AS NARRATIVAS DOS DOCENTES DE PEDAGOGIA: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS A PARTIR DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE)
Palavras-chave: Tecnologias Digitais; Narrativas Docentes; Ensino Remoto Emergencial.
Com a pandemia da COVID-19 e a necessidade de distanciamento social, as instituições educacionais, por serem espaços de grande circulação de pessoas, tiveram que substituir as aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durasse a situação da pandemia. Com isso, vimos emergir uma modalidade de ensino não presencial, até então desconhecida, que é o Ensino Remoto Emergencial (ERE), como estratégia de retomada e continuidade das aulas. Compreendendo que a inserção desses recursos no ensino é uma tarefa que exige tempo, estudo e formação, esta pesquisa teve como objetivo analisar as narrativas dos docentes do Curso de Pedagogia acerca do uso das tecnologias digitais, a partir do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para alcançar o objetivo geral, estabelecemos como objetivos específicos: (i) indicar as formas de uso das tecnologias digitais na prática docente; (ii) apresentar os desafios narrados pelos docentes no uso das tecnologias digitais; e (iii) descrever as potencialidades pedagógicas narradas pelos docentes com o uso das tecnologias digitais. Trata-se de uma pesquisa que, quanto à natureza, é qualitativa; quanto aos objetivos, é exploratória e descritiva; e, quanto aos procedimentos, é um estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa são os docentes do curso de Pedagogia de uma universidade pública de Pernambuco.