A GRANDEZA ABERTURA DE ÂNGULO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM MODELO EPISTEMOLÓGICO DE REFERÊNCIA À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS
Ângulo. Geometria. Grandezas e medidas. Didática da Matemática. Modelo epistemológico de referência. Teoria dos Campos Conceituais. Engenharia Didática.
O objetivo deste projeto de tese é construir, experimentar e validar um modelo epistemológico de referência, sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais, para o ensino de ângulo e de abertura de ângulo no 6º ano do Ensino Fundamental. A discussão sobre o ângulo está apoiada em dois momentos. No primeiro momento, debateu-se as quatro ideias (par de semirretas, região, rotação e inclinação) propostas por Balacheff. No segundo momento, realizou-se uma revisão sistemática de literatura com artigos, dissertações e teses publicadas de 1990 a 2020 que se debruçaram sobre o processo de ensino e/ou de aprendizagem desse objeto matemático nos diferentes níveis escolares. O marco teórico se trata da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud e do modelo didático-matemático construído para a área de figuras planas por Régine Douady e Marie-Jeanne Perrin-Glorian, porém estendido para a grandeza abertura de ângulo. A metodologia segue as quatro fases (análise preliminar, concepção e análise a priori, experimentação, e análise a posteriori e validação) da Engenharia Didática da primeira geração. Este projeto de tese, em desenvolvimento, está sendo realizado em um município situado na Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco.