Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA CARNEIRO DE HOLANDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA CARNEIRO DE HOLANDA
DATA : 01/02/2023
LOCAL: Recife
TÍTULO:

DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O USO DA TECNOLOGIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: diálogos na Creche Vovô Artur da Rede Municipal de Recife


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Infantil. Tecnologias. Diálogos


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Este projeto de pesquisa surge de questionamentos pessoais como técnica da educação infantil da rede municipal de ensino do Recife, ao realizar visitas nas unidades educacionais, com a intenção de entender como a prática pedagógica dos professores acontece com o uso de tecnologias. Deste modo, busco compreender as aproximações e as dinâmicas que se constituem na dialogicidade com crianças das faixas etárias de 4 e 5 anos, correspondendo aos Grupos IV e V da educação infantil, que trazem suas particularidades no contato digital, e que muitas vezes é contraditónria com a experiência no espaço escolar. Para elucidar tal uso de tecnologias na educação infantil, lanço a seguinte questão: quais são os usos de tecnologias na prática pedagógica dos docentes da Educação Infantil da rede municipal de Recife? Nesta perspectiva, temos a hipótese de que os usos de tecnologias na educação infantil buscam aproximações com os diferentes usos sociais da tecnologia, pautados nas múltiplas linguagens que a própria tecnologia permite, particularmente, quanto à estimulação. Para vivenciar a experiência com a tecnologia na prática pedagógica, os objetivos que  permeiam esta pesquisa irão tratar de: analisar os usos de tecnologia na prática pedagógica das docentes na Creche Municipal Vovô Artur; identificar as experiências na Creche Municipal Vovô Artur no uso da linguagem tecnológica e sua multiplicidade de sentidos; e analisar junto aos docentes as narrativas de experimentação e problematização tecnológica na educação infantil. A metodologia da pesquisa se circunscreve ao estudo de caso, tendo como estratégia metodológica a pesquisa ação, e a coleta de dados através de entrevistas, e participação no planejamento e prática pedagógica junto a esses Grupos da educação infantil.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1202339 - SERGIO PAULINO ABRANCHES
Interna - 1229033 - PATRICIA SMITH CAVALCANTE
Externa ao Programa - 2660359 - CATARINA CARNEIRO GONCALVES - UFPEExterna ao Programa - 2249473 - VIVIANE DE BONA - UFPEExterna à Instituição - TACIANA PONTUAL DA ROCHA FALCAO - UFRPE
Notícia cadastrada em: 05/12/2022 10:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07