Grandezas e Medidas: conhecimento matemático para o ensino mobilizados por professoras da Educação Infantil
Educação Infantil; Grandezas e Medidas; Conhecimento matemático
Esta pesquisa teve como objetivo compreender o conhecimento matemático para o ensino mobilizado por professoras da Educação Infantil em relação as grandezas e medidas. Como modelo teórico, utilizamos o conhecimento matemático para o ensino de Ball e seus colaboradores (2008). A metodologia aqui adotada foi de cunho qualitativo, que teve como instrumentos para a coleta de dados uma entrevista semiestruturada, a exploração de um livro paradidático e uma lista com sugestão de materiais, na qual as docentes teriam que escolher um e elencar uma estratégia. Para a análise dos dados utilizamos a Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (1977). As categorias utilizadas foram os seis subdomínios do conhecimento matemático para o ensino e estabelecemos critérios para suas análises. Como resultados obtidos, percebemos, a partir das respostas dadas, a mobilização de todos os subdomínios do conhecimento matemático para o ensino, porém com algumas fragilidades em relação a diferença entre materias e unidades de medidas. Nesse sentido, percebemos a necessidade de formações continuadas, para professoras dessa etapa de escolarização, com o objetivo de minimizar algumas dificuldades em relação a exploração das grandezas e medidas na Educação Infantil.