Avaliação Online: Um Estudo em Massive Open Online Courses (MOOCs) de Geometria sobre o processo de apropriação de softwares, por Licenciandos de Matemática em EaD, à Luz da Abordagem Instrumental
Formação Docente; MOOCs; Geometria; Softwares.
No atual contexto de avanços tecnológicos e educacionais, o presente estudo se debruça sobre a perspectiva da avaliação online em Massive Open Online Courses (MOOCs) de geometria, que trata-se dos cursos massivos de geometria com viés na formação docente. Desse modo, nos propomos avaliar o processo de apropriação do software Cabri-Géomètre, por Licenciandos em Matemática em EaD, a partir do processo de avaliação online, à Luz da Abordagem Instrumental. Iniciamos o estudo com uma revisão sistemática no Banco de Tese e Dissertações (BDTD) afim de investigar as propostas avaliativas dos MOOCs nos últimos cinco anos, envolvendo a formação docente no campo da Educação Matemática. Nessa etapa da pesquisa foram encontrados 43 trabalhos entre teses e dissertações, dos quais apenas 3 se enquadraram na perspectiva do estudo. Em seguida, foi feito o mapeamento de MOOCs de geometria que estivesse relacionado com o uso de softwares para formação, ofertado nas plataformas mais populares do mundo. O mapeamento foi feito em 10 plataformas de MOOCs, no qual foi encontrado 40 MOOCs que trata de Geometria, e destes apenas 3 estão relacionados a Softwares. Diante dos resultados encontrados, optou-se por desenvolver um MOOC sobre o Software Cabri-Géomètre. O estudo trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quanti, e quanto aos procedimentos utilizamos o desenvolvimento e análise de atividades avaliativas em um MOOC de geometria, O estudo tem como campo de pesquisa uma Instituição Federal, do Estado de Pernambuco e contará com a participação de Licenciando em Matemática, na modalidade à distância. Para tal, desenvolvemos e ofertaremos um MOOCs sobre o Software Cabri-Géomètre e adotamos como instrumentos de pesquisa as atividades desenvolvidas durante o curso e entrevistas semiestruturadas. Os dados colhidos durante o MOOC serão analisados à luz da Abordagem Instrumental (Rabardel, 1995). Dentre os resultados obtidos na revisão sistemática temos que o campo científico apresenta poucos estudos relacionados às avaliações em MOOCs no campo da Educação matemática, tem-se destacado como propostas avaliativas a gamificação, a autoavaliação e avaliação por pares. Ao mapear os MOOCs nos deparamos com 3 propostas envolvendo geometria e softwares, porém ao analisar aspectos voltados para formação docente, apenas um deles contemplou a proposta, e este, encontrava-se com inscrições encerradas o que impossibilitou maiores aprofundamentos, mas foi possível analisar que sua proposta avaliativa se limitava a quizzes e fóruns. Diante do exposto sentimos a necessidade de elaborar uma proposta que se engloba atividades de cunho colaborativo, dinâmico e interativo, e a partir destas avaliar o processo de apropriação.