNICA SESQUICENTENÁRIA PERNAMBUCANA

  • Leader : JOSIMAR JORGE VENTURA DE MORAIS
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
  • JOSIMAR JORGE VENTURA DE MORAIS
  • PAULO MARCONDES FERREIRA SOARES
  • Data: 21 sept. 2022


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  • A dissertação está organizada em cinco capítulos. O primeiro capítulo apresenta o conceito de habitus em Pierre Bourdieu como fundamentação teórica da pesquisa, trazendo um diálogo entre a visão do autor sobre o sistema escolar, apresentando ainda o conceito de habitus primário de Pierre Bourdieu como embasamento para as primeiras experiências musicais do indivíduo. Além disso, trata rapidamente da estruturação do ensino da clarineta nos cursos superiores de música do Brasil e perspectiva do clarinetista que inicia seus estudos na banda filarmônica. O segundo capítulo apresenta o percurso metodológico da investigação, estando fundamentado em ferramentas metodológicas como entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental, definidos por autores como Patton (2002), Barrett (2014), Martin e Bógus (2004), Cohen e Manion (1999) e Flick (2009). Aborda ainda os critérios adotados para a coleta dos dados através das entrevistas realizadas com cinco diferentes gerações de clarinetistas da Sociedade de Cultura Artística 22 de Novembro, a análise dos dados baseados na noção de habitus de Bourdieu (2004), além dos procedimentos com as fontes documentais da referida instituição musical. O terceiro capítulo trata da influência de grupos musicais civis do período colonial, como os charameleiros e bandas de fazenda, bem como das bandas militares na formação de uma identidade cultural das bandas filarmônicas. O quarto capítulo apresenta a história da Sociedade de Cultura Artística 22 de Novembro, contendo informações referentes a sua organização, funcionamento e realização de suas atividades educacionais e artísticas registradas nas fontes documentais da instituição. O quinto capítulo apresenta uma análise dos dados coletados, relacionando-os com referencial teórico proposto com vistas aos objetivos propostos na pesquisa. Na sequência, são apresentadas as considerações finais do trabalho, as referências consultadas e apêndices.

6
  • RODRIGO CEZAR LUNA DOS SANTOS
  • Pedagogia da intuição: ontologias e intuitividade na percepção de estudantes de música da UFPE 

  • Leader : CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
  • JUCIANE ARALDI BELTRAME
  • KLESIA GARCIA ANDRADE
  • MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS
  • Data: 30 sept. 2022


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  • Este estudo procura compreender a experiência da intuição na percepção de estudantes de técnicas de gravação, ao utilizarem softwares de produção musical, e como o conhecimento de um raciocínio analógico baseado em ontologias afeta essa percepção. No atual cenário de profusão da oferta de ferramentas digitais para a produção musical, observa-se uma fragmentação da aprendizagem. Nesse contexto, o desenvolvimento de uma intuitividade pode ser útil no enfrentamento de situações inéditas no uso das ditas “novas tecnologias”, cada vez mais frequentes. A pesquisa teve origem na própria reflexividade do autor e se apoia no “método intuitivo” de Bergson. A metodologia, de abordagem qualitativa, se baseia no conceito de “redução fenomenológica” de Husserl para a interpretação dos dados. Foram selecionados 6 participantes, dentre alunos da disciplina de técnicas de gravação, no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Pernambuco. O grupo foi dividido em dois subgrupos. O primeiro subgrupo selecionado realizou uma tarefa de mixagem em uma DAW desconhecida por eles. Em seguida, os dois subgrupos receberam uma videoaula sobre o raciocínio analógico baseado em ontologias. Por fim, o segundo grupo realizou a mesma tarefa, sob as mesmas condições do primeiro grupo. Os dados empíricos foram coletados a partir de um grupo focal que reuniu e discutiu as experiências dos sujeitos participantes. O primeiro grupo respondeu sobre como foi a experiência de receber informações de raciocínio analógico somente após a realização de sua atividade. Ao segundo subgrupo coube descrever a sua experiência de posse das informações e como era a realização de semelhante tarefa antes de receberem aquelas informações.

