Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRYELLA VASCONCELOS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRYELLA VASCONCELOS DA SILVA
DATA : 06/10/2022
LOCAL: CE/UFPE
TÍTULO:

NOÇÕES INICIAIS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Equações do 1º grau. Teoria dos Campos Conceituais; Análise de livros didáticos


PÁGINAS: 75
RESUMO:

É consensual entre Educadores Matemáticos a importância de construir desde os primeiros anos de escolaridade noções conceituais de objetos de conhecimento mais complexos a serem sistematizados ao longo da Educação Básica. Dentre elas  A partir dessa premissa,  nessa presente pesquisa de mestrado nos propomos a analisar, sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais (TCC), tipos de situações propostas para desenvolver as primeiras noções relacionadas às equações do 1º grau em livros didáticos de matemática do 4º ano, do 5º ano e do 6º ano do ensino fundamental. Com base neste objetivo, iniciamos a análise documental das orientações curriculares nacional e estadual, BNCC (2018) e Currículo de Pernambuco (2019), respectivamente, com a finalidade de mapear os objetos de conhecimento e habilidades relacionados à construção de noções iniciais de equações do 1º grau nos anos iniciais (4º e 5º anos) e no 6º ano dos anos finais do ensino fundamental. Identificamos  para o 4º ano dois objetos de conhecimentos: relações entre adição e subtração e entre multiplicação e divisão, e propriedades da igualdade; para o 5º ano propriedades da igualdade e noção de equivalência, grandezas diretamente proporcionais, e problemas envolvendo a partição de um todo em duas partes proporcionais; e para o 6º ano, propriedades da igualdade, e problemas que tratam da partição de um todo em duas partes desiguais, envolvendo razões entre as partes e entre uma das partes e o todo. Partindo das habilidades relacionadas a esses objetos de conhecimentos construímos as categorias: relações inversas entre operações de adição, subtração, multiplicação e divisão; relação de igualdade existente entre dois termos (para a soma, a subtração, a multiplicação e a divisão); elemento desconhecido que torna verdadeira a igualdade; variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar; e problemas envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais. Essas categorias serão utilizadas na análise de de livros didáticos para os três anos acima citados, totalizando 6 obras, com o propósito de elaborar uma tipologia para as situações que exploram conhecimentos que compõem noções iniciais de equação do 1º grau; elencamos quarto tipos de atividade: problemas de estrutura aditiva, problemas de estrutura multiplicativa, problemas mistos e demais atividades. Por fim, descreveremos quais representações simbólicas são utilizadas nesses livros didáticos de matemática na abordagem de objetos de conhecimento e habilidades que compõem as noções iniciais de equação do 1º grau. Nesse contexto, a partir da análise preliminar do livro Buriti – Mais Matemática do 4º ano foi possível perceber que dentre as categorias analisadas os dados apontam que prevalecem atividades que exploram as relações inversas entre adição e subtração e entre multiplicação e divisão; quanto as representações simbólicas a maioria das atividades exploram a linguagem a natural e a linguagem matemática como forma de representação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2377374 - ROSINALDA AURORA DE MELO TELES
Interno - ***.876.714-** - JADILSON RAMOS DE ALMEIDA - UFRPE
Externa à Instituição - ELISÂNGELA BASTOS DE MÉLO ESPÍNDOLA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 05/10/2022 17:06
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