A integração da Abordagem Documental do Didático com um processo de design para a idealização de uma plataforma direcionada ao planejamento docente no ensino de geometria
Geometria; Planejamento docente; Trabalho documental;processo de design
Partindo das necessidades e complexidades que englobam as atividades docente na área de matemática, este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida a partir da integração de um processo de design com a teoria da abordagem documental do didático, a fim de idealizar uma plataforma que auxiliasse o planejamento docente online direcionado ao ensino de geometria. Tendo como objetivos: analisar o planejamento e ensino de conhecimentos geométricos, elaborar uma estrutura metodológica com base em um processo de design e na abordagem documental, analisar os dados obtidos com base nas pesquisas primárias e secundárias sobre o tema da pesquisa e idealizar e prototipar uma plataforma para dar suporte a autoria docente online no ensino de geometria. A estrutura metodológica foi composta por sete etapas e em cada uma delas foram aplicados métodos que ajudaram na obtenção de dados que embasaram todo o processo de desenvolvimento da pesquisa: 1. Definição, com realização de pesquisa de campo, aplicação de método das perguntas e mapeamento do problema; 2. Pesquisa, sendo aplicadas a primária (estudos prévios dos autores) e secundária (estudos desenvolvidos por outros autores); 3. Idealização, com aplicação de duas investigações realizadas à luz da investigação reflexiva em duas disciplinas da área de geometria e a aplicação de um brainstorming com participação de um grupo de sete especialistas de diferentes áreas; 4. Prototipação, considerando o nível de fidelidade com o produto final; 5. Seleção, das melhores ideias de layout e interações prototipadas; 6. Implementação, em nossa pesquisa será realizada de maneira laboratorial, não em ambiente real de aula devido ao tempo; 7. Aprendizagem, análise dos resultados obtidos e do processo estruturado. Com o fim da aplicação dessa pesquisa espera-se obter um protótipo de uma plataforma focada no planejamento do professor de geometria que integre uma variedade de representações de um mesmo objeto cognitivo, estimule a autoria docente, possibilite a articulação entre recursos e auxilie na redução do tempo gasto no trabalho documental dos professores.