7
  • RINALDO ALEXANDRE GOMES DA SILVA
  • A OBRA DE RILDO HORA E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE BRASILEIRA NA GAITA CROMÁTICA

  • Leader : JOSIMAR JORGE VENTURA DE MORAIS
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • JOSIMAR JORGE VENTURA DE MORAIS
  • CARLOS SANDRONI
  • PAULO MARCONDES FERREIRA SOARES
  • Data: 26 oct. 2022


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  • Este trabalho consiste em uma pesquisa sobre como a expressividade instrumental pode exercer a indicação de uma identidade cultural. Para este fim, a mesma se deu mediante a análise da obra do gaitista brasileiro Rildo Hora, um dos maiores representantes da gaita cromática no Brasil, além de produtor musical, compositor e arranjador. Inicialmente a pesquisa parte da questão analítica em entender de que maneira Rildo Hora desenvolveu uma identidade musical na sua expressividade, tomando a gaita cromática como instrumento em suas composições e apresentações. No decorrer do trabalho desenvolvi reflexões referentes às questões da identidade cultural sob conceitos teóricos alicerçados nos estudos de Stuart Hall, Néstor Canclini e Pierre Bourdieu, além de apontar as escolhas metodológicas utilizadas. Em seguida construí uma contextualização histórica da gaita cromática, incluindo a sua trajetória no Brasil. Em continuação, mostrei uma breve biografia de Rildo Hora, iniciando assim a análise de sua obra sob o aspecto histórico, encerrando com a análise musical de duas de suas composições às quais representam sua expressão identitária. Por fim, realizei a exposição dos resultados obtidos diante do aprofundamento da pesquisa e das análises.

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  • ABRAÃO DE BARROS MARREIRA
  • INSERÇÃO SÓCIO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DA LICENCIATURA EM MÚSICA DA UFPE DE 2010 A 2015

  • Leader : DANIELA MARIA FERREIRA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • AMILCAR ALMEIDA BEZERRA
  • DANIELA MARIA FERREIRA
  • LUCIA MARIA DE ANDRADE DA SILVA CARAUBAS
  • Data: 29 nov. 2022


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  • O trabalho, que aqui apresentamos, teve por objetivo, compreender a inserção sócio profissional dos egressos do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que concluíram o curso entre 2010 e 2015. A pesquisa tomou por base as experiências musicais vividas pelos egressos ao longo das suas trajetórias acadêmicas, bem como aquelas que ocorreram antes do ingresso na Universidade. Para tanto, buscamos identificar os elementos mediadores, que permitiram aos mesmos, acumularem recursos sociais e culturais fundamentais para se inserirem profissionalmente no mercado de trabalho. Para isso, foi realizado um conjunto de 12 entrevistas que buscou reconstituir os espaços de socialização que foram significativos para o acúmulo de propriedades sociais e culturais na trajetória deles. A análise do material empírico apoiou-se na teoria dos sociólogos Claude Dubar e Pierre Bourdieu, além de outros estudos que tiveram por base seus aportes teóricos metodológicos. Os resultados encontrados a respeito do passado musical desses egressos, possuem uma associação com a convivência com a música no ambiente familiar, a iniciação musical ainda na infância, o acesso a equipamentos de reprodução fonográfica, a participação em grupos musicais, entre outros fatores, que foram decisivos para compreendermos suas escolhas relacionadas à decisão em cursarem a Licenciatura em Música. Além desses fatores, as socializações que foram realizadas pelos ex alunos no decorrer do curso, são também responsáveis pelas escolhas, que os conduziram em suas inserções sócio profissionais. Portanto, a pesquisa nos mostra que a inserção sócio profissional dos egressos do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) não depende exclusivamente dos investimentos musicais feitos no curso de Licenciatura em Música, mas das apostas e investimentos musicais que foram realizadas
    antes do ingresso na Universidade, bem como aqueles feitos no decorrer do curso e após a sua conclusão. A inserção sócio profissional faz com que percebam a precarização da profissão, e se deparam com a multiplicação de tarefas para as quais não foram formados

