Banca de DEFESA: JACIELE HOSANA SANTOS DA SILVA

DISCENTE: JACIELE HOSANA SANTOS DA SILVA
DATA : 15/12/2022
LOCAL: https://meet.google.com/abu-agnw-ixf

Trajetória Documental de Professores de Escolas do Campo sobre o Ensino de Área de Figuras Planas nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Abordagem Documental do Didático; Educação do Campo; Trajetória Documental; Recursos; Área de figuras planas; Anos finais do Ensino Fundamental.

A pesquisa se insere nos domínios da Educação Matemática e da Educação do Campo, particularizando o trabalho documental dos professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental em escolas do campo, para ensinar o conceito de área de figuras planas. Delimitamos como objetivo geral compreender a trajetória documental de professores que atuam em escolas do campo para ensinar o conceito de área de figuras planas. E como objetivos específicos: identificar eventos e recursos utilizados por professores dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas do campo no ensino de área de figuras planas; construir as trajetórias documentais de professores de matemática, a partir dos eventos e recursos identificados; validar as trajetórias construídas com os professores; e estabelecer relações entre as trajetórias documentais dos professores e as atividades produtivas camponesas do lugar. Os dados da pesquisa foram coletados com dois professores de escolas do campo, tendo por base a metodologia de investigação reflexiva no quadro da Abordagem Documental do Didático. Os recursos e eventos que tivermos acesso, por meio das respostas dos professores e das observações realizadas, nos possibilitaram construir as trajetórias documentais sobre o ensino de área de figuras planas. Considerando que a pesquisa foi realizada no período pandêmico da Covid-19, conjecturamos que as escolhas dos professores investigados, em termos de recursos e de eventos, foram influenciadas pelo uso de recursos digitais, ao mesmo tempo que podem ter limitado o uso de outros recursos, inclusive, daqueles que são mais característicos das atividades produtivas camponesas do lugar. Ao analisarem as trajetórias documentais que construímos, com fins de reflexão e validação, os professores destacaram recursos que constavam nessas trajetórias e que não haviam identificado como tal, embora os utilizassem nas suas aulas. Apontaram também eventos e recursos que consideravam importantes e não verbalizaram em suas respostas anteriores.

Presidente - 2306894 - IRANETE MARIA DA SILVA LIMA
Interna - ***.085.004-** - MARILENE ROSA DOS SANTOS - UPE
Externa à Instituição - KATIANE DE MORAES ROCHA - UFMS
Notícia cadastrada em: 12/12/2022 19:31