Banca de QUALIFICAÇÃO: DANILO PONTUAL DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANILO PONTUAL DE MELO
DATA : 13/12/2022
LOCAL: Remotamente via Goolge Meet

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: DOCUMENTOS OFICIAIS, LIVROS DIDÁTICOS E CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO

Educação Financeira Escolar. Currículo. Documentos oficiais. Livros didáticos. Conhecimentos de professores. Temas Contemporâneos Transversais e Integradores.

A pesquisa tem como objetivo analisar o ensino da Educação Financeira Escolar (EFE) no Ensino Médio, de forma transversal às diferentes áreas do conhecimento, a partir de documentos oficiais (currículo prescrito), livros didáticos (currículo apresentado) e conhecimentos de professores (currículo moldado). Para fundamentá-la, utilizamos como referencial teórico as discussões de Sacristán (2017) a respeito das instâncias curriculares que permeiam a prática em sala de aula. De forma específica em relação a EFE, apoiamo-nos nas temáticas encontradas e elencadas por Santos (2017) em seu estudo de análise de livros didáticos e nas perspectivas de EFE apresentadas por Vaz e Nasser (2021), além de outros diversos estudos da área que nos ajudam a discutir a EFE. A pesquisa está organizada em três estudos, que buscam alcançar cada um dos objetivos específicos elencados. O primeiro estudo corresponde à análise de como a EFE é apresentada nos documentos, quais orientações e perspectivas empregadas à temática, houve avanço e/ou aprofundamento com a publicação dos documentos curriculares atuais? E está relacionado ao objetivo especifico de compreender orientações presentes nos seguintes documentos curriculares oficiais (currículo prescrito): PCNs (1998) (2000), BNCC (2018) (2019), Parâmetros Curriculares da Educação Básica de Pernambuco (2012) e Currículo de Pernambuco (2021) a respeito da Educação Financeira Escolar no Ensino Médio. No segundo estudo realizamos análise de livros didáticos com o objetivo de  verificar se e como a Educação Financeira Escolar está presente em livros didáticos (currículo prescrito) do PNLD (2018) e PNLD (2021) das diferentes áreas do conhecimento para o Ensino Médio, além de identificar as temáticas e perspectivas apontadas por Santos (2017) e Vaz e Nasser (2021), respectivamente. O terceiro estudo está relacionado ao objetivo específico de investigar conhecimentos de professores (currículo moldado) de diferentes áreas do conhecimento no Ensino Médio sobre a EFE, a partir de entrevistas semiestruturadas e de planos, roteiros e/ou sequências de aulas de EF relacionados com cada área do conhecimento. A respeito dos resultados prévios podemos destacar os seguintes pontos. Os documentos curriculares atuais apresentaram avanços em relação às orientações presentes nos documentos anteriores. Além disso, identificamos orientações implícitas e/ou explícitas em todas as areas do conhecimento. Em relação aos livros didáticos analisados até o momento, encontramos atividades de EF em todos os livros analisados, do PNLD (2018) e (2021), com destaque para o livro de matemática que apresentou um avanço na qualidade das atividades propostas no PNLD atual em relação ao anterior, em que o livro analisado apresentou atividades com poucas possibilidades de aprofundamento crítico e reflexivo. Em relação ao terceiro estudo, realizamos um piloto com cinco professores, um de cada área do conhecimento, e um professor de projeto de vida, estamos em processo de análise, mas podemos destacar que de forma geral os professores participantes inicialmente consideram que a EF possui estreita relação com conhecimentos matemáticos, em uma perspectiva voltada para a gestão das finanças pessoais, no entanto, durante a entrevista, a partir das questões apresentadas foram ampliando as possibilidade de abordar a EF relacionadas a suas áreas de conhecimento.

Presidente - 2357016 - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA
Interna - 2345694 - PAULA MOREIRA BALTAR BELLEMAIN
Externa ao Programa - 2346942 - SINTRIA LABRES LAUTERT - UFPEExterna à Instituição - LILIAN NASSER - UFRJ
Externa à Instituição - RÚBIA BARCELOS AMARAL SCHIO - UNESP