2021
Thèses
1
  • EMERSON RODRIGO DE OLIVEIRA CARDOSO
  • CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS SOBRE REPERTÓRIO NA APRENDIZAGEM  DE CLARINETA EM UMA ESCOLA DE MÚSICA ESPECIALIZADA

  • Leader : CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
  • ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
  • DANIELA MARIA FERREIRA
  • JOEL LUIS DA SILVA BARBOSA
  • Data: 25 févr. 2021


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  • Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como os alunos de clarineta constroem significados sobre o repertório exigido na aprendizagem deste instrumento em uma escola de música especializada. Os objetivos específicos foram] ao objetivo proposto se fez necessário identificar qual o repertório praticado pelos estudantes nas aulas de clarineta, analisar como ocorreu a receptividade e apropriação deste repertório e entender como o contexto social dos alunos influenciou no tipo de relação que eles tiveram com essas músicas. Para a discussão teórica foram adotadas contribuições de autores(as) que discutem sobre a socialização dos indivíduos (BERGER; LUCKMANN, 1985),o habitus conservatorial presente nas escolas formais de música (PEREIRA, 2014) e os significados que emergem da experiência do ser humano com arte musical (GREEN, 1997). A metodologia utilizada foi o estudo de caso com o uso de análise de documentos, como o plano do curso técnico de clarineta da instituição pesquisada, e também foram realizadas entrevistas semiestruturadas presenciais com quatro alunos que estavam no último ano do referido curso. Dos quatro participantes da pesquisa, dois são originários do interior do estado de Pernambuco e os outros dois são da região metropolitana do Recife. O contexto sociocultural dos entrevistados proporcionou a vivência de manifestações culturais características de suas localidades de origem e a esse fator somou-se o gosto musical dos pais e parentes próximos que causou influência sobre os participantes. Na escola especializada no ensino de música, os quatro entrevistados informaram que tiveram uma reação inicial de grande estranhamento com o repertório exclusivamente erudito aplicado nas aulas de clarineta. Os resultados da pesquisa apontam que para construir significados sobre essas obras, os participantes fizeram uso de ferramentas como a escuta musical e a pesquisa bibliográfica sobre assuntos contextuais que envolvem o repertório. Estes fatores permitiram uma familiaridade com essas músicas eruditas e uma melhor interpretação dos símbolos abstratos presentes na notação musical ocidental.

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  • HADASSA ROSSITER GONZAGA LUNA
  • FRED SPANN E SUAS “MÃOS MÁGICAS”: uma análise sobre memória coletiva e relações de poder no Coro Sinfônico do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil.

  • Leader : GUSTAVO ALVES ALONSO FERREIRA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • EDUARDO DE LIMA VISCONTI
  • GUSTAVO ALVES ALONSO FERREIRA
  • VALDIENE CARNEIRO PEREIRA
  • Data: 30 juin 2021


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  • Este trabalho busca compreender a referência de sucesso na atuação do maestro e missionário norte-americano Fred Spann na memória coletiva do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil e seu Coro Sinfônico. Que aspectos histórico-político-sociais marcam sua passagem pela instituição, contribuindo para seu estabelecimento. Como essas marcas ainda afetam seus sucessores, decorridos mais de 25 anos de sua ausência, ao lhe conferir um poder quase mítico. Em uma abordagem etnográfica, a observação participante atuou combinando entrevistas semiestruturadas e narrativas, a fim de perceber dados ocultos nos discursos a partir da livre expressão dos entrevistados e suas memórias, delimitando a análise ao período de atuação do maestro no Seminário até o final da década de 1980, quando preparava seu sucessor. Também foram analisados arquivos escritos e gravados, publicados pela instituição e fornecidos pelo autor, o que nos auxiliou a refletir sobre a construção de uma identidade coletiva e institucional. Os capítulos discorrem sobre o estabelecimento dos missionários protestantes do Sul dos Estados Unidos no Brasil, seu discurso anticatólico com argumento progressista apesar de moralista, e a corrida por influência política, que se estendeu através do desenvolvimento da denominação batista no país. As estratégias de visibilidade através da música e da mídia, assim como o destaque à autoridade representada pelas figuras do homem branco estrangeiro, pastor e maestro, encerravam em Fred a imagem perfeita do mito que precisava ser eternizado. Nosso campo de estudo se depara com um entrelaçamento de cenários e facetas já bem discutidos por teóricos da sociologia e filosofia, que são retomados num diálogo com os estudos de performance de Diana Taylor. Sua visão direcionada para a América Latina nos auxilia a estruturar roteiros que reiteram historicamente a manutenção do poder, e são encontrados nos discursos sobre nosso objeto, como parte integrante de um complexo de intenções.

