Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA MARIA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JESSICA MARIA OLIVEIRA
DATA : 29/08/2022
LOCAL: Via webconferência
TÍTULO:

REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO DE COLABORAÇÃO E AUTORIA EM REDE: ANÁLISE EM UMA COMUNIDADE ON-LINE DE PROFESSORES


PALAVRAS-CHAVES:

Redes sociais, formação de professores, comunidade de prática, cultura digital.


PÁGINAS: 58
RESUMO:

O cenário atual é marcado pela inserção das novas tecnologias nos mais
diversos âmbitos da vida cotidiana. Desse modo, práticas tradicionais de conviver,
interagir, educar, estudar, trabalhar e até mesmo pensar e conhecer têm sofrido
influências e transformações com as tecnologias digitais. Nesse contexto,
presencia-se uma nova relação com o saber, na medida em que a interação sujeito e
conhecimento na sociedade contemporânea vem sendo potencializada com a
revolução tecnológica. Diante desse panorama, para a nossa pesquisa, um dos conceitos que
assume relevância é o de Comunidade de Prática (CoPs), que tem suas raízes na
tentativa de desenvolver uma explicação de caráter social da aprendizagem
humana, inspirada na antropologia e teoria social (Wenger, 2010). O termo foi
cunhado por Jean Lave e Etienne Wenger em seus estudos sobre a teoria da
aprendizagem, para se referir ao processo de aprendizagem. Para Wenger (2010), a
aprendizagem envolve relações sociais, abrangendo neste contexto, muito mais do
que a relação professor e estudante. Nesse sentido, enquanto professora que gosta de compartilhar e entusiasta
das redes sociais e da cultura digital, surge o seguinte questionamento: como a
cultura digital e as redes sociais podem fornecer oportunidades de criação de
conteúdos pedagógicos, tornando-se um espaço de autoria e colaboração em rede
entre professores e licenciados? O que mudaria nos saberes dos discentes,
enquanto protagonistas, se os seus professores possuíssem maior conhecimento e
domínio das redes sociais? A comunidade de professores se fortaleceria com um
curso que trabalhasse com redes sociais de maneira colaborativa?
Como objetivo geral, buscaremos investigar como a cultura digital e as redes
sociais utilizadas como espaço criativo de autoria, influenciam e potencializam o
processo de colaboração em rede entre professores e licenciados. E como objetivos
específicos: (1) Realizar um curso de formação sobre Cultura Digital e Redes
Sociais na Educação para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e
licenciados; (2) Analisar a dinâmica e narrativas dos participantes nas redes sociais
durante a formação; (3) Identificar as contribuições do processo de formação dos(as)
professores(as) participantes com o uso das redes sociais; (4) Registrar como o
curso contribuiu para o fortalecimento da rede de professores participantes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Externa à Instituição - EDMEA OLIVEIRA DOS SANTOS - UFRRJ
Interna - 1743037 - THELMA PANERAI ALVES
Notícia cadastrada em: 12/08/2022 16:47
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