Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE SEVERINO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE SEVERINO DA SILVA
DATA : 16/08/2022
LOCAL: Recife

INTER-RELAÇÕES NA ESCOLA DO CAMPO: DA INCLUSÃO DIGITAL À CONSTRUÇÃO DE CIDADANIAS

Escolas do campo; Inclusão digital; Cidadania

Esta pesquisa parte do pressuposto de que a inclusão digital nas escolas do campo tem ocorrido ancorada em modelos hegemônicos de consumo de tecnologias, desconsiderando os contextos do território campesino e sua inserção na sociedade de base tecnológica. Assim, nossos estudos serão direcionados a responder ao seguinte questionamento: como as escolas do campo, através da inclusão digital, podem mobilizar ações para a construção de cidadanias no território campesino? Para responder a esse questionamento, a pesquisa traz como objetivo geral analisar as inter-relações entre a política de inclusão digital e a mobilização de ações para a construção de cidadanias proposta pelas escolas do campo, no território campesino de Vitória de Santo Antão. Como objetivos específicos, foram elencados os seguintes: a) mapear o cenário de pesquisa sobre a inclusão digital nas escolas do campo; b) indicar as escolas do campo da rede de Vitória de Santo Antão que farão parte do estudo; c) descrever as inter-relações entre a política de inclusão digital proposta pela rede e as escolas do campo; e d) identificar as ações de construção de cidadanias nas escolas do campo, a partir da implementação da política de inclusão digital proposta pela rede. No que se refere à natureza da pesquisa, optamos por realizar uma pesquisa qualitativa; quanto aos objetivos, ela se caracteriza por ser uma pesquisa exploratória e descritiva; e, quanto aos procedimentos, é uma pesquisa participante. O campo de estudo é formado por 30 escolas do campo, que participam dos projetos de inclusão digital na Rede Municipal de Ensino de Vitória de Santo Antão, e que aceitaram participar da pesquisa. Como sujeitos do estudo, temos os membros do Núcleo de Tecnologia Municipal – NTM e os professores e gestores das escolas do campo que compõem esse universo. Os instrumentos de coleta de dados escolhidos foram o questionário, aplicado via Google formulários, a entrevista semiestruturada e a observação. Os dados obtidos serão analisados através da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) e dos Ciclos de Codificação (Saldaña, 2013). A partir do mapeamento do cenário da pesquisa, os primeiros resultados indicam que ainda é muito pequena a quantidade de pesquisas relacionadas ao estudo da política de inclusão digital nas escolas do campo. A grande maioria dos estudos analisados tem apontado para uma política de inclusão digital voltada para o subsídio de recursos digitais nas escolas do campo. Apenas um dos estudos analisados reflete a prática da escola campesina, mediada pelo uso das tecnologias digitais, como espaço de formação contextualizada do sujeito para a sua inserção na cultura digital.

Presidente - 1743037 - THELMA PANERAI ALVES
Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Interna - 1229033 - PATRICIA SMITH CAVALCANTE
Externo ao Programa - 2321280 - JANSSEN FELIPE DA SILVA