Banca de DEFESA: JAIME CAVALCANTI DE SOUZA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAIME CAVALCANTI DE SOUZA JUNIOR
DATA : 03/02/2023
LOCAL: Via webconferência

GOOGLE FOR EDUCATION  NA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESDOBRAMENTOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR:

a ágora da assimilação da cultura digital e adequação da prática docente.

Palavras-chave: Google for Education, Apropriação tecnológica, Cultura digital.

Os avanços das tecnologias digitais e o surgimento de aportes didáticos inovadores têm moldado cenários no meio educacional capazes de impor à pedagogia desafios outros. Essas demandas não estão circunscritas ao âmbito funcional do uso das tecnologias digitais ou à adesão oportunista de aportes didáticos inovadores, mas às formas singulares de apropriação tecnológica. Por isso, se faz necessário refletir sobre como o sujeito docente mobiliza seus conhecimentos pedagógicos e seu imaginário cultural para dialogar com as tecnologias e encaminhar suas estratégias didáticas. O aparato dos Estudos Culturais e a estrutura da Cartografia de controvérsias foram essenciais para entender  como uma plataforma digital utilizada mundialmente pode se adequar ao desenvolvimento da cultura digital entre o corpo docente, garantindo os traços culturais locais, bem como distanciando os professores da lógica dos templates. O programa Google for Education tem o intento de fornecer um produto educacional universal, propondo um "artefato tecnológico" expansivo e com atualizações recorrentes. Porém, a falta duma cultura digital apropriada acaba por suscitar uma concepção simplificada, tomando-o como um "artefato" sem alma, o que contradiz, de maneira excessiva, hermenêuticas recentes acerca da tecnologia, tal como os pressupostos de Bruno Latour e Andrew Feenberg, aos quais percebem que os objetos não são desprovidos de "ânima" conforme pensavam os modernos. Posto isto, quais seriam as saídas para este labirinto de décadas? Como suscitar, entre professores e atores diversos, a percepção de que estas tecnologias não são simplificadas extensões do corpo humano, ou seja, uma "res extensa" (como pressupunha Descartes). Com efeito, a simples adesão das ferramentas disponíveis na plataforma não são suficientes para que o campo pedagógico seja renovado, afinal, é preciso que o professor reveja esses objetos como detentores de "alma", pois fazem parte daquilo que Bruno Latour chamava de "rede sociotécnica"; desvelando, portanto, um cenário onde humanos e não-humanos colaboram na construção do saber". Para tanto, a imersão em uma escola privada localizada em Recife-PE, tida como a primeira escola da Região Nordeste a implementar um espaço físico de aprendizagem vinculado à plataforma Google for Education, foi fundamental para o rumo da pesquisa participante entre os anos de 2016 e 2019. O propósito da pesquisa foi analisar as implicações culturais, pedagógicas e tecnológicas advindas da implantação da plataforma Google na escola de educação básica. Especificamente, o estudo objetivou: Descrever os processos estratégicos de implantação do Google for Education; Identificar as iniciativas de apropriação tecnológica e aplicação didática; Analisar o letramento digital, no fluxo de novas associações e na composição de uma nova ecologia cognitiva; Levantar possíveis iniciativas de consolidação de redes a partir da lógica de convergência. A coleta de dados se deu através de levantamento de documentos, entrevistas e questionários. Para tanto, a análise de conteúdo amparada pelos elementos do pensamento computacional foram essenciais para entender os resultados, os quais evidenciam que a tecnologia cultural, neste processo, tem um papel imprescindível para subsidiar projetos de tecnologia com finalidades de novas ecologias cognitivas no espaço escolar.

Presidente - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Externo à Instituição - JOSE AIRES DE CASTRO FILHO - UFC
Interna - 1229033 - PATRICIA SMITH CAVALCANTE
Externo à Instituição - ROMILDO MORANT DE HOLANDA - UFRPE