AS NARRATIVAS TRANSMÍDIA NO PROCESSO DE ENSINO: ESTRUTURAÇÃO E DEFINIÇÃO DE SABERES DOCENTES NO CONTEXTO DA TRANSMÍDIA E DA CULTURA DA CONVERGÊNCIA
Palavras-chave: Narrativa Transmídia. Cultura da Convergência. Saberes Docentes. Prática Docente. Ensino e Aprendizagem Transmídia.
Esta tese tem por objetivo analisar como os corpos de conhecimento desejáveis à prática docente se estruturam e são definidos dentro da perspectiva da transmídia e da Cultura da Convergência no contexto escolar. A proposta, portanto, é compreender como os conceitos de Narrativas Transmídia e da Cultura da Convergência podem ser incorporados à prática docente a fim de fomentar o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem no contexto transmidiático. Através das etapas que compõem a abordagem de pesquisa adotada neste estudo, a Design-Based Research – DBR, foi possível identificar que a integração destes conceitos no processo educacional está diretamente ligada aos conhecimentos que possibilitam ao professor planejar e desenvolver estratégias de ensino que tenham nos estudantes o centro do processo educacional, tornando-os protagonistas de suas aprendizagens, envolvendo tanto uma produção e construção interativa, colaborativa e coletiva do conhecimento, quanto individualizada, haja vista que nesse processo também se faz presente a subjetividade de cada estudante na definição de itinerários narrativos transmidiáticos. Como resultado, foi proposto o modelo teórico intitulado Conhecimento Pedagógico Tecnológico Transmídia do Conteúdo (TPACK Transmídia), o qual representa a categorização de saberes docentes a partir de quatro dimensões de conhecimento inter-relacionadas, sendo elas a pedagógica, a de conteúdos específicos, a tecnológica e a transmidiática. Destarte, esse modelo se apresenta como uma forma de conhecimento resultante de relações de iteração entre as quatro dimensões nucleares que o compõe, onde cada uma influencia diretamente a outra, e possibilitam uma verdadeira integração das especificidades da transmídia na prática docente e, por consonância, nos processos de ensino e de aprendizagem.