Banca de DEFESA: APARECIDA DA SILVA XAVIER BARROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: APARECIDA DA SILVA XAVIER BARROS
DATA : 17/03/2023
LOCAL: Webconferência (Google Meet) Link: meet.google.com/vpj-rtfr-crs

INFLUÊNCIAS DAS NORMAS SOCIAIS E DOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: caminhando por entre as trajetórias formativas e profissionais de pesquisadoras de destaque no Brasil

Normas sociais. Estereótipos de gênero. Bolsas de Produtividade. Pesquisadoras PQ 1A.

O objetivo geral desta tese foi analisar as influências das normas sociais e dos estereótipos de gênero nas trajetórias formativas e profissionais de bolsistas PQ 1A das áreas de matemática, física e química. Para isso, conduzimos uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratório e descritiva. A primeira etapa contemplou uma revisão da literatura, complementada pela análise documental; e a segunda etapa foi focada na realização de uma pesquisa narrativa, cujos resultados foram organizados no formato de textos de campo, a partir dos quais apresentamos as quatro participantes do estudo e interpretamos suas entrevistas, apresentadas no formato de crônicas. Em continuidade, elaboramos os textos de pesquisa através de um processo de interpretação e análise que equilibrou os dados produzidos por meio das entrevistas, as nossas experiências pessoais e profissionais e, ainda, o que trouxe a literatura consultada. Os achados da tese apontam que as entrevistadas não assimilaram percepções estereotipadas sobre profissões e gênero e que diferentes fatores observados nos âmbitos individual, familiar, escolar e social influenciaram suas escolhas das áreas de formação acadêmica, incluindo a identificação com a área escolhida, a influência da família e de professores. Com relação ao cotidiano de trabalho, verificamos que as discriminações de gênero e a imposição e reforço de papéis de gênero se constituíram como importantes influências das normas sociais e dos estereótipos de gênero. Neste sentido, para serem bem-sucedidas em suas respectivas áreas de atuação e em lugares estratégicos na ciência, as entrevistadas foram, de algum modo, persuadidas a ajustar seus comportamentos, esboçando uma certa resistência, mas também adaptação à ordem vigente nesses ambientes em que os valores masculinos são referência.

Presidente - 1743037 - THELMA PANERAI ALVES
Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Interna - 1229033 - PATRICIA SMITH CAVALCANTE
Externa ao Programa - 2660359 - CATARINA CARNEIRO GONCALVES - UFPEExterna à Instituição - NURIA PONS VILARDELL CAMAS - UFPR