Banca de DEFESA: ANDERSON RODRIGO OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON RODRIGO OLIVEIRA DA SILVA
DATA : 01/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Vídeoconferência
TÍTULO:

PROBABILIDADE SUBJETIVA NO ENSINO MÉDIO: constituição de indicadores epistêmicos e o conhecimento de estudantes


PALAVRAS-CHAVES:

educação estatística; letramento probabilístico; probabilidade subjetiva; ensino médio.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

A probabilidade tem relevante papel social com o auxílio à leitura, interpretação e tomada de decisões em contextos que envolvem diferentes situação de caráter aleatório. No campo da Educação Probabilística há a orientação para um trabalho em sala de aula que aborde a probabilidade e seus diferentes significados.  A literatura atual aponta que estudos sobre as relações entre estudantes e a Probabilidade Subjetiva ainda se encontram raros. Este estudo tem como foco central o Significado Subjetivo de Probabilidade e como objetivo Investigar os conhecimentos sobre probabilidade subjetiva de estudantes do Ensino à luz de indicadores epistêmicos. Metodologicamente, foram selecionados 10 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública situada na cidade de Pesqueira-PE para responder a três questionários. Os questionários foram divididos em três fases: um inicial, abordando problemas de probabilidade subjetiva; um questionário de simulação do jogo das portas, e um terceiro questionário envolvendo todos os indicadores epistêmicos de probabilidade subjetiva elaborados no estudo. Os resultados apontaram para uma boa compreensão dos estudantes acerca das facetas do significado subjetivo. No entanto, houve dificuldades relativas aos cálculos básicos de probabilidade, tais como probabilidade condicional, ou saída do espectro da equiprobabilidade. Problemas próximos daqueles encontrados nos livros didáticos apresentaram menores dificuldades de interpretação e manipulação algorítmica. Uma fragilidade do estudo reside em não ter sido vivenciado um processo interventivo especificamente sobre os múltiplos significados de probabilidade. Assim, defendemos que a abordagem do saber probabilidade seja acompanhada de seus diferentes significados, de forma a desenvolver uma visão holística do conceito. 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1196238 - JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRAO SANTOS
Interno - 2891219 - JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO
Externa à Instituição - CILEDA DE QUEIROZ E SILVA COUTINHO - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 12/12/2022 13:39
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