Banca de DEFESA: RAPHAEL DE FRANÇA E SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAPHAEL DE FRANÇA E SILVA
DATA : 28/11/2022
HORA: 09:00
LOCAL: UFPE
TÍTULO:

INDICADORES PARA UMA AVALIAÇÃO FORMADORA COM MOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS TRANSMIDIÁTICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação Formadora; Transmídia;Competências Transmídiáticas; Narrativas Transmídiáticas; Avaliação de Aprendizagem.


PÁGINAS: 200
RESUMO:

Esta tese de doutorado foi desenvolvida no âmbito do grupo de pesquisa Mídias Digitais e Mediações Interculturais (MDMI), vinculado ao programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), na linha de pesquisa Educação Tecnológica, levando em consideração as rupturas provocadas pela cultura digital e fazendo emergir uma cultura da convergência dos meios de comunicação, que dá origem a novas maneiras de estruturação do discurso e que passa a se manifestar de maneira multimodal e transmidiática. Nesse contexto, surgem demandas para o desenvolvimento de competências transmidiáticas, de modo que os indivíduos se tornem aptos à compreensão e criação de sentidos a partir da transmidiação, reconhecendo competências que surgem a partir do contato com a cultura digital transmidiática. Em contrapartida, a avaliação de aprendizagem na educação necessita de uma ruptura com a cultura do teste, fazendo emergir a cultura da avaliação. Diante disso, propomos uma avaliação formadora, evidenciada no paradigma construtivista e que possibilita ao professor atuar como mediador entre o estudante e o conhecimento. O objetivo é desenvolver indicadores avaliativos que possam mostrar caminhos para uma avaliação formadora com mobilização de competências transmidiáticas em salas de aula. Nossa hipótese é a de que é possível sistematizar as experiências da educação transmidiática, levando ao desenvolvimento de um modelo com indicadores para avaliação em dinâmicas que mobilizem competências transmidiáticas, pavimentando as bases necessárias à criação de uma dinâmica de avaliação formadora com competências transmidiáticas para criação de sentidos no processo de aprendizagem, permitindo aos docentes avaliar o desenvolvimento de competências transversais, relacionadas à práxis na cultura digital transmidiática, potencializando a abordagem em conjunto aos conteúdos presentes nos currículos de cada área de conhecimento. Como referencial teórico, utilizamos o conceito de avaliação como mediação, segundo Hoffmann (1994; 2004); e de avaliação formadora, segundo Pinto (2016). No que se refere à cultura da convergência e às competências transmidiáticas, trazemos Jenkins (2009; 2010) e Scolari (2018a; 2018b). A fim de possibilitar um olhar crítico acerca das competências transmidiáticas, utilizamos a análise realizada por Ledesma (2019) sobre o projeto Literacia Transmedia, além dos conceitos de plataformização (POELL, NIEGBORG, VAN DJICK, 2019; VAN DJICK e POELL, 2018), colonialidade e pedagogia decolonial (MIGNOLO, 2019; WALSH, 2013; 2019). Esta pesquisa é de natureza qualitativa, de caráter exploratório, descritivo e analítico, cujo percurso inicia com uma revisão sistemática de literatura (SAMPAIO e MANCINI, 2007), a partir da qual sistematizamos experiências científicas, criando duas categorias de análise: trabalhos teórico-potenciais e teórico-experienciais. Com a análise dos trabalhos teórico-experienciais, realizamos 4 ciclos de codificação de Saldaña (2013), com caráter de codificação descritiva, de procedimentos, de mapeamento de código e de padrão. Com o processo de codificação, pudemos construir 4 categorias de indicadores avaliativos para o desenvolvimento de competências transmídia: Compreensão Transmídia; Criação de Conteúdo e Sentido; Gestão Pessoal, Social e de Conteúdo; e Intervenção Transmidiática Crítica. A partir dessas categorias, sistematizamos os indicadores para viabilizar a avaliação de competências transmídiáticas em sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1743037 - THELMA PANERAI ALVES
Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Interno - 1808601 - MARCELO SABBATINI
Externo à Instituição - EBER GUSTAVO DA SILVA GOMES - UPE
Externa à Instituição - NURIA PONS VILARDELL CAMAS - UFPR
Notícia cadastrada em: 03/11/2022 15:28
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