Banca de DEFESA: DIERSON GONÇALVES DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIERSON GONÇALVES DE CARVALHO
DATA : 08/11/2022
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

Estabelecendo aproximações entre a teoria antropológica do didático e a teoria pedagogica freireana

Teoria Antropológica do Didático, Teoria Pedagógica Freireano, Educação Bancária, Paradigma de Visita as Obras, Ação dialógica e Paradigma de Investigação e questionamento do Mundo.

Nosso trabalho nasce do interesse de discutir sobre a crítica ao paradigma escolar tradicional que já foi feita por muitos teóricos, dentre os quais destacamos aqui Paulo Freire, cujos primeiros textos são da década de 1970. Sua obra de maior repercussão internacional – a Pedagogia do Oprimido foi originalmente publicada em 1968, teve a primeira edição no Brasil em 1974 e continua tendo novas tiragens. Outro teórico, Yves Chevallard, agora na linha da Educação Matemática, nos traz a Teoria Antropológica do Didático - TAD que tem sido utilizada há quase 30 anos em pesquisas de natureza diagnóstica, para analisar a dinâmica dos saberes e sua difusão em determinadas instituições. Na atualidade, também têm sido desenvolvidas muitas pesquisas de intervenções didáticas, com a ótica da TAD, numa perspectiva de mudança paradigmática na ruptura com o modo dominante de ensinar e aprender nas escolas. Buscamos elementos para responder as seguintes questões: existem aproximações entre a proposta da Teoria Antropológica do Didático (TAD) e a proposta da Teoria Pedagógica Freireano (TPF)? Como a Teoria Antropológica do Didático e a Teoria Pedagógica Freireano apresentam a análise do ensino habitual e o que elas apontam ser necessárias para modificar nesse ensino? As questões nos conduziram a formular o seguinte objetivo geral da pesquisa analisar as contribuições das perspectivas teóricas Chevallardiana e Freireano a partir das suas respectivas aproximações. A hipótese que formulamos é que ambos os pesquisadores tecem uma crítica ao ensino tradicional e que existe diálogos que os aproximam. Destarte, utilizamos a metodologia da análise de conteúdo de Bardin (2011) a fim de construir as categorias a partir da pré-análise e exploração do material e em seguida os resultados da pesquisa. Para tal, nos apoiamos no elemento do sistema didático do ser herbatiano, da Teoria Antropológica do Didático, para modelizar as contribuições dos pesquisadores e autores dos seus legados de vida, de obra e de teoria. Alguns resultados desta análise foram obtidos pela caracterização de várias palavras chaves encontrada nos textos dos autores, as quais classificamos de unidade de registro (categorias iniciais) e, logo em seguida, as agrupamos em categorias intermediárias sendo respaldadas em trechos (unidade de contexto) do referencial teórico de cada pesquisador. Além disso, caracterizamos em duas categorias finais para proposta da ruptura paradigmática de ambos os teóricos, e as chamamos de paradigma conservador e paradigma inovador que tange a educação bancária, a pedagogia da problematização, a pedagogia da pergunta do educador Paulo Freire (1970, 1985), com o que é proposto por Yves Chevallard (2004, 2007, 2009, 2013 e 2016) no paradigma de visita as obras, na proposta de ruptura paradigmática do questionamento e investigação do mundo - PIQM por meio do Percurso de Ensino e Pesquisa – PEP. Diante dos resultados obtidos, observamos que o sistema didático nos mostra que Chevallard e Freire, como seres herbatianos, fazem uma crítica ao ensino tradicional, propondo um ensino com questões que gerem diálogos para inovar a aprendizagem na perspectiva da formação intelectual do estudante.

Interna - 2357016 - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA
Externo à Instituição - EDMO FERNANDES CARVALHO
Interna - 2306894 - IRANETE MARIA DA SILVA LIMA
Externo à Instituição - LUIZ MARCIO SANTOS FARIAS - UFBA