Banca de DEFESA: JHONATAN DE HOLANDA CAVALCANTI

DISCENTE: JHONATAN DE HOLANDA CAVALCANTI
DATA : 16/01/2023
LOCAL: online

ARTICULAÇÃO ENTRE A REPRESENTAÇÃO ALGÉBRICA E A REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA DO OBJETO RETA UTILIZANDO O SOFTWARE FUNCTION STUDIUM

Articulação. Representação Algébrica. Representação Geométrica. Registros de Representação Semiótica. Reta.

Esta pesquisa tem por objetivo principal analisar como estudantes do 3º ano do ensino médio realizam a articulação entre a representação algébrica e a representação geométrica do objeto reta, dispondo-se do software Function Studium como ferramenta a ser utilizada nesse processo. Para contemplar o objetivo previamente exposto, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: (a) Investigar as dificuldades apresentadas pelos estudantes do 3º ano do ensino médio ao realizarem a articulação entre a representação algébrica e a representação geométrica do objeto reta. (b) Compreender as implicações desse software sobre a articulação entre a representação algébrica e a representação geométrica do objeto reta. (c) Discutir a utilização do software em relação à articulação entre a representação algébrica e a representação geométrica do objeto reta. (d) Analisar criticamente as potencialidades e as dificuldades/limitações do software quanto à articulação entre a representação algébrica e a representação geométrica do objeto reta, na perspectiva de elaborar funcionalidades para possíveis modificações dentro desse ambiente. O quadro teórico é constituído pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), proposta por Duval. Nessa perspectiva, realizamos uma análise prévia em relação ao objeto reta à luz da Engenharia Didático-Informática (EDI) considerando-se suas dimensões epistemológica, didática, cognitiva e informática, interligando-as. Além disso, utilizamos a EDI como quadro de análise/quadro de referência para a utilização de software educativo para um artefato que já foi desenvolvido. Com isso, percebemos a necessidade de propor situações utilizando como ferramenta o software Function Studium, levando em consideração nosso aporte teórico e os estudos preliminares realizados. As situações foram experimentadas e analisadas a fim de realizarmos uma análise crítica do software a partir da EDI, apontando suas potencialidades e dificuldades/limitações, na perspectiva de aprimoramento da tecnologia.

Presidente - 2318859 - FRANCK GILBERT RENE BELLEMAIN
Interna - ***.194.106-** - IRACEMA CAMPOS CUSATI - UPE
Externo à Instituição - RICARDO TIBURCIO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 29/12/2022 11:22