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  • JARDEL PEREIRA DE SOUZA
  • THOMAZ CANTUÁRIA: PRODUÇÃO MUSICAL EM PERNAMBUCO DO SÉC. XIX

  • Leader : DANIELA MARIA FERREIRA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • DANIELA MARIA FERREIRA
  • ROGERIO MONTEIRO DE SIQUEIRA
  • SERGIO DIAS
  • WELLINGTON BARBOSA DA SILVA
  • Data: 22 juil. 2021


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  • O presente trabalho tem como principal objetivo discutir as possibilidades de sobrevivência, bem como o processo de mobilidade social, disponíveis para os músicos negros na sociedade pernambucana do séc. XIX. Através da trajetória de Thomaz Cantuária, músico pernambucano deste período histórico, procuramos discutir aguns pontos inerentes à atuação dos músicos negros nos espaços sociais pernambucanos do séc XIX, além da adequação necessária aos padrões sociais impostos para que músicos obtivessem êxito em suas trajetórias. Utilizaremos o conceito de configuração social, dado por Norbert Elias, de modo que indivíduo e sociedade serão vistos como duas partes de um mesmo processo social. Entre as principais fontes para este trabalho estão o acervo digital da Biblioteca Nacional, as anotações do musicólogo Jaime Diniz, localizadas na biblioteca do Instituto Ricardo Brennand, além de livros deste e de outros, com foco na música, história e comportamento ligados ao cotidiano pernambuco oitocentista. A pesquisa revela que a trajetória da Cantuária se constitui um caminho comum para os músicos negros na América portuguesa que, se diferenciando das práticas musicais na Europa, tinha uma configuração social específica. Veremos que esta configuração pode ter colaborado para a demora, em relação à Europa, de uma autonomia artística. Através deste estudo, a pesquisa também procurará contribuir para o preenchimento de uma lacuna histórica e musicológica da vida musical pernambucana oitocentista.

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  • RANNIER VENANCIO DE ASEVEDO SILVA
  • A TRANSMISSÃO DE SABERES MUSICAIS E SOCIAIS NO CAVALO MARINHO: O CAMINHO ENTRE AS ESTRELAS DO AMANHÃ E A ESTRELA BRILHANTE

  • Leader : LUCIANA FERREIRA MOURA MENDONCA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • LUCIANA FERREIRA MOURA MENDONCA
  • DANIELA MARIA FERREIRA
  • LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ
  • Data: 28 juil. 2021


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  • Este trabalho é fruto de uma vivência com o Cavalo Marinho Estrelas do Amanhã e o Cavalo Marinho Estrela Brilhante da cidade de Condado-PE, ambos mestrados pela Mestra Nice Teles, filha do Mestre Antônio Teles que continua o seu legado dentro dessa brincadeira popular. Ela se caracteriza principalmente por ser frenética e ter em alguns momentos uma longa duração chegando a oito horas de execução, através do que alguns autorxs chamam de teatro popular de rua, e que para os interlocutorxs dos grupos tem um significado muitas vezes familiar. Acontece geralmente nos períodos noturnos durante o segundo semestre do ano, se concentrando principalmente durante o ciclo natalino. Essa vivência foi planejada e executada através da Investigação Ação Participativa (IAP), a vertente desenvolvida principalmente pela sociologia sentipensante de Orlando Fals Borda, autor, pesquisador e gestor público colombiano. Se trata de uma epistemologia que se encaixou aqui as teorias sociais dos Estudos Culturais Britânicos, principalmente na figura de Stuart Hall, e também a sociologia latinoamericana de Néstor García Canclini, para tratar da realidade contemporânea de expressões culturais como o Cavalo Marinho aqui explicitado. Os objetivos giraram em torno da transmissão de saberes entre os grupos da Mestra Nice Teles, tentando descrever e debater sobre esse ponto importante para a salvaguarda e manutenção dos grupos e sua expressão da brincadeira. Pode-se notar a construção de possibilidades para que jovens e crianças tenham acesso aos saberes do Cavalo Marinho e avançar com eles também como parte importante de suas vidas e de seus significados sociais, abrindo portas e possibilidade, num contexto onde avançam as tecnologias de comunicação digital e as políticas públicas culturais ainda desiguais.
     

