Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉ FELLIPE QUEIROZ ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉ FELLIPE QUEIROZ ARAÚJO
DATA : 27/04/2023
LOCAL: remoto

APRENDIZAGEM SOBRE AMOSTRAGEM E CURVA NORMAL POR ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE DIFERENTES RECURSOS

Palavras - Chave: Amostragem. Curva Normal. Estatística e Probabilidade. Ensino Médio. Lápis e papel. Geogebra

A presente pesquisa tem como objetivo investigar o que estudantes do 3º ano do Ensino Médio (16/17 anos de idade) sabem e podem aprender sobre Amostragem, Curva Normal e suas relações. Nos apoiaremos no modelo de Letramento Estatístico e Probabilístico proposto por Gal (2002, 2005) e no modelo de Ciclo Investigativo elaborado por Guimarães e Gitirana (2013). Em termos metodológicos, para alcançar o referido objetivo, traçamos 4 estudos, dos quais os três primeiros já se encontram concluídos. No estudo 1, analisamos o que tem sido proposto sobre a Amostragem e a Curva Normal nos materiais para o ensino de Matemática (Livro de Projetos, Livros de Conhecimento do PNLD 2021). No estudo 2, analisamos o que tem sido proposto nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) referente a esses dois conceitos. Já no estudo 3, identificamos os conhecimentos iniciais de estudantes do 3º ano do Ensino Médio sobre a referida temática. A partir dos resultados encontrados nesses estudos, almejamos realizar o estudo 4, o qual contemplará uma intervenção de ensino para analisar a contribuição dos diferentes recursos (Lápis e papel e o software Geogebra) para a aprendizagem de Amostragem e Curva Normal de forma articulada. Dessa forma, acreditamos que a realização dessa pesquisa possibilitará importantes discussões e reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem da Amostragem e da Curva Normal no 3º ano do Ensino Médio, propiciando a ampliação das possibilidades para a realização desse processo com vistas a favorecer, aos estudantes, o entendimento sobre esses conceitos e dos fenômenos e situações do nosso cotidiano que comumente explicitam seus fundamentos e relação.

Presidente - 1121255 - GILDA LISBOA GUIMARAES
Interna - 1196238 - JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRAO SANTOS
Externo ao Programa - 1080166 - DIEGO BEZERRA DE MELO MACIEL - UFPEExterno à Instituição - HUMBERTO JOSÉ BORTOLOSSI - UFF
Externa à Instituição - LILIANA MABEL TAUBER