Banca de DEFESA: YASMIM CONCEIÇÃO DO NASCIMENTO

DISCENTE : YASMIM CONCEIÇÃO DO NASCIMENTO
DATA : 29/11/2022
LOCAL: Centro de Educação

A Ressignificação das Práticas Pedagógicas em Tempos de Pandemia: um olhar sobre as Estratégias de Ensino Desenvolvidas pelos Professores na Rede Municipal de Moreno - Pe

Práticas pedagógicas. Estratégias de Ensino. Pandemia.

Esta pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC, da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Diante do cenário pandêmico vivido a partir do ano de 2020, se vislumbrou a ascensão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs, em especial no contexto educacional, diversos desafios foram trazidos a tona, mostrando o quanto se faz necessário a ampliação do acesso e do letramento digital para professores, estudantes, equipes pedagógicas e gestoras, para que possam acompanhar uma sociedade que vem sendo inserida cada vez mais na cultura digital. Nesse sentido, surge o seguinte questionamento: quais as estratégias de ensino que estão sendo desenvolvidas pelos professores com a inserção das TDICs nas práticas pedagógicas, em tempos de pandemia, na rede municipal de Moreno, Pernambuco? Diante do exposto, a hipótese da pesquisa pressupõe que os professores realizaram estratégias para a continuidade do ensino, com a utilização das TDICs nas práticas pedagógicas para se adequar às mudanças impostas pela pandemia com o advento do ensino remoto emergencial. O presente estudo tem como objetivo analisar as estratégias de ensino com a inserção das TDICs nas práticas pedagógicas dos professores, em tempos de pandemia, na rede municipal de Moreno, Pernambuco. E como objetivos específicos: (1) Investigar os desafios encontrados pelos professores com a inserção das TDICs nas práticas pedagógicas durante a pandemia; (2) Identificar os recursos necessários para o planejamento nas práticas pedagógicas com o uso das TDICs, com ênfase nas plataformas digitais; (3) Descrever como os docentes utilizam os recursos didáticos adotados por meio do uso de plataformas digitais durante o ensino remoto emergencial. Para o embasamento teórico foram utilizados os seguintes autores: na seção A Educação em Tempos de Pandemia, Galvão e Saviani (2021), Nóvoa (2020), Cordeiro (2020), Vieira e Seco (2020). Na seção Práticas Pedagógicas, Franco (2016), Verdum (2013), Freire (2005), Tozetto e Gomes (2009), Nóvoa (2019), Marinho & Silva (2020), Wengzynski e Tozetto (2012), Freire (1996).

Presidente - 1202339 - SERGIO PAULINO ABRANCHES
Interna - 1743037 - THELMA PANERAI ALVES
Externa à Instituição - IVANDA MARIA MARTINS SILVA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 19/10/2022 17:01