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  • INGRID FERNANDA RODRIGUES PEREIRA
  • MACUNAÍMA ÓPERA TUPI TRANS_CRIAÇÃO: O SELVAGEM E A MARGINAL NA ÓPERA DE IARA RENNÓ

  • Leader : BRUNO PEDROSA NOGUEIRA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • BRUNO PEDROSA NOGUEIRA
  • CARLOS SANDRONI
  • SHERRY MORGANA JUSTINO DE ALMEIDA
  • Data: 30 juil. 2021


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  • Este trabalho tem como objeto de estudo o espetáculo Macunaíma Ópera Tupi_Transcriação. O espetáculo trata-se de uma adaptação do romance Macunaíma, do escritor Modernista Mário de Andrade. A ópera, produzida e idealizada pela multiartista paulista Iara Espíndola Rennó foi encenada em São Paulo no ano de 2019. Também é realizado neste trabalho um estudo do panorama da distribuição da nova MPB paulistana e a distribuição da música marginal realizada por artistas independentes. Sempre focando no protagonismo feminino desta distribuição, verificando qual o espaço que as mulheres possuem dentro do mercado musical fora deste contexto mainstrem. Com a análise da ópera, é esperado demonstrar este universo político, feminino e transgressor da obra de Iara Rennó, como exemplo dessas produções. Para a realização dessa pesquisa foi realizada uma pesquisa exploratória e documental. A pesquisa de campo é detalhada como parte integrante desta escrita. A fundamentação teórica que rege esta pesquisa versa sobre a Intersemiose e a Teoria da adaptação de Linda Hutcheon (2013), Robert Stam (2008). Sobre o Projeto criador e Consumo musical com a teoria de Pierre Bourdieu (2001). E a crítica literária da obra de Macunaíma é feita através dos escritos de Telê Ancona Lopez (1988) e Gilda de Melo e Souza (1979). O objetivo do trabalho é ressignificar o Macunaíma, nos dias atuais, através da ótica da mulher contemporânea.

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  • SAIRA ESPERANZA VARGAS SANCHEZ
  • A GEOPOLÍTICA DA MÚSICA ANDINA NOS CURRÍCULOS DAS ESCOLAS SUPERIORES DE MÚSICA NO PERU”

  • Leader : SANDRO GUIMARAES DE SALLES
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • SANDRO GUIMARAES DE SALLES
  • SAULO FERREIRA FEITOSA
  • CLIMERIO DE OLIVEIRA SANTOS
  • Data: 20 oct. 2021


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  • Esse trabalho objetiva investigar a geopolítica do ensino de música no Peru, a partir da análise dos currículos das escolas superiores de música, focalizando-se no Conservatorio Nacional de Música (CNM) e na Escuela de Música de la Facultad de Artes Escénicas de la PUC-Perú. O aumento do ensino da música ocidental se fortalece frente à música andina tradicional, e esta última não está presente nas instituições de ensino superior. Sua ausência faz com que o ensino e a prática de música se concentrem especificamente nos processos de ensino e aprendizagem da música ocidental, que se sobrepõe à música andina, minimizando seu valor social, cultural e educacional. Para analisar a ausência da música andina, se faz uma análise documental dos currículos da educação superior relacionados à formação profissional musical, já que se considera que essa não-presença da cultura musical andina está relacionada à geopolítica do ensino de música, sendo desvalorizada pelo mesmo processo colonizador que reproduz e naturaliza o sistema ocidentalista dominador sobre a cultura andina.

