Banca de DEFESA: JOSE EDIVAM BRAZ SANTANA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE EDIVAM BRAZ SANTANA
DATA : 16/12/2022
LOCAL: Webconferência (Google Meet)

CONTRATO DIDÁTICO E REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: inter-relações no ensino da Função Afim no 1º ano do Ensino Médio

Função afim. Contrato Didático. Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Ensino Médio.

Este estudo teve por objetivo geral analisar inter-relações entre o contrato didático, estabelecido por uma professora de matemática e seus estudantes do 1º ano do Ensino Médio, e os registros de representação semiótica mobilizados na relação didática durante o ensino da função afim. A escolha pela função afim se deu pelas inquietações advindas das dificuldades de aprendizagem por parte dos estudantes acerca desse objeto de ensino e pela necessidade de se repensar os métodos de ensino utilizados em sala de aula no contexto desse objeto matemático, de forma particular. Adota como referencial teórico o contrato de didático – CD e a teoria dos registros de representação semiótica – TRRS. O contrato didático, importante pilar da teoria das situações didáticas, foi estudado inicialmente por Guy Brousseau e diz respeito à divisão de responsabilidades na sala de aula entre professor e estudante, na gestão de um saber. A teoria dos registros de representação semiótica, por sua vez, foi desenvolvida por Raymond Duval e defende, quando do ensino dos objetos matemáticos, a importância da exploração de diferentes registros de representação, os quais exercem papel importante na aprendizagem da matemática e se configuram como elementos essenciais para a compreensão de conceitos, a argumentação e raciocínio. Utiliza abordagem qualitativa de cunho etnográfico para o estudo empírico, desenvolvido em uma escola pública estadual da cidade de Afogados da Ingazeira PE. Como instrumentos de coleta dos dados foram utilizados: entrevista prévia (semiestruturada) com a professora participante; observação, com videogravação de 20 (vinte) aulas ministradas sobre a função afim e; diário de bordo do investigador. Para a análise dos dados foram utilizadas categorias que emergiram a partir dos referenciais teóricos, colocadas em inter-relação: caracterização/tipologia de CD estabelecido, expectativas, negociações, regras, rupturas, renegociações (elementos do CD) e; representações da função afim e coordenação, transformações semióticas, variação de congruência ou não congruência semântica (elementos da TRRS). Os resultados obtidos sugerem que a maneira como o professor gerencia o saber em cena, as situações propostas, as expectativas em relação aos estudantes, a divisão de responsabilidades, as regras instituídas na relação didática, é influenciada e ao mesmo tempo influencia os registros de representação semiótica do objeto matemático em estudo – em nosso caso, a função afim; mobilizados em sua prática. Por outro lado, os tipos de registros de representação semiótica mobilizados, a coordenação entre esses registros, suas transformações, as variações de congruência ou não congruência semântica, favorecidos na relação didática sugerem que determinado tipo de contrato didático seja estabelecido. Assim, consideramos que existem inter-relações de estreita aproximação, ou seja, uma relação mútua, entre o contrato didático estabelecido e os registros de representação semiótica mobilizados na relação didática.

Presidente - 2377374 - ROSINALDA AURORA DE MELO TELES
Interna - 2306894 - IRANETE MARIA DA SILVA LIMA
Interna - ***.709.914-** - KATIA MARIA DE MEDEIROS - UEPB
Interno - 1132569 - MARCELO CAMARA DOS SANTOS