UM PASSO ALÉM DA EMOÇÃO: o uso de tecnologia a partir da gratidão como pedagogia na formação continuada de docentes
Uso de tecnologias. Gratidão como Pedagogia. Formação continuada.
Este estudo tem por objetivo analisar como os docentes em formação continuada percebem o uso de tecnologias no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas na perspectiva da gratidão como pedagogia. Nossos objetivos específicos são: Identificar a percepção dos docentes sobre gratidão como pedagogia na formação continuada; Analisar como os docentes integram as tecnologias na preparação de suas práticas pedagógicas a partir da gratidão como pedagogia; Investigar como os docentes integram os recursos tecnológicos como parte das estratégias para vivenciar a gratidão como pedagogia; Identificar os desafios percebidos pelos docentes em formação continuada quanto ao uso da tecnologia em suas práticas a partir da gratidão como pedagogia. Diante destes objetivos temos como hipótese que: os docentes em formação continuada percebem o uso de tecnologias no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas na perspectiva da gratidão como pedagogia como um desafio que precisa ser vencido primeiro por eles mesmos, visto que a ação precisa ser sentida e aplicada com propósito visando uma sala de aula ativa (acordada), além de perceberem que o uso da tecnologia pode ser um forte viés de práticas de gratidão dentro de uma ação intencional, possibilitando transpor barreiras e um caminho possível para trabalhar habilidades socioemocionais e construção de novas práticas, com proposições de vida sendo polinizada em uma rede de transferência de gratidão, motivando muitos a estarem acordados em sala de aula e na vida. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, do tipo estudo de caso, com método pesquisa ação participante com instrumentos de coleta de dados documental. A análise de conteúdo de Bardin vai ser o método utilizado para o tratamento dos dados