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  • KATARINA MENESES DE LOURENÇO
  • A INFLUÊNCIA DAS ONDAS SONORAS NA POPULAÇÃO RECIFENSE DE 1930 A 1940: AS MODIFICAÇÕES OCORRIDAS PELO HÁBITO DA ESCUTA DO RÁDIO

  • Leader : JOSIMAR JORGE VENTURA DE MORAIS
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • AMILCAR ALMEIDA BEZERRA
  • JOSIMAR JORGE VENTURA DE MORAIS
  • PAULO MARCONDES FERREIRA SOARES
  • Data: 24 nov. 2021


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  • A presente pesquisa busca compreender as transformações ocorridas na sociedade do Recife com o advento da música relacionadas ao rádio durante os anos de 1930 a 1940.  No intuito de entender o papel que a música veiculada nesse instrumento de comunicação representou na sociedade recifense, realizamos uma pesquisa elencando a memória musical da Rádio Clube aos consumidores e trabalhadores daquela rádio. Este estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e de fontes iconográficas de imagens, áudios e audiovisuais disponibilizadas pelo Diário de Pernambuco e Fundação Joaquim Nabuco para posterior análise desses dados.  Embasados nos conceitos de ‘Habitus, Capital Cultural e Campo”, estabelecidos por Bourdieu, buscou-se   compreensão das mudanças que o hábito da escuta diária do rádio promoveu nos ouvintes recifenses. Observamos as mudanças tecnológicas e midiáticas, proporcionadas pelo rádio, que abriram espaço para novas formas de interpretar as canções, bem como o surgimento de um nicho mercadológico para instrumentistas, cantores e diversos profissionais do rádio. Como essas novas demandas de mercado e musicais influenciaram os ouvintes durante esses dez anos, modificando os hábitos desses agentes sociais.

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  • RAMON RIBEIRO PEREIRA
  • Música e modernismo em Cataguases (MG) na década de 1920

  • Leader : AMILCAR ALMEIDA BEZERRA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • AMILCAR ALMEIDA BEZERRA
  • CARLOS SANDRONI
  • LUIZ HENRIQUE ASSIS GARCIA
  • Data: 30 nov. 2021


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  • Esta pesquisa analisa a música e a circulação musical na cidade de Cataguases, interior do estado de Minas Gerais, ao longo da década de 1920. O objetivo é compreender em que medida a produção musical na cidade neste período: i) estaria circunscrita no processo de intensas transformações sociais e alternância de elites políticas e econômicas locais e ii) como as elites intelectuais percebiam, registravam e atuavam ativamente na construção das dinâmicas musicais e na produção vida pública. Para tanto, foi realizada pesquisa documental em um arquivo particular de um residente na cidade a fim de acessar o jornal local do período o Cataguazes. As noticias, reportagens e artigos de opinião manejados ajudaram a trazer para o primeiro plano a participação ativa da música e de músicos na construção da vida pública e dos círculos intelectuais. Por meio dessas evidências é possível observar o papel das elites econômicas, cafeeira e depois industrial, na promoção das tradicionais bandas de música de origem civil e militar, caracterizando-as como agentes ativos no cenário oficial e solene da cidade. Partindo do contexto de construção republicana das instituições no interior, o debate se volta para as noções de progresso que emergem na cidade e como o cinema, importante manifestação da modernidade, interage com a produção musical cataguasense. Considera-se também nos nexos existentes, mas pouco discutidos, entre o aclamado modernismo literário da cidade e a música. Enfatiza-se a difusão, produção e consumo do jazz, bem como a organização de uma jazz band local, bastante atrelada aos modernistas ou futuristas. O argumento que guia a pesquisa aposta na convivência e nas trocas entre músicos, saberes, partituras e arranjos que circulavam para suprir demandas civis, religiosas e de lazer: domínios fundantes da vida pública.

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