Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA ALEXANDRE BARBOZA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLA ALEXANDRE BARBOZA DE SOUSA
DATA : 26/10/2022
LOCAL: online
TÍTULO:

Cenários futuros para uma educação online: perspectivas da inovação no ensino superior


PALAVRAS-CHAVES:

Cenarização de futuro; Educação online; Ead; Inovação educacional.


PÁGINAS: 98
RESUMO:

A presente pesquisa propôs investigar os quatro principais cenários futuros da educação online, com foco no ensino superior. Traz como base epistemológica a Teoria da Complexidade de Morin, por basear-se em aspectos multidimensionais que buscam distinguir, ligar e aceitar o desafio das incertezas. Neste estudo a definição de inovação utilizada é de Christensen (2009), na qual a inovação atende a necessidades prementes não atendidas, podendo ser complexa, especificamente situada e com a possibilidade de acontecer em multiníveis (produtos, processos e serviços), com objetivo de sustentar uma trajetória. Para o campo educacional, complementamos com a definição da OCDE (2010) de que a inovação é qualquer mudança dinâmica destinada a agregar valor ao processo educacional e culminar em resultados mensuráveis, seja em termos de satisfação das partes interessadas ou desempenho educacional. A tese tece uma costura entre a metodologia de cenarização, já utilizada por mais de trinta setores da sociedade, os processos de inovação na educação e os conceitos de EaD e Educação online, para que olhemos o futuro como um campo de pesquisa e como locus de inovação educacional. A metodologia utilizada na pesquisa é com base no método de Schwartz, Grumbach e a de Cenários Transformadores e está descrita em 10 macro-etapas (montar uma equipe representativa do sistema, estruturar a observação, apresentar os elementos pré-determinados, identificar as forças motrizes, classificar fatores de importância e de incerteza, construir propostas de futuros, identificar os cenários, narrativizar os cenários, descobrir o que pode e deve ser feito, escrever diretrizes para uma educação online superior de qualidade). Os resultados deste estudo pretendem contribuir com um relatório plausível de 4 (quatro) cenários futuros sobre a educação superior online, da indicação de diretrizes para a implementação de cursos online mais inovadores e um framework adaptado à construção de cenários futuros específicos para a educação.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALVARO CHRISPINO
Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Presidente - 1229033 - PATRICIA SMITH CAVALCANTE
Externo ao Programa - 1801584 - PEDRO VALADAO CARELLI - nullInterno - 1202339 - SERGIO PAULINO ABRANCHES
Notícia cadastrada em: 21/10/2022 18:19
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