Banca de DEFESA: DIÊGO BEZERRA DE MELO MACIEL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIÊGO BEZERRA DE MELO MACIEL
DATA : 15/02/2023
LOCAL: Webconferência (Google Meet)

TIPOLOGIA DAS CONDIÇÕES DE LETRAMENTO ESTATÍSTICO DOS ESTUDANTES BRASILEIROS DE ECONOMIA: O QUE REVELA O ENADE?

Educação Estatística; Ensino Superior; Grade of Membership

Essa pesquisa teve como objetivo propor uma Tipologia para as Condições de Letramento Estatístico dos estudantes brasileiros de Economia. Para tanto, buscou-se: i) identificar se a perspectiva do Letramento Estatístico (LE) esteve presente nas questões que envolveram Estatística no Enade/2018 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes); ii) analisar o desempenho discente nessas questões; e iii) apresentar explicações desse desempenho por meio de um conjunto de fatores associados às características sociodemográficas do estudante, sua situação acadêmica e o nível de percepção acerca da existência das práticas de LE no ambiente de ensino e sobre o próprio Enade. A análise evidenciou que as questões de Estatística demandaram habilidades de LE, valorizando uma postura crítica diante de informações, superando crenças pessoais para interpretar dados e dispensando o uso de fórmulas e cálculos matemáticos complexos. Além disso, o contexto das questões trouxe, na maior parte das vezes, situações de pesquisas socioeconômicas verídicas. Entretanto, o percentual médio de acerto dos estudantes foi baixo (49,13% em Análise Descritiva; 39,94% em Probabilidade e 33,03% em Inferência Estatística). A Tipologia das Condições de LE - obtida, via uso do método Grade of Membersship – possibilitou a identificação de padrões caracterizadores dessas Condições de LE (Perfis Extremos), bem como estimativas dos graus de pertinência de cada estudante a tais padrões. A Tipologia revelou um complexo sistema de imbricamento entre os níveis de LE estabelecidos e as diversas características investigadas, com aspectos claramente hierárquicos em relação, principalmente, ao domínio Estatístico dos graduandos. Foram identificados três perfis extremos de Condições de LE:  Condições Avessas ao LE; Condições Intermediárias para o LE; e Condições Propícias ao Letramento. O grupo de Condições Avessas (6%) esteve mais associado aos menores níveis de desempenho, faixas etárias mais avançadas, maior nível de fragilidade familiar e maiores percentuais dos matriculados em cursos EaD particulares. Grande parte desses estudantes sentiram-se desmotivados no momento do Enade e revelaram os maiores níveis de discordância sobre práticas de LE durante sua formação. Em situação oposta, os estudantes nas Condições Propícias (35,10%) exibiram maiores percentuais de acerto, aglutinando, com maior ênfase, indivíduos mais novos, com as melhores situações familiares e oriundos de faculdades privadas. Esses perceberam, plenamente, práticas de LE durante seu processo de aprendizagem. Nas Condições Intermediárias figurou a maior parte dos estudantes (55,70%). Esse grupo esteve mais propenso a exibir um desempenho intermediário no Enade, ser proveniente de universidades públicas, apresentar maiores níveis de desenvolvimento extracurricular e perceberem, razoavelmente, a presença de práticas de LE em sala de aula. A forma de abordagem do conteúdo chamou atenção como uma das principais causas de dificuldades apontadas pelos estudantes diante das questões do Enade. Por conta disso, inferiu-se que a maior parte dos graduandos parece ter experimentado uma aprendizagem que destoou das habilidades colocadas pelo LE e pautadas pelas DNC dos cursos. A forte associação entre maiores níveis de LE com graus mais elevados de percepção plena acerca das práticas de LE tornou a percepção discente como um fator relevante e inovador para explicar o desempenho estatístico dos graduandos de Economia, no Enade/2018. Isso torna, possivelmente, a Tipologia das Condições de LE como um importante instrumental teórico-metodológico para análise do desenvolvimento do LE no ensino superior.

Externo à Instituição - CELSO RIBEIRO CAMPOS - PUC - SP
Externo à Instituição - CEZAR AUGUSTO CERQUEIRA - UPE
Presidente - 1121255 - GILDA LISBOA GUIMARAES
Externa à Instituição - MARÍA DEL MAR LÓPEZ MARTÍN